Sporting ser vendido ou não algum investidor

Só aqui fazer uma pequena correção que confirma ainda mais a minha tese:

O Red Bull não comprou o Leipzig. Comprou o Markranstädt. E, até isso, foi ‘teórico’, porque a Liga Alemã não permite nomes e logótipos de marcas associados ao Clube, se a marca estiver associada há menos de 20 anos, e não permite maioria das ações. Ou seja, a Red Bull tem 49% de um clube, que não se pode chamar Red Bull, não pode ter o logótipo da Red Bull, e o histórico Leipzig continua orgulhosamente a passear pelas Ligas Regionais da Alemanha.

Em suma, se um dia o Markranstädt quiser, pode muito bem bater o pé à Red Bull. Não vai acontecer. Mas pode.

Há o caso do Bayer Leverkusen, que já foi fundado por trabalhadores da Bayer e, como tal, está ligado à empresa desde a fundação.

Não entendi sequer o título do tópico. Parece um título de um artigo à venda no OLX, como que procurando um investidor quase.

Como tal, vou-me abster de comentar.

3 Curtiram

Quantos clubes em Portugal tiveram sucesso com isso? Belenenses, Aves e Beira Mar deu no que deu, o Casa Pia sim parece ter algo com mais cabeça mas vamos ver. Santa Clara também anda cheio de problemas que não tinha.

É que se o supermercado vai à vida um gajo passa a ir a outro, sem stress. Agora Sporting só há um

1 Curtiu

Eh… quer dizer, no papel não, mas na realidade sim. Arranjaram um nome que no fundo não compromete a ligação comercial com a Red Bull (RasenBallsport para poderem colocar o RB à vontade e toda a gente liga logo o nome à Red Bull), o símbolo (mais evidente não poderia ser) e mais importante, para subverterem o sistema de propriedade dos clubes alemão (maioria de sócios, os tais 50%+1, criaram um sistema muito próprio de “se queres ser sócio, pagas uma brutalidade”. Assim controlam o número de sócios, mantém um número importante desses sócios dentro da empresa e são na realidade quem manda.

Comprar a licença do SSV Markranstädt foi um pequeno passo, naquele que será o dado em 19 de maio de 2029, quando poderão ter a propriedade total do clube, mudar o nome à vontade e meter os sócios a andar.

Duvido que não tenham acautelado isso quando avançaram para a fundação e compraram a licença do Markranstädt.

1 Curtiu

Não comprou, não. O VfB Leipzig continua a existir, embora agora seja Lokomotive Leipzig.

Como explico no post, eles compraram 49% do SSV Markranstädt, que nada tem a ver com o VfB Leipzig, que era (e é) o Clube mais tradicional da cidade.

A Liga Alemã proíbe que um investidor tenha maioria num Clube. Claro que o SSV Markranstädt nunca vai querer interferir no domínio da Red Bull, nem teria poder para isso. Mas teoricamente poderia, já que a legislação protege os Clubes dos parasitas. Já se estivéssemos a falar do VfB Leipzig, não sei se não teriam de piar mais baixinho…

Se a população de Leipzig apoia o RB? Apoia, até porque lá é cultural apoiar o Clube da Terra. Se há a ligação que os habitantes de Dortmund ou de Monchengladbach têm aos respectivos Borussias? Nem pouco mais ou menos… E nem nunca irão ter…

PS-O RB Leipzig é considerado ‘O Clube Mais Odiado da Alemanha’.

Fizeram um clube de raiz, compraram a licença para poderem competir.

Nem eu quis dizer que tinham comprado, devo ter-me explicado mal. Compraram a licença do SSV Markranstädt e o clube que criaram (literalmente), é artificialmente mantido pela Red Bull.

Se fosse para ganhar títulos todos os anos, nem pensava 2 vezes.

O Sporting é feito de Sportinguitas. E quem não sabe isto… não é Sportinguista. Apenas quem não sente o Sporting pode sequer equacionar tal cenário. Esta é a versão romântica, a que declara que o amor não tem preço.

Mas existem outras versões. E a versão da moda defende que tudo tem um preço. E não é necessário o exemplo inglês, no Sporting também já existe essa mentalidade. Um único título numa de muitas modalidades bastou para esquecer tudo o resto. Portanto, vendermos a sad com a promessa de titulos não me surpreenderia.

A minha resposta a essa não-questão é e sempre será: O Sporting não tem preço! Podem retirar-me do Sporting, mas nunca retirarão o Sporting em mim.

1 Curtiu

É o ‘futebol moderno’. Na Alemanha o futebol deve ser pré-histórico então…

O clube diferente…

4 em 40 ? Mas é nosso

1 Curtiu

Encontramos alguém que votou no Soares Franco.

2 Curtiram