Sporting Sad poderá perder o controlo do clube para os bancos?

O Sporting não corre o risco de acabar , contudo corre o risco de ser propriedade do BES e do BCP num curto espaço de tempo, ou seja, se o Sporting nao cumprir com as obrigações os bancos podem ficar com o capital social da Sad e consequentemente terem o controlo do clube.

Isto poderá acontecer? Poderiam-me tirar esta dúvida?

Depende de vários factores. Até lá, obrigatoriamente, terá que ser pensado um plano financeiro para o clube.

Para já há que questionar a legitimidade desse contrato.

O ainda presidente disse que já tinha decidido não se recandidatar e duas semanas depois urdiu esse contrato em final de mandato.

Esse “contrato grupado” é uma ignóbil e vergonhosa chantagem com os sócios e uma pistola apontada a quem se quizer candidatar em oposição à Quadrilha.

Além disso o ainda presidente é parte interessada em ambos os contraentes.

É mais uma sujeira.É mais uma moscambilha.

Para a fogueira com esse contrato e com os Roqueteiros.

Compreendo onde queres chegar, mas a SAD não tem plenos poderes para o fazer?
O facto de não se recandidatar implica que não possa fazer o que foi eleito para fazer até ao final do mandato? :think:

Com a ressalva de que não sei se vale a pena estar a discutir este assunto num tópico separado, parece-me que os bancos não têm o menor interesse em gerir clubes que são historicamente deficitários, pois as vantagens associadas em termos de projecção mediática não compensam.

O que interessa aos bancos é ter nos Clubes gestores que defendam os seus interesses. Aquilo que o FSF fez tão exemplarmente ao longo destes anos.

A questão aqui é que a SAD pode deixar de ser controlada pelo Sporting, e isso é que me preocupa acima de tudo.

A venda de patrimonio, perante o descalabro construido pareceu-me a melhor solução (com ressalvas na altura), a manutenção da equipa parece-me o caminho correcto, a defesa de um Manager a longo prazo, desde que provando a sua valia, é fundamental, mas o mais importante de tudo é o Sporting resgatar o controlo TOTAL da SAD… quanto mais ainda perder influencia e perder mesmo o controlo desta.

Se amanhã aparecer um Zé Manel da Esquina a defender o projecto de FSF, MAS a comprometer-se a, para já a curto prazo, não perder o controlo da SAD, é muito provavel que tenha o meu apoio.

Sinceramente! Já é demais! Há mais de 4 tópicos a correr em simultâneo sobre os mesmos assuntos!
Vou abrir mais três: “VMOCS”, outro sobre os “delegados às AGs” e mais um sobre “Irá FSF falir a OPway agora que terá mais tempo para se dedicar a ela?” :sleep:

Dado o carácter terminal e unilateral do contrato e o momento em que é contraído levanta as mais sérias dúvidas de que seja feito de boa fé.

E depois dessa proposta ter sido chumbada pelos sócios vir agora com um ultimato e com uma chantagem miserável dizer que, ou aprovam a proposta ou o Sporting entra em incumprimento e os bancos podem de imediato accionar as cláusulas de penalização,julgo que não deixa quaisquer dúvidas sobre os objectivos pretendidos.

A mim surgiu-me a possibilidade de não ser legal o contrato quando vi o comunicado à CMVM pela má fé do mesmo, por se decidir numa matéria que não é da exclusiva responsabilidade da Direcção (existe uma relação entre o contrato e o que vai sair da AG), e agora ainda por cima com a decisão de não recandidatura.
Existe uma nuvém muito tenebrosa neste acordo.

É lógico que a figura da AG não pode ser descurada, tal como o acordo agora firmado não pode ser descurado.
Cabe na cabeça de alguém levar à AG um projecto de tentativa de renegociação com a banca para ser aprovado?
Imagina que os sócios aprovavam o projecto, a direcção iria ter com a banca e esta dizia que as coisas mudaram e agora não é possível assinar o acordo nos moldes que tinham falado há 3 meses atrás… lá voltavamos ao zero novamente.
Quando este tema estiver em cima da mesa para aprovação dos sócios tem de se ter a certeza que, no caso de ser aprovado, mais mesmo para a frente.
Penso que é uma leitura que está pouco presente por aqui…

Não jovem! Felizmente os opositores do Soares Franco já têem um plano B para evitar que os bancos, esses mauzões que emprestaram dinheiro ao Sporting e que agora querem que o Sporting pague, fechem as torneiras. “Os iuminados salvarão o Sporting do apócalipse e dos credores”…Jesus after diner, as profecias são para cumprir.

[b]Este tópico é sobre uma questão específica. Sobre FSF têm o seu tópico, sobre eleições SCP têm outro.

Qualquer mensagem off-topic será eliminada.

Agradeço a compreensão, mas se assim não for ficam 4 tópicos a falar do mesmo. :wink: [/b]

OFFTOPIC, com licença

O tópico foi criado ontem as 23h46
Houveram 10 intervenções desde ontem antes da minha.
O comentário antes do meu foi as 10h58.
O meu comentário foi as 13h37.
A tua intervenção as 13h40.

Conclusão que eu proponho a tua intervenção: a) andavas distraido b) não vinhas cá há mais tempo que eu c) porra o Morpheus está de volta, toca a despejá-lo. Em todos os casos estou-me nas tintas e não vou deixar de pedir reponsabilidades a quem eu entender. :wink:

Fim de offtopic, óbrigado.

Obviamente que pode.

Mas a questao nao e essa, a questao e , porque e que depois de anos apos anos de mirabolantes projectos e engenharias financeiras, estas iluminarias que se revezaram no comando , deixam o clube neste estado.

Como estava o clube a saida de Jorge Goncalves, e como esta agora? Grandes diferencas? Bem na altura havia um bocado mais de patrimonio. Nem um torcionario como ele deixou o clube na eminencia de ser tomado de assalto pelos bancos. O que convenhamos, se deve tornar bastante embaracante para quem dirige o clube. Eu tinha um bocado de vergonha se estivesse no lugar de todas estas direcoes Roqueteiras e Pos-Roqueteiras.

o estado financeiro em que Sousa Cintra deixou o clube
estádio novo

[b]Acho que houve uma falha de comunicação aqui algures. Há diversos tópicos a falar do mesmo. Tu escreveste e eu não apaguei mas deixei o aviso para que não viessem quotar o teu e iniciar outra discussão igual, neste caso off-topic. O meu aviso foi para o forum e não para O Morpheus…

Podes pedir responsabilidades a quem quiseres, mas o off-topic, no seguimento desta mensagem, será sempre removido.

Grato pela atenção.[/b]

:arrow:

[size=10pt][size=10pt][b]SAD dos três grandes com capitais próprios insuficientes[/b][/size][/size]

As SAD do Benfica, FC Porto e Sporting têm capitais próprios inferiores a metade do capital social, o que as coloca sob a alçada do artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais.

No entanto, responsáveis das três sociedades anónimas desportivas aparentam tranquilidade face a essa situação.

O artigo 35º do Código das Sociedades obriga a adopção de medidas sempre que os capitais próprios (medidos pelo valor do activo menos passivo) forem iguais ou inferiores a metade do capital social.

Fonte oficial da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) disse à agência Lusa que a CMVM, no caso das sociedades cotadas, “apenas verifica se são cumpridos os requisitos de transparência na informação ao mercado, com informação sobre a situação financeira da sociedade”.

A mesma fonte da CMVM afirmou que as três SAD “têm cumprido o artigo 171 do Código”, que obriga a mencionar nos actos externos das sociedades o capital social e os capitais próprios sempre que estes forem iguais ou inferiores a metade do capital social, e que os relatórios e contas indicam as medidas previstas para corrigir a situação.

Benfica prepara aumento de capital

Domingos Oliveira, administrador da SAD do Benfica, remeteu a resposta às questões da Lusa para o último relatório e contas da sociedade, em que se indica a intenção do accionista Sport Lisboa e Benfica de promover um aumento de capital da SAD.

Este aumento de capital será efectuado através da transferência das acções detidas pelo clube na Benfica Estádio e consequente fusão entre as duas empresas, aumentando o clube a sua participação na SAD e resolvendo a questão relacionada com o artigo 35º do Código.

Porto sublinha “esforço para equilibrar as contas”

Fernando Gomes, administrador da SAD do Futebol Clube do Porto, afirmou que o artigo 35º do Código levanta alguma preocupação no seio da sociedade “principalmente pelas conclusões que possam apressadamente ser feitas quanto à saúde económico-financeira” da SAD.

Fernando Gomes salientou que “o único inconveniente para a situação de perda de metade do Capital Social, pressuposta a solvência da sociedade, traduz-se no facto de esta continuar a ostentar um
Capital Social que largamente excede o seu Capital Próprio, com o risco de que os seus ‘stakeholders’ (accionistas) possam ser induzidos em erro acerca da sua situação patrimonial”.

“No caso concreto da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, estamos em crer que essa assumpção é errada, dado as demonstrações financeiras não serem capazes de reflectir o justo valor da sociedade, principalmente devido ao facto de alguns activos imobilizados estarem registados na contabilidade por valores significativamente abaixo dos respectivos valores de mercado”, como é o caso do plantel, observou.

Fernando Gomes destacou que “as mais valias muito relevantes obtidas na venda dos direitos desportivos dos jogadores” evidenciam a subavaliação desses activos.

Fernando Gomes indicou, ainda, que a SAD do Porto se tem “esforçado por um maior equilíbrio nas suas Contas”, o que “é notório” nos dois últimos exercícios, em que foram apresentados resultados positivos, observando que para a época desportiva 2008/2009 perspectiva-se um resultado positivo de 2,4 milhões de euros.

Sporting enfrenta situação com tranquilidade

Rita Figueira, administradora da SAD do Sporting, questionada sobre a situação de capitais próprios negativos, que é geralmente considerada como indiciando situação de falência técnica, explicou que a situação se deve à mudança das normas contabilísticas.

A administradora da SAD do Sporting assinalou que a mais valia de 64 milhões de euros, da venda da “Desporto e Espectáculo, SA” à Sporting Comércio e Serviços, obtida em 2005, foi anulada quando a SAD adoptou a norma internacional de contabilidade IFRS.

Essa mais valia terá de ser contabilizada como receita de forma faseada, em 10 anos, entre a época actual e a de 2018/2019, precisou.

“Se a sociedade continuasse a apresentar as contas de acordo com o POC (Plano Oficial de Contabilidade), os capitais próprios estariam actualmente em valores superiores aos do capital social” e não seriam negativos, esclareceu Rita Figueira.

A responsável da SAD do Sporting assinalou que com a adopção da norma IFRS a SAD ficou enquadrada no artigo 35º do Código, razão pela qual a administração propôs à Assembleia geral da sociedade a emissão de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), até ao montante de 60 milhões de euros, “com vista à reposição dos capitais próprios da empresa”.

Os VMOC são um valor mobiliário, regulamentado no final de 2002 pela CMVM, que tem como característica principal e distintiva a obrigação de os emitentes procederem ao seu reembolso em espécie na data de vencimento, através da entrega de acções ou de obrigações.

Os relatórios e contas das SAD no último exercício revelam que a do Benfica tinha capitais próprios de 23,035 milhões de euros para um capital social de 75 milhões de euros, a do Porto tinha capitais próprios de 15,88 milhões de euros para um capital social de 75 milhões de euros e a SAD do Sporting apresentava capitais próprios negativos de 2,59 milhões de euros para um capital social de 42 milhões de euros.

[url]http://www.economico.pt/noticias/sad-dos-tres-grandes-com-capitais-proprios-insuficientes_1208.html[/url]

Haja “tranquilidade” neste capitalismo futeboleiro sem capital. >:(