Sporting - que futuro imediato ?

Acho piada, e nâo concordo absolutamente, ler que é por acaso que o Sporting ainda esta na luta pelo titulo quando uma opiniâo dessas nâo pode ser baseada em factos. Os factos sâo que o Sporting, com excepçâo da 2a época Boloni, tem lutado SEMPRE pelo titulo até poucas jornadas do fim e, na Taça, nos ultimos 3 anos chega à final(este ano) e foi eliminado por Benfica & Porto em jogos fora na lotaria dos penalties. Isto apesar de o Sporting ser o clube que menos gasta e à partida tem o plantel mais fraco(em termos de nomes pelo menos) dos 3 grandes.

:arrow:

Para não falar de uma ida a uma final europeia,coisa que já não acontecia á muitos anos.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

As perguntas que o Vitinhos colocou são de resposta fácil e a minha era semelhante a muitas outras já dadas neste tópico, por isso não necessito de fazer um post gigantesco a dizer exactamente o mesmo, que por exemplo o Majestade e o Avantix responderam.

Este segundo lugar no Campeonato deve-se a mérito próprio e a demérito dos outros clubes, porque novamente não tivemos um Campeonato dificil, onde supostamente os clubes com mais força não perdem pontos assim tão facilmente. O Campeonato Português é tudo menos um Campeonato forte e há uns anos para cá, isso tem sido evidenciado cada vez mais.

Se por um lado aumenta a rivalidade porque é o terceiro ano consecutivo que matematicamente ainda é possivel haver 3 clubes vencedores a apenas duas jornadas do fim, por outro diminiu a qualidade do mesmo. Os designados três grandes, cometem cada vez mais deslizes e já não existe aquela supremacia evidente que existia em anos anteriores, exemplos disso foi a aproximação assustadora do braga e até mesmo do nacional nos ultimos dois anos.

Temos mérito, claro que sim.
Mas há que dar a mão á palmatória e reconhecer que o Campeonato Português é muito fraquinho.

As perguntas que o Vitinhos colocou são de resposta fácil e a minha era semelhante a muitas outras já dadas neste tópico, por isso não necessito de fazer um post gigantesco a dizer exactamente o mesmo, que por exemplo o Majestade e o Avantix responderam.

Este segundo lugar no Campeonato deve-se a mérito próprio e a demérito dos outros clubes, porque novamente não tivemos um Campeonato dificil, onde supostamente os clubes com mais força não perdem pontos assim tão facilmente. O Campeonato Português é tudo menos um Campeonato forte e há uns anos para cá, isso tem sido evidenciado cada vez mais.

Se por um lado aumenta a rivalidade porque é o terceiro ano consecutivo que matematicamente ainda é possivel haver 3 clubes vencedores a apenas duas jornadas do fim, por outro diminiu a qualidade do mesmo. Os designados três grandes, cometem cada vez mais deslizes e já não existe aquela supremacia evidente que existia em anos anteriores, exemplos disso foi a aproximação assustadora do braga e até mesmo do nacional nos ultimos dois anos.

Mas há que dar a mão á palmatória e reconhecer que o Campeonato Português é muito fraquinho.

É uma opiniâo valida, dizer que o campeonato português é equilibrado porque os grandes estâo mais fracos(e por consequencia o campeonato), mas os factos desmentem essa teoria.
A nivel de clubes, nunca PT teve tâo boas prestaçôes europeias e a demonstra-lo está a 6a posiçâo no ranking, a seguir ao campeonatos espanhol, ingles, italiano, francês e alemâo, com varios clubes a chegarem a 1/4, 1/2 e finais europeias nos ultimos 3/4 anos.
Este tipo de prestaçôes nâo se conseguem com clubes fracos, nem o conseguiram os clubes “fortes” do passado.
Mais, o campeonato português começa a ter aquelas caracteristicas de que todos gostamos e elogiamos nos outros campeonatos chamados bons e ou competitivos: as decisôes- quem ganha, quem desce etc- a cairem somente nos ultimos jogos. Longe vâo os tempos em que o Porto ganhava com 15 pontos de diferença pro 2o etc.
Compara tb o nr. de pontos e jogos dos varios campeonatos e iras chegar à conclusâo de que as principais equipas nâo têm tantos deslizes assim. Um ponto onde PT ainda fica atras de outros campeonatos é a quantidade de golos que se marcam(equipas individuais e campeonato no geral) mas tb isso pode ser interpretado como sendo consequencia de equilibrio competitivo.

Acho piada, e nâo concordo absolutamente, ler que é por acaso que o Sporting ainda esta na luta pelo titulo quando uma opiniâo dessas nâo pode ser baseada em factos.

Eu disse, se forem campeões é fruto do acaso, ou de um conjunto de factores que se junta e forma esse acaso se preferires e sim, posso basear o que digo em factos.

Metade da equipa são jogadores promovidos da cantera e um grupo de contratações falhadas do Cacá, cujo expoente máximo dá por nome de Carlos Paredes.

Temos um orçamento para o futebol que é duas vezes menos o do glórias e duas e meia a dos tripas.

O nosso treinador só acaba o curso em Junho deste ano.

Não houve qualquer planificação da época no sentido de dotar a equipa com jogadores que colmatassem eventuais castigos e lesões, basta olhar para o banco do SCP.

A direcção e muita gente que lhe é afecta apregoa que prefere ficar em segundo lugar que ser campeão.

Os jogadores mais influentes da equipa, são os do meio campo, sendo que a média de idade do mesmo não ultrapassa os 85 anos, é preciso uma grande sorte para que todos se tenham adaptado bem e correspondido ao necessário.

O SCP apenas tem um ponta de lança em quem pode confiar e mesmo assim ele esteve quase 2 meses sem marcar golos, num jejum de 7 ou jogos se bem me lembro.

O SCP empata 5 jogos numa série de 6 e chega a estar a 9 pontos do primeiro lugar…

Isto são factos, se achas que a época foi toda muito bem planeada e se ganharmos o titulo não foi com sorte (eu não estou a dizer que não há mérito, atenção) então mostra-me lá os factos da tua teoria…

A nivel de clubes, nunca PT teve tâo boas prestaçôes europeias e a demonstra-lo está a 6a posiçâo no ranking, a seguir ao campeonatos espanhol, ingles, italiano, francês e alemâo, com varios clubes a chegarem a 1/4, 1/2 e finais europeias nos ultimos 3/4 anos

Então espera pela pancada nas próximas duas épocas, com Bragas, Paços de Ferreira, Nacionais ou Leirias na Taça Uefa e os pontos a dividirem por 6 (ou 7 se o da TOTO tb lá for) e vais ver quanto mais tempo dura a 6 posição do campeonatito luso, ja este ano foi de aflitos para fugir aos romenos, valeu o braga vá-se lá saber como…

...
A nivel de clubes, nunca PT teve tâo boas prestaçôes europeias e a demonstra-lo está a 6a posiçâo no ranking, a seguir ao campeonatos espanhol, ingles, italiano, francês e alemâo, com varios clubes a chegarem a 1/4, 1/2 e finais europeias nos ultimos 3/4 anos

Então espera pela pancada nas próximas duas épocas, com Bragas, Paços de Ferreira, Nacionais ou Leirias na Taça Uefa e os pontos a dividirem por 6 (ou 7 se o da TOTO tb lá for) e vais ver quanto mais tempo dura a 6 posição do campeonatito luso, ja este ano foi de aflitos para fugir aos romenos, valeu o braga vá-se lá saber como…

Essa e uma situacao em que os resultados disfarcam bem a pobreza franciscana. OS jogos a maior parte das vezes sao de uma pobreza terrivel, e a maior parte das equipas joga pessimamente. Quem viu os jogos do Braga como Tottenham fica sinceramente sem perceber como e que aquela equipa consegiu chegar tao longe na Taca UEFA por exemplo.
Dizer que o campeonato Portugues esta mais competitivo, eu ate concordo, agora que e bom , ou sequer que e de qualidade , ai desculpem mas nao.

É uma opiniâo valida, dizer que o campeonato português é equilibrado porque os grandes estâo mais fracos(e por consequencia o campeonato), mas os factos desmentem essa teoria.
A nivel de clubes, nunca PT teve tâo boas prestaçôes europeias e a demonstra-lo está a 6a posiçâo no ranking, a seguir ao campeonatos espanhol, ingles, italiano, francês e alemâo, com varios clubes a chegarem a 1/4, 1/2 e finais europeias nos ultimos 3/4 anos.
Este tipo de prestaçôes nâo se conseguem com clubes fracos, nem o conseguiram os clubes “fortes” do passado.
Mais, o campeonato português começa a ter aquelas caracteristicas de que todos gostamos e elogiamos nos outros campeonatos chamados bons e ou competitivos: as decisôes- quem ganha, quem desce etc- a cairem somente nos ultimos jogos. Longe vâo os tempos em que o Porto ganhava com 15 pontos de diferença pro 2o etc.
.

Repara que as tão boas prestações Europeias devem-se aos três grandes, e sim eu sei que o braga fez um excelente trabalho este ano na Taça Uefa, mas quem viu os seus jogos percebeu rapidamente que não tinham equipa suficiente para sequer passar a fase de grupos da Uefa. Depois tiveste tambem o setubal e o nacional (senão me engano) e disputarem a Taça Uefa e foi a pobreza que se assistiu.

Concordas no ponto em que o Campeonato está mais competitivo e de certeza que não é, por aumento da qualidade das equipas mais pequenas. Os grandes perdem mais pontos em jogos teoricamente mais faceis e isso resulta numa aproximação de algumas equipas, como o braga e este ano o Belenenses.

O Campeonato Português, repito, em termos de qualidade é muito fraquinho. E o que não falta são factos para comprovar isso…

Acho piada, e nâo concordo absolutamente, ler que é por acaso que o Sporting ainda esta na luta pelo titulo quando uma opiniâo dessas nâo pode ser baseada em factos.

Eu disse, se forem campeões é fruto do acaso, ou de um conjunto de factores que se junta e forma esse acaso se preferires e sim, posso basear o que digo em factos.

Metade da equipa são jogadores promovidos da cantera e um grupo de contratações falhadas do Cacá, cujo expoente máximo dá por nome de Carlos Paredes.

Temos um orçamento para o futebol que é duas vezes menos o do glórias e duas e meia a dos tripas.

O nosso treinador só acaba o curso em Junho deste ano.

Não houve qualquer planificação da época no sentido de dotar a equipa com jogadores que colmatassem eventuais castigos e lesões, basta olhar para o banco do SCP.

A direcção e muita gente que lhe é afecta apregoa que prefere ficar em segundo lugar que ser campeão.

Os jogadores mais influentes da equipa, são os do meio campo, sendo que a média de idade do mesmo não ultrapassa os 85 anos, é preciso uma grande sorte para que todos se tenham adaptado bem e correspondido ao necessário.

O SCP apenas tem um ponta de lança em quem pode confiar e mesmo assim ele esteve quase 2 meses sem marcar golos, num jejum de 7 ou jogos se bem me lembro.

O SCP empata 5 jogos numa série de 6 e chega a estar a 9 pontos do primeiro lugar…

Isto são factos, se achas que a época foi toda muito bem planeada e se ganharmos o titulo não foi com sorte (eu não estou a dizer que não há mérito, atenção) então mostra-me lá os factos da tua teoria…

Entâo vamos la por partes:

1- Metade dos jogadores é cantera dizes tu e outra metade contrataçôes falhadas.
Os da cantera demonstra antes de tudo planificaçâo. Todos os que subiram ao plantel principal demonstram ter as qualidades necessarias pro fazer. Nâo pode ser por acaso…
As contactaçôes falhadas, Paredes em particular. De todos os jogadores que vieram era o mais conhecido entre nós e o que dava mais garantias, acabadinho de fazer um Mundial razoavel. A partida era impossivel dizer que mal iria jogar a época toda e que o titular pra esse lugar a certa altuta seria o Veloso(que passou 2 jogadores na hierarquia pra la chegar).
Que na practica as coisas nâo corram precisamente como as idealizamos, nâo quer dizer que nâo tenham sido planeadas ou pelo menos ± antecipadas.

2- Direcçâo que prefere o 2o lugar.
Achos que tas a interpretar mal o que foi dito. Mas e porque nâo és o unico a ver a coisa assim e afirmaçôes desse genero dâo azo a muita divagaçâo, eu tb acho mal que esse tipo de afirmaçôes se façam em publico.
Se formos a analizar racionalmente a frieza dos nrs. €€€, é bem possivel que tenham razâo. Mas como o futebol tem uma compontente bastante irracional e de bluff, em publico e da boca de 1 dirigente, o Sporting joga sempre pra ganhar, mainada!
Nâo acredito no entanto que estas palavras tenha influencia na performance da equipa. Desde que foram feitas até agora, o Sporting ainda só ganhou e empatou com os orcs fora

3- O Sporting teve a 9 pontos do 1o lugar
So what?? Ou só o Sporting é que tem quedas de forma durante uma época?

Mas basicamente, a diferença entre ti e mim é que pra ti o copo ta meio vazio, pra mim meio cheio.

É possivel, tudo tem os seus contras. Quanto mais equipas, mas pontos se tem que fazer.
O Sporting tinha obrigaçâo de fazer mais pontos, por exemplo. Seguir na UEFA teve nas nossas mâos.

Eu disse, se forem campeões é fruto do acaso,

Se forem campeoes deve-se ao facto de finalmente um treinador do Sporting ter condicoes ímpares de estabilidade ao poder manter os melhores jogadores de uma época para a outra. Há quantas décadas isso nao acontecia?

Metade da equipa são jogadores promovidos da cantera e um grupo de contratações falhadas do Cacá,

Quem o Polga? Ou o Liedson? Ou o enarkarire? Ou estamos a falar do Rogmanoli? Ou do Rochemback? Ou do Abel? Ou do Caneira? De quais contratacoes falhadas quase a custo 0 estamos a falar concretamente?

Nao vender os melhores é a melhor planificacao que pode existir. Pelo menos no Sporting que tem provavelmente a melhor formacao da Europa.

Só vou dizer aqui mais uma coisa, a Academia é um recurso. Um recurso que foi tornado como “Projecto Desportivo”, e porquê?

Devido ao passivo monstruoso com que nos deparamos e devido á falta de capacidade que temos em contratar alguem com qualidade. É impressionante, como conseguem ver alguma coisa de positivo no trabalho do Carlos Freitas desde que chegou ao Sporting, mas para esses membros mais novos, sugeria que pesquissasem um grupo (grande!) de jogadores que foram pescados pelo Sporting e tinham uma qualidade inquestionável. Nem todos vieram do Carlinhos mas uma quota parte veio…

Quando se diz que a Academia é uma Planificação, está de facto correcto mas é uma Planificação extremamente forçada. Vá lá que temos uma das melhores Academias do Mundo, porque senão tivessemos o que seria de nós?

Prova disso mesmo, é a actual depedencia que temos da Academia. Por um lado pode ser positivo porque felizmente conseguimos retirar de lá grandes jogadores mas por outro lado é negativo, porque significa que não temos capacidade para investir realmente em jogadores com grande qualidade.

Com isto não estou a deitar abaixo a Academia mas é preciso ter em conta que esta aposta excessiva deve-se principalmente á falta de capacidade/profissionalismo de outros sectores no Sporting.

Concordo que com esse clubes de média dimensão,o ranking pode diminuir,agora só assim é que podemos evoluir,não estar constantemente dependente de 3 clubes nas provas europeias,talvez seja um mal necessário.
E penso que ao Braga não faltará muito para ter algum “pedigree” nas competições europeias.

Só vou dizer aqui mais uma coisa, a Academia é um recurso. Um recurso que foi tornado como "Projecto Desportivo", e porquê?

A academia devia ser o nosso projecto mesmo que o Sporting tivesse dinheiro. O jogador portugues tal como o brasileiro é um jogador com talento. Portugal está no “top ten” das melhores seleccoes ha qto tempo? E já nem falo dos rankings das equipas jovens. É Portugal ou algum país de Africa com os seus famosos “diamantes” por descobrir?

Prova disso mesmo, é a actual depedencia que temos da Academia. Por um lado pode ser positivo porque felizmente conseguimos retirar de lá grandes jogadores mas por outro lado é negativo, porque significa que não temos capacidade para investir realmente em jogadores com grande qualidade.

A nao ser que inventes um meio de deslocalizar o Sporting para um país rico, o facto de nao haver dinheiro para investir em jogadores vem do facto de por ex o bilhete epoca mais barato do SCP ser 90 euros, e no MU uns 600 euros.
Eu agora e sempre, sempre me estive lixando para contratacoes, se o Sporting tivesse tido esta politica de nao comprar, e investir $ a renovar com os seus melhores talentos estaríamos em muito melhor situacao financeira hoje em dia, e teríamos feito muito melhor figura no plano desportivo. Tal como esta época aconteceu, e cujos resultados desportivos defines como tendo acontecido “por acaso”

Só vou dizer aqui mais uma coisa, a Academia é um recurso. Um recurso que foi tornado como "Projecto Desportivo", e porquê?

A academia devia ser o nosso projecto mesmo que o Sporting tivesse dinheiro. O jogador portugues tal como o brasileiro é um jogador com talento.

A nao ser que inventes um meio de deslocalizar o Sporting para um país rico, o facto de nao haver dinheiro para investir em jogadores vem do facto de por ex o bilhete epoca mais barato do SCP ser 90 euros, e no MU uns 600 euros.
Eu agora e sempre, sempre me estive lixando para contratacoes, se o Sporting tivesse tido esta politica de nao comprar, e investir $ a renovar com os seus melhores talentos estaríamos em muito melhor situacao financeira hoje em dia, e teríamos feito muito melhor figura no plano desportivo. Tal como esta época aconteceu,e cujos resultados desportivos defines como tendo acontecido "por acaso"

Acho que me tás a confundir com o Incitatus, mas como dizem o amor é cego. :lol:

Vais-me dizer que há 10 anos atrás defendias uma politica desportiva extritamente baseada na Formação?

Oh pa, não brinques comigo…

Aliás, essa nem era a mensagem importante que devia ser retirada deste meu post, mas sim o facto de estarmos a apostar na Formação por nitida falta de capacidade/profissionalismo de outros orgãos/pessoas dentro do Sporting.

Só mais uma coisa que me parece errada, qual é o clube que tem dinheiro e apenas investe na Formação? Quando há dinheiro, o projecto é ter uma boa capacidade de prospecção de maneira a ser possivel contratar jogadores que conciliem o rendimento/custo da melhor maneira.

Mais uma coisa, o facto do Sporting não ter dinheiro para contratar bons jogadores não tem a ver com os bilhetes de época mas sim com a abundancia de passivo monstruoso com que nos deparamos e com a falta de profissionalismo do nosso gestor de activos, durante todos estes anos. Desde quando é que os bilhetes de época te impedem de contratar jogadores? Se fosse só isso, estavamos nós muito bem :lol:

Vais-me dizer que há 10 anos atrás defendias uma politica desportiva extritamente baseada na Formação?

Sim. Eu vivendo em Portugal e sabendo como este país é, por essa altura qdo vi o Sporting a vender accoes e em vez de usar o dinheiro para evitar endividar-se mas a gasta-lo em Guimenez e Ramirez pensei pra mim estes tipos devem ser loucos. E eram.

o facto de estarmos a apostar na Formação por nitida falta de capacidade/profissionalismo de outros orgãos/pessoas dentro do Sporting.
Como disse, se essa é a razao deviam ser outras. Pelo menos na formacao nao me parece que haja incompetencia mto pelo contrario.
Só mais uma coisa que me parece errada, qual é o clube que tem dinheiro e apenas investe na Formação?
Eu nao disse que nao se pode contratar ninguem, mas as contratacoes a haver devem ser cirurgicas. 1, máximo 2 jogadores época. O resto a vir da formacao. Pq se o Sporting tem a melhor escola formacao da europa, outros jogadores que sejam contratados vêm de escolas piores. Raciocinio simples nao? :roll:

Sim. Eu vivendo em Portugal e sabendo como este país é, por essa altura qdo vi o Sporting a vender accoes e em vez de usar o dinheiro para evitar endividar-se mas a gasta-lo em Guimenez e Ramirez pensei pra mim estes tipos devem ser loucos. E eram.

o facto de estarmos a apostar na Formação por nitida falta de capacidade/profissionalismo de outros orgãos/pessoas dentro do Sporting.
Como disse, se essa é a razao deviam ser outras. Pelo menos na formacao nao me parece que haja incompetencia mto pelo contrario.
Só mais uma coisa que me parece errada, qual é o clube que tem dinheiro e apenas investe na Formação?
Eu nao disse que nao se pode contratar ninguem, mas as contratacoes a haver devem ser cirurgicas. 1, máximo 2 jogadores época. O resto a vir da formacao. Pq se o Sporting tem a melhor escola formacao da europa, outros jogadores que sejam contratados vêm de escolas piores. Raciocinio simples nao? :roll:

Eh meu deus, houve ai uma parte em que não percebeste o que eu disse.

Vamos então por partes:

• Por muito senhor da razão que tu sejas, ninguem há 10 anos atrás arriscava com algum tipo de credibilidade uma aposta extrimamente na Formação, contratando apenas 2 jogadores por épocas. Aí sim, eras visto como louco. Quanto muito podias defender um maior uso da Formação mas nunca o que está a ser levada a cabo, hoje em dia. Mesmo assim, se defendias de maneira tão afincada a Formação há 10 anos atrás, só tenho de te dar mérito por muito que ache que eras o unico.

• Eu não disse que havia incompetência na Formação e talvez seja melhor leres novamente, porque estamos em páginas opostas. Eu explico o que disse. A Academia é um recurso que foi tornado num Projecto desportivo, e hoje em dia só estamos a apostar desta maneira por nitida falta de capacidade/profissionalismo (aqui englobo, a falta de profissionalismo do nosso gestor de activos e dos nossos dirigentes, uns por terem contribuido para o alto passivo que temos e outros por serem os principais responsáveis de só termos um Liedson de 6 em 6 anos). É por isto que temos apostado cada vez mais na Formação e enquanto o passivo não descer, vamos continuar assim.

• Podes ter a certeza que se tivesses dinheiro e se tivesses um gestor de activos capaz de descobrir Anderssons por esse mundo fora, então só tinhamos de investir esse dinheiro porque estava nas mãos de pessoas capazes. Esse teu raciocinio simples é completamente descabido. Desde quando é que os jogadores saem todos da mesma escola? Desde quando é que os Beckams são obrigados a sair da escola do Sporting ou do Ajax? Os bons jogadores vêm dos mais variados clubes, simplesmente uns formam mais que outros mas isso não nos obriga a estar unicamente virados para a nossa Academia. Com dinheiro, fazer no maximo 2 contratações é ser mesmo poupadinho, demais até. Vês algum clube assim? Olha o Chelsea a fazer isso, olha o Manchester a fazer isso? Com dinheiro compra-se jogadores bons, senão o tempo todo em que estavamos á espera de o ter, tinha sido em vão. Raciocinio duro e cru. :wink:

Ps - Gabo-te por teres partido para uma discussão normal. Hoje em dia, é coisa rara por aqui

Mesmo assim, se defendias de maneira tão afincada a Formação há 10 anos atrás, só tenho de te dar mérito por muito que ache que eras o unico.

Defendia. O que estao a fazer desde ha ano e meio é o que sempre achei que deviam fazer.

Podes ter a certeza que se tivesses dinheiro e se tivesses um gestor de activos capaz de descobrir Anderssons por esse mundo fora, então só tinhamos de investir esse dinheiro porque estava nas mãos de pessoas capazes.

E quem disse que o Andersson nao estava referenciado pelo como lhe chamas “Káká”? O Andersson custou ao Porto 5 milhoes de euros, desde qdo é que o “Káká” teve 5 milhoes de euros pra gastar num jogador?
Qdo teve mais dinheiro para gastar foi qdo comprou o Liedson por 2.5M.
E ainda me lembro antes de vir o Pinnila, o “Káká” quiz comprar um tal de Ricardo Oliveira vindo do Valencia. Só que o $ do Betis falou mais alto e acabou por ingressar no Betis. Marcou 15 golos essa epoca. Esta hoje numa equipa de nome Milan finalista dos campeoes europeus. Criticar um gestor que gere tostoes é bastante fácil. Onde o Sporting se estoirou completamente financeiramente foi de 1995 a 2001 altura que ainda por lá nao estava.

Esse teu raciocinio simples é completamente descabido. Desde quando é que os jogadores saem todos da mesma escola? Desde quando é que os Beckams são obrigados a sair da escola do Sporting ou do Ajax?...Com dinheiro, fazer no maximo 2 contratações é ser mesmo poupadinho, demais até...

Eu nao disse que os grandes jogadores apenas saem das grandes escolas de formacao. Mas, o facto dum jogador vir duma má formacao significa que o risco de nao aguentar a pressao mesmo q seja talentoso é grande. Vide caso Joao Alves e outros. O risco é muito maior, risco esse que um clube com a qualidade de formacao q o Sporting tem nao precisa correr, desde que planeie as coisas a longo prazo como tem vindo a fazer.

Mesmo assim, se defendias de maneira tão afincada a Formação há 10 anos atrás, só tenho de te dar mérito por muito que ache que eras o unico.

Defendia. O que estao a fazer desde ha ano e meio é o que sempre achei que deviam fazer.

Podes ter a certeza que se tivesses dinheiro e se tivesses um gestor de activos capaz de descobrir Anderssons por esse mundo fora, então só tinhamos de investir esse dinheiro porque estava nas mãos de pessoas capazes.

E quem disse que o Andersson nao estava referenciado pelo como lhe chamas “Káká”? O Andersson custou ao Porto 5 milhoes de euros, desde qdo é que o “Káká” teve 5 milhoes de euros pra gastar num jogador?
Qdo teve mais dinheiro para gastar foi qdo comprou o Liedson por 2.5M.
E ainda me lembro antes de vir o Pinnila, o “Káká” quiz comprar um tal de Ricardo Oliveira vindo do Valencia. Só que o $ do Betis falou mais alto e acabou por ingressar no Betis. Marcou 15 golos essa epoca. Esta hoje numa equipa de nome Milan finalista dos campeoes europeus. Criticar um gestor que gere tostoes é bastante fácil. Onde o Sporting se estoirou completamente financeiramente foi de 1995 a 2001 altura que ainda por lá nao estava.

Esse teu raciocinio simples é completamente descabido. Desde quando é que os jogadores saem todos da mesma escola? Desde quando é que os Beckams são obrigados a sair da escola do Sporting ou do Ajax?...Com dinheiro, fazer no maximo 2 contratações é ser mesmo poupadinho, demais até...

Eu nao disse que os grandes jogadores apenas saem das grandes escolas de formacao. Mas, o facto dum jogador vir duma má formacao significa que o risco de nao aguentar a pressao mesmo q seja talentoso é grande. Vide caso Joao Alves e outros. O risco é muito maior, risco esse que um clube com a qualidade de formacao q o Sporting tem nao precisa correr, desde que planeie as coisas a longo prazo como tem vindo a fazer.

Caro, mas o trabalho dele é esse, ele é pago para fazer o seu trabalho o mais acertado possivel. E durante todo o seu percurso, raras são as boas actuações.

Porque com 5 milhões de euros para gastar num jogador qualquer, tambem eu consigo fazer uma grande contratação e assim de repente lembro-me de vários jogadores que gostava de ter no nosso plantel a 5 milhões. Ele é pago para fazer um bom trabalho e para contratar jogadores que sejam capazes de nos darem mais valias economico e desportivamente. Eu não mencionei só o Carlos Freitas, mencionei todos os nossos gestores de activos, aliás há uma lista que o Majestade publicou onde são enumerados todas as “grandes” contratações do Sporting e aí conseguimos perceber a grandeza dos nossos flops. Ele é pago para isso, não para receber comissões nem estabelecer ligações a todos os jogadores que vê em DVD´s. Não podes negar o mau trabalho do Carlos Freitas. Isso seria uma miragem que se estava a passar na tua cabeça.

Mas eu quando falo em bons jogadores não estou a falar em João Alves. Isso é um jogador de meio de tabela e desde cedo se percebeu isso. O que eu digo, é que com dinheiro não se anda de cu virado para as contratações. Isso seria uma contradição de todo o tamanho, então andam todos os clubes a competir ano após ano de maneira a conseguir o maior numero de encaixe financeiro e quando esse dinheiro aparece só se contrata um/dois jogador por ano. Com dinheiro compra-se o melhor que existe, mais uma vez peço para olhares para os designados colossos Europeus. Tu dizeste assim “Porque se o Sporting tem uma das melhores escolas do Mundo, então todos os outros vêm de escolas piores” E depois? Agora não se pode olhar para bons jogadores porque não vieram de uma boa Academia?

Eu nao vi essa lista do Majestade, mas diz-me 1 ou 2 flops do Carlos Freitas em que tenhamos gasto mais de 1 milhao euros na compra dum jogador sem retorno financeiro nem desportivo.
No inverso consigo dizer vários. Douala custa 1M recebe proposta de 6M, Enarkarire custa 1M vendido por 6M, Liedson custa 2.5M valor incalculavel, Polga custou 0M valor incalculavel, Rochemback só por azelhice do Paulo de Andrade n assinámos com ele a custo 0, etc.

Eu nao vi essa lista do Majestade, mas diz-me 1 ou 2 flops do Carlos Freitas em que tenhamos gasto mais de 1 milhao euros na compra dum jogador sem retorno financeiro nem desportivo. No inverso consigo dizer vários. Douala custa 1M recebe proposta de 6M, Enarkarire custa 1M vendido por 6M, Liedson custa 2.5M valor incalculavel, Polga custou 0M valor incalculavel, Rochemback só por azelhice do Paulo de Andrade n assinámos com ele a custo 0, etc.

Nem preciso de ir muito longe, este ano:

Olha para os nossos “custos zeros”, vê as barbaridades de dinheiro que recebem e vê se trouxeram algum beneficio ao clube.

Nem acredito que estou a debater a capacidade de trabalho do Carlos Freitas. :shock:

Se achas que estamos bem entregues, é contigo. Tu lá sabes o que queres.

Ah. É como o disseste. Custos 0s. :roll: Um gestor de futebol ha 5 anos em actividade e que todos os jogadores que comprou e nenhum deles desvalorizou deve ser caso unico na Europa.

Ah. É como o disseste. Custos 0s. :roll: Um gestor de futebol ha 5 anos em actividade e que todos os jogadores que comprou e nenhum deles desvalorizou deve ser caso unico na Europa.

Jccgold, já trocámos ideias em relação aos outros assuntos, neste que me parece o mais obvio estamos divididos e assim iremos ficar.

Lá porque existem outros bananas quaisquers que andam a receber comissões á pala dos seus clubes e que em nada contribuem para o sucesso da “empresa” onde trabalham, então problema deles. Com esses posso eu bem, o problema é que temos um desses no Sporting.

Mas isto até tem uma sequencia logica, o problema nem é do Freitas mas sim de quem o põe a trabalhar, e o problema não é de quem o põe a trabalhar mas sim de quem escolheu os chefes da empresa, e o problema não são quem escolheu os chefes da “empresa” mas sim as ideias mentirosas que foram apresentadas em campanha eleitoral, e o problema não é dessas ideias mas sim de quem deixou o clube em votações… Isto não acaba, infelizmente :roll: