SPORTING - Pequim 2008

Não sei se a moderação tinha algo previsto para este assunto mais próximo do inicio dos jogos, se assim for podem apagar.

Este pequeno excerto foi retirado do site Centenário do Sporting, NameBright - Coming Soon. Penso que faz uma boa sintese dos NOSSOS atletas, não sei se estará actualizado, mas é um bom ponto de partida :wink:

JOGOS OLIMPICOS DE PEQUIM 2008 - 8 LEÕES Á SOLTA

Oito leões em Pequim

O Sporting CP é o clube que fornece mais atletas à delegação portuguesa que vai competir nos Jogos Olímpicos de Pequim. São oito «leões» que vão lutar pelas cores nacionais, com Naide Gomes, no salto em comprimento, Francis Obikwelu, nos 100 e 200 metros, Marco Fortes, no lançamento do peso, e Sílvia Cruz, no dardo, a cotarem-se como as maiores esperanças lusas à conquista de medalhas no atletismo.

Maria do Carmo Tavares, nos 800 metros, Clarisse Cruz, nos 3000 metros obstáculos, Arnaldo Abrantes, na prova de 200 metros e Edivaldo Monteiro, nos 400 metros barreiras, são outros leões à procura de surpreender no Oriente.

A delegação lusa leva 78 atletas de 17 modalidades – e embora fique abaixo dos 82 atletas da missão a Atenas, que incluía uma equipa de futebol – registando-se uma subida de 22 por cento no número de qualificados nas modalidades individuais.

FORÇA PORTUGAL!

25.07.2008

FORÇA LEÕES, A ELEVAR BEM ALTO A RAÇA E OS VALORES DO GRANDE [glow=green,2,300]SPORTING CLUBE DE PORTUGAL [/glow] :victory: :victory:

Temos atletas estrangeiros nos jogos ??

A moderação não só apoia a abertura do tópico como também o estava a pensar abrir mas ainda não tinha tido tempo :stuck_out_tongue: , como tu te antecipaste fica o teu tópico! :wink:

FORÇA LEÕES E LEOAS!

Dos oito atletas do SCP que vão estar presentes em Pequim, só a Naide Gomes pode legitimamente aspirar a ser medalhada.

Só com o maior azar do mundo não o será. A Naide está como nunca, consistente na sua corrida de balanço, tendo diminuido ao mínimo os ensaios nulos. Vamos todos fazer figas por ela, que merece os melhores êxitos, pela capacidade que tem tido em ‘esquecer’ algumas limitações fisicas que padece.

Marco Fortes, se estiver num dia bom pode mesmo voltar a bater o seu actual Recorde (de Portugal).

Arnaldo Abrantes, se não viessse de uma lesão poderia aspirar a passar mais do que uma eliminatória.

Francis já não tem a força de há anos …

Sílvia Cruz atingiu o pico de forma demasiado cedo, por isso …

Dos outros resta esperar boas actuações.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=TsFkKOEta0E[/youtube]

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=nv3l-3TP2KQ[/youtube]

http://www.pequim2008.com.pt/a12-naide-gomes.html

Marco Fortes: http://www.pequim2008.com.pt/a67-marco-fortes.html

Silvia Cruz: http://www.pequim2008.com.pt/a16-silvia-cruz.html

Francis Obikwelu: http://www.pequim2008.com.pt/a66-francis-obikwelu.html

Clarisse Cruz: http://www.pequim2008.com.pt/a73-clarisse-cruz.html

Arnaldo Abrantes http://www.pequim2008.com.pt/a4-arnaldo-abrantes.html

Edivaldo Monteiro http://www.pequim2008.com.pt/a6-edivaldo-monteiro.html

Muita força e um desejo de boa sorte , especialmente para os nossos (do Sporting) mas tambem para todos os outros pertencentes a outros clubes mas que representam tambem a selecção Portuguesa .

Snatarém,deves saber melhor do que eu,mas eu estava convencido que o Obikwelu ainda pode perfeitamente conseguir uma medalha…

Repetir o que fez em Atenas nos 100m é muito, muito dificil. A final deste ano deve ser totalmente dominada pelo Asafa Powell, pelo Tyson Gay e por mais um jamaicano que tem o record do mundo e de quem agora não me lembro do nome.

Já em relação aos 200m, não estou bem ciente de quem é que são os grandes valores actuais a nível mundial, mas é aqui que tenho mais esperanças numa conquista de medalha pelo Francis (talvez esteja precisamente iludido pela minha ignorância :))

Usain Bolt :wink:

Também me parece que os tempos de ouro do Obikwelu já lá vão. Mas se estiver num bom dia, se for bafejado com um bocadinho de sorte, pode perfeitamente chegar a uma medalha.

A toda a comitiva portuguesa só posso desejar a maior das sortes.

Teóricamente pode, basta que os principais favoritos sejam sucessivamente eliminados por falsas partidas :slight_smile: :slight_smile: 8)

Na prática, pouco poderá fazer mais do que conseguir chegar à final dos 100 metros.

Se resolver ir aos 200 metros (para mim não é claro), a situação piora. Não parece, mas esta prova é bastante exigente, devido à sucessão de corridas em dias seguidos (Eliminatórias, oitavos, quartos, meias-final e final). É velocidade pura, mas o atleta tem que ter uma grande resistência morfológica (capacidade de eliminação do ácido láctico, a nível muscular).

Ora isto foi desde sempre, o calcanhar de Aquiles do Francis (e agora muito mais, devido à idade). Não é por acaso que esta é a úiltima época dele.

Só tenho pena que a equipa nacional de 4x100 metros, não tenha obtido mínimos (ficou a escassos 3 décimos). Aqui ele poderia ser bastante útil e quem sabe se não haveria uma surpresa (ir à final) …

Contudo, certezas nunca há … ::slight_smile:

Esclarecido. :great:
Quem sabe,sabe. :slight_smile:

É um bocado “fora de tópico”, mas os mais da casa dos 35/40 anos podiam dizer-me uma coisa: qual é que foi a sensação de terem visto em directo o Carlos Lopes a ganhar o ouro em Los Angeles? Como é que o país reagiu então? E vocês, como o viveram?

É que hoje vi os minutos finais da prova na RTP Memória e aquilo “mexeu” comigo mesmo. Deve ter sido emocionante assistir a uma das páginas mais belas do desporto nacional. Contem-me coisas. :great:

Epá isso é o género de coisas que mexe mesmo a sério com o meu “cota” quando se fala no Sporting: o atletismo, mais concretamente os nomes de Carlos Lopes e o de Fernando Mamede! ;D

O Carlos Lopes basicamente é o ícone, o super atleta, aquele que vinha para a frente da corrida e impunha o ritmo de início ao fim! Nas suas provas, não havia lebres nem alterações de comando, era o Lopes sempre a comandar… Eu obviamente não sou do seu tempo, mas por imagens e videos que temos acesso, acaba por ser um atleta que marca, não só por ter sido o primeiro atleta a trazer o ouro olímpico para Portugal (ainda record olimpico da maratona!), mas também pelo seu estilo de correr… Convém lembrar ainda que o Lopes oito anos antes já tinha ganho a prata nos 10km, numa prova em que o vencedor pelos vistos fez transfusão sanguínea antes da prova, e praticamente ganhou as provas todas que havia para ganhar ao nível de maratonas e de 10km…

Já o Mamede é a antítese total! O homem conseguiu bater o record mundial dos 10km (numa prova onde o Lopes ficou em segundo e também bate esse record!), mas ficou sempre aquém daquilo que poderia ter feito… A ideia que eu tenho dele (vi menos videos dele!) é que era mais um finalizador, mas pelos vistos mentalmente era fraco, tendo um síndroma qualquer com um atleta qualquer italiano, semelhante àquele que o Federer tem do Nadal… ;D
De volta e meia, tenho de gramar com o meu “cota” a vociferar porque numa ocasião qualquer de um campeonato do Mundo ficou a pé até ás quinhentas da madrugada para ver o Mamede a desistir da corrida, só porque sim (cagufa do italiano ou o catano…), enquanto o Lopes lesionado estava a fazer a corrida para que o Mamede pudesse ganhar…

Enfim, retratos de uma época em que o Sporting pelos vistos tinha uma cultura desportiva fortíssima e que lhe permitiu tornar-se o segundo clube do Mundo com mais títulos conquistados…

:lol: :lol:

Exactamente, a minha mãe diz-me o mesmo, já ouvi essa história varias vezes, parece que nesse dia muita gente ficou acordada até às tantas para ver o Fernando Mamede limpar aquilo, mas deu-lhe umas das dele e desistiu assim do nada.

Era pena ser assim mentalmente porque se diz que se não fosse isso teria chegado muito alto, mas de facto a incapacidade para lidar com a pressão anulou-o.

Yup, os meus pais contam exactamente o mesmo. Parece que a expectativa nessa prova do Mamede era elevadíssima e acho que ele desistiu ou qualquer coisa assim do género. A ideia que tenho do Mamede (para além de ter sido uma pessoa extremamente simpática da única vez que me cruzei com ele, numa loja desportiva na Av. de Roma) é que era um atleta excepcional mas na hora h vacilava um bocado. Mas lá está, não deixa de ter sido um atleta brilhante e o record que obteve nos 10.000m mostra isso mesmo.

Sim, mas o perfil de Lopes pelos vistos era mais de super-atleta porque era daqueles que não tinha medo de vir para a frente de impor o ritmo… E depois é obra, com 37 anos andar a ganhar maratonas olímpicas e com 38 a bater records mundiais!

Sim, claro! Para mim, o Lopes é o expoente máximo do nosso Atletismo. Seria uma alegria ver alguém a aproximar-se do nível com que o Lopes nos presenteou. No fundo é altamente improvável que isso ocorra sequer no médio-prazo (os africanos dominam, aquilo tudo) mas em velocidade e provas mais técnicas pode ser que já daqui a uns dias (22 de Agosto) possamos juntar mais uma medalha olímpica a nossa colecção!

Ps: Aproveito para vos avisar que adicionámos um calendário ao primeiro post deste thread onde poderão consultar as datas e horas em que os nossos 8 atletas vão competir nos J.O. de Pequim. A imagem está um bocadinho desfocada porque somos capazes de estar com um pequeno bug no sistema Lightbox (o que faz aparecer as imagens em tamanho real quando se clicka nelas), mas estamos a tentar resolver isto.

Pps: Os dados foram retirados de uma edição do DN Sport da semana passada e estão na hora portuguesa. Eu ainda validei algumas das horas com os calendários oficiais da organização dos Jogos, mas como não vi todos, para o caso de detectarem alguma incorrecção, avisem!

Eu no que toca a a Olímpicos não consigo usar uma diferenciação entre atleta do Sporting, do fifica ou de outra instituição qualquer… E digo isto, porque na actualidade o apoio que o Sporting e outros clubes promove junto desses atletas é mais financeiro que outra coisa, já que ao nível de condições de treino, eles zarpam lá para fora… O Sporting tem no Francis o expoente dessa lógica, já que ele não só treina, como vive em Madrid durante o ano todo!

Por exemplo não irei desejar má sorte ao Nelson Evora, à Vanessa Fernandes, à Telma Monteiro ou ao Bruno Pais só porque o fifica lhes paga x ao fim de cada mês só para que possam dizer que é um atleta deles… Todos nós sabemos que isso não é mais que um subsídio, já que ao nível de treino são os atletas que se amanham individualmente e fazem as suas escolhas com os respectivos treinadores!

Essa era romântica de serem o clubes a terem os treinadores a treinar os grandes atletas já lá vai, e eu em termos de olímpicos desejo sempre boa sorte aos atletas lusitanos, independentemente do clube que lhes pague o subsídio…

Idem aspas. Apesar de conhecer benfiquistas que mereciam que nós pensássemos de maneira diferente…