Sporting no Facebook - a importância comercial

Não vou perder muito tempo no básico:

• O Facebook é, hoje em dia, um excelente medidor de mercado pois representa um universo que não é fácil ser igualado por uma sondagem. É cada vez mais tido em conta pelas marcas para averiguar o impacto de uma entidade no mercado.

O Sporting está representado no facebook. À data deste texto, somos 236368 “adeptos”. Este número está muito aquém do poder da marca Sporting. Basta ver os números dos rivais: Benfica 986064 e Porto 478440.

É nosso obrigação promover estratégias para um crescimento da marca Sporting neste mercado global. Acredito que esta difereça resulta em grande parte do desconhecimento de muitos Sportinguistas.

É nosso obrigação inverter também esta situação.

São muitas as estratégias a seguir, alguma deles de menor impacto (garantir que todos os Sportinguistas que conhecemos representados nesta rede social estão associados à página do Sporting), outras com um impacto enorme (um apelo na página do Cristino Ronaldo para um “like” na página do Sporting traria seguramente milhões).

Aceitam-se sugestões. Este pode parecer um assunto menor e infantil, mas, em minha opinião, está longe de o ser.

EDIT:
Já agora, é esta a página oficial
http://www.facebook.com/SportingClubePortugal

É obvio que somos muito mais, alias tenho a certeza que existem mais Sportinguistas que portistas, acontece é que somos uma massa adepta envelhecida pelos ultimos 15 anos.

Os putos hoje em dia só querem ser dos que ganham, não interessa como ganham, desde que ganhem, e são eles a maior fatia de utilizadores do facebook. Juntando a isso, o facto de o adepto do Sporting não ser tão ferranho (não estou a dizer que não gosta tanto do clube, como um adepto dos clubes rivais), pois tenho alguns amigos que nunca deram um gosto na pagina do Sporting no facebook, leva a que existam estas diferenças abismais, e nada reais.

O Sporting tem de voltar a ganhar, ou pelo menos mostrar que pode lutar taco a taco com os outros, para que no futuro possa ter mais adeptos.

Houve alguem que disse qualquer coisa parecida com isto (peço desculpa, mas neste momento não me lembro quem) e passo a citar: “… O Sporting nestes ultimos anos perdeu uma geração de adeptos…” e não é mentira. :wall:

Há muita gente que é fã do Sporting no facebook, mas não da página oficial. Para quem não é fã da página oficial, a melhor maneira é irem ao nosso site oficial e na página inicial entrarem no facebook e clicarem gosto.

É melhor nem ir por aí até porque só o FCP tem uma página com 478.534 e outra com 425.218(oficial) e nem vi mais…

Mais uma vez, uma daquelas discussões que dá azo a tentar passar a ideia que o fcp tem mais adeptos que o Sporting, o que para mim é mentira.

E logo nestas proporções, que a acreditar textualmente, dariam mais do dobro de portistas por aí em relação a sportinguistas… yeah right…

Nem vou divagar pela questão da idade (admite-se que de facto a maioria dos sportinguistas é mais envelhecida e/ou com menos acesso a fecebooks).

Mantenho-me apenas na questão da FIDELIDADE:

O Sporting para além de ainda possuir mais adeptos, têm uma massa FIEL incomparávelmente mais forte e vasta que a do fcp.

Há vários exemplos que demonstram isso. E mais uma vez ficará provado perante todos os olhares quando o Sporting voltar a ser campeão e/ou o fcp atravessar uma crise grave (como o Sporting teve várias).

Existe muita gente, mas muita gente mesmo que não é fã do Sporting no facebook (oficial) porque pensa que a página do blog Sporting Clube de Portugal - Site de Apoio é o oficial. Confirmei isso com amigos e amigas minhas.

A minha sugestão é que as pessoas e blogs vão partilhando continuamente e convidando também todos os amigos a aceder à página oficial do Sporting CP. Outra sugestão era que a página oficial do facebook fosse mais activa. Acho-a muito pouco activa! Reparei que o do porto e do benfica estão sempre a actualizar (hora a hora), noticias, videos, fotos e sobretudo estados.

As fotos dos jogadores depois dos jogos, podiam ser partilhadas uma de cada vez em vez, cada uma com um comentário por cima das mesmas. O que o Sporting faz actualmente é partilhar um albúm de uma só vez e cagar para a cena. Deve haver mais relacionamento com os adeptos.

Os responsáveis do facebook do Sporting, deviam espreitar o dos rivais para perceberam do que falo.

esta:http://www.facebook.com/pages/Sporting-Clube-de-Portugal/105589322807282 não devia existir…

Acho que há muito que se pode fazer para inverter esta situação.

Algo que todos podem fazer, e é muito simples, é ver na página do Sporting quantos dos nossos “amigos” lá estão. Vão ficar surpreendidos pelo baixo número. Dos inúmeros Sportinguistas que tenho na minha lista, a larga maioria não estava na página do Sporting. Foi só mandar uma mensagem a cada um deles a explicar a situação, e a página no Sporting ganhou logo umas dezenas de fãs. A maioria nunca se havia lembrado sequer que o Sporting teria uma página no facebook.

Adicionalmente, pedi igualmente a cada um deles que fizessem um apelo aos Sportinguistas das suas listas.

Outra questão pertinente são as páginas duplicadas. É importante efectivamente reportar essas páginas ou, na impossibilidade de esses likes serem transferidos, pedir a cada uma delas para apelar a um like na página do oficial do Sporting Clube de Portugal.

A cereja no topo do bola era pedir a jogadores como o Nani ou o Ronaldo para apelarem nas suas páginas a um like na página do Sporting pela importância que o clube teve nas suas carreiras. Dinamitavamos completamente a concorrência.

Será que ninguém representando a Comunidade FórumSCP não podia avançar para esse pedido em nome colectivo?

Acho que acabava na comunicação social uma medida deste tipo, o Sporting convertia-se num dos maiores clubes representados no Facebook.

Não estou a perceber… que tipo de pedido? Pedir ao Ronaldo ou ao Nani para apelarem a um Like na página oficial do Sporting no FB? Ou pedir aos users do próprio fórum? Se é pra meter a comunicação social esquece, tudo o que tenha o selo FórumSCP será ostensivamente ignorado pela CS (a não ser que possa denegrir a imagem do próprio fórum).

Sobre as páginas “duplicadas”, elas só o são porque os seus administradores assim o quiseram. Numa delas podiam até simplesmente ter metido o nome da sua página (tal como FórumSCP está identificado como… FórumSCP), mas preferiram meter “Sporting Clube de Portugal + qualquer coisa”. Pode até ter sido um acaso, mas neste particular é um “acaso” que dá muito jeito, pois a confusão é inevitável. Existem até muitas pessoas que têm apenas essas páginas com Like porque pensam que é a verdadeira página oficial… lá está, o facto da mesma se chamar “Sporting Clube de Portugal bla bla” não ajuda (ou melhor, ajuda essas páginas). Agora vai lá convencer os administradores dessas páginas a contribuir para o “bem comum”… está bem está. ;D

O Sporting neste caso devia seguir o exemplo ali dos nossos vizinhos da segunda circular.

Porque é que acham que eles têm quase 1 milhão de likes no facebook? Porque o facebook oficial deles absorveu todas as páginas que existiam de apoio ao benfica que não eram oficiais. Assim todas as pessoas que clicaram “like” numa página não oficial do benfica passaram imediatamente a contar como um like na página oficial deles.

É uma espécie de regime ditatorial mas neste caso não discordo totalmente, aliás para mim existiam, apenas, a página oficial do Sporting no facebook e a página do Sporting-apoio sendo que todos aqueles que “gostam” do Sporting-apoio deveriam gostar da página oficial do Sporting no face.

A única coisa que eu faria seria tentar alterar o nome de todas as páginas que começam por “Sporting Clube de Portugal” para o nome devido. O Sporting-Apoio que referes é um dos melhores exemplos, eles têm mais de 150 000 likes de muita gente que nem Like tem na página oficial… e estou certo que a designação é uma das principais causas, porque a página deles não se chama “Sporting-Apoio”, mas sim “Sporting Clube de Portugal - bla bla bla”. Mas cada um usa as estratégias que entende. :inde:

Paracelsus, provavelmente o meu pedido não faz sentido e nem sei se era possível dado o fórum ser uma entidade plural. Quando me referi ao pedido ao Nani ou ao Ronaldo entendo que, para este ser eficaz, deveria vir de uma massa adepta representativa, mas se calhar o FórumSCP nem é o melhor veículo desse pedido. O ideal seria mesmo a Associação de adeptos Sportinguistas.

Quando falei em comunicação social, não o fiz no sentido de se fazer uma “pedido para”. Simplesmente se a página do Sporting passasse de 250000 para 1milhão de adeptos num mês, acredito que isso teria um impacto muito grande.

Já agora, à imagem do que aconteceu no site do Sporting há uns tempos, não era possível existir durante algum tempo uma página de entrada no fórum a apelar a um like no FórumSCP e no site oficial do Sporting Clube de Portugal? Mas isto se calhar sou eu a levar isto de uma forma demasiado infantil :rotfl:

Mas aí continuaríamos a ter uma dispersão de “likes” em páginas de apoio ao Sporting e a oficial pouco ganharia com isso pois acho que não são assim tantas as pessoas que se preocupam se estão na página oficial do clube ou não. Ainda este fim de semana estava a ver o facebook do meu Pai e nas informações aparecia que o clube dele é o Sporting, fui carregar no link que redireciona para a página oficial do Sporting no facebook e foi para uma daquelas páginas com informaçao da Wikipedia. Tive que ser eu a entrar na conta dele para colocar um “like” na página oficial do clube. E de seguida fiz o mesmo com a minha Mãe.

Ganharíamos muito em existir apenas uma página do Sporting, a oficial, que depois do lado esquerdo sugeria diversos “likes” em outras páginas do Sporting como por exemplo: “Sporting - futsal (oficial)”, “Sporting - andebol (oficial)” and so on. Já dou de barato a existência de mais uma página, a do Sporting-apoio, mas apenas no caso de ser obrigatório também gostar da página oficial do Sporting. Mais que essas acho que não faz sentido.

Penso que desta forma “Assim todas as pessoas que clicaram “like” numa página não oficial do Sporting passaram imediatamente a contar como um like na página oficial deles.” poderia se ultrapassar facilmente a questão dos “Likes”.

Não faz sentido haver somente uma pagina de apoio ao Sporting no Facebook, existe muita informação na Internet e no facebook que não pode passar ao lado dos Sportinguistas, o Sporting Apoio já se vai preocupando com esses casos (Critérios jornalísticos diferentes, Fotos de jogadores, ou pequenos pormenores muitas vezes importantes, etc) mas também acho que já existem muitas paginas de apoio ao Sporting que nada acrescem á discussão desportiva.

Mesmo o Sporting Facebook Oficial traz muito pouca informação concreta aos Sportinguistas, Muitas vezes sabemos o resultados oficiais do Sporting primeiro nas paginas não oficiais, acho isto lamentável. Se é o Facebook oficial do Sporting deveria estar muito mais activo e com muito mais informação.

Sim é verdade, tens razão na parte em que dizes que existe muita informação na net e no facebook que por diversas razões não é e não deve ser colocada na página oficial do facebook do Sporting mas que devem ser do conhecimento do Sportinguistas. O que eu digo é acabar com páginas não oficiais do Sporting que nada trazem de benéfico para além da confusão inerente ao nome “Sporting Clube de Portugal”.

Um bom exemplo é exactamente a Cortina Verde que tem dado informação bastante relevante aos Sportinguistas que nunca seria possível ser colocada na página oficial do Sporting. :great:

Sim, Isto concordo acabar com as paginas não oficiais que começam por “Sporting Clube de Portugal”. Porque Realmente só traz confusão ás cabeças das pessoas, Possivelmente deverá haver mais de 20 paginas com as iniciais do SCP, usar o nome do Sporting só para promover a pagina não faz muito sentido, além de ser ilegal penso eu.

Obrigado pelo mensagem de apoio. Tentamos que na “Cortina” surja toda a informação que os Sportinguistas realmente pretendem. :great:

Esse exemplo do teu pai aconteceu porque existe confusão com os nomes.

Propões que, para resolver isso, só exista uma página do Sporting (ou poucas), coisa com a qual não concordo… cada um tem o direito em criar as páginas que entender no Facebook sobre o assunto que entender e a representar a marca/site que quiser, foi para isso que o Facebook criou as Pages… o regime ditatorial é absurdo e contra-producente.

A proposta do Jaimitos (Cortina Verde) seria a minha:

Acabava-se com isto e o Fórum SCP chamar-se-ia Fórum SCP (já se chama), o Cortina Verde idem (também já se chama ;D), o Sporting Clube de Portugal - Site de Apoio passaria a chamar-se SportingApoio, a página que liga à wikipedia passaria a chamar-se Informação sobre o Sporting bla bla… e por aí fora.

É a única maneira equilibrada de fazer as coisas.

Já aqui há umas semanas atrás eu tinha-me pronunciado sobre essa preocupante constatação…

" No Facebook deparo-me com este escandaloso registo em relação aos perfis oficiais dos três principais clubes de Portugal

benficaca - 823 000

fcporco - 447 000

SPORTING CP - 221 000

Bem, parece que a política de adquirir muitos estrangeiros ajudou os nossos inimigos a ganhar fãs nos últimos anos.
Pode ser que isso signifique também que o SPORTING CP este ano vai recuperar terreno. Senão, temos que pedir uma ajudinha ao nosso Cristiano Ronaldo para que nos dispense alguns fãs pois só à sua conta tem uns 35 milhões …

Infelizmente também, essa desculpa das várias páginas não serve, porque podemos fazer “like” em todas elas, como eu já fiz e faço em tudo o que sirva para apoiar o Sporting CP no Facebook.

A única coisa que pode servir de atenuante para mim é se estas diferenças em relação a nós forem causadas pelos adeptos estrangeiros que apoiam os jogadores dos seus países dando “likes” aos clubes que representam. É que se a razão não for essa, é deveras preocupante os cavalos marinhos terem o dobro de nós (embora compreensível pelo esmagador domínio dos corruptos no que respeita a títulos nos últimos trinta anos e por se verificar que a zona norte é mais densamente povoada que é onde o fcporco tem ganho adeptos). Muito mais preocupante é o benficaca ter o quádruplo dos “likes” e se a razão não for essa que sugiro atrás dos estrangeiros só prova que a comunicação social tem feito uma boa propaganda aos lamps porque nos últimos 20 anos ganharam menos troféus do que nós e conseguem conquistar os adeptos mais jovens com uma diferença absurda. "

Se calhar no teu caso fazes Like a todas as páginas que conheces sobre o Sporting, mas a maioria das pessoas não o faz.

Olha, vou dar-te um exemplo de como os nomes podem confundir muita gente ;D… a página dos corruptos que referes ter 447 000 likes é qual? É que a oficial ainda só tem 425 000, no entanto existe lá outra não-oficial que tem 479 000… penso que te estás a referir a esta última. Como vês, nem tudo o que parece é. Seja como for, no caso desta com 479 000 quem a administra fá-lo de modo bastante dinâmico e usa técnicas diversas, bastante “virais” e apelativas para os seus adeptos, por isso não me admira nada o sucesso da mesma.