"Mesmo sem ter apresentado qualquer reforço após a recente reabertura do mercado de transferências, o Sporting manteve-se particularmente activo na área da prospecção e recrutamento durante o mês de Janeiro.
Jean Paul, coordenador técnico da formação leonina, esteve em observações na conceituada Copa São Paulo e, na sequência desse trabalho de 30 dias, os leões encontram-se já a negociar a aquisição de mais quatro jovens talentos brasileiros, com menos de 20 anos e previamente referenciados.
O clube de Alvalade pretende, deste modo, dar sequência à aposta estratégica iniciada há precisamente um ano, aquando das contratações de Ronny e Yannick Pupo, ambos formados no gigante paulista Corinthians. O lateral-esquerdo, de resto, já faz parte do plantel principal e o médio está na rampa de lançamento para os seniores."
Se fosse com ele o Mister Aurélio Pereira eu ficava mais descansado :?
Não, o AP enquanto cá esteve, teve a trabalhar diariamente, esse trabalho diário é mais importante do que possíveis 4 reforços brasileiros para a equipa de juniores/séniores.
Em Portugal está cá tudo, tem é de se procurar e achá-los cedo.
Já estou farto de o dizer, o estrangeiro não é bom mercado para camadas jovens por várias razões entre elas o risco associado à não adaptação do atleta e as restrições de regulamentos.
O Sporting deve mesmo é preocupar-se em dominar por completo a prospecção e captação a nível nacional coisa que não o faz neste momento.
Porque tal como já disse no passado, se nós nas camadas jovens captarmos a quantidade de craques que já captamos, mais alguns que vão escapando para o Benfica e Porto, com a qualidade de treino e formação que temos, podemos ter autênticas selecções nacionais de craques em todas as equipas de todos os escalões das camadas jovens. E isso neste momento não acontece de todo, porque existe uma percentagem cada vez maior de putos craques a escaparem-se das nossas garras e a irem parar aos rivais.
Já estou farto de o dizer, o estrangeiro não é bom mercado para camadas jovens por várias razões entre elas o risco associado à não adaptação do atleta e as restrições de regulamentos.
O Sporting deve mesmo é preocupar-se em dominar por completo a prospecção e captação a nível nacional coisa que não o faz neste momento.
Porque tal como já disse no passado, se nós nas camadas jovens captarmos a quantidade de craques que já captamos, mais alguns que vão escapando para o Benfica e Porto, com a qualidade de treino e formação que temos, podemos ter autênticas selecções nacionais de craques em todas as equipas de todos os escalões das camadas jovens. E isso neste momento não acontece de todo, porque existe uma percentagem cada vez maior de putos craques a escaparem-se das nossas garras e a irem parar aos rivais.
Lendo o que já li de ti em relação a este tema eu sei que tu sabes que o que escrevi está correcto.
Além disso o AP é um mestre na captação de futuras estrelas. Ainda hoje falei com ele e definiu logo o ponto alvo que se tinha de trabalhar, o resto … praticamente não interessa, salvo rarissimas excepções.
Já agora, Ricardo, se me puderes deixar um e-mail para que eu te contacte para o futuro, agradecia. Nomeadamente jogos/jogadores da tua área.
Craques temos nós, em escalões inferiores do Clube e já mais adaptados à realidade do futebol europeu. Quatro moços pequenos… espero que surpreendam se virem. Contratavam é alguém mais maduro porque senão mais logo aquilo é a creche. :roll:
Pois…tem esses riscos. Mas a contratação de jovens com valor é também um negócio que não pode ser posto de lado. Comprá-los, engordá-los, aproveitá-los, e vendê-los (inevitavelmente). Tem é que ser bem feito.
É um processo mais curto do que a formação de escolinha a junior, mas também é uma forma de enriquecer o plantel e a conta bancária.
Nem nunca vai fazer. Se já não era fácil com os outros a dormir, agora ainda vai ser mais difícil.
Meu caro, mas isso parece-me incontornável. Não nenhuma solução para esse problema. Não só porque o nosso sistema de prospecção não é infalível (apesar da altíssima qualidade que tem) mas também porque os outros também trabalham, e ainda porque haverá sempre quem prefira ir para outros lados…
A.A.
PS - Parece-me que com o mercado da captação de jovens a apertar(realidade que vou conhecendo) , o equilíbrio na distribuição de craques será uma tendência…inevitável.
A realidade que eu conheço menos bem, mas que acho que - essa sim - pode ser decisiva, é na equipa/processos/estrutura responsável pelo desenvolvimento dos “captados”.
O Sporting a nivel interno tem de aproveitar o facto de hoje ser visto como um clube de sucesso na area da formação. Acreditem que há muitos miudos que perante a possiblidade de irem para as escolas do SLB ou SCP escolhem o nosso clube, porque tem os exemplos do Moutinho do Veloso, Nani, Yannick e ainda dos que já por lá passaram como Ronaldo ou Quaresma. Este é o nosso maior trunfo e cartão de visita.
Jovens como o Moutinho ou Nani, são hoje motivo para que jovens que começam a despertar para o futebol, acabem por se tornar adeptos do nosso clube. Não é por acaso que a camisola do Moutinho, segundo os ultimos dados da Puma, é a que que mais vende.
Não podemos é adormecer á sombra da bananeira. Porque o SLB anda a caça de tudo o que mexe, porque já percebeu que tem de recuperar anos de atraso que leva neste dominio. E o FCP mantém uma influencia muito grande no norte.
É inevitavel que no futuro aparecem bons jogadores jovens nos clubes nossos rivais, até porque é impossivel ao Sporting, descobri-los a todos por muito boa que seja a nossa rede de olheiros.
A aposta no estrageiro não me parece errada, e neste ponto concordo com o que escreveu o AA, por isso não me vou repetir.
Olhem para os exemplos ingles e frances, com parcerias feitas na Australia e Africa do Sul no primeiro caso e nas antigas ex-colonias no segundo e perceba-se que esta politica do SCP em tentar assegurar jovens craques brasileiros enquanto jovens está mais que certa.
Temos ainda os alemães com as parcerias a leste, principalmente Polonia e antigas republicas jugoslavas…
O investimento não é elevado e nunca se sabe até que ponto não poderão sair dali grandes craques, por outro lado, no além desta estrategia, não vejo a prospecçao nacional descurada, continuam a ir buscar miudos a outros clubes “tugas”.
Uma coisa é criticar o que está mal, mas criticar por criticar é redundante, a formação pode ser feita tanto com produto nacional, como estrangeiro, só sou contra a prospecção em antigas colonias africanas, pq raramente sai dali algo de jeito, mas mesmo assim, deve ser prestada alguma atenção a esse mercado…
Eu tambem não fico nada chateado em saber que poderão vir aí mais quatro craques brasieiros. Confio na nossa rede de olheiros, e se houver qualidade do outro lado do Atlântico, só temos é de investir para que um dia possam servir de grandes armas para o Sporting.
É muito bonito ter em formação uma selecção Nacional em cada escalão, mas é totalmente desnecessário, será sempre impossivel termos os melhores jogadores do País, por isso que mantenham a politca que têm mantido até agora e que tambem não fechem o olho, a possiveis craques que vem do Estrangeiro.
Eu fico contente com esta noticia e espero que se continue a apostar neste tipo de jovens.
Esta equipa do Noroeste da Copa São Paulo 2007 era orientada por Lela que é nada mais nada menos que pai de Richarlyson, do São Paulo, e Alecsandro, do Sporting.
Foto de Lela:
Do jogo que vi do Noroeste destaco sem duvida os avançados LELECO e PEDRAO e e o ala GABRIEL.
Foto de LELECO, de seu nome ALEXANDRE CAPELIN E SILVA, que marcou 3 golos na Copinha e no CAMPEONATO PAULISTA SUB17 - 2006 marcou 9. Tem contrato até 21 de Julho de 2008 como o Noroeste, fazendo parte do plantel senior neste momento.
Já Pedro Augusto Rios da Silva, o Pedrão, de 17 anos, com três golos nos cinco jogos que fez no Campeonato Paulista Sub-17 de 2006, assinou contrato de profissional, de longa duração.
Acho que destes tres jogadores era interessante apostar no LELECO!
...só sou contra a prospecção em antigas colonias africanas, pq raramente sai dali algo de jeito, mas mesmo assim, deve ser prestada alguma atenção a esse mercado...
É verdade o que dizes excepção feita talvez a Cabo Verde. Costuma haver bons jogadores em Cabo Verde (Nani, Nélson, Manuel Fernandes, Rolando, Jorge Andrade).
É verdade o que dizes excepção feita talvez a Cabo Verde. Costuma haver bons jogadores em Cabo Verde (Nani, Nélson, Manuel Fernandes, Rolando, Jorge Andrade).
Nome completo Jorge Manuel Almeida Gomes de Andrade
Data de nasc. 9 de Abril de 1978 Local de nasc. Lisboa, Portugal
Nome completo Luís Carlos Almeida da Cunha «Nani»
Data de nasc. 17 de Novembro de 1986 Local de nasc. Lisboa (Amadora), Portugal
Nome completo Manuel Henriques Tavares Fernandes
Data de nasc. 5 de Fevereiro de 1986 Local de nasc. Lisboa (Cacém), Portugal
Nome completo Jorge Manuel Almeida Gomes de Andrade
Data de nasc. 9 de Abril de 1978 Local de nasc. Lisboa, Portugal
Nome completo Luís Carlos Almeida da Cunha «Nani»
Data de nasc. 17 de Novembro de 1986 Local de nasc. Lisboa (Amadora), Portugal
Nome completo Manuel Henriques Tavares Fernandes
Data de nasc. 5 de Fevereiro de 1986 Local de nasc. Lisboa (Cacém), Portugal
O nosso outro jogador o Yannic ele nasceu em Portugal?