Bem, queria meter mãos à obra na imagem do Sporting na Wikipedia inglesa, porque o artigo está muito medíocre, tendo uma classificação “C”: http://en.wikipedia.org/wiki/Talk:Sporting_Clube_de_Portugal - (conferir a escala). Isto tem a ver com o facto de os editores da página do Sporting na Wikipedia se limitarem a traduzir a língua portuguesa à letra, assim como transportar da Wikipédia Brasileira as péssimas noções de organização, método e estética.
O problema a enfrentar é só um: os “vigilantes”, os “donos” das páginas e os “admins”:
Mas se for mais do que um a melhorar a página e a dar opinião nas “talk pages”, não terão remédio senão aceitar.
Para começar gostaria que entre os clubes portugueses fôssemos pioneiros em fazer da página do Sporting uma página de um clube ecléctico, à semelhança das páginas de Olympiacos, Panathinaikos ou Steaua. Só o gostinho que dará termos uma página soberba comparada aos outros e aos outros, abre logo o apetite.
Infelizmente são poucos os países onde os clubes são instituições de interesse público com diversas secções desportivas. Que me lembre isso só acontece em Portugal, Espanha, Grécia e alguns países do Leste, porque de resto pela Europa fora os clubes são empresas privadas dedicadas a um só desporto, e isso leva a que o Sporting na Wikipedia seja encarado apenas como mais um clube de futebol.
Ora acho as páginas dos clubes que acima referi muito bem concebidas, com destaque para o Olympiacos e para o Panathinaikos. Usam uns “templates” muito elegantes que, a partir da página principal, redireccionam o visitante para o respectivo departamento desportivo:
E peço à moderação para mudarem este tópico (pelo menos temporariamente) para a “Actualidade”, devido à sua importância (julgo que todos estão de acordo quanto a isto) e à fraca visibilidade que tem aqui no “Media Center” (o post foi feito há 24 horas e ainda só tem vinte e poucas visualizações).
Os links para as páginas do futebol, atletismo, futebol de praia, bilhar, futsal, ténis de mesa e desportos motorizados (Superleague Formula), não estão a funcionar porque optei por usar um link-tipo para os desportos todos. Usei o link-tipo igual ao da página do handball.
Nota 2:
Faltam imagens de alguns desportos:
Full Contact
Pesca Desportiva (não sei se se traduz como Sport Fishing)
Horseball
Aikido
Jujutsu
Krav Maga
E duas imagens ficaram em formato .png porque não existem no ideal .svg:
Xadrez
Capoeira
Se alguém quiser fazer imagens .svg para estes desportos, semelhantes às que já existem e publicar no Wikipedia Commons dava um jeitão.
Nota 3:
Se algum desporto não estiver bem traduzido avisem.
Template dos desportos activos.
[hr]
Já que estava com a “mão na massa” criei também um template para os desportos extintos. Este até dói.
A maioria dos tópicos fora da Actualidade ou Conversas de Café passam ao lado de muitos foristas e acabam por ser demasiado prejudicados por isso.
Isso é grave, quando são tópicos importantes, como este ou o dos prémios.
Devíamos era definir tudo o que há a fazer. E o pessoal começava a propor fazer as coisas.
Quanto a mim, só não me peçam para escrever textos enciclopédicos ou criar imagens.
é bom ver tanto entusiasmo! Sao bem vindos também na Wiki aqui do Fórum
Em relacao a conteúdos, o que está na Wiki do Fórum é de acesso livre, ou seja, bastaria traduzir as partes relevantes, isso pouparia muito trabalho a desenvolver textos de raiz.
Na realidade, o ideal seria comeacrmos na Wiki uma versao en ingles, e à medida que os textos fossem sendo traduzidos, seriam postos também na Wikipedia.
Tanta energia e depois na wiki exclusiva para o Sporting népias… até porque ficaria bem uma ou mais paginas em inglês sobre o clube, poderia dar uma dimensão completamente diferente à nossa wiki.
Eu falo por mim. Mas o tipo de coisas que tenho mais jeito para fazer, já estão quase todas feitas na nossa wiki. Talvez pudesse fazer as fichas de jogos…
Mas como já tinha dito ao to-mane, como prioridade dedico o meu tempo livre ao zerozero. No entanto sou capaz de abrir uma excepção e ajudar, como disse antes, pontualmente, no melhoramento da nossa página da wikipedia.en, que tem muito mais visibilidade do que a nossa wiki, além de ter muitas mais coisas por fazer do tipo a que estou habituado.
De momento tenho um pouco mais tempo livre ao meu dispor, até porque o zerozero nem sempre responde de imediato às edições, por isso decidi pegar logo nisto, que é uma coisa que sei fazer.
{| border=1 align="right" cellpadding=4 cellspacing=0 width=300 style="margin: 0 0 1em 1em; background: #f9f9f9; border: 1px #aaaaaa solid; border-collapse: collapse; font-size: 95%;"
|+ style="font-size: larger;"|'''Sporting CP'''
|-
|'''Full Name'''|| '''Sporting Clube de Portugal'''
|-
|'''Official Emblem'''|| [[Image:Sporting Clube de Portugal.png|220px|Sporting Clube de Portugal Crest]]
|-
|'''Founded'''|| 1 July [[1906 in association football|1906]]
|-
|'''Nicknames''' ||''Sportinguistas''<br/> ''Leões'' (Lions)<br/>''Verde e Brancos'' (Green and Whites)
|-
|'''Titles''' || '''????'''
|-
|'''Anthem''' || ''Treme a cidade irrequieta'' <br/> ''Ao ouvir o rugido'' <br/> ''Que solta o Leão'' <br/> ''Agitam-se as verdes bandeiras'' <br/> ''Ao som do rugido'' <br/> ''Que solta o Leão'' <br/> ''As camisolas listadas'' <br/> ''De verde e branco'' <br/> ''No peito o Leão'' <br/> ''Em cada chuto que é golo'' <br/> ''As claques se agitam'' <br/> ''No peito o Leão'' <br/> ''Salta uma bola redonda'' <br/> ''E o mundo é redondo'' <br/> ''Aos pés do Leão'' <br/> ''Somam-se os feitos e as taças'' <br/> ''E a terra se rende'' <br/> ''Aos pés do Leão''
|-
|'''Club colours''' || Green and White
|-
|'''Chairman'''|| {{flagicon|Portugal}} [[José Eduardo Bettencourt]]
|-
|'''Website'''||'''[http://www.sporting.pt http://www.sporting.pt] '''
|}
Nota 1:
O símbolo está em formato .png, quando devia estar no ideal .svg, se alguém quiser criar essa imagem e publicar na wikipedia era uma boa ajuda.
Nota 2:
Não encontro em lado nenhum a contagem do número de títulos do Sporting.
Ao copiar os códigos para a wikipedia não copiem directamente a partir dos balões de quote. O nosso fórum e a wikipedia têm alguns comandos em comum e o código ficou com erros.
Façam citar e copiem o código que aparece no editor de texto onde escrevem o post.
Uma frase um pouco injusta, Celsus! A Wiki do fórum está excepcional tal como já foi reconhecido pela grande maioria dos foristas, que se fartam de elogiar com grande justiça o trabalho de todos os que têm participado na sua criação. Esta proposta do Viridis não desmerece a Wiki do fórum, até porque poderá existir uma interligação entre a informação que está na nossa Wiki e a Wikipedia, mais ou menos como também propôs o nunoni. Os templates na Wikipedia serão um pouco diferentes, mas o conteúdo poderá realmente ter origem na nossa Wiki.
Agora, não se pode menosprezar o alcance da Wikipedia. Se ainda na versão em Português, as pessoas já conhecerão o nosso fórum e aí poderão consultar a nossa wiki, no caso inglês (ou outra língua qualquer), as pessoas chegarão com muito mais facilidade à Wikipedia do que ao fórum.
Por isso, concordo com a proposta do nunoni em se fazer a tradução do conteúdo da nossa wiki, não só para criar a versão inglesa da mesma, como para abastecer a Wikipedia.
Mas agora, tenho algumas questões que vale a pena pensar.
Será que a versão inglesa na Wikipedia deverá ter o mesmo conteúdo que a versão inglesa da nossa wiki (mesmo que com um template diferente)?
Será que também (no futuro) deveríamos avançar para completar a informação em português da wikipedia com o que está na nossa wiki?