A "Gazzetta dello Sport" colocava ontem o Sporting (e o FC Porto) a par da Udinese, Fiorentina e Génova na corrida por Felipe Seymour. De acordo com o diário italiano, o médio chileno estará referenciado pelos leões. Seymour tem cinco anos de contrato com a Universidad de Chile mas pode sair por 1,5 milhões de euros. O sul-americano, compatriota de Matías e Valdés, foi chamado por Marcelo Bielsa para o particular que a selecção do Chile vai jogar no dia 22, contra os EUA. Segundo Record apurou, os representantes do jogador estão a desenvolver contactos no sentido de esclarecerem o alegado interesse do Sporting, apontado de Itália.
in Rascord.
Vale o que vale…
PROFILE
Name Felipe Ignacio Seymour Dobud
Nationality Chile Chile
Born 1987-07-23 (23 years)
City of Birth Pirque - Chile Chile
Position Midfielder
Height 174 cm
Weight 67 kg
Quem?! Não conheço, nunca ouvi falar dele e não há grande coisa sobre ele na net. Tem 23 anos, e por isso já não se pode considerar uma “jovem promessa”, nunca saiu do clube chileno e por isso ainda tem o problema da adaptação ao nosso futebol, para uma posição que não é prioritário reforçarmos.
Não vejo grande nexo em contratar este jogador. Isto baseando-me apenas nos dados dele…
Não discordo e até hesitei. Mas por muito menos já se criaram tópicos.
Como é baseado numa notícia de jornal, no caso a Gazzetta dello Sport", achei que era mais apropriado ter tópico. Os administradores que façam o que bem entenderem.
A forma como isso acaba é estranha que se farta: os representantes do jogador vão tentar aferir se o Sporting está mesmo interessado, depois de terem ficado a saber que em Itália se falava nisso.
1º O jogador é disputado por clubes italianos.
2º A imprensa italiana diz que o Sporting está interessado
3º Os empresários do jogador vão pegar no telefone para saber se isso é ou não verdade
E o rascord só sabe mesmo que essa chamada vai acontecer
É uma generalização infeliz mas que até compreendo.
Li uma análise que até considerei bastante válida, numa comparação entre o jogador chileno e uruguaio. Não recordo o que dizia exactamente, muito menos quem a tinha escrito (recordo que não era dos pasquins nacionais) mas resumindo, dizia que o atleta chileno, comparativamente com o uruguaio, era fraco em termos competitivos e que por isso, dificilmente conseguem ter sucesso.
E concordo. São dois tipos de futebol similares, mas nota-se, perfeitamente, uma falta de cultura competitiva no jogador chileno. Da mesma forma que uma andorinha não faz a primavera, também podemos aqui encontrar excepções, pese embora, ache que nenhum dos jogadores chilenos do actual plantel o seja.
Quanto ao jogador refereciado, como é óbvio, não conheço.
Considero uma não noticia, pois apenas fazem referência a um rumor que surgiu em Itália. E apesar de aceitar que o Sporting deva andar atento ao mercado, para oportunidades de negócio, não sei até que ponto deva arriscar numa posição não carenciada e com um jogador cujas caracteristicas físicas não aparentam ser diferentes do que já temos. Se um Petrovic até compreendia (trinco alto e a incógnita que era André Santos), neste caso já não.
Eu digo infeliz porque não sou de generalizações e a expressão foi um pouco forte, mas tal como disse compreendo a declaração.
Com a seguinte expressão, Da mesma forma que uma andorinha não faz a primavera, também podemos aqui encontrar excepções, acho que deixei bem claro que existem excepções à regra.
Toda e qualquer nação tem um estilo de futebol muito próprio mas podem surgir excepções: um atleta português é diferente de um inglês, mas o estilo de um Ronaldo ou Hugo Almeida, por esta ou aquela razão* , não é característica do atleta português.
O artigo que li, creio que foi escrito por um individuo sul americano (e não, não era nem chileno, nem uruguaio) e que por certo estará melhor informado do que eu sobre o futebol das duas nações. E pelo que li, e pelo que sei, sou obrigado a concordar.
O estilo do futebol uruguaio e chileno, como é óbvio, é diferente, mas possui um estilo com semelhanças (um pouco à semelhança de muitos países dessa região do globo, são duas nações possuem um futebol que privilegia a técnica) com essa nuance: o jogador uruguaio possui uma mentalidade competitiva bem mais forte que a do jogador chileno.
Deste um exemplo, mas consegues dar muitos mais que encaixem neste perfil? E jogadores uruguaios?
Obviamente que encontrarás jogadores uruguaios com uma mentalidade competitiva baixa, da mesma forma que colocaste aqui o Zamorano. Mas isso não invalida a imagem geral que o atleta chileno têm: o português é o jogador especialista a jogar sem balizas.
Citei Hugo Almeida e Ronaldo por razões bastante simples: ambos possuem fisionomias atípicas para o vulgar jogador português e Ronaldo, por exemplo, é um goleador de excelência, algo que não caracteriza o atleta nacional, mesmo que tenhamos tido “monstros” como Matateu, Peyroteo, Eusébio, etc. A Hungria possuiu jogadores de calibre mundial e hoje o seu jogador não é visto pelo estilo de jogo que os seus “antepassados” alcançaram.