Sporting moribundo ou adormecido?

Depois deste inicio de época deploravel (alguem se lembra de assistir a uma vitoria do nosso clube? ), perdemos todos (ou quase todos) a esperança que esta época seja agradavel para os nossos olhos (futebol bonito vai te embora…) ou a nossa alma (os resultados sao pauperrimos).

Jà estive mais confiante quanto ao futuro a curto-medio prazo do Sporting e agora nem sei se bastarà algumas mudanças técnicas (treinador e direcçao desportiva) ou se o problema nao serà mais profundo e de difficil soluçao. O passivo é enorme e hà que encontrar meios para diminui-lo ou pelo menos controlà-lo. Esta “casta” de dirigentes roquetistas convenceu me que o caminho passava por reduzir o passivo, libertar encargos incomportaveis, sanear o clube e depois partir para uma reconstruçao segura e ambiciosa. A sério, acreditei ! O que se ve depois destes anos de apertar o cinto: o passivo continua là, o patrimonio derreteu e a joia da coroa (equipa de futebol) perde qualidade a cada ano.

Pergunto eu: este Sporting està moribundo ou so adormecido?
Sempre me convenci que apenas ressonava à espera de alguem que finalmente percebesse da “chixa”…o problema é que sucedem se os Presidentes, directores desportivos, equipas tecnicas e nimguem tem competencia suficiente para o cargo !!

Citem-me um so dirigente ou tecnico competente para o cargo que assume neste clube na era roquetista ???
Nao me lembro de nenhum ! Podem pedir a cabeça de Paulo Bento (eu sou um deles) mas isso nao resolveria em nada o maior problema do nosso clube: AMADORISMO PROFISSIONAL
Todos se dizem competentissimos e nimguem apresenta resultados em qualquer area que seja. Nao hà exigencia, nao hà cultura de resultado, nao hà verdadeiro amor ao clube nao falo desse “amor-porreiro”…<ah e tal é fixe ser do Sporting, somos diferentes, os outros sao ums chungas, e a nossa superioridade é tao evidente que havemos de conseguir os nossos objectivos…>

Alguem ainda duvida que o momento actual nao é uma crise de resultados desportivos mas sim uma crise de identidade? Isto jà nao é o Sporting, é um clube de golfistas com ar superior e sem paixao!
Precisamos de gente que sinta o clube, que chore quando empatamos em casa, que exija garra, raça e suor aos jogadores, que dé murros na mesa quando as coisas correm mal, que imponha respeito e transmita a grandeza, a beleza, a nobreza do nosso clube. O Sporting tem de voltar a ser uma familia, onde todos se conhecem, se respeitem e se batam para o mesmo objectivo: Ganhar, ganhar, ganhar.
Todos devem perceber que o nosso lema é : ESFORCO, DEDICACAO, DEVOCAO e GLORIA !!!

Agora parem um minuto e pensem: quem no nosso clube deve transmitir esses valores aos recem chegados e aos mais velhos???

JEB, Barbosa, Bento e Moutinho…pois :-\

Ou isto muda do aveso ou preparem o fato negro…

Nem uma nem outra, mais em vias de extinção!

A caminhar para dimensão igual à de Guimarães e Braga. Isto é claro e óbvio. E ao fim ao cabo, para a extinção.

Resta aos muitos sportinguistas que ainda existem (desde 2002 só passaram 7 anos - vi festa em todo o país desde a Avenida dos Aliados até Paris e não me parece que estes milhões de sportinguistas estejam todos mortos) decidirem se querem mudar a vida do clube, sabendo que o clube nada fará para que eles voltem. É uma questão desesperante que devidamente debatida, demoraria uma semana em full time a faze lo.

Está “adormecido”. Não quero acreditar que seja pior que isso. As eleições foram uma oportunidade completamente perdida. Não houve nenhuma renovação, não entrou sangue novo no Sporting. A situação do futebol é um ciclo vicioso. Os resultados não aparecem porque não há dinheiro para investir. Mas se não se investir não há resultados, logo, não há receitas. O mais dramático é não se ver uma acção de recuperação, antes um discurso para que os sócios e adeptos aceitem a situação e se habituem. Desde logo porque não interessa a quem lá está que se façam perguntas sobre porque é que o Sporting tem mais dificuldade em investir que os outros.

Há que começar por algum lado. É um dado adquirido que a questão da reestruturação financeira voltará à baila. Aceito que o grau de endividamento do clube não se pode manter, sob pena de resvalarmos definitivamente para a insignificância. Vamos ver o que vai sair dali.

E entretanto? A falta de dinheiro não explica as más contratações, nem a inacção no mercado. Se se fizer as contas de quanto o Sporting gastou com o Romagnoli, por exemplo, para depois o deixar sair de borla, estão ali alguns milhões que davam para comprar um ou dois jogadores. Fora outras “borlas”… É muito dinheiro. Dinheiro que depois não se pode investir. Entretanto a crise técnica está a desvalorizar os jogadores, para além de não se ganhar títulos. Isto assim é bater no fundo, por isso é preciso começar por algum lado. A SAD tem uma estrutura desgastada e desactualizada. MRT está claramente contrariado no Sporting, tendo apenas permanecido porque, enfim, naquele meio há toda a espécie de dependências profissionais, muitas nem sequer relacionadas com o Sporting… A saída do Paulo Bento é uma questão básica. Nada se consegue se a equipa de futebol mantiver a prestação actual. O Sporting precisa de um treinador que consiga mais com os actuais jogadores, uma vez que Bento não o consegue e não haverá grande possibilidade de investir próximamente. Um treinador que não compactue com a vontade dos empresários e que aconselhe os dirigentes, que não são grande espingarda. Mas tal pessoa custa dinheiro, pois é. O que me custa a aceitar é que continue TUDO nivelado por baixo. >:( É preciso começar por algum lado!!!

Está ligado à maquina e isso custa dinheiro, por isso, já não deve faltar muito para desligarem a maquina a bem do passivo!

Pior que um Roquetismo adormecedor…

Só um franquismo fatal seguido por um díscipulo… que não digo quem é, mas tem a cabeça branca aviso já.

Repito a questao: na era Roquetista houve alguem que teve brilho nas funçoes que exerceu?
Talvez Manolo e Duque…

Duque, Manolo, Inácio… Octávio fez um bom trabalho.

O grande problema é que os actuais dirigentes definiram como objectivos, no início da época, ganhar todas as provas nacionais e passar para lá da fase de grupos da Champions.
Ora, assim sendo, não podem agora vir com o discurso dos “oito rapazes das escolas” e do nosso “treinador baratinho e bom rapaz” para justificar as desgraças, pois esse discurso seria óptimo se os nossos objectivos tivessem sido definidos como ficar em terceiro, atrás dos dois ricos a nível nacional, e ainda conseguir também fazer umas gracinhas na Liga Europa.
Penso que o JEB tem que tomar decisões difíceis.
Como sei que ele gosta de touros, penso que vai ter que pegar o boi pelos cornos (e não é um garraiozito…).

eu nunca vi este clube ser grande… por isso é mais do mesmo, em 21 anos que tenho, ganhamos 2 campeonatos, e umas fruteiras, tenho visto o meu clube ser sempre inferiorizado nas competiçoes internacionais, lembro-me dos 4-0 de viena, dos 4-1 em leverkusen, das derrotas c o Spartak, bolonha, udinese, viking, gancerbirligi, halmstads, midtjland, partizan, rangers, cska… etc… que não sao colossos europeus… e dps é claro sempre que apanhamos uma equipa mais forte, Milan, Inter, Bayern, Manchester… vem sempre a questão da diferença de orçamentos etc… Para mim na europa o Sporting está ao nivel dum Lille ou de um Heerenveen. Dentro de portas, ganhou quase o mesmo que o Boavista. Isto claro desde que nasci.

Por isso, não considero este clube, nem morto nem adormecido, considero que está tudo normal, e no final da epoca estara tudo normal, novamente… um 3º ou 4º lugar… uma eliminação precoce das competições europeias. E os dirigentes e comunicação vao continuar a dizer que este clube é grande…

Eu tenho desgosto de ser adepto do Sporting. è triste, mas é verdade, n me identifico com este conformismo e falta de ambição, e vejo as pessoas á frente do meu clube, serem uma cambada que ousa dizer “orgulho, esforço, devoção e gloria” quando nenhuma destas palavras se adequa á realidade do clube.

O Sporting que toda a gente sente orgulho, deixou de existir há muito tempo.

Madem-me facas, paus e tiros a cabeça, mas eu não me antevejo neste sporting actual sinceramente…
Nem moribundo nem adormecido o termo ideal no meu pensamento é mais MORTO, sim meus amigos é a mais triste realidade, este não é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL clube que sempre nos fez encher de orgulho que lutava de igual para igual fossem quem fosse o nosso adversário, olhando nos olhos os colossos, correndo mais que os outros, contra as adversidades se um leão caisse rapidamente 2 ou 3 se levantavam, isto sim era o Sporting…
De há 2 anos para cá tenho ido a muitos jogos do sporting, mas já não vejo a mesma alegria de todos os adeptos como via no antigo josé de alvalade, verdade seja dita, após a era Roquete em 14 anos consegui-se dar um tiro no coração do nosso Sporting e ou muito me engano ou veremos o Sporting como muitos clubes Europeus que colocaram a carroça à frente dos bois e depois faliram…
Volto a frisar repreendam-me as vezes que quiserem, mas eu prevejo um fim a tudo isto, e poderá ser como a Fiorentina que Faliu em 2002 e teve de ir para a 3ª divisão, mas recomeçou com uma coisa que nos falta a nós + que tudo VALORES E DEDICAÇÃO…
Sim Porque este sporting não se esforça por orgulhar todo o nosso historial, nem mostram sequer respeito pelo nome SPORTING!

O Sporting que eu amei está morto!
Por assim estar, e como não entro em cemitérios, apenas entrarei deitado, deixei de frequentar Alvalade optando por não adquirir GameBox. Não ponho ali os pés! E não me está a custar nadinha, não tenho por hábito ir ver jogos de outros clubes. Dado que este sporting não é o meu, comigo este clube não conta!
Este é o clube de JEB, Paulo Bento, MRT, FSF, Roquete e todos os capachos que com eles estão alinhados. Fiquem com ele!!

:cartao:

Nem moribundo nem adormecido. Está a passar por uma fase menos boa.

E eu como sou do Sporting, quer nas fases boas e nas más, darei sempre o meu melhor para o engrandecer.

O lema é “SPORTING SEMPRE!”

:clap: :clap:

Estou de acordo,tirando o facto de não me lembrar de algumas dessas derrotas e não achar que estamos ao nível de um Lille ou de um Heerenveen.

Acho que o Sporting perdeu toda a sua identidade quando o outro estádio foi demolido,a partir desse momento nunca mais fomos a mesma equipa,o verdadeiro Sporting Clube de Portugal está completamente morto!!

Parece-me que este ano o principal objectivo da nova direcçao é conseguir mudar o modo de ver as coisas dos sportinguistas, mudar o meio cultural sportinguista.
O objectivo sera passar de uma cultura de ambiçao para uma visao de clube pura e simplesmente formador, cujo principal objectivo é formar e ter rentabilidade financeira. A procura de titulos sera assim segundaria e nao mais o principal objectivo.
Esta transiçao é dificil e demora anos, mas parece que afinal é mesmo isso que estas direcçoes têm procurado. Visto como tem andado o futebol do clube estes anos, provavelmente la chegaremos.

Ontem, no flash interview, o Paulo Bento foi bem claro, se os adeptos continuarem a criar pressao para se ganhar titulos, os jogadores vao se ir abaixo. Ele disse que os adeptos têm de entender que esta equipa é uma equipa de jovens em formaçao. Como tal ao se apioa, aceitando a nao procura de titulos, ou entao os resultados vao ser cada vez mais negativos.

Assim sendo o Sporting esta mesmo a transformar-se.
Provavelmente ja nao sera mais o que foi.
Se isso é bom ou nao, cabe a cada um de nos, sportinguistas, de o avaliar.

Quem está moribundo sou eu

O SCP que conheci, tenho a certeza já não existe… mas teimosamente o meu coração (traindo a minha cabeça) continua a amar este primo afastado do SCP.

Só desejo que a cabeça consiga vencer a luta… e rápido! a bem da minha saúde mental!

Ai Sporting…

Eu era daqueles que fazia de tudo(literalmente!) para na hora dos jogos estar lá, passava aquelas 2 horas vidrado sem pestanejar, respirar ou mover só para ver um dos maiores amores da minha vida… o meu SPORTING!. Era gajo para fazer viagens de 4 horas sozinho ao volante de um mini clubman nas malditas estadas ate Chaves para ver o meu SPORTING. Hoje em dia que mudei de casa e estou a morar na Povoa De Varzim e não sinto nem sequer a necessidade de saber quando é que eles ca vem a Vila do Conde ou quando vão ao Dragão… a desilusão e o desanimo não me deixam ter esperança em que isto mude, o clube está apatico, não respira e nem se nota esforço para tentar mudar! ninguem dá um murro na mesa! não tarda o clube morre e entra em estado de putrefacção… no meu coração o espaço para este clube cada dia que passa vai ficando reduzido, as lagrimas de outrora passaram para o sentimento de indiferença…

Estivesse o Octávio no lugar do Pedro Barbosa e de certeza que não havia bufos naquele balneário… Sim porque também é por aí que começa a derrocada…

Em minha opinião, completamente moribundo. Com os anos de insucessos milhares de Sportinguistas afastaram-se do clube, e só restam os “crentes” dos pais natais da finaça que vão roubando o resto dos tostões que ainda sobram.
Não há volta à dar, porque os poucos que ainda votam, votam iludidos pela história da carochinha das sucessivas administrações pós-roquetistas.

Muito verdade, Octávio não era um grande técnico, mas as suas capacidades de disciplina e motivação são extraordinárias.