O Sporting foi em 2008 o clube com mais vitórias (33 triunfos) em competições oficiais (nacionais e europeias) entre os três principais clubes portugueses, com 53 jogos realizados.
O FC Porto, que disputou menos jogos, foi o que apresentou a maior percentagem de vitórias (em mais de dois terços dos jogos disputados), com 31 vitórias em 45 jogos oficiais.
O Benfica e o FC Porto são, entre os três maiores clubes, as equipas com menos derrotas este ano, nove em ambos os casos, mas dois terços dos resultados negativos dos benfiquistas resultam da sua participação nas competições europeias.
Nas competições nacionais, o Benfica tem o menor número de derrotas, tanto em valor absoluto (três) como em percentagem do número de jogos disputados (8,6 por cento).
Nas competições portuguesas o Benfica tem metade das derrotas do Porto e um terço das do Sporting.
O Benfica é destacadamente o campeão dos empates, com 17 jogos oficiais disputados a terminarem sem vencedor em 2008, verificando-se que metade dos jogos realizados pelo Benfica na Liga Sagres acabaram em empate (14 em 28).
Nas competições oficiais, nacionais e europeias, o Porto marcou 86 golos e consentiu 32 no ano em curso, o Sporting conseguiu 80 golos e permitiu 39 e o Benfica obteve 67 golos e admitiu 46 na sua baliza, 17 dos quais sofridos em jogos europeus.
Considerando os três melhores marcadores de golos de cada um dos três principais clubes portugueses, verifica-se que sete dos nove são estrangeiros, com a particularidade de no FC Porto serem todos argentinos.
Os melhores marcadores foram no Benfica Cardozo (paraguaio), com 17 golos, no FC Porto Lisandro López (argentino) com 22 golos e no Sporting Liedson (brasileiro), também com 22 golos.
Os dois portugueses que constam da lista dos melhores goleadores dos três maiores clubes nacionais, são Nuno Gomes (Benfica), com sete golos, e Djaló (Sporting), com 12 golos.
In Lusa/AO Online
Vale o que vale, acho piada que nos últimos dois items, ponham em 1ºlugar os jogadores do fifica, que foram os que menos golos conseguiram. :lol:
Em 2008 ganhamos uma Taça de Portugal, uma Supertaça, atingimos a final da Taça da Liga e pela primeira vez na nossa história os oitavos de final da Champions League no modelo habitual (com 12 pontos).
Derrotamos o FC Porto 3 vezes, perdemos uma vez e empatamos outra (a derrota nos penaltis na Taça).
Já que estamos numa de estatísticas de final de ano gostaria de saber quantos golos nos foram anulados e quantos pontos perdemos injustamente por intervenção alheia.
nao vas por ai, o Sporting nao se pode queixar das arbitragens, o Sporting perde ou nao ganha por culpa propria. Nao temos equipa, enquanto nao tivermos guarda-redes, laterais, e um mais um bom finalizador, este Sporting nao da garantias a ninguem.
Para mim o dado mais importante desta estatística é que pelo segundo ano consecutivo somos o clube português com mais jogos oficiais efectuados.
Os clubes mais competitivos da Europa jogam 60 a 70 jogos por época, essa tem que ser a nossa meta.
Nos últimos anos temos vindo a habituar-nos a jogar duas vezes por semana.
O Porto já sabe lidar com essa realidade há mais de dez anos, o Sporting ainda não mas está a aprender.
Jogar ao fim de semana numa competição e a meio da semana noutra é a regra nos melhores clubes europeus e tem que ser a regra no Sporting.
Estatística é isso mesmo, estatística. E sabemos bem que com os números se podem fazer muitas coisas…
Acho que não vale a pena nem valorizar em damasia (Basta lembrar uma equipa que vai a uma final europeia, perde em penalties, ganha tantos troféus como as equipas que sairam na 1ª ronda e não deixou de não ser derrotada por ninguém…) nem desvalorizar com alguma má fé. Esse dado quer dizer alguma coisa de positivo. De certeza que mau é que não é.