Sporting finalmente está lá tudo a análise de Luís Sobral

Luís Sobral director do MaisFutebol fez uma análise da equipa do Sporting, e sobre as suas possibilidades de ser campeão. O texto é interessante e acho que vale a pena ser lido.

Sporting: finalmente, está lá tudo (análise) Luís Sobral

"O slogan desta temporada diz quase tudo: o Sporting quer ser campeão. Podia ser apenas uma coisa que se afirma por soar bem, mas não. Depois de épocas a explicar aos adeptos que ser segundo era o máximo que a equipa podia alcançar, dirigentes e treinador perceberam que o tempo de começar uma época a pensar no futuro distante terminou.

De facto, é de fim de ciclo que se trata. O Sporting viveu nas últimas épocas tempos complicados. Com menos dinheiro do que os rivais, mas com uma escola melhor, andou no segundo e terceiro mercados internacionais e aproveitou para lançar à água diversos produtos da Academia.

Sucede que o tempo passou e os miúdos que ficaram são hoje jogadores razoavelmente adultos. Os mais velhos mantiveram-se (Polga, Liedson, Derlei), as boas contratações da época anterior não saíram (Vukcevic, Izmailov, até Grimi) e, como se não bastasse, o Sporting foi comprar qualidade experiente (Rochemback, Caneira e até Postiga).

Tudo isto com uma direcção sólida, condições de trabalho e um treinador que goza de uma estabilidade invejável e conhece todo o grupo.

Assim de repente, o Sporting parece reunir as condições necessárias para chegar ao fim em primeiro. Fartura de soluções na defesa (Caneira faz bem três posições), médios fortes, experientes e versáteis, bons avançados na frente. Tudo isto com um sistema testado e oleado ao longo de duas temporadas.

Sem a desculpa de estar a plantar para o futuro, o Sporting só não terá tempo. Um mau início de temporada poderia precipitar perguntas difíceis. Pelo contrário, um arranque em grande permitiria confirmar que a aposta foi certa e empurrar a equipa. Seja como for, um ciclo terminará em Maio. Se tudo sair errado, o clube será obrigado a repensar muita coisa. Uma vitória significará que está encontrada uma base que poderá devolver o Sporting ao estatuto de equipa que realmente é capaz de ser campeã diversos anos consecutivos. Ou pelo menos lutar até ao último suspiro com os melhores.

CONCLUSÃO
Se vir um adepto do Sporting esfregar as mãos e gritar «este ano é que é» espere um pouco antes de desconfiar. Pode muito bem acontecer que seja mesmo. Está lá tudo, até o regresso da verdadeira pressão de ganhar.

MAIS
O regresso de Rochemback e Caneira. Ambos trazem liderança, no campo e no balneário, ajudando a atenuar o perfil de «equipa de miúdos» que se colou ao Sporting nos últimos anos. De resto, essa ideia é hoje em dia falsa. Um «onze» com Abel, Polga, Tonel, Caneira, Rochemback, Liedson e Derlei, por exemplo, poderá queixar-se de tudo menos de falta de maturidade. Depois, são dois jogadores que na realidade podem fazer diversas posições, de uma utilidade extrema.

MENOS
O Sporting é uma equipa, um sistema. Não há alternativa ao losango. No futebol a rotina é um bem quando funciona, um problema delicado quando o adversário conhece tudo. Paulo Bento tem sido de uma fidelidade leonina às suas ideias, refinado a máquina e procurando jogadores que sirvam aquele 4-4-2. Mais uma vez, o plantel não possui extremos, nem avançados fortes que recebam cruzamentos. Em alguns momentos no campeonato, e quase sempre na Europa, poderá ser necessário um plano «b». Existe? Outro ponto fraco: a baliza. Rui Patrício convenceu o treinador há muito tempo, mas a relação com a defesa ainda está distante do desejável. Os «leões» não podem perder pontos devido a erros do guarda-redes, como na época passada. Outra dúvida: Miguel Veloso quer mesmo ter um papel este ano?

ESTRELA
O Sporting resolveu cedo o trabalho no mercado. Depois foi apanhado de surpresa com um ataque do seu capitão. João Moutinho, a figura maior da equipa, desejou ir embora e disse-o alto. Os adeptos assobiaram-no em Alvalade, mas o episódio acabou por ser bem gerido por treinador, dirigentes e jogador. Se depois de tudo isto João Moutinho se mantiver em Alvalade mas com um pouco menos de influência até talvez não seja um mau resultado para a crise de Verão. "

Análise 5 estrelas. :clap:

Só não concordo com os aspectos negativos que tentam apontar.
É que como se viu no torneio do Guadiana existe uma táctica alternativa ao losango.

E dos jogos que fizémos creio que já deu para concluir que temos táctica para vencer equipas fortes (afinal ganhámos aos andrades), e equipas que joguem fechadas (também vencemos a Sampdória).
No entanto amanhã poderemos confirmar este último ponto com o jogo contra a Trofense.

Quanto ao Miguel Veloso, pelo que ele jogou quando entrou na Supertaça, creio que vai continuar com o papel dele.
É que tal como a época passada vamos ter muitos jogos, e todos jogadores vão ser úteis e preponderantes.

Realmente está lá tudo, até a parte de possível falhanço que a acontecer e não havendo desculpas pode provocar um autentico terramoto no Sporting.

Armas, existir sistema tactico alternativo existe, agora falar da sua eficacia e’ outro assunto… o SCP nao tem sistema alternativo que dê garantias, e isso e’ sem dúvida um grande problema contra equipes que saibam anular o nosso meio-campo, como aconteceu muitas vezes o ano passado

Mas isso é uma questão que se coloca a todas as equipas em todos os inícios de temporada.
Só após um quarto ou um terço do campeonato é que saberemos como a equipa se porta com a tactica alternativa.

Para já sabemos que conseguimos bater a Sampdória que veio jogar a Alvalade de um modo bastante fechado. Ou pelo menos com o meio campo bem povoado.

Boa análise. Mas no que à conclusão dos objectivos diz respeito, é notório que este ano lutamos pelo titulo apenas e só porque a entrada directa na Champions é só para o 1º lugar, sendo esse o objectivo principal.

:hand: Estás a esquecer o frango à Mirante que abriu o banquete, até ao 1º golo fomos uma completa nulidade e depois a coisa também não melhorou muito…

Eu só tenho uma certeza, para sermos campeões, a estrelinha da sorte vai ter de brilhar muito… poucas lesões, sorte nos jogos, concentração e atitude (contra equipas pequenas inclusive) e já agora azar dos outros candidatos :great:

Na generalidade a analise atè è boa, aproxima-se perigosamente da realidade!- Digo perigosamente, porque nao consigo deixar de notar um camoflado cinismo na apreciaçao da mesma !-Acho mesmo que este tipo de analise, è uma tentativa em embriao de colocar pressao negativa no Reino do Leao , pois , mais ou menos condiçoes, sempre tiveram todos os cronicos candidatos de serem campeoes , e nem por isso se disse que A ,B OU C era “obrigado” a se-lo com o risco que se nao fosse tava tudo mal e era preciso mudar tudo , vender a equipa toda e ir comprar outra, na minha opiniao è a essa a mensagem que està encriptada , portanto uma tentativa de uma especie de pressao que se pode tornar perigosa, para os nossos lados se as coisas nao sairem logo com os resultados positivos que todos esperamos !

há dois sistemas q o paulo bento utiliza… em alternativa ao losango.

o 3-4-2 e o 4-4-2 classico… acho q n falta nada.

Quererás dizer 3-4-3 ou 3-5-2? :smiley:

Naquele jogo contra o Nacional em que o Bueno fez o poker, viu-se que o sistema alternativo resultou na perfeição. :lol:

Mas será que é só no SCP que não existe/funciona um sistema alternativo?

O Porco sempre que joga contra nós muda o sistema e é o que se vê!

Se falha um jogador importante no Porco, Lucho e/ou Quaresma, parece que não sabem jogar à bola!

Não existem sistemas alternativos, quando se está a ganhar, defende-se o resultado, geralmente com a entrada de mais um DC, quando se está a perder arrisca-se tudo, geralmente com a subida de um DC para PL, e com a saída dos laterais. Mas se pode dar certo uma vez, o mais certo é dar falhanço quase sempre. Só Mourinho com uma caga descomunal é que conseguiu ganhar muitos jogos assim.

De resto, cada equipa tem 1 sistema de jogo, e quando não sai bem, não há receitas milagrosas nem sistemas alternativos, há sorte ou falta dela, mais nada.

Se há coisa que Mourinho desmistificou, foi que não há isso de “caga descomunal” ou “sorte ou falta dela”.

O Sporting não tem um Quaresma e baseia o seu jogo na seguranca defensiva e é por isso que necessita de um sistema alternativo, caso contrário, muitos dos jogos vão terminar em empate.

Sinceramente não diz nada que nós já não tenhamos visto escrito aqui neste fórum pelos nossos membros.

Não sabes que o papel do consultor é dizer-te o que tu já sabes?

A crónica não diz nenhuma novidade, mas sintetiza muito bem as forças e fraquezas do plantel. Luís Sobral escreve trabalhos semelhantes para Porto e Benfica, e apesar de ele não dizer isso, fica claro das suas análises que o Sporting é a equipa que tem menos problemas. Isto vale o que vale, para mim tem algum peso porque este tipo percebe de futebol e não é sportinguista, pelo que terá um visão menos apaixonada do que eu.

Para mim a maior fraqueza do Sporting é nunca ter aprendido a encarar o campeonato como o Porto. Assumir o favoritismo e atacar a liderança desde a primeira jornada para nunca mais a largar, o Sporting nunca soube lidar com o estatuto de favorito, sempre que foi espalhou-se. Espero que este ano tudo mude.

A falta de um desiquilibrador em técnica + velocidade é notória, e já venho referindo isso desde a saída do Nani. O seu lugar acabou preenchido por dois jogadores (Izmailov e Vuckcevic) que sendo bons, actuam melhor em função de determinado esquema do que realmente decidem por jogadas individuais (coisa que Nani podia fazer).

Essa ausência é portanto uma falha real, que terá de ser combatida pelo jogo de equipa. Se é normal dizer-se que as defesas ganham campeonatos (e Veigarices aparte lembremo-nos como o slb conquistou o seu último campeonato sob a batuta de Trapattoni) também é verdade que são jogadores assim (por acaso cada vez mais raros) que desbloqueiam certos jogos condenados ao empate.

Luis Sobral?
É o homem que faz uma análise positiva na ressaca de uma vitória, mas se no Sábado não ganharmos ao Trofense é capaz de virar o bico ao prego, e tudo aquilo que era bom passou a ser mau…

Em Portugal o que temos são comentadores que avaliam consoante os resultados… Para eles, uma equipa que joga bem, manda 4 bolas no ferro e empata, tem um treinador com uma avaliação táctica ao nível daquele que teve a sorte do jogo!

:clap: exactamente, estes pseudo-entendidos com este Sr. Sobral, só apenas e só ao resultado.

É curioso que digas isso porque o ambiente aqui no Forum é muito parecido. Concordo que a uma boa parte dos comentadores de futebol em Portugal são como descreves, e acrescentaria que na dúvida elogiam sempre o Porto, porque é o que ganha mais vezes, por isso é menos arriscado fazer-lhes elogios.
Mas há três comentadores portugueses que eu acho que vale a ouvir António Tadeia, António Tavares Teles e Luís Sobral, curiosamente cada um é adepto de um dos grandes.

só não concordo com a estrela, as estrelas da nossa equipa chamam-se Liedson e Vukcevic mas pronto, de resto o texto expõe de forma clara as potencialidades do Sporting 2008/2009.

E o Rocha? Não é estrela?