Sporting: Filiais e outros 'Sportings' no Mundo

:clap: Muitos Parabéns!
SPORTING ALLEZ!!

Que tenha 1 brasileiro e 3 senegaleses não me admira muito, brazucas há em todo o lado e o Senegal fica logo ali ao lado. Agora um eslovaco é de admirar.

Acredito que tenha ido passar férias e ficou por lá :twisted:

Ás tantas :lol:

Mais um Sporting que nasce, o Sporting Limburg na Holanda.

Sporting Limburg vai ser o nome do clube que nasce da fusâo entre Roda JC e Fortuna Sittard. A fusâo nâo é pacifica entre os adeptos dos 2 clubes existentes e nasce das dificuldades financeiras com as quais os 2 clubes se veem confrontados presentemente. O Fortuna Sittard, que milita na 2a divisâo, practicamente entrou em falencia e já sabe que perdera a licensa dada pela federaçâo holandesa pra poder ter futebol professional. A situaçâo do Roda JC é um pouco melhor- milita na 1a divsâo e a sua situaçâo financeira nâo é uma de dificuldades imediatas- mas as perspectivas de futuro sâo negras.

Apesar dos muitos protestos dos adeptos dos 2 clubes, as negociaçôes estâo terminadas e só faltando o parecer formal da federaçâo, Sporting Limburg será uma nova realidade dos campeonatos nacionais de futebol holandeses. Nâo percebi se vâo poder militar na 1a divisâo com a licensa do Roda JC ou se terâo que começar na 2a divisâo.

Sabes se há alguma semelhança com o Sporting, símbolo, equipamento?
Quem diria o Roda, que até às competições europeias ia, estar numa situação destas…

E o Fortuna Sittard nos anos 80 também era comum nas competições europeias.

Nâo, nâo sei esses pormenores. Os simbols actuais dos clubes nâo têm nada em comum com o nosso Sporting. Em termos de cores, o Fortuna tem amarelo-verde e o Roda amarelo-preto.

É verdade, o Roda era um clube que se batia por um lugar nas competiçôes europeias mas o Fortuna(embora com outro nome) é um dos clube mais antigos da Holanda, foi um dos primeiros a ter jogadores professionais.
Outro pormenor curiosos, tanto Roda como Fortuna sâo, enquanto clubes, tb o resultado de fusôes no passado.

Confirmo. Aliás, lembro-me de um jogo particular numa das temporadas em que tinhamos Bobby Robson, Balakov, Figo, Cherbakov, Iordanov, Paulo Sousa, Cadete etc etc etc, em que empatámos nos 90 minutos… e perdemos nos penaltis. O GR deles era o Hesp, que mais tarde foi para o Barcelona.

O Roda foi 9 vezes às competições europeias e ganhou a taça em 1997 e 2000. O Fortuna foi uma vez à Europa e um clube seu antecessor, o Fortuna 54 (que se fundiu depois com o Sittardia) ganhou a taça em 1957 e 1964.

Pelos vistos, do lado do Fortuna Sittard já é a segunda fusão… Mas também parece que na Holanda as fusões não são raras e as finanças do futebol não são famosas. Que o diga o Vitesse, que também era frequentador habitual da UEFA, construiu um estádio novo “último grito” e agora está à rasca…

eu do roda só me lembro do babangida… acho que uma vez apanharam o benfica nas competiçoes europeias e o tijani babangida fez gato dsapato do defesa esquerdo do benfica (nao sei quem era mas devia ser uma daquelas estrelas que faziam parte do plantel do benfica no reinado do artur jorge e seguintes…)

E os lampiões acabaram por passar a eliminatória. O Roda tinha o jogo ganho, mas o Hassan virou aquela porcaria. Se bem me lembro foi assim…

E os lampiões acabaram por passar a eliminatória. O Roda tinha o jogo ganho, mas o Hassan virou aquela porcaria. Se bem me lembro foi assim…
[/quote]No galinheiro da luz na 1ª mão, as galinhas ganharam 1-0 depois no 2º jogo na Holanda empataram 2-2, mas levaram um banho de futebol. Eu era puto ainda e lembro-me que eles estiveram a perder nesse jogo.
Na ronda seguinte as galinhas viriam a ser cilindradas também pelo o Bayern :mrgreen:
Só da conta do Klinsmann foram 5 golos :beer:
SL

Afinal, o Sporting Limburg acabou por morrer ainda antes de nascer.

Uma parte da divida conjunta dos 2 clubes(6,5 milhoes de euros) que se presumia ia ser coberta pela Provincia Limburgo(tipo governo local), ja nao o vai ser e impossiblita a fusao e o nascimento do novo clube. Qual o futuro dos 2 clubes eh incerto neste momento.

Vou puxar este tópico para cima só para expressar o quão feliz fiquei ao saber um pouco mais sobre o trabalho que a Filial n.º 152 desenvolve em Santa Clara, Califórnia.
Awesome :clap:

[b]Santa Clara Sporting Clube[/b]

O Santa Clara Sporting Clube, estabelecido em Santa Clara, Califórnia, foi fundado a 26 de Setembro de 1971 por um grupo de portugueses adeptos do futebol que queriam estabelecer uma equipa para competir na Peninsula Soccer League. No início dos anos 80, o clube expandiu as suas competências criando um programa de formação de jovens jogadores que rapidamente se tornou num dos mais competitivos do Norte da Califórnia e dos Estados Unidos da América.

Com mais de 450 jogadores distribuídos por 30 equipas, desde os sub-9 aos sub-18, que competem na CYSA League e US Club Soccer League, o Santa Clara Sporting Clube possui um enorme impacto no panorama do futebol norte-americano.

O Santa Clara Sporting Clube é constantemente considerado como um dos cinco melhores clubes do Norte da Califórnia e como um dos dez melhores a nível nacional. Para isso muito contribui o facto de as equipas técnicas do clube formarem alguns dos melhores jogadores de futebol, que prosseguem a sua carreira quer ao nível universitário, quer ao nível profissional, no México e Europa. Além disso, todos os anos o clube envia 60 atletas para o programa olímpico, desde o nível distrital às equipas nacionais.

Em 2003 foi lançado o Invitational Tournament, um torneio que rapidamente se tornou no mais importante ao nível do Norte da Califórnia e que junta, em 3 dias de competição, algumas das melhores equipas da região.

A vertente social é também muito importante, daí que tenha sido criado em 2008 o programa Goals-for-a-Cure que angaria fundos para auxiliar as campanhas de luta contra o cancro da mama.

O Santa Clara Sporting Clube é a Filial n.º 152 do Sporting Clube de Portugal.

[center]Santa Clara Sporting Club[/center]

Para saber mais: https://www.wikisporting.com/index.php?title=Santa Clara Sporting Clube

[mod]Resolvi juntar alguns dos tópicos sobre filiais do Sporting ou outros Sportings espalhados pelo Mundo.

A saber, este tópico contém referências ao:
https://www.wikisporting.com/index.php?title=Santa Clara Sporting Clube
Sporting Poland
Sporting Clube de Portugal | Wiki Sporting Clube da Praia
Sporting Limburg (entretanto “extinto”)

Se tiverem mais algum tópico que se possa juntar aqui, cheguem-se à frente.

Para saber mais sobre as filiais, consultem: [b]https://www.wikisporting.com/index.php?title=Categoria:Filiais[/b]
[/mod]

Até me deu vontade de ir jogar para os EUA caso eles tivesse futebol sénior… :mrgreen:

Adorei o site, os vídeos e saber que o SPORTING continua vivo fora de Portugal.

Lanço aqui o repto transmitido à https://www.wikisporting.com/index.php?title=Wiki Fórum SCP:

A campanha do https://www.wikisporting.com/index.php?title=Santa Clara Sporting Club intitulada “Goals for a Cure”, que visa angariar fundos na luta contra o canco da mama, é uma das cinco finalistas do concurso “Support Through Sport”.
Vamos todos votar na Filial n.º 152 do Sporting CP! O prémio de 500 dólares será doado à American Cancer Society!

:arrow: http://www.demosphere.com/news/support-through-sport-contest.html

Santa Clara Sporting Club (Beneficiary: American Cancer Society - Santa Clara) - Two years ago, two mothers from Santa Clara Sporting Club were diagnosed with breast cancer. One fought a hard battle and survived, and the other lost her life. The club wanted to take action and birthed our annual Goals for a Cure campaign. Each October, all our teams compete in pink Goals for a Cure uniforms to raise awareness and funds to fight breast cancer. During the past two years, we raised over $46,000 and donated the funds to the El Camino Hospital Group, which used the money to provide over 500 free mammograms to women over 40 who wanted to get screened but could not afford the treatment. One of the most important actions to fight breast cancer is to catch the disease through early mammogram screening. The first year we started wearing the pink jerseys we took a lot of flack from our opponents, especially on the boys teams. Now we are gaining respect for our efforts. Demosphere made it easy for us to publish and promote all our efforts with our [url=http://www.santaclarasporting.com/gfac/index_E.html]website[/url].

2009 Goals for a Cure