Não me vou colocar aqui com um discurso muito extenso e vou directo ao assunto:
- Seria ou não benéfico o Sporting tornar-se um clube apenas com jogadores portugueses?
Muitos dirão que isso seria o fim do clube, que seria a sua renúncia a ser competitivo em nome de um ideal que nunca foi o seu.
A minha pergunta é: consegue o Sporting ser competitivo num mercado global de futebol? E os rivais, acreditam que o conseguirão ser por muito mais tempo? Alguém acredita que clubes como Porto e Benfica são sustentáveis? Não o são, e bastará um período desportivamente negro para o tornar evidente. Não será este mercado global apenas um isco para a ruína financeira?
Há quantos anos não somos campeões apesar de tantos jogadores comprados? Quantos negócios ruinosos não fizemos em nome da competitividade? Melhor… na nossa política de compras, quantos jogadores não Portugueses foram negócios proveitosos nos últimos anos?
Nenhum.
Sermos pioneiros nesta atitude podia trazer-nos diversas vantagens:
- Colocarmos pressão nos rivais pela falta de Portugueses no seu plantel, facto que seria mal aceite pelos seus adeptos.
- Captarmos imensos adeptos que não gostam de futebol mas que se passariam a rever no ideal do clube.
- Maior investimento na formação, com melhoramento de todo o processo formativo.
- Melhoramento do Scouting em divisões inferiores, detectando precocemente talentos que poderiam ser imediatamente inseridos numa equipa B.
A minha questão final é a seguinte:
- Com a optimização real de todos estes processos, não ficaria o Sporting um clube indiscutivelmente mais forte em relação ao que é hoje? E quando digo mais forte, não o digo apenas em termos desportivos, falo igualmente em termos monetários e sociais.