Sporting - Esquema Táctico

Numa altura em que os ânimos permanecem bastante exaltados e revoltados pela última derrota da equipa, dei por mim a fazer uma análise geral ao esquema táctico e consequentes jogadores que o Sporting utiliza.

Assim sendo, propus-me a mim próprio colocar um tópico destes para quem quiser, abordar as temáticas e o que concorda ou não concorda com o sistema táctico imposto por Paulo Bento.

Em primeiro lugar, devo referir que sou um claro defensor de Paulo Bento, ao qual acho que tem feito um bom trabalho e com capacidade clara para melhorar a todos os níveis.

Abordemos então esta temática:

Na baliza, Ricardo é o dono e senhor da mesma. Salvo raras excepções ou encontros para a Taça de Portugal, teremos como sempre um Ricardo a comandar (assim espero.) os postes. Como alternativas temos o eterno Tiago (boa pré época) e o promissor Rui Patrício. Se o primeiro deverá ter algumas oportunidades, o segundo deverá passar a época em treinos com o plantel principal e jogos com os júniores.

No quarteto defensivo, parece-me que estamos todos um pouco surpreendidos com a ainda não boa forma de Abel, um lateral porque todos esperávamos uma boa temporada mas que ainda não convenceu, levando Paulo Bento a optar por Miguel Garcia (bah!) e Caneira. Na esquerda, Caneira e Ronny dividem a luta pela titularidade. Sou apologista da rotação nas laterais: entendo que deve actuar um lateral mais ofensivo e outro que não seja tanto (ex: Abel e Caneira ou Caneira e Ronny), dando primazia a um equilibrio que se deve manter nas laterais. Como centrais temos Polga e Tonel como normais líderes do sector central. O polivalente Caneira e o jovem Miguel Veloso, surgem como alternativas. A ideia de Paulo Bento e mesmo de quem o acompanha, é tentar repetir a estabilidade defensiva conseguida a época passada. Ainda não a atingimos (nem de perto nem de longe!), mas creio que estaremos preparados para tal. No entanto, é de referir que pelo menos da minha parte, a ideia de um central de nível e experiência europeia, não está esquecida.

No meio campo, parece-me que temos as maiores soluções. Começando pela zona mais defensiva do meio campo, com esta evolução e aparição mais repentina de Miguel Veloso, começam a surgir as primeiras dores de cabeça para Paulo Bento senão vejamos: Miguel Veloso tem estado super bem, a idade não lhe pesa nas responsabilidades e tem estado muito bem, Custódio é para muitos o herdeiro natural do lugar: para muitos um jogador amado, para outros odiado. Paredes foi um jogador contratado para actuar nesta posição ou como segunda via, como interior direito (já vimos que não tem resultado), mas a sua forma ainda está a anos luz de ser a melhor. Boa dor de cabeça para Paulo Bento.

No meio campo ofensivo, depois de todas as análises efectuadas e mais do que pensadas, parece-me que o trio ideal do meio campo seria:
Carlos Martins - João Moutinho - Nani. Claramente.
Se os dois últimos conseguem manter um nível mais regular, o primeiro ainda não conseguiu essa proeza, devido ao infortúnio com as lesões que tem tido.
Romagnoli depois de uma boa pré temporada, parece querer começar a decair de rendimento, sendo que nestas quatro partidas oficiais, só numa me pareceu mais regular: frente ao Boavista. É reconhecidamente um jogador com excelente capacidade técnica, um jogador com organização e magia nos pés mas o seu estado físico, impossibilita uma acção mais preponderante na equipa, o que é pena.
Temos ainda Farnerud que para muitos (como eu!), é um jogador desconhecido. De algumas fontes, surgem boas indicações, mas até agora, vemos um sueco lesionado e sem capacidade para mostrar o que vale. João Alves e Tello, surgem claramente como opções mais remotas para esta temporada, sobretudo o primeiro, se continuar com o nível da época passada. Tello será sempre útil em qualquer lado. :lol:

Na frente de ataque, quatro opções: Liedson, Yannick Djaló, Bueno e Alecsandro.
Sou um claro defensor da utilização de um avançado mais móvel e outro mais fixo, nunca dois em cunha. Neste sentido, penso que uma dupla Yannick - Liedson não é muito viável a não ser em confrontos com equipas de maior qualidade e em que o contra ataque poderá ser a chave do sucesso. Assim, como temos reparado, Liedson esta época tem surgido muito mais móvel do que a época passada, actuando num nível mais vagabundo, do que acontecia quando por exemplo jogava com Deivid em que este último actuava de maneira mais móvel e Liedson apesar da sua mobilidade, seria o avançado mais fixo. Provavelmente, daqui também se explica a pouca capacidade de concretização de Liedson até ao momento. Se Yannick é claramente um jogador rápido, móvel, com boa técnica, poderia ser um jogador muito útil numa das alas em situações ocasionais e nunca como um avançado mais fixo.
Restam duas alternativas: Carlos Bueno ou Alecsandro.
O uruguaio apenas nesta partida frente ao João Ferreira, mostrou alguma coisa, entre elas um golo falhado de baliza quase escancarada e uma boa cabeçada que poderia ter valido um grande golo. No entanto, a sua atitude, o seu esforço e sobretudo a sua raça, fazem ser um jogador muito apreciado por Paulo Bento. Sabemos que ainda está em período de adaptação, por isso qualquer tipo de análise é provisória.
Esta última afirmação também se enquadra em Alecsandro. O brasileiro deixou os adeptos com água na boca aquando de alguns minutos frente ao Nacional, mas por outro lado, a sua insuficiente aparição frente ao João Ferreira, deixaram os adeptos duvidosos. Sinceramente e daquilo que tenho visto, tenho gostado do brasileiro e acredito que se poderá tornar num jogador de utilidade imensa na equipa, devido às suas características.

Assim sendo, neste momento o onze ideal para mim (com todos a 100%) seria:

Ricardo
Abel Tonel Polga Caneira
Miguel Veloso (Paredes)
Carlos Martins João Moutinho Nani
Alecsandro Liedson.

Agora a última pergunta, quem responder afirmativamente é herói: Leram este testamento todo? Se sim, comece o debate…

Obrigado por me considerares um heroi :smiley: Li com atenção tudo o que escreveste e concordo em absoluto com tudo o que dizes,são análises muito bem pensadas mas no entanto nao concordo contigo apenas num momento quando dás como certo Carlos Martins a titular,para mim ele não é um jogador titular,no entanto visto que Romagnoli parece nao querer jogar bem na época a sério optava nele mas nao como médio ala direito mas sim como número 10.

No onze a minha unica alteração era sem duvida a passagem de Carlos Martins para atrás dos avançados e Moutinho na ala esquerda passando Nani para a direita. Já dei a minha opinião sobre o Veloso e penso que neste momento ele é titular.

A equipa que está no onze e no banco tem muita qualidade espero que Paulo Bento saberá lidar com tudo isto.

ja somos 2 herois :smiley:
quanto ao onze eu trocaria o alecsandro pelo yannick pk o alecssandro ou o bueno sao demasiado baixos para serem homens d area por isso optaria por 2 avançados moveis k s pareçem entender mt bem
E na defesa apostaria no caneira na direita e o ronny na esquerda.
Tb acho k s devia começar a tentar adaptar a equipa ao 4-3-3 mas mt suavemente pk nesta epoca o 4-4-2 e para manter mas na proxima epoca espero k haja uma revolução tactica eventualmente amenizada pela suave adaptação. Acho k seria mais benefico o 4-3-3 pk a formação no futebol portugues e feita nesse sistema (incluindo no sporting) e acho k nao s deve dispensar extremos talentosos como o caiado, paim, bruno matias e pereirinha.

ja somos 2 herois :D quanto ao onze eu trocaria o alecsandro pelo yannick pk o alecssandro ou o bueno sao demasiado baixos para serem homens d area por isso .

O bueno é normal mas considerares o Alecsandro baixo em relação ao yannick não é comprensivel. O Alecsandro nao é de todo um homem baixo milton :wink:

• um heroi :slight_smile:

c/ Tudo a 100%:
GR: Ricardo DC:Tonel+Polga DD: Abel DE: Caneira/Ronny*
MD: Nani, ME: J. Moutinho MC: Romagnoli
PL Liedson+Alecsando/Djalo*

*depende do tipo de jogo

ja somos 2 herois :D quanto ao onze eu trocaria o alecsandro pelo yannick pk o alecssandro ou o bueno sao demasiado baixos para serem homens d area por isso .

O bueno é normal mas considerares o Alecsandro baixo em relação ao yannick não é comprensivel. O Alecsandro nao é de todo um homem baixo milton :wink:

Alecsandro
Altura (Mt):1.83
Peso (Kg):81

Djaló
Altura (Mt):1.71
Peso (Kg):60

Carlos Bueno
Altura (Mt):1.78
Peso (Kg):72

Liedson
Altura (Mt):1.75
Peso (Kg):63

Bem, se 1,83 metros é ser baixo…

eu sei k ele nao e um homem baixo mas acho k 1,83 nao e suficente para marcar a diferença dentro d area. Por isso disse k prefiro um jogador movel, abdicando das bolas bombeadas para a area.
acho k chegamos mais depressa ao golo com a velocidade do yannick do que com o jogo aereo do alecsandro.

eu sei k ele nao e um homem baixo mas acho k 1,83 nao e suficente para marcar a diferença dentro d area. Por isso disse k prefiro um jogador movel, abdicando das bolas bombeadas para a area.
acho k chegamos mais depressa ao golo com a velocidade do yannick do que com o jogo aereo do alecsandro.

Oh milton tu enganast-te pois dizest que ele era um homem baixo,eu acho que 1,83 seja suficiente para fazer a diferença no jogo aéreo. Aliás nem épreciso ser alto para marcar bons golos de cabeça mas ajuda um bocado.

Outra coisa é nao concordar com a tese de bombardear bolas para a área e nesse aspecto também nunca concordei,nao resultam em nada e são autenticos passes para os adversários mas que o Alecsandro é alto nao ha duvida

Aqui está mais um herói.Concordo no geral com o que dizes,acho que Paredes e Veloso poderão disputar o lugar de médio defensivo principalmente se Custódio não evoluir.Mas a questão do meio campo é claramente na minha opinião a que está mais em aberto,Carlos Martins e Romagnoli poderão travar um duelo interessante partindo do princípio que a explosão de Nani e a regularidade de Moutinho ditarão leis.Para além destas opções temos que ter em conta Farnerud e João Alves(o que ele fez no Braga e no primeiro jogo ao serviço da selecção não pode ser esquecido).Quanto a Rodrigo Tello é sempre importante mais não seja nos cruzamentos e nas bolas paradas pois costuma ser decisivo como o canto de Alkmaar ou o cruzamento para Jardel no célebre 2 a 2 na Luz e os golos frente ao V.Guimarães em 2005 e contra o Gil Vicente em 2003/2004.
Na defesa o quarteto da 2 volta na época passada(Abel em má forma melhor que 2 Garcias)e no ataque Liedson e Djaló(se Bueno e Alecsandro não evoluirem).

eu s fosse o PB nao abdicava do Yannick em prol do alecsandro e acho k ele nao o fara, mas ele e k sabe ele e k e treinador e trabalha com eles todos os dias

Alecs devia entrar como na madeira: aos 60 minutos.

Esquema tactico:

Abel - Tonel - Polga - Caneira
Veloso
Nani Moutinho
Paredes
Liedso Yannick

Alecs devia entrar como na madeira: aos 60 minutos.

Esquema tactico:

Abel - Tonel - Polga - Caneira
Veloso
Nani Moutinho
Paredes
Liedso Yannick

Sem guarda redes ? Isso é que é confiança :smiley: :wink:

1. boas, concordo com o que foi dito mas trocava o Alecsandro pelo Yannick (neste momento). E além disso não vos parece que o Bueno jogou bem contra o Paços no pouco tempo que esteve em campo?
    ou terão sido os meus olhos? :shock:

Podiamos meter um jogador da equipa de andebol a ponta de lança por exemplo.

O Bueno entrou bem até teve as oportunidades todas pois procurou-as bem. Não sei que se passa com o instinto do Liedson, parece-me demasiado preocupado em ajudar toda a equipa e esquece-se que é a porta onde todas as jogadas procuram ir dar. Ele disse que trocava os golos pelo titulo, mas sem eles é complicado. Quem mexeu naquilo foi o Yannick. Velocidade e agilidade. Creio que com Yannick, Liedson fica mais perto da área e é aí que as mete lá dentro, não a ir ás alas!

Por isso disse k prefiro um jogador movel, abdicando das bolas bombeadas para a area. acho k chegamos mais depressa ao golo com a velocidade do yannick do que com o jogo aereo do alecsandro

Mas o papel do “homem da area” não é apenas receber jogo aereo dos flancos. Em certas situações (o sporting passa por muitas) é necessário ter alguem a prender defesas e a libertar o 2º homem. Para esse fim 1.83 e mais de 80 kgs não está assim tão mal.

Creio que com Yannick, Liedson fica mais perto da área e é aí que as mete lá dentro, não a ir ás alas

Também não percebo esta nova forma de jogar do Liedson, creio mesmo que é uma pequena critica que se pode fazer a PB, assumindo que o brasuca segue indicações tacticas.

Reparem que nestes ultimos jogos, descai toda a gente para as alas (porque os extremos não estão lá) e depois não existe ninguém na área com quem jogar.

Para que isso resultasse minimamente os medios teriam que ser mais ofensivos, como quando tinhamos figo, bala, sa ou cherba!

Por isso é que Carlos Martins como 10, ou Paredes, se impôe como urgente. Romagnoli nitidamente dá-se mal com jogos “fechados”.
Ganhávamos poder de remate e experiencia de passe.

LEmbrar que Yannick poderá arcar com as idas ás alas. O levezinho tem de ficar dentro da sua caixa mágica! :smiley:

Por isso é que Carlos Martins como 10, ou Paredes, se impôe como urgente. Romagnoli nitidamente dá-se mal com jogos "fechados". Ganhávamos poder de remate e experiencia de passe.

LEmbrar que Yannick poderá arcar com as idas ás alas. O levezinho tem de ficar dentro da sua caixa mágica! :smiley:

Paredes a número 10 ? Oh majestade mas tu ja viste o Paredes a jogar na verdadeira posição de número 10 e não achas que tanto Carlos Martins como Romagnoli sao nitidamente melhores para nao dizer mais novos a número 10 ?

O Levezinho nao tem estado no seu melhor,é nitido que as instrucções do Paulo Bento são um jogador móvel e outro na área mas com Liedson e Carlos Bueno é completamente impossivel pois o uruguaio é bastante móvel. Parece-me que quando Paulo Bento opta pela dupla Liedson e Yannick é nitidamente para explorar o contra-ataque em jogos onde é preciso aproveitar as opurtunidades de golo.

A única verdadeira alternativa para Liedson roubar adversários ou até mesmo o Alecsandro roubar alguns dando assim espaço um ao outro e isso é fundamental para o bom funcionamento de uma dupla atacante.Liedson trabalha muito,corre muito,ajuda muito mas nesta altura não marca e um avançado alimenta-se de golos e é isso que lhe é pedido a cima de tudo

O Majestade entendeu que o Paredes é nº10, nem se importava que a equipa perdesse um joguito só para ver a sua teoria, lol…

é o majestade com o paredes e o jorge gabriel com o tello!!!

jardax, também li toda a tua análise!

o que concluo é que o sporting tem um plantel que permite que paulo bento tenha diversas opções!

na defesa por exemplo, tem caneira para todas as posições, tem ronny e tello para DE, e tem abel e garcia para DD, sendo que a zona mais debilitada será a central onde conta apenas com tonel, polga e veloso!
a posição de guarda redes parece-me um problema pois não consigo confiar em tiago, e em caso de uma lesão de ricardo, não sei se patrício se aguentaria à responsabilidade…

no meio campo, as possibilidades são mais que muitas, podendo ter um meio campo de explosão (nani, martins, veloso) ou de contenção (paredes, joao alves e tello) sendo que moutinho é titular indiscutivel, e romagnoli um suplente a utilizar bastante, dependendo dos adversários e das caracteristicas especiais de cada jogo!
custódio e farnerud estarão numa segunda linha a ter em conta dependendo da evolução dos respectivos estados físicos!

no ataque, penso que a dupla mais eficaz passará por liedson e alecsandro, mas não podemos descurar a explosão de yannick e a garra de bueno que tão uteis nos podem ser contra determinadas defesas do nosso campeonato!

enfim, em jeito de conclusão só me apraz dizer, que vejo reunidas todas as condições desportivas para que possamos ir ao marquês lá para maio, resta saber de que forma conseguiremos ultrapassar as condicionantes não desportivas, que como vimos já começaram a burilar na jornada passada…

Li o “testamento” e concordo em geral com a descrição das características do plantel. Não há porém um onze ideal fixo porque, na minha opinião, há um onze ideal para cada jogo específico: características do adversário, circunstâncias psicológicas do momento e aspectos desportivos (jogo em casa ou fora; necessidade absoluta de um dado resultado ou não, etc, etc).