Com base num artigo publicado hoje pelo Record, decidi criar este tópico para acompanhar a expansão do Sporting pelo Mundo.
Neste momento temos as seguintes parcerias:
ESTADOS UNIDOS
Academia Sporting no Estado da Geórgia:
O Sporting recebe dividendos por cada jogador formado na Academia
ANGOLA:
Organização da Taça Palanquinhas Super Cuia em parceria com a Federação Angolana de Futebol na qual participam 3200 jovens.
Os custos da organização são a cargo da empresa Resfriango
Equipa vencedora estagia na Academia de Alcochete
Acordo estratégico com a Televisão Popular de Angola para um programa designado “Astro do Futuro”.
ARÁBIA SAUDITA:
Parceria com o Al Alhi válida por 3 anos
Sporting faz gestão da Academia do clube em Jeddah
Sporting recebe 1,5 milhões de euros pela consultadoria e apoio técnico na área da formação.
Academia baseada no modelo da Academia de Alcochete.
CHINA:
Polo de formação na cidade Qingdao (1 das 4 escolhidas pela Federação Chinesa para relançar o futebol no país).
2 treinadores residentes fornecem Know-how a 100 treinadores e 200 professores de educação física.
Província tem 300 escolas e 50 000 alunos interessados no projecto.
INDIA:
Parceria com a Federação Indiana de Futebol e com a empresa Wizcraft International (detentora dos estúdios de Bollywood, cujo braço desportivo é a Football One).
Esta empresa vai transmitir os jogos do Sporting B para todo o território indiano.
Sunil Chhetri chega ao SCP no contexto desta parceria.
A médio prazo há projecto para transmitir os jogos da equipa principal para a India e também para a China.
Dá muito regozijo ver o meu clube representado, por mérito próprio, por esse mundo fora. Espero, contudo, que estejamos perante parcerias criadoras de valor para o clube e para as localidades/clubes que connosco assinaram um protocolo, e não oportunidades que dentro de alguns anos cairão no esquecimento.
Esse receio, que parece que se tornou moda nos Sportinguistas mais jovens, de temer que os outros gozem com o clube por isto ou por aquilo, é realmente… ridículo.
Para começar… Simples adeptos do carnide ou dos corruptos não devem incomodar ninguém e quem se preocupar o suficiente para lhe passar cartão tem muito por onde pegar.
Acho importante potenciar a Marca Sporting pelo mundo. Temos uma escola de formação reconhecida mundialmente que pode e deve ser aproveitada para o crescimento do clube.
Acho uma excelente aposta esta em países onde o futebol não é muito seguido. :great:
Acho que deviam juntar a essa lista as outras academias/parcerias que existem, como a de Toronto e outra na África do Sul. Não sei se existem mais.
Talvez estas não tenham um objectivo tão comercial como as que foram mencionadas na reportagem do Record, mas acho que também devem ser adicionadas à lista.
a criação dum canal do clube transmitido em várias linguas portugues,ingles,hindi,mandarim iria ajudar na difusão da marca SPORTING AROUND THE SEVEN SEAS :great:
Depois de ler esse artigo e navegar um pouco pelo site, pelo que eu percebi não temos uma parceria com nenhuma academia no estado da Geórgia, o que temos é uma parceria com a associação de futebol do estado para dar formação a todos os treinadores das camadas jovens da Geórgia e para recebermos os melhores jogadores de lá provenientes para continuarem a sua formação na Academia.