Sporting e a Selecção - Sinal dos tempos

É pouco dignificante para o meu clube fazer-se representar com apenas 1 elemento (jogador feito no Boavista ) na convocatória para a selecção nacional. Espelho fiel da politica desportiva completamente errada e avulsa, praticada desde à 3 anos a esta parte.
Se é fundamental vender, comprar torna-se um exercicio cirurgico que requer reais conhecimentos. Os ultimos 3 anos são a prova dos nove da incompetência de alguns profissionais do meu/nosso clube. A Falta de capacidade financeira dá cá um jeito…

Tremenda incompetência só termos posto 7 atletas do Sporting nos sub-21 numa convocatoria de 18.

Tremenda incompetência só termos posto 7 atletas do Sporting nos sub-21 numa convocatoria de 18.

Isso e verdade e temos que nos orgulhar, mas a verdade e que dos 7 poucos terao hipoteses de jogar na equipa A

André Cativo Oliveira escreveu

Isso e verdade e temos que nos orgulhar, mas a verdade e que dos 7 poucos terao hipoteses de jogar na equipa A

Por exemplo, o Hugo Viana apesar do passe dele não pertencer ao Sporting, já esteve no Mundial 2002 e em vários jogos da Selecção A. Se voltar a jogar como antigamente, penso que terá facilidade em chegar à selecção A.
Se vão ter lugar na selecção A no futuro se verá. Só quando são jogadores excepcionais é que saltam logo para a A.
O Sporting tirando a Selecção A “domina” as convocatórias de todos os escalões, apenas o Porto nos faz frente. Acho que é uma situação coerente com a politica que o clube está a seguir. A aposta na formação.

A nossa politica é formar… para os outros, logo para dizer que a situação é coerente com a nossa politica ainda nos falta vende-los… :lol:

A resposta à observação inteligente do Schalager vao no sentido do que diz o Yapo… a questão não é se colocamos poucos ou muitos… a questão é:

porque é que me cheira que daqui a uns anos, caso esses 7 chegassem à selecção A, nenhum seria nosso? E se calhar dois ou três estariam nos rivais directos? Essa é que é a questão.

Nós fazemos para os outros comerem. Ninguém produz a qualidade que o Sporting produz, nos últimos 10 anos fomos vomitando autênticos “plantéis” de jogadores capazes de, antes de serem vendidos a bom preço, serem rentabilizados desportivamente com títulos. Mas não… temos o que temos ou seja… aproveitemos para ver os Varelas enquanto eles jogam nos sub pq quando chegam à A normalmente isso é sinónimo que já não representam o Sporting.

Elucidativo.

Aquilo que o Luis Silva refere é para mim, e já há muito tempo, um sintoma do baixo padrão de qualidade que orienta a política da SAD.

Até os lamps conseguem lá meter 5 (ainda faltam Moreira e Ricardo Rocha, e o Tiago saiu este ano). Por outro lado, no Sporting, olha-se para o plantel e não se vê quem seja capaz de lá chegar. O Rui Jorge foi convocado anos a fio por exclusão de partes, e agora até isso acabou. O Beto não será mais que o 4º melhor central português (com alguma bondade), o que não lhe garante lugar senão como último recurso. O próprio Ricardo, verdade seja dita, só sobrevive nas convocatórias graças à teimosia do Scolari, porque há muito deixou de merecer o lugar. E o resto é um deserto.

É uma situação que resulta do óbvio desaproveitamento enquanto séniores dos jovens formados no Clube, e também da falta de comparência do Sporting no mercado nacional, em particular junto dos clubes médios da Superliga, em prol de uma política de médios centro a custo zero.

Esta observação traduz a mesma filosofia que desculpa os fracassos da equipa principal glorificando os sucessos das equipas jovens.

A promessa de amanhãs que cantam já dura vai para dez anos, mas resultados práticos é que não há. O Sporting tem hoje 7 jogadores nos sub-21, como tinha 8 há três anos, ou como tinha para aí 10 na selecção olímpica de Atlanta. E no entanto, na selecção A, o número é sempre o mesmo: 1, 2, 3 no máximo (e normalmente nem foram formados no Clube).

A abundância nos sub-21 seria um sinal de esperança se, duas ou três épocas depois, tivesse sequência nos A, o que está longe de acontecer. Dos 7, talvez 2 sejam elementos de verdadeira categoria, e muito provavelmente estrear-se-ão pela selecção principal jogando por outros clubes.

Há muito que o Sporting do Projecto vive à espera de um futuro que nunca chega.

nao ha um aproveitamento desportivo das camadas de jovens do Sporting, e, por consequencia, o aproveitamento financeiro tb fica aquem das possibilidades.

temos uma politica de desenrasque, so para equilibrar resultados financeiros, mas sempre com a corda ao pescoço, e sem potenciarmos os craques que formamos.

Curioso o facto de o Luís Silva ter aberto aqui este tópico hoje…Curioso porque quando vi as últimas convocatórias dei comigo a pensar exactamente nessa questão, que também considero muito preocupante… :frowning:

A promessa de amanhãs que cantam já dura vai para dez anos, mas resultados práticos é que não há. O Sporting tem hoje 7 jogadores nos sub-21, como tinha 8 há três anos, ou como tinha para aí 10 na selecção olímpica de Atlanta. E no entanto, na selecção A, o número é sempre o mesmo: 1, 2, 3 no máximo (e normalmente nem foram formados no Clube)

Esta questão resume-se um bocado a isso. Acho mesmo que já seremos para aí uns pentacampeões dos futuros risonhos. Futuros risonhos esses que nos são prometidos um pouco à imagem daquelas cenouras colocadas em frente aos burros para estes andarem.

Não me parece preocupante tendo em conta o numero de atletas que temos nas selecções mais jovens, nomeadamente na selecção imediatamente abaixo em termos de idade, a de esperanças, além disso estas situações acontecem ciclicamente, ainda à pouco tempo o glórias não tinha lá ninguém, agora tem 5, enfim, não me parece desesperante ou coisa que se pareça! :arrow:

De um clube como o Sporting, esperava-se uma joalheria. Ao invés disso temos um entreposto de garimpo.

Daí, já algum tempo que não me entusiasma muito a “matéria prima” das camadas inferiores.

Com grande lamento, concluo também que para além da incompetência referida pelo Luís Silva, há duas “virtudes” que não posso deixar de denotar: A mentira de quem diz que A ou B não sai e A e B acabam mesmo por sair, “maldade” à parte; e a aldrabice de quem refere direitos de preferência, com a perfeita consciência de que não vão cobrir coisa nenhuma…

Pronto, está feito o desabafo.

Nunca me preocupei mto com esta estoria das “colunas da seleccao”.

Nao sinto um orgulho especial se a convocatoria da seleccao tem uma duzia ou um jogador do Sporting.

O que me interessa e mesmo que no nosso Sporting estejam jogadores que trabalhem e se esforcem pelo Clube.

Em 2000 fomos Campeoes com mto merito e assim de repente, exceptuando o Rui Jorge, nao me lembro de outro caso de convocatoria “obrigatoria”.

Depois ha os casos que, mesmo com algum passado, nao se entendem, como as convocatorias de N Gomes ou Petit so para dar estes exemplos.

Tambem nao concordo que o facto de termos meia duzia de jogadores na Sub 21 seja mto relevante… qtos deles afinal chegaremos a aproveitar?

Ainda assim e preciso notar que um dos nossos rivais (o porco) la tem tb uma enxurrada igual a nossa, alem dos que estao na principal.

Ora se e verdade que no nosso Clube se trabalha mto bem porque apostamos na formacao, que dizer entao deles que apostam com os mesmos resultados na formacao e, se calhar mais importante, no PRESENTE…

É verdadeiro e evidente que a (fraca numericamente) representação do Sporting na Selecção é o reflexo de uma política de constituição (reforço + vendas) dos sucessivos plantéis globalmente má.

Só para temperar, em relação à formação, o único jogador formado no Glórias que esteve esta Quarta-Feira em Alvalade foi… o irmão do Jorge Ribeiro. :wink:

Esta questão dos jogadores na selecção, não será muio relevante, tendo em conta que com a quantidade de estrangeiros e jogadores jovens nos planteis é normal que existam períodos com muitos e outros com poucos jogadores na selecção nacional.

O que eu estranho aqui é a forma como muitos abordam a questão da venda de alguns jovens jogadores do SCP.
Qualquer pessoa menos atenta a estes fenómenos futebolisticos, ao ler o que por aqui se escreve irá pensar que SCP deve vender uma equipa de futebol por ano.

A realidade é bastante diferente e não tenho dúvidas que muitos foristas fazem questão de empolar esta situação, num constante ataque aos dirigentes do SCP.

Em primeiro lugar, devo recordar a todos que quando do lançamento do projecto Roquette foi nos dito que era objectivo da SAD a venda de 1 a 2 jogadores por época, de forma a equilibrar financeiramente a gestão corrente do Futebol.

Eu fui daqueles que votei favoravelmente e não me sinto enganado. E afinal quem é que foi vendido, que tanto mal estar causa neste fórum:

-Simão: Na altura um excelente negócio, se não me engano 2,5 M Cts.
Não vingou, foi para os lamps, dava-nos um certo jeito mas foi um jogador que não teve a evolução que se esperava.

-Quaresma: Trocado pelo Rochemback, outro que não vingou no Barça e que hoje está no Barça. Face à sua irregularidade penso que ficamos a ganhar com o Roca.

-H.Viana: Outro que decepcionou e que voltou ao SCP.~

-C.Ronaldo: A maior venda de todos os tempos do SCP. Dentro de uns anos será um dos melhores jogadores do mundo. Está no M.United e por lá deverá ficar por muitos anos. Pelos numeros apresentados ao SCP, não tinhamos hipotese de o segurar.

Estas são de facto as promessas que sairam nos ultimos anos, ou seja, 4 jogadores, não dá 1 por época, porque outros que sairam não tinham nada para dar.

Fazer disto uma lança de arremesso contra os actuais dirigentes é esquecer aquilo que foi dito pelo mentores deste projecto e sufragado pelos sócios e principalmente esquecer, que por muito nos custe, não passamos de um dos países mais pobres da UE e essa realidade tb afecta o futebol.

A critica que faço à actual gestão desportiva do SCP, vai no sentido que o Rui referiu noutro tópico. É necessário investir em jogadores com experiência e que de facto tragam um valor acrescentado à equipa, para que dessa forma se possa potenciar o valor de outras jovens promessas do nosso plantel. O descurar desta estratégia culminou com o plantel desequilibrado que temos actualmente e que obriga a tomada de medidas já em Dezembro, em consonância com o treinador, sob pena de termos uma das piores épocas dos ultimos anos, independentemente do treinador que lá estiver.

Em primeiro lugar, devo recordar a todos que quando do lançamento do projecto Roquette foi nos dito que era objectivo da SAD a venda de 1 a 2 jogadores por época, de forma a equilibrar financeiramente a gestão corrente do Futebol.
Também nos foi dito que o objectivo era ganhar 3 em cada 5 campeonatos. Se este ano formos campeões 4 vezes, missão cumprida... :D (just kidding, não concordo com a tua visão da política de vendas, mas isso já foi debatido em milhentos tópicos do antigo fórum).
Também nos foi dito que o objectivo era ganhar 3 em cada 5 campeonatos. Se este ano formos campeões 4 vezes, missão cumprida... :D (just kidding, não concordo com a tua visão da política de vendas, mas isso já foi debatido em milhentos tópicos do antigo fórum).

É verdade que o objectivo traçado foi o que apontas-te, só que não foi dito a partir de quando. :wink:

O que eu não concordo, é o que se diz dos jogadores vendidos do SCP. Foram realmente poucos e está-se a criar uma imagem (que vendemos todas as jovens promessas) que não corresponde à verdade.
A politica de reforços é que terá de ser revista, como disse anteriormente, apesar dos constrangimentos financeiros poderem dificultar muito a tentativa de melhoria qualitativa do plantel.

No mundial de 2002 tinhamos quantos jogadores na selecção? Que conclusões positivas houve disso, para além do castigo de JVP e do atraso do início de época?

Relembro, assim “de cor”:
JVP
Barbosa
Rui Jorge
Hugo Viana
Beto
(algum dos Bentos foi? acho que não)

Olhem bem para o actual plantel do Sporting:
25 jogadores
11 são estrangeiros (5 brasucas, nigeriano, moçambicano, 2 chilenos, marfinense, romeno)
2 são GR suplentes, e como sabemos só os do FCP e SLB têm a sorte de ser convocados mesmo com esses estatudo
6 são jovens demais e ainda não se impuseram, estão na outra selecção; não se pode dizer q sejam fracos
1 já renunciou (PBarbosa) à mesma há 2 anos

Sobram:
Ricardo (está convocado)
Beto (vem de lesão; como sabemos só os jogadores do FCP e SLB vão de lesões directamente para a selecção)
Hugo (SEM COMENTÁRIOS!!!)
Rui Jorge (presença habitual, vai ficando velho)
Sá Pinto (sem comentários)

Ou seja, nós temos, em 25, apenas 11 convocáveis, 7 estão lá apesar de ser na B, os outros estão noutras selecções, ou já estiveram.

Eu não acho que tenhamos o suprasumo dos jogadores, mas não é por estes números que fico desanimado.

11 são estrangeiros (5 brasucas, nigeriano, moçambicano, 2 chilenos, marfinense, romeno)

marfinense será o camaronês Douala? :slight_smile:

A.A.

marfinense será o camaronês Douala? :slight_smile:

A.A.

É, é mesmo esse esse marfinense!
:twisted: