Este é o tópico que crio para que se discute o Sporting Clube de Portugal. O papel que nós, sócios e adeptos do Clube, livres cidadãos, sem agendas secretas nem ocultas, sem interesses que não os de servir o Clube e o engrandecer e honrar, podemos desempenhar para restabelecer a ordem natural das coisas, e ter um Clube que seja o centro e a essência do Universo Sporting, e não uma SAD que o parasita e o delapida e o vai enfraquecendo e desmantelando.
Como exemplo disso, a questão das quotizações dos associados. Sabemos que apenas 25% da quota mensal se destina ao Clube, sendo que 75% é para a SAD. Disse-nos GL, na sessão de esclarecimento aos sócios, no dia 8 de Setembro de 2011, que “o Clube não tem dinheiro para mandar cantar um cego”, utilizando uma expressão triste e infeliz. Mas se o Clube padece de escassez de recursos, porque é que a SAD se apropria dos poucos que outrora eram integralmente destinados ao Clube, quando ainda não havia as Sociedades Anónimas Desportivas a vampirizar o Sporting Clube de Portugal, e o seu passivo era exponencialmente inferior, assim como o seu Património, a todos os níveis, era muito superior?
Desse modo, o que sugiro neste tópico é que seja um centro de debate de ideias, conceitos, planos de acção, iniciativas, projectos associativos e humanos, de preferência praticáveis e realizáveis, portanto com alguma dose de pragmatismo, mas sem dispensar a utopia, o sonho, a expectativa e a esperança que caracterizam os Sportinguistas e o Sporting Clube de Portugal.
A ideia é que este tópico possa ser o palco de tudo o que pode ajudar a demonstrar aos senhores da SAD que trouxeram o Sporting a este ponto, como descreveu o presidente empossado actual, citado acima, que o maior património do Clube continuam a ser os seus sócios e adeptos, que estes sim são a sua verdadeira alma, e que eles sim, mesmo sem os meios da SAD, precisamente por não retirarem nada do Clube e sim contribuírem para a sua afirmação, grandeza e honra, podem operar transformações, podem dar amor ao Sporting, podem contribuir com o seu Sportinguismo desinteressado, podem operar pequenos milagres, sem precisarem de sucessivos projectos financeiros de milhões, e reestruturações financeiras milionárias, que pelos vistos, sempre que acontecem, e apesar das promessas, têm tendência a deixar o Clube cada vez mais empobrecido e sem património e recursos.
Eu acredito na bondade humana, na sua capacidade, e na alma Sportinguista. Eu acredito. E vocês?
Façamos deste tópico um pólo de contribuição com reflexões, ideias, soluções e formulação de propostas, projectos, planos, um ponto de partida para acções que beneficiem o Sporting, o Desporto, a cidade de Lisboa e Portugal. Que recentrem a união, a dinâmica e a vitalidade no Clube. Que promovam o livre associativismo, que possam facilitar o encontro e a troca de opiniões entre sócios, enquanto a sua sala continua a ser adiada no complexo Desportivo Alvalade XXI, como se eles fosse fossem párias dentro do seu próprio Clube, como se fossem Leões sem espaço vital nem território consagrado. Proponham, sem medos. Com vontade. Com verdade. Com garra.