Sporting capturado nas malhas do sistema

[b]Os jogos em que o Sporting era o clube para "martelar"

LEÕES CAPTURADOS NAS MALHAS DO SISTEMA[/b]

No mês em que Dias da Cunha, então presidente do Sporting, disse que o sistema estava em todo o esplendor e que o poder no futebol português tinha os rostos de Valentim Loureiro e Pinto da Costa, o Sporting hipotecou as possibilidades de ser campeão, na época de 2003/2004, ao empatar três jogos: com o FC Porto, em casa, e com o Nacional da Madeira e o Gil Vicente, fora.

O último jogo caiu nas malhas do Apito Dourado, bem como outro disputado pelo Sporting no mesmo mês, com o Moreirense, em Alvalade.

O Relatório Final da Polícia Judiciária entendeu que os jogos Sporting-Moreirense e Gil Vicente-Sporting tinham indícios de manipulação de resultados praticada pelo FC Porto, mas de tal não resultou qualquer acusação.

O mês de Fevereiro de 2004 começou com o Sporting no 2.º lugar, a 5 pontos do líder FC Porto, depois de Janeiro ter fechado com uma igualdade a uma bola entre as duas equipas, em Alvalade, no jogo da camisola rasgada. Se o Sporting tivesse ganho ficaria a 2 pontos, com 14 jornadas pela frente e os dragões a terem de ir à Luz, onde acabaram por empatar. Lucilio Baptista foi o árbitro do primeiro clássico, no qual Rochemback desperdiçou uma grande penalidade ainda na primeira parte, com os leões a reclamarem que Baía nesse lance devia ter visto o cartão vermelho e não o amarelo.

Após empatar na Madeira a três bolas, num jogo arbitrado por João Ferreira, o Sporting venceu o Moreirense por 1-0, em Alvalade, e voltou a aproximar-se do FC Porto. As intercepções telefónicas, porém, registaram factos que a PJ considerou anormais, tendo-se apurado que no dia a seguir o empresário António Araújo telefonou ao árbitro dizendo-lhe que o Moreirense se tinha queixado. Ao que Duarte respondeu que quem se queixou “devia ser maluco”. Das palavras resulta o entendimento de que até beneficiou o Moreirense. Segundo o árbitro, “os jogadores do Moreirense falharam golos que não deviam ter falhado”. No mesmo dia Araújo telefonou a Duarte a oferecer-lhe bilhetes para o FC Porto-Manchester United…

Defesa

Duarte defendeu-se afirmando que, quando disse que quem se queixou devia estar maluco, estava a referir-se às declarações do treinador Manuel Machado, para quem a arbitragem foi “à antiga portuguesa”. Na conversa entre Duarte e Araújo foi também usada a expressão “reunir o rebanho”, mas Duarte não a conseguiu explicar. Quanto aos bilhetes, disse que não foi para a zona VIP, mas para a bancada. “Nunca me foi feito qualquer pedido de favorecimento, quando muito já me foram feito pedidos para que não tivesse medo, no sentido de não me deixar influenciar pela comunicação social ou ambiente do estádio”, disse aos investigadores. Duarte afirmou também nunca ter recebido cheques, dinheiro ou transferências bancárias e que nunca lhe ofereceram prostitutas. As únicas ofertas de que tem memória são galhardetes e camisolas de jogadores.

O Ministério Público entendeu que neste caso não foi conseguido o resultado pretendido, “pois o Sporting acabou por ganhar o jogo”, embora fosse pretensão do FC Porto, através de António Araújo, que perdesse. Tal circunstância torna-se relevante porque faz diminuir a moldura penal do crime de corrupção para prisão até um ano, “tornando-o privilegiado relativamente ao crime base”.

in Pasquim II
Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
Data: Segunda-feira, 22 Outubro de 2007

Quantos casos mais de “martelar” ao longo dos anos?

E, pelos vistos, quantos desses casos não foram tidos em conta porque a equipa que era para prejudicar ganhou?

Que nojo de futebol, e ainda há trips que defendem esta pouca-vergonha.

Esses “casos” sâo normais, no nosso futebulês e o pior è que depois ainda nos acusam de queixinhas e virgens ofendidas!È um autentico nojo , e està tudo forjado para que seja sempre o mesmo a ganhar!

isto devia estar naquele tópico das teorias da conspiração… :offtopic:
por mais que seja verdade…é mais do mesmo e branqueamento constante… :-X :offtopic:

Associando com outro tópico, pergunta a Jozik o que pensa do assunto :slight_smile:

E este ano o Sporting já foi martelado outra vez no jogo das antas , tudo continua como dantes e o bimbo a rir-se de tudo e todos nas barbas da justiça.

A pouca vergonha total. E tudo a assobiar para o lado… :whistle:

É a continuação da vergonha nacional e no Ministério Publico parece que anda tudo a dormir …

Eis aqui o que o BLOGDABOLA traz hoje:

"O Record divulga hoje algumas passagens relacionadas com a investigação do processo Apito Dourado e que deixam quase a certeza de que o Sporting foi prejudicado em dois jogos na época 2003/2004 por causa da denúncia que Dias da Cunha fez na célebre entrevista a Judite de Sousa e na qual acusou Pinto da Costa e Valentim Loureiro de serem os rostos do Sistema. Os jogos em causa foram: Gil Vicente- Sporting apitado por Paulo Paraty e Sporting Moreirense apitado por Augusto Duarte.
O BdB teve acesso aos relatórios relacionados com estes jogos, feitos por quem investigava a arbitragem e que nessa altura chegavam todas as semanas ao presidente do Sporting e revela em primeira-mão algumas passagens.
Atenção: Estes relatórios foram feitos antes de se conhecer a investigação Apito Dourado e nunca foram divulgados. Para melhor os entenderem terão de ler o Record.

Como devem compreender nem todo o texto deste relatório pode ser reproduzido, mas está lá o essencial.

CONFIDENCIAL

RELATÓRIO

Do árbitro nomeado para o Gil Vicente-Sporting pode esperar-se tudo devido à imprevisibilidade do seu carácter e também capacidade técnica. Paulo Paraty é e sempre foi um árbitro que vive de (…) e encostos ao poder sujeitando-se ao mais variado tipo de (…). Já por duas vezes foi salvo por Valentim Loureiro de uma classificação escandalosa, uma delas com direito a descida, apesar de ser internacional. A primeira foi há duas épocas atrás quando foi nomeado para um jogo na Madeira e enviado um observador com a incumbência de lhe dar nota máxima para o salvar da descida e a outra foi a época passada pelos mesmos motivos.
Perante tal situação e conhecendo bem a sua personalidade, pode esperar-se tudo deste árbitro que não hesita em recorrer ao escândalo, se isso for necessário, para atingir os seus objectivos.
(…)
Para assistir Paraty, foram nomeados dois assistentes também com grandes conotações (…). Serafim Nogueira, é internacional e do Porto. (…) Tem uma grande amizade com Valentim Loureiro que já (….)O outro é Álvaro Mesquita que vive na Régua e é um dos assistentes protegidos de Sequeira Teles, um ex-dirigente do Conselho de Arbitragem que tem grandes ligações a Pinto da Costa. Foi este ex-dirigente que colou o ex-árbitro José Silvano ao FC Porto e que proporcionou aquela série de escândalos em 1992 tendo sido o árbitro obrigado a fugir para Angola.
A acrescentar a estes factos, foi ainda nomeado o observador Cândido Gouveia da Madeira, um homem de mão de António Henriques que é compadre de Pinto da Costa.
(…)
Este é um dos casos em que o Sporting vai ter de estar muito atento para evitar qualquer tipo de surpresa.
(…)

Neste relatório feito antes do jogo em causa, o seu autor avisava para a possibilidade de serem criadas situações para levarem Rui Jorge ou Beto a serem expulsos. Rui Jorge foi mesmo expulso.

Em relação ao jogo Sporting-Moreirense que foi apitado por Augusto Duarte o relatório diz o seguinte:

Relatório

Não tenho dúvidas de que há uma séria intenção de prejudicar o Sporting quando o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga nomeou Augusto Duarte, de Braga, para o jogo com o Moreirense. Se nos basearmos apenas em factos, verificamos que não existe qualquer motivo para se nomear este árbitro de Braga quando há seis jornadas atrás ele foi nomeado para o Sporting-Boavista. Depois desse jogo, Augusto Duarte fez três jogos da Liga de Honra e dois da SuperLiga, mas estes sempre com equipas de pequena dimensão. Depois, há neste momento pelo menos três árbitros internacionais que poderiam ser nomeados para este jogo: António Costa e Olegário Benquerença que nunca fizeram o Moreirense e Duarte Gomes que nunca fez o Sporting e apitou o Moreirense-Porto na 11ª jornada. Para além destes, temos ainda o Pedro Henriques que nunca apitou o Sporting e apitou só uma vês o Moreirense. Mas, há ainda outros árbitros que também poderiam caber neste jogo, mas Luís Guilherme deu preferência a um homem do apito que esta época tem estado arredado dos grandes jogos.
(…)
Toda agente que conhece por dentro a arbitragem sabe que Augusto Duarte é um árbitro de fretes e por isso é que é nomeado somente para jogos estratégicos. Nada melhor para o FC Porto, que ir à Luz com o Sporting a 10 pontos de distância.
Eu sei porque já testemunhei, que Augusto Duarte tem grandes amizades nas Antas. Ele é convidado VIP para os jogos disputados no Estádio do FCPorto e nunca mostrou vergonha de se sentar no camarote.Também sei que (…). Sei ainda que tendo o seu pai no Conselho de Arbitragem da FPF, sempre viveu de interesses e favores prestados a Pinto de Sousa e como este dirigente é grande amigo de Pinto da Costa, tudo se encaixa.
A semana passada disse que andava a estranhar as nomeações dos árbitros para os jogos do Sporting nas últimas jornadas e isso porque andava tudo muito certinho. Esta semana tudo voltou ao velho sistema e se calhar pelos motivos que mais a abaixo descrevo.
Para auxiliar Augusto Duarte foram nomeados os assistentes João Santos do Porto e Valter Oliveira de Leiria. O primeiro faz parte do tal Núcleo Francisco Guerra e está (…). O segundo é de Leiria e para além de ser mais um elemento da confiança de Pinto de Sousa que tem grandes negócios nesse Concelho, é unha com carne com João Bartolomeu que agora está de “beijo na boca” com Pinto da Costa. A juntar a tudo isto é muito estranho o facto de nenhum destes assistentes ter alguma vez feito equipa com Augusto Duarte. Só mesmo o observador é de Lisboa. Luciano Barata que é técnico de gestão não consta do role dos que estão metidos em negócios escuros.
PS: Nesta altura, Carlos Freitas e Miguel Ribeiro Teles aconselhavam Dias da Cunha a não denunciar os factos porque isso poderia prejudicar o Sporting. Parece que agora pensam de forma diferente"

Alguma duvida? Pergunto eu …

O autor do blog é o mesmo jornalista que colaborava com Dias da Cunha? Parece…

O autor do artigo exposto pelo Madeira Lion tem o seu próprio blog onde escreve regularmente e onde é conhecida a sua afeição ao azul e o seu quase ódio ao verde.

Engraçado ou não, até já teve algumas picardias através do mundo da blogosfera, com… o autor do blogdabola. Dá que pensar…

Aqui fica o blog de Eugénio Queirós, vulgarmente conhecido como Geninho: www.bolanaarea.blogspot.com

O jornalista que colaborava com DdC era o Marinho Neves (autor do Golpe de Estádio, obra ímpar e obrigatória sobre a corrupção no futebol português), quanto ao autor do blog especula-se muito que seja o mesmo pois foi corrido de Alvalade pelos actuais dirigentes e daí as suas constantes acusações a Freitas e Soares Franco, uma incógnita portanto.

Incógnita? para quem quer perceber algumas coisas é uma boa opção.

Tenho de ver se está disponível no seu blog alguma coisa sobre a venda de património não-desportivo.

Uma coisa positiva que podemos tirar desta notícia é que finalmente o Correio da Manhã perdeu o exclusivo das notícias bombásticas sobre o “circobol” português e os pasquins desportivos começam a deitar cá para fora algumas verdades.

Da parte do Sporting, claro, convém não fazer muito alarido e manter a postura de gatinho, para ninguém se zangar connosco.

O Gilherme Aguiar perdeu a compostura defendendo Pinto da Costa esta noite :lol:

falaram desta noticia ? conta la em pormenor, nao vi o programa >:(

O Borges perguntou aos 3 se iam ver o filme do lamp Botelho. Aguiar, como bom trip, disse que não ia ver porque o argumento não tinha qualidade ( :slight_smile: ), só que depois “entrou em parafuso” e começou a dizer aquilo que já estamos fartos de ler e ouvir: Pinto da Costa pode ter cometido erros mas ninguém, em Portugal, é melhor do que ele e que a Liga dos Campeões e a Taça UEFA não foram ganhas com influências. Os outros três calados a ouvir aquilo.

O que Aguiar (e todo trip) gosta de esquecer é que devido aos sucessivos títulos internos conquistados graças ao que todos sabemos foram ganhando dinheiro para investir em jogadores e experiência para jogar em qualquer lado. Depois, é bom uma equipa entrar em campo e saber que “a coisa está feita por outro lado” e assim gerir o esforço e a pressão.

Como disse no outro fórum que bem conheces, se Pinto da Costa fosse inocente a defesa não estava a tentar apagar as escutas telefónicas. Isto também é esquecido pelos adeptos desse clube.

O nosso Dias Ferreira está em Roma e soube responder bem às bocas originadas pela vergonha do Restelo e ao suposto castigo do Estojo.

Uma época vergonhosa a nivel de arbitragem, começou com um jogo em Coimbra com a Académica, onde já nos descontos anulam um golo limpo ao Sporting.

Outra época de roubalheira foi no ano com Fernando Santos, contra o Moreirense e Boabosta são os que me recordo mais, para levar o “pequeno mouro” ao titulo.

Isto vai cair tudo em saco roto, querem ver Loureiros, Pinto da Costa, P.Sousa e associados a responder por isto?
Só acaba quando o futebol português levar uma vassorada em todos os clubes, o nosso também levava, para tirar no minimo 3 meninos de lá de dentro.