Bom.
Calmo agora confesso que cheguei ao intervalo com vontade REAL de invadir o campo e gritar nas orelhas de Bento e de Barbosa face a tamanha incompetência demonstrada hoje.
E que incompetência?
1º - A história dos equipamentos - Mal vi entrarem as equipas não acreditei no que estava a ver. Foi logo uma chuva de SMS para vários destinatários, alguns deles do fórum.
Como é possível que tenhamos um director desportivo e um treinador pagos para acautelar estas coisas e que o Sporting tenha desperdiçado 45m que muita falta lhe podiam ter feito nos quais, ao nervosismo natural da estreia, aos erros tácticos referidos mais à frente, se juntou a total falta de competência de não acautelar os interesses do Sporting na questão dos equipamentos?
Eu estava possesso, fartei-me de berrar relativamente à questão dos equipamentos, foi notório o problema de cada vez que um jogador queria fazer um passe longo ou em momentos de aperto em que era preciso decisões rápidas e a confusão era por demais evidente nos jogadores.
Estes erros não têm perdão. Barbosa (ou o responsável específico da sua equipa por isto) é um incompetente.
A segunda parte confirmou o que eu disse e quando as equipas entraram ficou tudo a olhar para mim como quem diz (o maluco que estava a espumar tinha razão).
2 - Os erros tácticos.
Que técnicos de bancada (como eu) elegam meios campos em fóruns onde colocam carlos martins e romagnoli na mesma equipa percebe-se, afinal por alguma razão estamos aqui e não no mundo do futebol. Agora que Paulo Bento faça essa asneira e quase nos faça perder pontos com isso já não se aceita.
Só uma besta quadrada ainda não percebeu que Romagnoli e Martins, cada um no seu estilo e à sua maneira têm duas coisas em comum:
a) são “fazedores de jogo”. Um rompendo o o outro circulando, ambos tentam construir jogo ofensivo no seu estilo. São jogadores que têm de receber a bola com muita frequência, ou as equipas onde estão não produzem.
b) não duram 90 minutos (embora o roma hoje tenha impressionado nesse capitulo)
Sendo assim entre Roma e Martins não existe compatibilidade. Existe anulação. Os dois em campo anulam-se, mesmo procurando o seu objectivo de forma diferente.
Além de se anularem anulam também o fim de jogo, pois estoirando os dois bem cedo criam um problema de inexistente alternativa.
Agora o jogo:
A primeira parte foi um jogo de 3ª divisão pelos factores já referidos: nervoso, equipamentos e opções. O Boavista viveu semelhantes problemas com a questão específica dos equipamentos mas jogando um futebol mais curto lá conseguiu meter um golo e deixar-nos histéricos.
Na segunda parte tudo foi diferente e Bento acabou por remendar relativamente bem (mas com riscos desnecessários caso tivesse trabalhado em condições desde o início) as trapalhadas do início. Custódio era uma unidade a menos (e não foi só neste jogo) e Moutinho vez bem o lugar (mas paredes tem de voltar com urgência e já agora chamem zezinando). Nani mostrou porque tem de ser titular, está menos agarrado à bola, mais maduro e muito mais determinante, é o jogador ideal para um dos vértices laterais do meio campo.
Deivid entrou muito bem, à jogo do centenário. Acabou o jogo mais ao seu nível de sempre, desperdiçando duas boas jogadas por mera estupidez e lenta reacção. Merecia no entanto que o Sporting tivesse gerido a sua quase certa saída com profissionalismo, recebendo o aplauso especial no final por parte de adeptos que já deviam estar informados sobre o negócio antes do jogo, para agora não surgirem as mágoas e a desconfiança natural de quem pensará que o jogo foi determinante na venda quando isso não é verdade.
3 pontos muito importantes, o primeiro jogo é sempre bom vencer sobretudo contra equipas difíceis mas muitos alertas para o futuro.
Duvido à grande que Bento tenha percebido a incompatibilidade natural entre Roma e Martins.