A fazer uma grande temporada no V. Setúbal – 11 golos em 19 jogos –, o avançado sul-coreano Suk está bem referenciado em Alvalade, com o clube verde e branco a estar atento à condição contratual do atacante de 24 anos.
O perfil de Suk agrada à estrutura de futebol do Sporting, mas de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, os leões não estão sozinhos. Clubes portugueses e ingleses também têm o avançado sul-coreano na mira.
O bom início de época de Suk ao serviço do Vitória de Setúbal está a despertar o interesse de Sporting e FC Porto no avançado sul-coreano.
Escreve A BOLA esta terça-feira que os dois rivais têm seguido com particular atenção as exibições do jogador, terceiro melhor marcador da Liga, com nove golos, ponderando a contratação já no mercado de transferências de inverno.
O FC Porto, de resto, fez já uma primeira abordagem junto do Vitória de Setúbal, que mostrou abertura para uma negociação efetiva.
Suk tem contrato até 2018 e uma cláusula de rescisão superior a cinco milhões de euros.
Com o porco a precisar de um avançado cheira-me que vão dar tudo por tudo por ele. Por outro lado, como nós temos Slimani, Teo, Montero e Tanaka, o jogador pode achar que não terá tantas chances. É importante convencer o Vitória de Setúbal que nós somos “mais amigos deles” que os porcos, prova disso são os empréstimos de J.Mário e Rúben Semedo. Mais poderiam estar a caminho como por exemplo o Francisco Geraldes, o Luis Ribeiro (apesar de não precisarem de um gr), o Semedo por mais 1 época e quem sabe o Tobias para o ano, caso contratemos outro central. Podíamos ainda dar Dramé (que é um jogador que na nossa equipa B estagnou) e o Podence. Tudo isto são exemplos, que nos podem ajudar a estreitar relações com o Setúbal e facilitar assim a transferência do Suk, e quem sabe de outros possíveis jogadores no futuro (eles têm tido bons jogadores nos juniores), para além disso ia-nos permitir rodar jogadores que estão entre a equipa senior e a equipa B.
A juntar a tudo isto não nos podemos esquecer do facto de o Manuel Fernandes ser o “líder” do nosso departamento de Scouting e este ter boas relações com a malta de Setúbal.
O Suk é um gajo com talento e escola. Isso nota-se. Para além disso teve uma evolução do cacete esta época, já depois de ter mostrado talento aquando da sua passagem pelo Máritimo.
Agora, também confesso o meu medo para com PL’s contratados cá “dentro”.
Repito, portanto, o que disse sobre o rapaz há uns tempos atrás:
Se ele parece ter talento e características que poderiam fazer dele um avançado que fosse uma mais-valia no sistema do Sporting? Sim.
Se tivesse a possibilidade de o ir buscar num negócio vantajoso (envolvendo empréstimos e algum dinheiro), se o faria? Sim.
Se tenho a certeza que seria uma mais-valia para nós? Não.
Também sou daqueles que acredita que o destino mais provável de Suk seja os porcos.
No desespero de contratarem um avançado, abrirão com facilidade os cordões à bolsa.
Eu até gosto do Suk, embora duvide que tivesse entrada no onze principal. Isso faz com que, também ele, olhe para a opção dos corruptos com outros olhos, e um upgrade imediato na sua carreira.
Não estamos necessitados, por agora. E se a questão passar por uma salvaguarda quanto a possíveis lesões, julgo que bastaria a contratação, ou de Leo Bonnatini, ou de Rafael Martins, opções económicamente viáveis e com qualidade. Sublinho que diferentes, mas com qualidade.
Não sei se o risco da contratação tendo em conta a sobrevalorização compensará.
Por outro lado, já demos 3M pelo Teo, que tem uma margem de progressão nula e que, supostamente, viria para resolver de imediato.
O problema de comprar cá é que é raro um jogador não entrar em leilão. O Suk já dá boas indicações desde os tempos do Marítimo e gostava de o ver por cá, parece-me uma alternativa válida, mas, se bem se lembram, até o Presidente já comentou que o Suk ia parar a outro lado.
Dos clubes fora dos três grandes, é um - senão ‘o’ - dos meus avançados favoritos. Tenho esperança que os corruptos tentem alguém de maior nomeada, e no entretanto consigamos fechar o Suk e escoar alguns excedentários que lá podem evoluir e ser mais-valias.
Agora, não sei é se será barato. Duvido que aceitem menos de 2/3M por ele, não é só os corruptos que o seguem mas tb uns quantos clubes alemães.
O jj tem um central como prioridade, disso eu sei. Quanto ao Suk, é só intuição, mas sabendo que o Porto está à procura de um avançado e do histórico deste tipo de leilões, o mais provável é mesmo que não venha. Espero estar enganado.
Há uns tempos era contra. Nesta altura, sou completamente a favor. O homem evoluiu e acho que está pronto para dar o salto. Com 1,90m e aquela técnica toda? Óptima solução para o ataque.
Escrevi faz algum tempo que não via no Suk qualidade para um grande.
Continuo de pé atrás mas mais convencido, nem que seja pela sua forte evolução. Dito isto, caso haja interesse do Sporting no jogador, o Vitória opte por negociar com o porto e passe a perna ao Sporting, só há uma coisa a fazer: Rúben Semedo, tão importante como Suk no Vitória, abandona os sadinos.