Tripeiro=cidadão do Porto. Como podem ver vivo no Porto e sou Sportinguista.
Andrade=adepto do Porto.
finalmente alguém teve o bom senso de deixar isto bem claro
eu não sou do Porto mas trabalho no Porto, tenho um grande respeito e carinho pelas pessoas do Norte (apesar do sotaque irritante e do aspecto sombrio da cidade) e não sou pior sportinguista por isso…
acima de tudo não gosto de misturar as coisas, e achei piada ao critério que achaste para separar cidadão do Porto de adepto do FCP. Apesar de ser um critério duvidoso, parece-me mais adequado, até porque a expressão “tripeiro”, a meu ver, não tem uma conotação negativa, antes pelo contrário (ide ver os livros de história).
Por isso, a partir de agora, adeptos do FCP serão, para mim, Andrades e não tripeiros. :lol:
Passado o medo que tive do SCP ser humilhado pelo Bayern, acho que o jogo de quarta-feira, apesar de fisicamente ter sido muito desgastante, permitiu aos jogadores do SCP e a todos os sportinguistas perceber que esta equipa tem futebol e vontade suficientes para levar de vencida este porco.
Prevejo uma grande noite em Alvalade, agora sim com uns bons 40 mil nas bancadas, e um ambiente infernal, que espero que culmine com uma vitória do SCP por 2x0 com golos de Tello de falta e Liedson num remate do meio da rua após falha de Pepe.
A minha equipa:
Ricardo,
Abel,Polga,Tonel, Caneira
M.Veloso,J.Moutinho, Nani,Tello
Liedso e Alecssandro
Dentro desta perspectiva fica então subjacente que aí uns 90% dos tripeiros são andrades, não? :wink:
Estas a esquecer os que são do Benfica (infelizmente são mesmo muitos) e os que não gostam de bola (que costumam ser do Benfica). Entre os que gostam diria que a distribuição em percentagem FCP-SLB-SCP-outros no Porto é para aí 50-35-10-5. A julgar pelos que conheço, os Sportinguistas do Porto são poucos, mas bons.
É um dos símbolos da ascensão do FC Porto a partir do final dos anos 70 terem deixado de ser conhecidos por “Andrades” - alcunha criada pelos adeptos e membros dos outros clubes da cidade - e passarem a ser chamados de “Tripeiros” - alcunha que se refere a cidade inteira e não é pejorativa. Um bocado como se deixássemos de chamar “lampiões” aos nossos queridos vizinhos e passássemos a chamar-lhes “corvos” ou qualquer outro coisa associada com a cidade inteira de Lisboa.
Fazendo fé nas percentagens que referes, fico surpreso por saber que apenas 50% dos tripeiros sejam do Porto. :shock:
Mais surpreso fica ainda com a percentagem atribuída ao benfas. :shock: :shock:
Quanto aos do Sporting, também não coloco em causa os 10%, mas tomo a liberdade de confirmar o termo qualitativo que utilizas e digo mais, trata-se de um termo que se estende até “pra cá do Marão”.
Para não fugir ao tópico, apenas digo que jogue quem jogar, no Domingo vou saborear umas belas “tripas à moda do Porto”. 8)
O jogi com os porcos,vai ser muito importante como todos sabem,pois está em causa o primeiro lugar na liga,penso que neste aspecto o porto tem vantagem,pois tem mais 24 horas de descanso que nós e tiveram um jogo menos desgastante que o nosso. Será bastante complicado, cortar a linha de ataque ao porto, mas penso que será sempre possivel pois temos bons jogadores,uma excelente defesa e temos apenas um extra de não poderem jogar com o Andercson.
Posto isto,penso que será a perfeita altura de dar-mos a conhecer o nosso melhor futebol e ganharmos, passando assim para a liderança e colocando uma pressão enorme no porto pois se perder connosco já não pode perder com o benfas,pois poderiamos ficar com 6 pontos de avanço sobre eles.
Apostava nesta equipa inicial:
Ricardo
Abel Tonel Polga Caneira
Paredes
Nani João Moutinho
C.Martins
Djalo Liedson
A percentagem de 90% nada mais é do que uma estimativa, a qual, confesso, pode pecar por excesso, mas serve para acentuar a ideia de que a maior percentegem de andrades está no Porto, assim como a de chineses está na china.
Estou confiante mas é uma partida bastante dificil, algo que mesmo com a ausência da maior referência do adversário, não tornam as coisas mais fáceis.
Acredito numa partida idêntica às que aconteceram na época passada mas tambem tenho fé que o ascendente seja todo nosso e teremos que lutar por isso. Neste sentido e olhando às condições, caracteristicas e momentos de forma dos jogadores das duas equipas, escolheria o seguinte onze:
Ricardo
Abel Tonel Polga Caneira
Paredes
Carlos Martins João Moutinho Tello
Liedson Alecsandro