Sporting é a equipa mais portuguesa e mais jovem

O Sporting terá hoje como teve nos últimos anos a equipa mais nacional e mais jovem de todos os clubes europeus de topo.

Parece-me que dá um potencial interessante de utilização em marketing para o mercado nacional e também internacional.

Por exemplo, para captar jovens adeptos e ganhar na simpatia da maioria dos portugueses e até de estrangeiros amantes de futebol.

Hoje em dia iniciar - e ganhar - um jogo difícil como o de ontem com 10 jogadores portugueses e fazer jogar oito jovens da formação é heróico.

Mas não me lembro de nenhuma inciativa a nível de comunicação ou marketing que tenha explorado este filão.

Quando forem Campeões têm direito a ser notícia. Vitórias morais é em frente ao Colombo (campeão de Inverno, maior do mundo, etc…).

:arrow:

O problema está aqui. O Sporting já não é um clube europeu de topo. A não ser que o top seja o top 100.

O Sporting iniciou o jogo de ontem com 9 jogadores portugueses + Grimi + Izmailov. Entraram depois Pereirinha, Djalo e Matias.

6 jogadores da formação no 11 titular (Patricio, Carriço, Adrien, Veloso, Moutinho e Saleiro) e entraram +2 (Pereirinha e Djalo).

Atenção que no top da UEFA estamos no 33.º Posto.

Bem acima do Top50 quanto mais do Top100.

Em 2009 terminámos no n.º20 e em 2008 no n.º21.

Temos é de ganhar jogos na Liga Europa para não ficarmos em 33.º!!

Mais nada.

Campeões de Inverno? Que eu saiba foi o Braga… mas é natural que se façam passar por tudo e mais alguma coisa, até porque a comunicação social leva-os ao colo.

Foi uma força de expressao. Era so para demosntrar que os orcs e que ficam contentes com coisas que nao interessam para nada tais como ser campeao de inverno (apesar de nao terem sido)

não é para mim uma vitória moral, mas sim um grande motivo de orgulho.
por muito que se ache que temos que ter outros jogadores, estrangeiros ou não, mas com mais experiência, é sem dúvida um grande feito, pois no nosso caso as camisolas não ganham jogos,o colinho raramente tende para o nosso lado.

A minha intenção não era discutir futebol mas marketing e comunicação.

O Sporting para além de ganhar jogos de futebol tem que trabalhar em identidade, marca, etc. E isto seria uma via possível de refoço e diferenciação.

E sim, é um clube de topo da Europa. Em número de adeptos, notoriedade, história e até resultados.

Ser um sinónimo de boa formação é sempre bom e ajuda a valorizar o nosso produto. Mas isso de nada serve se não for acompanhado de perfomances desportivas a condizer.

Vender craques é fácil, mas temos de ser capazes de valorizar os segundos planos de forma a lucrar com eles.

:arrow: Nem mais, nem menos. Podemos não ser de topo mas tambem não somos nenhuma merda. Estar nos 30 primeiros da Europa é, a meu ver, bom.

Nunca tinha ouvido falar em tal coisa quando, na época transacta, em pleno Outono, se fez alarido na Comunicação Social desse “feito”. Típico…

Ainda não deu campeonatos, mas dá ORGULHO a qualquer Sportinguista, penso eu…

Carrega Sporting!!!

O facto de ser mais português não creia que seja bom. Porque no campo o que interessa são bons jogadores, não tentar descobrir se é português ou não.

Desde que comunicam em português e sejam bons jogadores, tudo bem. Se quer uma equipa toda portuguesa, tem a selecção nacional AA, Sub-23, Sub-21, Sub-19, etc.

Independentemente da falta de titulos acho que é um orgulho para todos nós.
Muita coisa tem de mudar mas isto é para manter pois o problema nunca será o “excesso” de portugueses e de juventude.

Analisando o que foram estes anos da “equipa mais portuguesa e mais jovem”, só posso considerar isto uma tragédia. Voltem os Acostas e Di Francheschis…para Pereirinhas e Adriens há os Fátimas desta vida!

Esta conversa de mais portugueses e mais jovens para mim é uma treta. É como dizerem que temos uma grande formação. O que é que ganhámos com tudo isto? Títulos? Se tivessemos ganho uma Champions como o Ajax nos anos 90 com muitos jogadores da formação, ainda admitia essa conversa. Para além de €€ que ganhámos nalgumas vendas, até esse dinheiro foi aproveitado de forma muito questionável (se é que foi aproveitado…).
Estes jogadores jovens e portugueses percebem tanto do clube como qualquer algum estrangeiro. Desde que o dinheirinho esteja lá no final do mês, não há chatices e ainda se dão ao luxo de passear pelos relvados.
A FPF dá-nos algo em troca por meter muitos jogadores nas selecções? Tudo isto é só (mais uma) vitória moral…

preferia ter a mais velha e estar em 1º