Spartak Moscovo - O que podemos encontrar?

Penso que é util sabermos as principais armas que vamos encontrar neste Spartak de Moscovo. Estava a navegar pelo site da UEFA e vi que uma das principais notícias é a seguinte:

O FC Spartak Moskva, adversário do Sporting na fase de grupos da UEFA Champions League, contratou o defesa brasileiro Antônio Géder ao FC Saturn Moskovskaya.

Trocas moscovitas
O central de 28 anos muda de emblema depois de os dois clubes de Moscovo terem chegado a acordo para a transferência esta sexta-feira. Nascido em Recreio, Géder actuou cinco temporadas no CR Vasco da Gama, antes de ingressar no Saturn no iníco da campanha 2003 na Rússia, onde demonstrou ser um dos melhores jogadores na sua posição. De tal modo que muitos sugeriam que a Federação de Futebol da Rússia naturalizasse o atleta, de modo a poderem utilizá-lo na selecção. Géder era capitão de equipa no Saturn, clube pelo qual assinou três golos em 85 jogos no campeonato.

Além desta última notícia há que referir que o campeonato russo já entrou na segunda volta e o Spartak está posicionado em 2º lugar com 31 pontos (8 vitórias, 7 empates e 2 derrotas), logo atrás do seu grande rival, o CSKA que tem 34. Ambas as equipas vão-se defrontar dia 9 de Setembro, 3 dias antes da primeira jornada da LC.

Pelo que vi dos últimos resultados é uma equipa que tende a sofrer pelo menos um golo por jogo, ou seja, aparenta uma defesa não muito sólida e daí a compra de Géder.

Data Casa - Fora Resultado
21/07 - Saturn © 1-1
29/07 - Amkar (F) 3-1
05/08 - Rostov © 5-2
13/08 - Krylya Sovetov © 3-2
19/08 - Luch-Energia (F) 0-1

Quanto ao plantel apresenta excelentes valores.

Na defesa tem Martin Stranzl, defesa robusto austríaco, Martin Jiránek central de 1,89m da selecção checa e ainda Clemente Rodríguez, um lateral esquerdo de qualidade que representou a selecção argentina nos jogos olímpicos de Atenas. No lado direito penso que joga Radoslav Kovac, um defesa bastante alto para a sua posição mas goleador.

No meio-campo está na minha opinião, o grande ponto forte desta equipa. Com Sergei Covalciuc, um médio moldavo, Quincy Owusu-Abeye (muitas vezes substituído por Bistrov), um holandês muito jovem emprestado pelo Arsenal, com uma qualidade de drible e velocidade acima da média, o veterano que nos deu cabo da cabeça há uns anos Yegor Titov e ainda um tal de Mozart, um brasileiro com excelente qualidade técnica que pode dar que falar.

Este meio campo é compensado muitas vezes por jovens saídos do banco como Dmitry Torbinskiy, Alexey Rebko e principalmente Alexander Pavlenko. Há ainda o nosso conhecido Alenitchev mas que raramente ou nunca joga. Denis Boyarintchev é um veterano que também da profundidade ao plantel, sendo um extremo com qualidade técnica. Por incrível que pareça contam ainda com Maxim Kalinischenko, um jogador ucraniano que deu nas vistas no Mundial.

No ataque há o nosso conhecido e aqui já pretendido por alguns, Fernando Cavenaghi. Tem sido um pouco fustigado por lesões e esta época em 11 jogos marcou 5 golos. O veterano sérvio Mihailo Pjanovic muitas vezes é o escolhido para o lugar e tem mesmo melhor média de golos. 5 em 10 jogos. O companheiro destes dois é sempre o mesmo: o perigoso Roman Pavlyuchenko. Austenta o número 10 na camisola, tem 1,88 m e em 18 jogos tem 7 golos. O ano passado fez 12 em 26. Há ainda o quarto avançado com nome de rapariga que dá um pezinho às vezes. Nikita Bazhenov, um jovem de 21 anos que tem 2 golos em 7 jogos.

O técnico é Vladimir Fedotov.

O 11 base costuma ser este, mais coisa menos coisa.

                               Wojciech Kowalewski

Radoslav Kovac M. Stranzl M. Jiránek C. Rodríguez

V. Bistrov (Quincy) Covalciuk Titov Mozart

                  Cavenaghi (Pjanovic)      R. Pavlyuchenko

Resumindo e concluindo. Para os que ainda pensam que pode ser uma tarefa razoável vencer o Spartak… “desenganem-se”. Vamos ter que jogar ao máximo porque este Spartak está renovado, está jovem e tem muita qualidade.

Há ainda o quarto avançado com nome de rapariga que dá um pezinho às vezes. Nikita Bazhenov, um jovem de 21 anos que tem 2 golos em 7 jogos.

Nikita também é um nome masculino, cujo dono mais famoso é Krushev.

Não se admirem se o Spartak passar o grupo, ja tinha dito no topico sobre o sorteio que este Spartak tem um lote de excelentes jogadores, nao esquecer também que ja estao com varias jornadas de campeonato feitas.

Mais ainda, Titov ja nao e o mesmo da dupla com “Sheva” no Kiev, a idade nao perdoa, mas ainda é um jogador temivel, junto com Cavenaghi são simplesmente um perigo publico.

A fraqueza desta equipa esta sobretudo na defesa e nas faixas laterais.

A defesa apesar de muito alta e robusta é dura de rins e tanto os laterais como os extremos defendem pouco e atacam muito, esta é a única equipa que o SCP deve assumir uma posiçao mais de expectativa e jogar em contragolpe, contra Inter e Bayern tem que ser para cima deles e muita fé…

O Titov fez dupla com o Shevchenko? Acho que não. Ele sempre jogou no Spartak e o Shev no Kiev. Quem fazia alta dupla com o Andriy era o Rebrov. Quanto ao Titov, apesar da idade continua em excelente forma, tendo já 5 golos em 19 jogos o que para um médio de 30 anos não é nada mau.

Tens toda a razão e confundi totalmente os dois, ainda que a posição seja virtualmente a mesma, mas que se ha de fazer, cometo este erro desde sempre :oops:

Titov foi talvez o jogador que vi em Alvalade a desgraçar mais a nossa equipa. Naquele jogo da Champions em que perdemos 0-3 ele fez o que quis. Espero que o Titov que se apresente em Alvalade não seja o de 2000.