O sorteio das competições profissionais (Liga, Liga 2 e Taça da Liga) está marcado para 7 de julho, anunciou esta quarta-feira a Liga de Clubes.
A cerimónia será realizada no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, a partir das 18.30 horas.
Na ocasião serão também entregues os prémios oficiais da Liga 2017 e a revelação da cidade anfitriã da «final four» da Taça da Liga.
Condicionantes do sorteio da Liga NOS:
As seguintes equipas não podem jogar entre si, nas duas primeiras jornadas: SL Benfica, FC Porto e Sporting CP;
As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora na mesma jornada (i.e. se uma joga em caso, a outra terá que jogar fora): SL Benfica e Sporting CP; FC Porto e Boavista FC; SC Braga e Vitória SC;
Os jogos entre SL Benfica, FC Porto e Sporting CP não podem acontecer em jornadas consecutivas;
SL Benfica, FC Porto e Sporting CP não poderão jogar dois jogos entre si em casa na primeira metade do campeonato (e.i. se o SL Benfica joga em caso com o FC Porto, terá que jogar fora com o Sporting CP na mesma metade);
Nenhuma equipa pode ter dois jogos consecutivos contra o SL Benfica, FC Porto ou Sporting CP;
Nas duas primeiras jornadas, as equipas que participam na SuperTaça (SL Benfica e Vitória SC) não podem jogar com a equipa que joga o playoff da Liga dos Campeões (Sporting CP);
Na terceira jornada, a equipa que jogar o playoff da Liga dos Campeões (Sporting CP) não pode jogar com as equipas que irão jogar o playoff da Liga Europa (SC Braga e Marítimo);
A segunda metade da competição será um espelho da primeira;
Evitar, na medida do possível, que uma equipa jogue duas vezes seguidas em casa ou fora.
18H00 Sporttv+
Com a sorte do Sporting, apanha logo o carnide à 3ª jornada antes do playoff!
“Nenhuma equipa pode ter dois jogos consecutivos contra o SL Benfica, FC Porto ou Sporting CP;”
Tenho ideia que esta regra já existe há alguns anos, e isto nao quer dizer que uma equipa não pode jogar contra o Sporting depois ter jogado contra o fifica ou porco? (e vice-versa).
É que tenho ideia que isso nem sempre se verifica e tem havido casos em que jogaram contra as galinhas e depois contra nós.
A unica condicionante que achava bem, é quem joga as qualificações não poder apanhar um grande, nas jornadas imediatamente antes e depois! Especialmente para os não grandes!
Havia sempre uma equipa que jogava quase sempre contra «a deixa» (ou seja, com quem jogou) doutra. Por isso quem defrontava um dos «3 grandes», podia perfeitamente defrontar o outro logo a seguir.
Lembro-me bem da orcalhada jogar, em mais que uma época, contra «a deixa» do Sporting ou do FCP.
A regra até trás alguma justiça, dados que os «3 grandes» são protegidíssimos.
Não acho o sorteio mal condicionado, sou até a favor de os jogos entre representantes portugueses nas competições europeias serem espaçados por um período entre 4 a 6 jornadas.
O problema é que por “sorte” o SL Beneficia tem sempre calendários magníficos sem idas a Braga e Guimarães em alturas cruciais.