Pote 1: Real Madrid, Bayern, Chelsea, Juventus, Benfica, Mónaco, Spartak e Shakhtar;
Pote 2: Barcelona, Atlético de Madrid, PSG, Dortmund, Sevilha, Manchester City, FC Porto e Manchester United;
Pote 3: Nápoles, Tottenham, Basileia, Olympiacos, Anderlecht, Liverpool, Roma e Besiktas;
Pote 4: Celtic, CSKA Moscovo, Sporting, APOEL, Feyenoord, Maribor, Qarabag e RB Leipzig.
Benfica e o FC Porto, colocados respeitvamente nos potes 1 e 2, vão evitar alguns dos adversários mais poderosos no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Sporting, no pote 4, está mais exposto.
Com estatuto de cabeça de série no sorteio que se realiza na quinta-feira, no Mónaco (17h00), o Benfica sabe que não se vai cruzar com o Real Madrid, detentor do título, o Bayern de Munique, a Juventus, o Chelsea o Mónaco, campeões espanhol, alemão, italiano, inglês e francês, que poderão tocar a FC Porto e Sporting.
O FC Porto evita, por seu turno, confrontos com os gigantes do pote 2. Deste, os espanhóis do Barcelona e do Atlético de Madrid, o Paris Saint-Germain, os alemães do Dortmund e as duas equipas de Manchester, o City e o United de José Mourinho, são hipotéticos adversários do tetracampeão português e dos leões.
No pote 3, os italianos Nápoles e Roma e os ingleses Tottenham e Liverpool apresentam-se como as equipas teoricamente mais fortes e mais indesejavéis para os três clubes portugueses.
Juntamente com o Sporting no pote 4, a completar o lote de 32 equipas que vão disputar a fase de grupos, estão o Celtic, o CSKA de Moscovo ou o Feyenoord, entre outros.