Sondagem e Discussão - Presidenciais 2011

Deixo aqui este tópico para servir como sondagem mas também local de discussão das Presidenciais 2011! Podem votar mesmo que ainda não tenham 18 anos, é só mesmo para se saber a preferência :great:

Candidatos:

Cavaco Silva – actual Presidente da República desde 2006, apoiado pelo Partido Social Democrata, pelo CDS – Partido Popular e pelo Movimento Esperança Portugal

Manuel Alegre – candidato apoiado pelo Partido Socialista, pelo Bloco de Esquerda e pelo Partido Democrático do Atlântico

Fernando Nobre – candidato independente e presidente da AMI

Francisco Lopes – candidato apoiado pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista “Os Verdes”

José Manuel Coelho – candidato apoiado pelo Partido da Nova Democracia

Luís Botelho Ribeiro - candidato do Partido Pró-Vida (PPV)

Defensor de Moura – candidato independente, membro do Partido Socialista

José Pinto Coelho, candidato do Partido Nacional Renovador (PNR)

Manuel João Vieira - músico pré-candidato que ainda procura reunir as 7500 assinaturas

[size=14pt][b]Nobre é o candidato a Belém com mais amigos no Facebook[/b][/size]16 Novembro

O presidente da AMI Fernando Nobre é o candidato a Belém com mais amigos na rede social Facebook, com quase 26 mil pessoas que “gostam” da sua candidatura.

A candidatura de Cavaco silva é a que se segue, com cerca de 15 mil amigos. Já alegre conta com mais de cino mil amigos.

Dos outros candidatos presentes na rede social, Defensor de Moura, deputado socialista e ex-autarca de Viana do Castelo, tem quase 1.500 amigos. Já o vocalista dos Ena pá 200 Manuel João Vieira reúne mais de sete mil amigos, mas o seu processo de candidatura nunca foi aprovado.

[size=14pt][b]Sondagem a 31 de Julho de 2010[/b][/size]

O Presidente da República ainda não anunciou a sua recandidatura, mas se as eleições presidenciais fossem hoje, Cavaco Silva venceria à primeira volta. O actual presidente seria eleito pelos portugueses com 67 por cento dos votos, contra 20 por cento de Manuel Alegre, o segundo candidato com mais intenções de votos.
A sondagem realizada pela TSF/Diário Económico revela ainda um elevado número de indecisos, com 40 por cento do universo de inquiridos ainda sem uma escolha definida para as presidenciais de 2011.
O médico Fernando Nobre recebe dez por cento dos votos e o antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo Defensor de Moura recolhe 0,7 por cento, segundo esta sondagem.

Sondagem a 26 de Novembro de 2010

Segundo uma sondagem realizada pela Eurosondagem, revelada esta sexta-feira, se as eleições presidenciais se realizassem hoje, Cavaco Silva seria reeleito Presidente da República logo à primeira volta, com 57% dos votos.

Tendo em conta os números revelados em Outubro, o actual Presidente da República subiu 2,1 pontos percentuais, enquanto Manuel Alegre volta a cair, desta feita um ponto percentual. Segundo a sondagem hoje divulgada, o candidato socialista obteria 32% dos votos.

Já Fernando Nobre cai igualmente um ponto percentual, ficando nos 5,2% das intenções de voto, enquanto Francisco Lopes mantém os 4,8% de Outubro. Finalmente, Defensor de Moura baixa dos 1,1 para o 1% dos votos dos portugueses.

Refira-se que a sondagem hoje publicada foi realizada entre os dias 18 e 23 deste mês, junto de 2069 eleitores, com um erro máximo de 2,15% para um grau de probabilidade de 95%.

[size=14pt][b]Debates televisivos[/b][/size]

14 (Terça-feira): Fernando Nobre-Francisco Lopes (RTP)
16 (Quinta-feira): Defensor Moura-Manuel Alegre (RTP)
17 (Sexta-feira): Cavaco Silva-Fernando Nobre (SIC)
18 (Sábado): Manuel Alegre-Francisco Lopes (SIC)
21 (Terça-feira): Francisco Lopes - Cavaco Silva (TVI)
22 (Quarta-feira): Fernando Nobre- Manuel Alegre (TVI)
23 (Sexta-feira): Cavaco Silva-Defensor Moura (SIC)
27 (Segunda-feira): Defensor Moura-Fernando Nobre (RTP)
28 (Terça-feira): Defensor Moura- Francisco Lopes (TVI)
29 (Quarta-feira): Manuel Alegre-Cavaco Silva (RTP)

Presidenciais: Sondagens de acordo na reeleição de Cavaco

Quando faltam pouco menos de 48 horas para o acto eleitoral, o actual Presidente da República, Cavaco Silva, parece já com a reeleição assegurada e, ao contrário do que apelavam alguns adversários, logo à primeira volta.
Segundo as sondagens publicadas na imprensa desta sexta-feira, o actual inquilino de Belém deverá conseguir o propósito já manifestado durante a campanha de conseguir ser reeleito logo à primeira volta, e com margens significativas sobre os principais adversários.

Um estudo levado a cabo pela Universidade Católica para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, RTP e Antena 1, Cavaco deverá mesmo ser reeleito com uma margem superior às obtidas por Ramalho Eanes e Jorge Sampaio, nos segundos mandatos, reunindo, neste momento, 59% das intenções de voto. Contra apenas 22% de Manuel Alegre, 10% de Fernando Nobre, 6% de Francisco Lopes, 2% de José Manuel Coelho e 1% de Defensor Moura.

Já uma outra sondagem, encomendada pelo semanário Expresso, sentencia a vitória de Cavaco com 56,3% dos votos, surgindo o principal rival, Manuel Alegre, com 25% das preferências. Já o independente Fernando Nobre, volta a surgir na terceira posição, com 10%

Refutando as declarações de Cavaco Silva sobre a criação de um imposto extraordinário para vencimentos mais altos como alternativa aos cortes salariais, Manuel Alegre acusa o adversário de procurar uma “caça ao voto” a dois dias das eleições presidenciais.

Alegre, no Porto, diz que Cavaco mostra insegurança (Adriano Miranda)

Manuel Alegre considera que a proposta hoje avançada por Cavaco Silva, em entrevista à Rádio Renascença, configura uma “quebra de lealdade institucional”, uma vez que o Presidente da República “promulgou o Orçamento do Estado e esteve de acordo com os cortes nos vencimentos”.

Na Rádio Renascença, Cavaco Silva disse ter promulgado os cortes salariais da Função Pública porque esta medida estava prevista no Orçamento do Estado e porque quis evitar uma crise política. Acrescentou, porém, que preferia, como alternativa aos cortes, a criação de um imposto extraordinário para os ordenados mais elevados.

No final de uma arruada na rua de Santa Catarina, no Porto, Alegre reagiu às palavras de Cavaco, apontando que o seu adversário revela, com esta proposta feita no último dia da campanha eleitoral, “insegurança”. “É uma caça ao voto, eleitoralismo e populismo”, disse, recusando-se a responder às questões dos jornalistas.

Ao longo da campanha, Alegre chegou a criticar algumas das medidas de austeridade do Governo, tendo afirmado ao PÚBLICO que “não é com cortes salariais e congelamento dos rendimentos do trabalho que se consegue responder à crise”. Esta tarde, porém, não respondeu quais seriam as alternativas que poderia apresentar.

Eu para não votar em branco, voto no Manuel João Vieira. É a minha forma de manifestar o descontentamento que sinto com o actual sistema político português.

Com a situação e conjuntura actual do nosso país nenhum desses nomes me inspira muita confiança mas vou assistir aos debates para ver se consigo encontrar um candidato que de certa forma me “encha as medidas”. Se isso não acontecer vou votar na mesma mas em branco.

Votei nem quero saber disto por uma razão muito simples:

Há já alguns anos que tou apto a votar mas, nunca o fiz por não ligar patavina à cena … nem em eleições regionais nem nada.

Ps: tenho perfeita noção que é algo que deveria fazer (votar) mas enfim.

:arrow:

Bem, pelo menos nunca deste votos ao Alberto João :mrgreen: :great:
[hr]

Tenho uma preferência obviamente, embora prefira guardá-la para mim… No entanto estou curioso por ver as tendências dos sportinguistas…

Seja como for, na minha humilde opinião de gajo que pode votar desde há um ano (apesar de já o ter feito 3 vezes…) independentemente de quem escolherem, votem. Não se muda nada assobiando para o lado, e dessa forma permitimos que escolham por nós.

P.S.: pelo que li há dias, o Manuel João Vieira quase de certeza não vai conseguir as assinaturas necessárias. Há cerca de um mês tinha 2500 e ele próprio não se mostrava muito confiante.

Apesar de nas ultimas eleições ter votado no Manuel Alegre, comecei a não gostar muito do estilo dele nesta pré campanha…
Acredito que se o Manuel João Vieira conseguir reunir as assinaturas vai ser uma grande surpresa… :whistle:

Estou realmente a pensar votar nele…como dizia o tiririca…“Pior não fica…”

Tiririca - Florentina

Vou votar em Cavaco e acho que vai vencer confortavelmente.

É uma pessoa reponsável, conhecedor, com sentido de Estado, acho que desempenhou bem a suas funções em momentos complicados.

QUanto ao Manuel João Vieira na vez em que se tentou candidatar foi muito engraçado :lol: . Fica aqui o v+ideo da sua participação no Herman Sic na altura…

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=KJRs7mPxsw0&feature=related[/youtube]

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=oVNLbOtiQ5M&feature=related[/youtube]

Ainda sobre Vieira das últimas vezes que o vi na televisão não achei que tenha tanta piada como anteriormente, acho que há uns anos conseguiria um resultado melhor.

Manuel Alegre é uma contradição, o homem que foi muito critico do PS de Sócratse tendo até concorrido contra Mário Soares, que é apoiado também pelo BE, mas que neste ano tendo o apoio do PS não se pode esticar muito.
Não me parece que seja alguém que a esquerda mais ao centro goste, não me parece que seja alguém com perfil de esquerda mais radical, tem demasiados handicaps e nunca será Presidente da República.

Os restantes candidatos politicamente quase não existem.

[font=tahoma]Muito bom este post, @ 138! Acredito que não é através da abstenção que melhor manifestamos o descontentamento com os nossos politicos. Abstenção apenas significa desinteresse.
Julgo que melhor se traduz o eventual protesto, por exemplo com um voto em branco, ou com voto numa candidatura que seja de “protesto”, no estilo desta do Manel João. Alias, acho que é um pouco por aqui que o BE tem alcançado os bons resultados eleitorais.
Nas presidenciais, provavelmente votarei no Acabado Silva, mas na eminencia da sua vitória esmagadora não sei até que ponto não votarei no Manel João ou noutro qualquer (ok, pode fazer pouco sentido, mas desde miudo, quando me perguntam qual é o meu partido sempre disse que era do Sporting Clube de Portugal, e só depois do partido não-sei-quantos) :great:

Eu, como açoriano, voto Manuel Alegre, não por ele mas por ser o voto útil para tirar o Sr. Silva do poder, que esse Sr. tem um trauma com os Açores.

Nunca tem nada para dizer (não se percebe o que faz enquanto Presidente)…
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=gtYyYOyiXWk[/youtube]

Mas quando se trata dos Açores, interrompe as suas férias para fazer comunicados à nação (parecia que íamos declarar guerra a alguém), e manda tudo para o TC.

Como Presidente foi uma verdadeira nódoa, o pior que já ocupou o Palácio de Belém.

Voto em branco. Escumalha por escumalha…

Fernando Nobre.

:arrow:

Cavaco Silva.

Um pouco fora do tema, mas eu sou a favor de um sistema presidencialista. O Presidente da República é somente um fantoche e mais um albergue para tachos e gajos que nada fazem. É urgente reduzir cargos políticos.

Votarei no Vieira.

Cavaco Silva nunca na vida. Foi dos principais responsáveis pela situação actual. Anda agora com a coisa da produção nacional quando ele foi dos pioneiros a dar subsídios para as empresas que produziam acabassem. Já para não falar na agricultura, etc… Ele que vá mas é embora (só para não colocar aqui nomes feios).

O Manuel Alegre, decepcionou-me muito. E com o apoio do PS até fez com que ele se calasse e começasse a ser ovelha.

Os restantes… Bem, por muito que acredite que alguns até têm boa vontade, não me parece que tenham sequer expressão na votação.

Voto útil para mim é farsa. Já caí nessa esparrela uma vez e jurei para nunca mais.

De palhaçada corrupta estou farto. Por essa razão prefiro votar em alguém que através da paródia critique quem lá está.

Ainda não sei se em branco, se em F.Nobre ou para abarraca,r em M.J.Vieira. Nos 2 “maiores” [b]jamais!

O palhaço do Cavaco vai ser reeleito e cheira-me que nem precisa de segunda volta.

SL