Somos o Fórum do "Grupo Rentável"

Do Pasquim II

«O objectivo do Sporting é ser um grupo rentável» (Soares Franco)
O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, abordou hoje a importante Assembleia-geral «leonina» de sexta-feira e assumiu que espera que todos aceitem a alienação do património não desportivo para tornar o clube de Alvalade num «grupo rentável».

«O grande objectivo do Sporting é ser um grupo rentável e para o ser tem de ter uma descida drástica dos custos financeiros e das amortizações», afirmou Filipe Soares Franco, em declarações à TSF.

O presidente do Sporting acredita que todos vão agora aceitar a decisão de alienar o património não desportivo, levando em conta os resultado na sua eleição: «Quem votou em mim sabia que é importantíssimo alienar o património não desportivo e é com base nesse resultado eleitoral que vejo que a assembleia de amanhã corra bem e a proposta passe.»

Sobre o reforço do plantel para a próxima época, onde o Sporting vai marcar presença na Liga dos Campeões, o máximo dirigente «leonino» não confirmou a vinda de Derlei, mas admitiu que são precisos reforços: «Neste momento ainda não existe nenhuma novidade sobre Derlei ou outro jogador. A época terminou há três dias. Nós vamos renovar o plantel e devemos vender um jogador e comprar outros. É necessário calma e serenidade para preparar a próxima época.»

Se descobrir que a cor verde é menos rentável que outra qualquer, preparem-se :evil:

E eu que pensava, na minha ingenuidade, que o objectivo era ganhar títulos nas várias modalidades…

Se lhe perguntarem, até acho que diz que “sim” a isso, Coração de Leão.
Aqui o problema é que a tónica do discurso e da acção, tanto quanto nos é dado a observar, é sempre e só a da lógica financeira.Com os resultados do desvirtuar do clube que todos conhecemos.
Tanta tanta tanta conversa e os buracos têm sido mais que muitos …e titulos cada vez mais raros.
Irra :roll:

Beckzito,

FSF é como os consultores: sabe quais as palavras a utilizar para convencer o cliente a ficar com ele, desenha cenários favoráveis ao “wishful thinking” mas é completamente ignorante sobre os meios a envolver e modos de operar para atingi-los.

NOTAS

[size=9px]Eu ia parodiar a questão e dizer “não se admitem brincadeiras com os senhores administradores” mas até tenho medo de ser mal interpretado, chiça.
Para amenizar esta questão revelo que:

1- Já fui Administrador
2- Já fui consultor
2- Já desenhei cenários optimistas
3- Sim, sou ignorante confesso! ( e, também: sou ignorante, confesso!)[/size]
8)

Não percebo como se pode pedir grandes vitórias sem dinheiro. Expliquem-lá como, porque confesso que também sou ignorante.

Se lhe perguntarem, até acho que diz que "sim" a isso, Coração de Leão. Aqui o problema é que a tónica do discurso e da acção, tanto quanto nos é dado a observar, é sempre e só a da lógica financeira.

Daí o meu comentário, caro homónimo! (Já é a 2ª vez hoje :smiley: )

Dois posts num dia, Beckzito?!? Finalmente o regresso? :wink:

[i]Não percebo como se pode pedir grandes vitórias sem dinheiro. Expliquem-lá como, porque confesso que também sou ignorante.[/i]

Respondendo à tua questão, de ignorante para ignorante :wink: :

1 - Não percebo o teor da questão que levantas à luz do enquadramento do que está a ser discutido
2 - Desconheço qual o teu conceito de grandes vitórias. Assim como o de dinheiro que está associado na tua frase, nem vejo ninguém por aqui clamando por “grandes vitórias” . Daí que:
3 - Muitos de nós peçam apenas o proporcionalmente possível e razoável face aos budgets disponíveis. Que cada vez são menores (consequência) e mais mal geridos (acção).
4 - Pipinho não fala, no discurso transcrito, em como conseguir vitórias. Apenas afirma que quer ter um grupo rentável, seja lá isso o que for para ele.
4 - O Sporting, na pele de todos nós, deu 10 anos à sua iluminada gestão para elaborar um plano desportivo suficientemente sólido e autónomo das voltas da “sorte” que, ele sim, deveria responder à tua questão
*.

NOTAS

(*) Uma vitória num campeonato nacional de vez em quando (a frequência varia conforme o padrão de exigência de cada um), uma boa prestação nas competições europeias em que estivermos envolvidos, e, porque não?, bons espectáculos de futebol com uma frequência razoável, parece-te bem?

(**) Com valores formados na Academia, com a preservação - pelo menos mais dilatada no tempo - dos seus maiores talentos e outras coisinhas mais. Para detalhes consulta sff os milhões de posts deste Forum sobre este assunto.

E eu que pensava, na minha ingenuidade, que o objectivo era ganhar títulos nas várias modalidades…

Sem dúvida deves ser dos primeiros amanhã na Assembleia, afinal de contas alguém que tanto critica o desempenho dos outros decerto não ficará em casa quando poder ter uma participação activa.

André

[i]Não percebo como se pode pedir grandes vitórias sem dinheiro. Expliquem-lá como, porque confesso que também sou ignorante.[/i]

1 - Não percebo o teor da questão que levantas à luz do enquadramento do que está a ser discutido
2 - Desconheço qual o teu conceito de grandes vitórias. Assim como o de dinheiro que está associado na tua frase, nem vejo ninguém por aqui clamando por “grandes vitórias” . Daí que:
3 - Muitos de nós peçam apenas o proporcionalmente possível e razoável face aos budgets disponíveis. Que cada vez são menores (consequência) e mais mal geridos (acção).
4 - Pipinho não fala, no discurso transcrito, em como conseguir vitórias. Apenas afirma que quer ter um grupo rentável, seja lá isso o que for para ele.
4 - O Sporting, na pele de todos nós, deu 10 anos à sua iluminada gestão para elaborar um plano desportivo suficientemente sólido e autónomo das voltas da “sorte” que, ele sim, deveria responder à tua questão
*.

NOTAS

(*) Uma vitória num campeonato nacional de vez em quando (a frequência varia conforme o padrão de exigência de cada um), uma boa prestação nas competições europeias em que estivermos envolvidos, e, porque não?, bons espectáculos de futebol com uma frequência razoável, parece-te bem?

(**) Com valores formados na Academia, com a preservação - pelo menos mais dilatada no tempo - dos seus maiores talentos e outras coisinhas mais. Para detalhes consulta sff os milhões de posts deste Forum sobre este assunto.

[i]O teor da minha questão é em si uma resposta. Vê lá se consegues compreender o meu raciocinio. Para o Sporting se transformar numa sociedade rentável é óbrigatório que a sua principal actividade comercial, o futebol, tenha um plantel constituido por bons (maioria) jogadores e de nivel internacional, como aliás seria se o Quaresma, o Ronaldo, o Viana e o Simão ainda la estivessem e não estão por falta de poder económico do Sporting. As vantagems seriam multiplas trariam mais adeptos, mais sócios, mais patrocinios e os dai resultantes euros. Para que isso possa acontecer é bem entendido que o Sporting precisa de mais investimento no futebol para se tornar o clube que todos nós queremos ou seja um clube de vitórias desportivas nacionais e europeias (aqui respondo-te também ao que entendo por grandes vitórias).

Quero dizer com isto que ao admitir que o Sporting precisa de ser uma sociedade rentável tem de ter uma grande equipa ganhadora. Não vejo o porquê de tanta poeira a volta disto então não é o que todos querem um Sporting ganahador.

Para simplificar: Sporting rentável = resultados desportivos = Sporting rentável. É nesta spiral que o Sporting têm de entrar. Por isso espero que consiga mesmo fazer com que seja rentável e estou convicto que é um bem.[/i]

*.

NOTAS

[i]O teor da minha questão é em si uma resposta. Vê lá se consegues compreender o meu raciocinio. Para o Sporting se transformar numa sociedade rentável é óbrigatório que a sua principal actividade comercial, o futebol, tenha um plantel constituido por bons (maioria) jogadores e de nivel internacional, como aliás seria se o Quaresma, o Ronaldo, o Viana e o Simão ainda la estivessem e não estão por falta de poder económico do Sporting. As vantagems seriam multiplas trariam mais adeptos, mais sócios, mais patrocinios e os dai resultantes euros. Para que isso possa acontecer é bem entendido que o Sporting precisa de mais investimento no futebol para se tornar o clube que todos nós queremos ou seja um clube de vitórias desportivas nacionais e europeias (aqui respondo-te também ao que entendo por grandes vitórias).

Quero dizer com isto que ao admitir que o Sporting precisa de ser uma sociedade rentável tem de ter uma grande equipa ganhadora. Não vejo o porquê de tanta poeira a volta disto ou não fosso isto, o que todos queremos, um Sporting MAIOR, aqui (ai) e lá fora (aqui) :slight_smile: .

Para simplificar: Sporting rentável = resultados desportivos = Sporting rentável. É nesta spiral que o Sporting têm de entrar. Por isso espero que consiga mesmo fazer com que seja rentável e estou convicto que é um bem.

Não sei se me fiz entender… :oops: [/i]

O projecto Roquette baseava-se no Sporting rentável.
O projecto FSF baseia-se no Sporting Rentável.

Qual a diferença ?

O Roquette queria património, queria criar uma série de negócios e infraestruturas que tornassem o Sporting num clube com dinheiro, para depois se investir no Futebol e o tornar competitivo…

O FSF quer vender todo o património que nessa altura se planeou, e se construiu e com esse dinheiro pretende investir no plantel para ter bons jogadores e tornar o Sporting competitivo.

O Roquette disse que nessa fase o Sporting teria de esperar para ser campeão. O Sporting ganhou 2 campeonatos, e foi á final de uma Taça Uefa.

Num raciocinio “lógico”, podemos então esperar da proxima equipa do Sporting, e do futuro, equipas competitivas e titulos …

São caminhos opostos … veremos os resultados!

...

O FSF quer vender todo o património que nessa altura se planeou, e se construiu e com esse dinheiro pretende investir no plantel para ter bons jogadores e tornar o Sporting competitivo. …

ermmm… e construir o pavilhao, e amortizar os emprestimos, e…

Sera que sobra algum no fim?.. :lol:

O projecto Roquette baseava-se no Sporting rentável. O projecto FSF baseia-se no Sporting Rentável.

Qual a diferença ?

O Roquette queria património, queria criar uma série de negócios e infraestruturas que tornassem o Sporting num clube com dinheiro, para depois se investir no Futebol e o tornar competitivo…O FSF quer vender todo o património que nessa altura se planeou, e se construiu e com esse dinheiro pretende investir no plantel para ter bons jogadores e tornar o Sporting competitivo…

O Roquette disse que nessa fase o Sporting teria de esperar para ser campeão. O Sporting ganhou 2 campeonatos, e foi á final de uma Taça Uefa.

Num raciocinio “lógico”, podemos então esperar da proxima equipa do Sporting, e do futuro, equipas competitivas e titulos …

São caminhos opostos … veremos os resultados!

[i]Pois ai é que reside a diferença (parte em negrito). Um, o Roquette investiu em imóveis numa época em que havia maior prócura, não podia prevêr que a economia portuguesa e europeia fragilizasse o mercado imobiliário de tal forma que a oferta excedesse a prócura, o que teve como resultado agora bem visivél, uma menor rentabilidade e, em alguns casos como no do Sporting, a sua completa insustentabilidade. Se o Sporting fosse “rico” não se poria a questão da venda ou não, esperava-se por dias melhores para rentabilizar o tal património. É que eu penso que não é uma questão de sim ou não, a venda é absolutamente necessária, vital mesmo para a sobrevivência do Sporting(muitos virão aqui dizer-me que “lá está o gajo com a conversa do foi por culpa do 11 de setembro” mas ólhem que não, ólhem que não [-X )

Além disto o projecto Roquette era para que o património gerasse receitas extraórdinárias para o Sporting portanto em caso de venda o objectivo sera atingido. O Sporting precisa dum estádio, duma academia e duma boa equipa, nada mais.[/i]

...

O FSF quer vender todo o património que nessa altura se planeou, e se construiu e com esse dinheiro pretende investir no plantel para ter bons jogadores e tornar o Sporting competitivo. …

ermmm… e construir o pavilhao, e amortizar os emprestimos, e…

Sera que sobra algum no fim?.. :lol:

Abater a divida com os numeros préanunciados e tirar a pressão da banca de cima das cóstas é de facto preparar o terreno para se chegar a um Sporting competitivo. Não pódes é exigir que tenha efeitos a curtissimo prazo porque só a partir de agora é que o Sporting se pode permitir guardar os jovens talentos e construir uma equipa competitiva para o futuro, é caso para dizer que o futuro constrói-se hoje. O Importante não é tanto o sobrar é sim tirar a espada de Dâmocles que paira sobre as nossas cabeças. Precisamos de guardar os bons jogadores e evitar como têm sucedido que estes, criados em nossa casa, nos venham tirar campeonato atrás de campeonato (suinão no asslb e cigano no porco) 2 anos concecutivos. Não percebo que minimises o facto de se construir um pavilhão e amortizar empréstimos quando é justamente isso que se precisa para o tal Sporting competitivo.

...Não percebo que minimises o facto de se construir um pavilhão e amortizar empréstimos quando é justamente isso que se precisa para o tal Sporting competitivo.

er… eu nao estava a minimizar, estava simplesmente a notar que isso tambem e preciso fazer, mas que talvez depois disso nao sobre grande coisa, é que com o dinheiro das assistencias aos jogos a coisa nao vai la, e daqui a 2 ou 3 anos vai comecar a pesar outra factura muito pesada,a manutencao do estadio em full …

... [i]Pois ai é que reside a diferença (parte em negrito). Um, o Roquette investiu em imóveis numa época em que havia maior prócura, não podia prevêr que a economia portuguesa e europeia fragilizasse o mercado imobiliário de tal forma que a oferta excedesse a prócura, o que teve como resultado agora bem visivél, uma menor rentabilidade e, em alguns casos como no do Sporting, a sua completa insustentabilidade. ...[/i]

Nao podia prever? Nao andava muito atento entao, quando o programa faraonico do Euro 2004 estava a entrar a todo vapor choviam avisos quanto ao elevadissimo risco de estar a fazer depender tais projectos do imobiliario no estado em que ja estava e que iria estar no futuro… Essa nao pega, desculpa la, mas se nao sabiam foi porque andavam a dormir, ate no estrangeiro (vide Chelsea) ja se via o buraco que esses projectos estavam a criar…

... [i]Pois ai é que reside a diferença (parte em negrito). Um, o Roquette investiu em imóveis numa época em que havia maior prócura, não podia prevêr que a economia portuguesa e europeia fragilizasse o mercado imobiliário de tal forma que a oferta excedesse a prócura, o que teve como resultado agora bem visivél, uma menor rentabilidade e, em alguns casos como no do Sporting, a sua completa insustentabilidade. ...[/i]

Nao podia prever? Nao andava muito atento entao, quando o programa faraonico do Euro 2004 estava a entrar a todo vapor choviam avisos quanto ao elevadissimo risco de estar a fazer depender tais projectos do imobiliario no estado em que ja estava e que iria estar no futuro… Essa nao pega, desculpa la, mas se nao sabiam foi porque andavam a dormir, ate no estrangeiro (vide Chelsea) ja se via o buraco que esses projectos estavam a criar…

Estás a falar do estádio, eu estou a falar dos prédios que se construiram e do alvaláxia que não são rentáveis. É claro que o estádio não foi construido para ser alugado agora se foi o timing certo para se investir num estádio já é outra conversa.

Quero dizer com isto que ao admitir que o Sporting precisa de ser uma sociedade rentável tem de ter uma grande equipa ganhadora. Não vejo o porquê de tanta poeira a volta disto então não é o que todos querem um Sporting ganahador.

Para simplificar: Sporting rentável = resultados desportivos = Sporting rentável. É nesta spiral que o Sporting têm de entrar. Por isso espero que consiga mesmo fazer com que seja rentável e estou convicto que é um bem.[/i]

A resposta que deste está contida no meu ponto 4 e notas complementares, e já foi bastamente discutido por aqui.
Estás a perder o enfoque no ponto principal. A questão que levanto é a seguinte: o Sporting rentável não parece impossível de conseguir,se tirarem de lá os que já demonstraram suficiente incompetência para o conseguir. That´s the key point. Tudo gira à volta disso e das incongruências e alterações de rumo que a cada 2 anos infligem ao denominado “projecto” Roquette. Aos incapazes deve ser mostrado um caminho: rua!
Quanto ao Sporting como grande equipa, nem em sonhos o teu poder económico, num país chamado Portugal, teria qualquer chance de combater ou competir com os tubarões da Europa. Já me contentaria em estar no pelotão da frente e dominar o panorama interno.

Em discurso simplificado, acho que nínguem com juizo acha que sem ovos se fará omelete.Nem o Juba, nem o Coração de Leão nem eu próprio, pomos isso em questão(estou a falar por eles…pelo que escreveram).Mas parece-me termos já dado o tempo suficiente para esta lógica estritamente numérica ter dado os resultados.E não deu.E não deu á luz de um projecto com mais de 10 anos com várias coptações pelo meio, como sabem.
Ora, o quote inicial que fiz não faz sentido com o passado (não tão) recente que o clube tem tido.
Quem não vê para além da razão teórica do que FSF diz, para mim, ou se esqueceu do que têm sido estes últimos anos ou andava distraido, sem ofensa nenhuma.
Há frases e ideias que não sendo mentira, não se aplicam.E esta parece gozar com a inteligência das pessoas.Pelo menos eu sinto.o assim.

ps-Ricardo, isto é mesmo assim, um dia dá vontade… :wink:

Filipe Soares Franco “Teremos a melhor equipa portuguesa!”
E eu a pensar que ele não gostava do Orelhas, afinal o outro ainda lhe anda a dar umas dicas.