Soluções para o problema dos painéis electrónicos

À semelhança da iniciativa do Psilva com propostas para o fecho do fosso, queria também dar a minha contribuição para imaginar um estádio mais bonito.

Neste caso, procurar uma solução estética, ergonómica e em conta para o embaraço que foi não terem pensado nos placards electrónicos, pelo que houve necessidade de tapar 1200 lugares… Tristemente propostos para invisuais, imagine-se.

A minha proposta é simples. Estilo “americano”:

Linhas contínuas de display electrónico colorido entre as bancadas A e B, que alternam entre o resultado e outras informações.
+
Um scoreboard quádruplo suspenso.

Discuta-se.

As linhas continuas sao uma boa ideia :slight_smile:

Agora para o scoreboard no meio seria impossivel para a total practica de futebol.

Mas voltando as linhas continuas; é uma ideia que poderia até gerir mais lucros publicitarios.

Um scoreboard à americano, no meio até parece intressante, mas tem um problema com as sombras que às vezes chegam a ser irritantes, principalmente quando se vê na televisão. Aqui ficam uns exemplos:

Commerzbank-Arena, Frankfurt

Veltins Arena

No entanto não deixa de ser uma boa iniciativa. As linhas continuas parecem-me muito bem, sempre gostei de ver, fica muito bem em quase todos os estádios :great:

Concordo com as duas ideias. As sombras poderão ser irritantes, mas esse mesmo efeito acontece com as palas. Qualquer solução é melhor que a actual que nem é completamente e perfeitamente visível a todos.

Adoro a parte das linhas continuas

Boa sugestão :great:

O “problema” das sombras do placar central só se colocaria em jogos de dia… e desde que o estádio foi feito contam-se pelos dedos os jogos feitos com sol.

Eu pessoalmente para já enerva-me ver algumas corres nos painéis que circundam o relvado. Acho que a cor tem um efeito fundamental em tudo, no ambiente e etc. Ver ali tons de vermelho ou tons escuros faz o estádio mais feio, mais fechado, mais triste, lembro-me que na época de Peseiro os painéis passaram durante uns jogos uma publicidade amarela e ficava muito bonito, tudo muito mais vibrante.

Era para responder ontem, mas isto estava impossível com o erro 500 (deve ser alguma coisa do pres. do “nacenal” )

Esta discussão não é virgem no fórum. Lá para o meio do tópico do fosso ela surgiu em OT e até estendida ao exterior do edificio

E depois

E

Assim sendo, sobre os displays lineares (algo que inclusive já acontece ao nível do relvado) completamente de acordo. Acredito que trariam grandes mais-valias. A única coisa que menos gosto seria o facto de existir uma descontinuidade entre as bancadas centrais e as de topo (a linha de varandim não é continua). Creio mesmo que estes poderiam eficazmente substituir quaisquer outros.

Sobre o scoreboard suspenso, já tenho, infelizmente, mais dúvidas. Desde já pela sobrecarga aplicada à estrutura. Depois e acima de tudo, pela visibilidade vs utilização do campo. I. E.: para se conseguir visibilidade de todos os lugares do estádio ele teria que estar tão baixo que provavelmente impediria o uso normal do campo.

Eu se fosse jogador não me sentia bem a jogar com um painel por cima da minha cabeça…

Há cerca de duas semanas vi um jogo de hoquei no gêlo em Dallas e fiquei impressionado com as linhas e o placard central.
A qualidade é fantástica e eles aproveitam qualquer interrupção de jogo para passar publicidade, repetições, etc.
Agora não sei como seria num estádio aberto ter o placard central, mesmo sabendo que os jogos de dia que temos durante uma época se contam pelos dedos de uma mão. Nesse sentido, penso que as linhas cumpririam melhor a função.

Eu se fosse treinador e soubesse que tinhas tempo mental durante o jogo para pensar em coisas como paineis publicitários não te colocava a jogar! :stuck_out_tongue:

Com as linhas intermédias de publicidade electrónica concordo, dão um aspecto mais vivo ao Estádio (tem é que ser com publicidade adequada!), já o painel electrónico “American style” suspenso parece-me demasiado, quer pelas sombras (convém lembrar que o objectivo é ter jogos ao Sábado ou Domingo à tarde em Alvalade), pelo custo do mesmo, mesmo suspenso não seria visto pelos topos das bancadas, para o ser teria que estar a uma altura baixa e isso prejudicava a prática do futebol (nem sei se é permitido!).

Tal como previa! (ainda que seja de salientar que este esquema foi feito com base em imagens com pouca definição dos perfis e por isso podem existir desvios e erros)

Para ter visibilidade do topo das superiores centrais um scoreboard com 6x12 ficaria +/- a 13.7m do relvado.

A ideia em sim agrada-me, mas não é aplicável em Alvalade (pelo menos desta maneira).

E se estivesse no banco e me quisesses meter em jogo eu recusava-me xD

:offtopic: Vuk, és tu?

@psilva:
e explorando a ideia dos videoscreens (como na última foto do quote que fizeste):

a) qual a altura máxima dos videoscreens suspensos na própria pala, pensando que estejam suspensos na borda da pala (a julgar pelo esquema que colocaste, não há-de ser muita)

b) Supondo que em a) se obtém um tamanho pequeno, é possível afastar os videoscreens do topo da pala e manter o contacto visual nas primeiras filas; ou as primeiras filas nunca teriam possibilidade de ver os placards da própria bancada?

Por videoscreens referes-te a displays lineares correcto?

Em caso afirmativo, estes deveriam ser afixados na guarda da bancada B (nas centrais superiores nas guardas dos camarotes). Infelizmente não tenho meios para conseguir perceber com alguma exactidão qual a dimensão (este esquema que apresentei já representou um risco a esse nível) mas da minha observação in loco diria que seguramente se conseguiria ir até aos 2.5m/3.00m.

A guarda em si não tem essa dimensão, mas existe um espaço estrutural recuado por baixo que poderia ser ocultado sem prejuízos de visibilidade (no máximo as filas de cima da bancada A perderiam algum sentimento de integração no estádio, sem com isso ser prejudicada a visibilidade do jogo) ou outros (no máximo seria necessário alterar o escoamento de águas pluviais).

Aceitando que o painel publicitário da Vodafone tenha algo como 1.20m, é aspectável que se consiga mais do dobro dessa altura.

Muito, muito, muito à pressa isto:

Era a ideia que tinha e fica relativamente confirmada, parece-me pouco exequível! ???

Vês como possível a instalação de 4 écrans suspensos na pala, nas centrais e nos topos, de forma a não prejudicar a vista (do resto de Estádio) dos topos das bancadas?

Bem, tu estás um “bicho” no uso do Paint! :o

É qualquer coisa de fantástico! :mrgreen:

Só virados para dentro da bancada (prejudicando a visibilidade destes aos espectadores da Bancada A e eventualmente aos do topo da B em relação ao limite mais afastado do campo!

Virados para dentro do para o campo (de maneira a cada bancada ver o painel da sua bancada oposta), só agravaria o problema da solução centralizada. E mantendo o problema da sobre carga na estrutura.