Sobre a SportTV e mais alguma coisa

:arrow:

Alem disso pelo que eu sei na maioria dos paises canais como a Sporttv(que passam vários jogos de Ligas Internacionais)têm canais de Tv pagos,tambem é dificil transmitir os 3 jogos dos grandes em tvs públicas,por isso é impossivel agradar a toda a gente.Na jornada do Sporting-Belenenses de certeza que muitos lampiões se queixaram de não ter o seu joguinho em Tv gratuita.

Pois não, nota-se. Como se já não bastasse o facto de o telespectador já estar a contribuir para o fluxo de dinheiro indirectamente pelo simples facto de estar a ver um espectáculo onde se faz todo o tipo de publicidade, como se já não bastasse o dinheiro que dá por quotas, cachecóis e bilhetes, ainda tem que pagar uma mensalidade adicional se quiser ver o seu clube na TV mais do que uma vez por mês, por impossibilidade física ou económica de se deslocar aos estádios. Mensalidade essa que não é 20€ como dizes, é ligeiramente mais cara e ainda tens que pagar a mensalidade de aluguer da Powerbox ou a Powerbox em sim por 15€ em alguns casos. Já para não falar do facto de que muita gente não quer ou não tem disponibilidade para ver na TV mais do que 2 ou 3 jogos por semana, pelo que está a pagar pelo todo e a consumir pela parte.

Isto claro, assumindo que existe cabo no sítio onde mora o telespectador. Se não existir ainda tens que comprar a parabólica e pagar a instalação.

Claro que a carneirada não se importa, o que quer é pão e circo e vai alegremente na cantiga e dá o que for preciso sem sequer estrebuchar. A mim o que me espanta depois são aqueles que depois vêm para aqui dizer que acham “injustos” os salários dos jogadores e que não percebem como é que o Real Madrid é capaz de dar 30 milhões pelo Pepe (que já agora é mentira, como já foi explicado anteriormente aqui no fórum).

Eu pago 19,8 € pela SportTv, mais 2,5 do aluguer do descodificador que poderia ter comprado, no total pago mais de 50€ porque também tenho o Disney, mas há um pacote com apenas dez canais mais a SportTV, que custa vinte e não sei quantos. Mas isto é na TVCabo Açoriana, se os preços no continente são outros não sei.

Não acho que seja caro para a quantidade e a qualidade dos jogos que transmitem e quanto ao argumento de que estamos a comprar 100 jogos e depois só vemos 10 eu só te pergunto uma coisa, preferias pagar jogo a jogo? Então prepara-te que o pay-tv vem aí.

Na minha opinião há é muita gente mal habituada. Eu sou do tempo em que nem televisão havia, tinha 12 anos quando ela chegou cá, mas nessa altura quase não havia futebol na televisão, eram os resumos no Teledesporto e os relatos para quem queria. Depois começou a dar um joguinho por semana, mais tarde cada clube podia vender três dos seus jogos em casa pelo que passámos a ver todos os jogos em que os grandes jogavam fora de casa. Por isso para quem como eu gosta muito de futebol, a SportTV foi uma bênção, aderi logo no primeiro dia, e hoje posso ver os principais jogos dos melhores campeonatos da Europa, quase todos os jogos da LC e todos os jogos do Sporting. Pago por isso, pois pago, mas desde quando o futebol é um bem de primeira necessidade?

Outra história é essa das camisolas, das quotas e por aí fora. Eu acho graça quando vejo algumas pessoas a exigir “um clube tão grande como os maiores da Europa” simultaneamente ecléctico e forte no futebol capaz de contratar grandes craques, e depois na hora de se chegarem à frente, não são sócios porque não gostam do pipinho, acham que as “boxes” e os bilhetes são caros e nem sequer o jornal que custa a porcaria de um euro compram. Curiosamente geralmente são esses os que mais exigem e mais criticam ^-^

Também concordo contigo!

Eu não possuo SporTV, pois não tenho casa própria e o meu pai, diz que eu sou fanático de mais pelo futebol (é sportinguista) e diz que a SportTV nao é necessaria, no entanto, vejo os jogos em casa da minha namorada, que é como se estivesse em minha casa (sossego, poder ouvir tudo …) sempre é melhor que ver no café! Mas acho que 20€ pelo canal não é nenhuma exurbitância!

Eu tenho o canal, mas acho um canal extremamente caro!

Pago o canal porque efectivamente por 20€/Mês me dá alguma coisa em troca. Jogos do Sporting, de outros clubes,d e outros campeonatos, outros desportos, etc…
São 2 canais que me mantêm entretido!

Eu não queria comparar, pois isto vai mesmo de cada um, mas alguns pagam 12€/Mês para serem sócios do Sporting e nada recebem em troca! Outros pagam 80€/Mês para tabaco todos os meses e nada recebem em troca, apenas dão.

Todos temos acesso à Tvcabo, seja por Cabo ou Satelite, e como em tudo são serviços pagos e bem pagos. Têm de ser feitas escolhas para se ter aquilo que se quer!

Não estamos a falar de água, nem luz … estamos a falar de futebol.

Quem não pode de forma alguma pagar a mensalidade da SportTv, ou como o Eddie coloca nas suas votações, está proibido pelo m+edico de pagar serviços à PT, então só poderá deslocar-se aos estádios, ou então ao café mais próximo que paga esses serviços.

Eu dou os tais 20 euros /mês pela Sporttv mas sinto que são 20 euros bem gastos,é o canal que mais vejo,num fim de semana podemos passar o dia a ver futebol e ver jogos de todas as grandes ligas,alem da fantástica cobertura á CL e á taça Uefa.melhor do que isto em termos de futebol é dificil.
Depois tambem dão uma excelente cobertura á NBA(não que eu veja muito 8))ao que parece também trasmitiram vários jogos do campeonato do mundo de Rugby.
Só acho que deviam dar mais cobertura á NFL,praticamente só transmitem o Superbowl,mas é compreensivel devido á pouquissima difusão desse desporto por cá…
Dviam dar também mais utilidade á Sporttv 2,aquela coisa de darem noticias de 1 ano atrás é no minimo ridicula :rotfl:,faz parecer que aquele canal só serve mesmo para dizer que há 2 Sporttv,só ganha real utilidade nos jogos da CL e no mundial do ano passado também foi muito util.

nem mais, são os canais a que mais assisto, por isso acho bem empregue o dinheiro… desde a f1 ao futebol passando pelo rugby e ténis…

Outra derivação interessante deste problema é que a SportTV não só afastou do fenómeno futebolístico muitas pessoas que não podem ir aos estádios, não têm condições para ter TV por cabo ou para pagar mais uma mensalidade, como também afasta as pessoas que podiam ir ao estádio, já que hoje em dia ver 80 jogos de futebol por semana no conforto do sofá é muito mais barato do que ir a um único jogo de futebol, especialmente em Alvalade.

Digam o que disserem, podem falar-me em ligas espanholas, italianas, ténis e todo o tipo de desportos que não é nada disso que está aqui em causa. Ter futebol nacional em canal fechado é uma bosta e só serve para encher os bolsos de um punhado de agentes. E já agora, não posso deixar de perguntar isto: alguém me consegue demonstrar por A+B e com números concretos, que os clubes passaram a receber mais dinheiro dos direitos de transmissão desde que existe SportTV do que recebiam antes?

tens um tópico bem recente que tem os resultados do Sporting. Tem lá rubricas de bilheteira e rubricas de direitos televisivos. não é preciso ninguem provar nada, é só consultar! Não faço ideia é qual das rubricas é a maior, nem me interessa muito essa questão, pois eu tenho SportTv e tenho Gameboxe …

Eu digo é que o Custo de pagar SportTV e o beneficio que tenho, é um valor que considero justo e ajustado! gastava muito mais em tabaco, gastava muito mais em bolinhos no café … São prioridades!

Um dia tive esta discussão com um amigo meu, que dizia que não pagava, que eram todos uns chulos, etc… Depois perguntei-lkhe quanto ele gastava em cerveja por mês! respondeu-me 2/3 cervejas por dia. Perguntei se a superbock tb o chulava … depois perguntei se a Malrboro tb o chulava … fiquei a saber que ele era chulado por duas entidades e não se chateava com isso … mas para ver TV é que não!
São prioridades, opções, etc…

Tendo em conta o preço dos bilhetes, a comodidade da nossa casa, o acesso a jogos de vários campeonatos e desportos diversos, penso que o preço não é caro, MAS também penso que o serviço devia ser melhor.

Acho que foi precisamente ao contrário, a SportTV deu foi a possibilidade àqueles que como eu não podem ir aos estádios, de verem todos os jogos, coisa que antes não acontecia.

Poderá ter afastado uma minoria de privilegiados que moram perto dos estádios, mas agora preferem ficar em casa, ou até um número ainda mais reduzido de pessoas, que morando longe tinham disponibilidade para mesmo assim fazerem viagens longas, para irem à bola.

Admito que se ponham em causa os horários e dispersão dos jogos que foram completamente alterados por causa das muitas transmissões, mas não pode ser doutra maneira. Só assim eles podem transmitir os jogos todos.

No entanto aposto que futuramente os jogos poderão voltar a ser quase todos à mesma hora, só que aí vamos pagar jogo a jogo e então é que vai sair muito mais caro

A dúvida que eu colocava era se os clubes recebem mais dinheiro de direitos de transmissão HOJE, que há futebol em canal fechado, do que recebiam de direitos de transmissão ANTES, em que o futebol era todo em canal aberto.

Em rigor, não tem nada a ver. Tu quando fumas 2 cigarros ou bebes 3 cervejas, estás a consumir apenas e só o cigarro e as cervejas. Ao passo que quando vês futebol, estás não só a consumir o espectáculo, como ainda por cima estás a consumir potencialmente e indirectamente todas as marcas que te passam pelos olhos durante o espectáculo. Desde os painéis publicitários atrás das 4 linhas, passando pelas marcas que estão estampadas nas camisolas, pela própria designação da Liga, até aos anúncios que passam antes, durante e após jogo durante a transmissão. Já para não falar dos célebres “este golo tem o patrocínio da marca X”, que dantes apareciam em letras garrafais no écran, ou dos palermas que aparecem em campo vestidos de Sapo, ou de outros palermas ainda que faziam publicidade descarada a um refrigerante brasileiro de cada vez que marcavam um golo.

Resumindo, há centenas e centenas de marcas que dão dinheiro ao futebol para te poderem usar como alvo e como potencial consumidor e tu agora ainda tens que pagar por isso, é giro não é?

Para dar outro exemplo, que inclusivamente já motivou processos judiciais em países desenvolvidos, mas que ainda se vê por cá: a publicidade nos cinemas. Tu pagas 4€ para ver o filme X ou Y, que de acordo com o cartaz tem início por exemplo às 21h, chegas à sala às 21h, sentas-te, e antes do filme começar ainda tens que aturar 10 minutos de publicidade. Isto é de doidos! Não estás a pagar os 4€ para estar ali sentado a ver publicidade e o que é pior é que os cinemas acabam a receber dinheiro por 2 lados. Eu dantes achava isto hilariante e ilegal mas toda a gente achava normalíssimo, até que li uma notícia de um processo aos cinemas que faziam isso e vi que afinal tinha razão. Não estás a pagar por aquilo, não devias ser obrigado a ver aquilo.

Mesma coisa com o futebol: como se já não bastasse a publicidade que és obrigado a ver, ainda tens que pagar 20€ de mensalidade + taxa de aluguer da powerbox para ver 1 jogo por semana? Poupem-me.

essa do cinema, é verdade e … hilariante no minimo!

Exactamente. O futebol tem de ser visto como um lazer e como tal não se pode exigir que seja visto como um bem essencial ou prioritário. No panorama televisivo não há grande diferença entre jogos de futebol, novelas, filmes ou documentários (as excepções são, por exemplo, os jogos da Selecção). E esmagadora maioria dos canais em Portugal são pagos nem que seja pelo acesso à TV Cabo.

Será que eu também posso fazer barulho porque acho caro apenas se quiser ver um programa semanal que passa do Odisseia? Que esse programa tem de passar na Sic porque eu quero ver em canal aberto? Claro que posso fazer barulho. Daí a ter razão vai uma grande diferença.

O ser humano é egoísta principalmente no que toca ao seu consumo e o Eddie está a usar o seu na plenitude. Para ele a SportTV apenas serve para duas horas por semana não compensando o seu custo de 5€ por jogo. Está no seu direito, não lhe dá as devidas vantagens, não consome nem paga. Não satisfeito e querendo o preço que, para si é o justo, seja aplicado (0€), reclama que esses jogos devem passar em sinal aberto. Como existe o Eddie também deve haver alguns lamps, tripas e adeptos dos clubes com menor dimensão a pensarem da mesma maneira.
O que iria acontecer é que nem todos os jogos que passam agora iriam continuar a passar. E muitos dos que têm SportTV e viam várias coisas começam a pensar “Eu via os jogos do campeonato nacional e inglês, agora só com o campeonato inglês não me compensa pagar 20€. Quer o Ronaldo e Nani em canal aberto”. E isto seria um ciclo viciaste até termos a SportTV fechada (se não fechasse logo com a perda do campeonato português) e com a impossibilidade dos canais abertos de absorção de quase todo o desporto que os canais fechados passam, teriamos a perda de quase toda a programação desportiva em português que passa actualmente. Os prejudicados seriam aqueles que consomem mais desporto e estavam dispostos a pagar por esse prazer.

Óbvio que a mudança proposta pelo Eddie não se enquadra em nenhum movimento de Pareto. Vai haver quem saia prejudicado, não apenas na empresa que transmite os jogos, mas também nos próprios consumidores. Agora expliquem-me do porquê de ter que ser o Eddie a ser beneficiado para poder ver um jogo e eu o prejudicado deixando de ver muito do que vejo actualmente? :think:

Não sei se isso será delírio ou apenas ingenuidade. Meu caro, a própria máquina publicitária chegava e sobrava para que canais como a SportTV dessem lucros obscenos, basta olhares para as marcas envolvidas nos patrocínios e nos anúncios e para a projecção que têm. Agora, porque é que a SportTV se há-de contentar com um lucro de (abstraindo) 10, quando pode ter um lucro de 20, bastando para isso cobrar um certo valor à carneirada que está disposta a pagar por uma coisa que não devia?

Porque é que achas que para ter acesso àquele serviço só pagas 20€ mensais? Achas que se o grosso do dinheiro viesse do povão eles cobravam tão pouco? Eles não se podem esticar muito nas tarifas, porque têm perfeita noção da estupidez e injustiça que é cobrar por um serviço que é auto-sustentado pelos anunciantes, pelo simples facto de ser o espectáculo mais mediático do mundo de hoje, visto por milhões de pessoas. Além disso sabem perfeitamente que teriam pouco a ganhar com um aumento das tarifas: ia haver menos gente a ver o canal e os anunciantes e patrocinadores começavam a retrair-se.

E ainda acrescento uma coisa: só não sou apologista da pirataria pela simples da razão de que a SportTV não tem culpa que as pessoas sejam ignorantes e não percebam o papel que desempenham na máquina do espectáculo desportivo. Como tal os agentes envolvidos não merecem ser penalizados pela moleza e ignorância do povão que come e cala. Agora não contem é comigo para encher os bolsos aos irmãos Oliveira e companhia.

É mais ou menos o que penso. Para quem lhe dê uso, compensa. Eu é que pouco futebol vejo hoje em dia, pelo que a minha percepção é que o serviço é caro.

Delírio ou ingenuidade, a verdade é que não rebateste nada do que eu disse. ::slight_smile:

Tens razão no quando dizer que se eles aumentassem os preços perderiam em publicidade. É verdade sim senhor. Assim como é verdade que perdem em publicidade por cobrarem estes 20€. Caso fosse de borla teriam mais x de publicidade, caso fosse 10€ teriam x-y. Não é preciso ter uma grande inteligência para isso. Provavelmente fazem as contas e o preço cobrado e aqueles que mais se adequa.

Eles metem o preço que lhes garanta o máximo de lucro possível como qualquer empresa que seja bem gerida. Não vejo qual o problema. São uma empresa comercial com fins lucrativos não são? Então interessa-lhes ter o máximo de lucro possível. Eu não sou empresário mas se um abrir uma empresa esse será o objectivo principal e a política de preços será aquela que melhor se adaptar a esse fim.

P.S. A carapuça de ignorante não me serve, eu sei bem o que estou a pagar, sou um consumidor bem racional que não me deixo enganar facilmente. No caso da SportTV, independentemente da publicidade, eu é que ainda fico a ganhar já que estava disposto a pagar mais pelo ganho que tenho em ter os seus serviços. :wink:

Isso é altamente improvável, porque o mercado (ou pelo menos o mercado que interessa aos patrocinadores e anunciantes) está praticamente saturado no que diz respeito a assinaturas de SportTV. É difícil ter mais audiência do que a que já se tem neste momento. Toda a gente que segue futebol com alguma atenção tem SportTV, e os que não têm vêem no café da esquina. Toda a gente que eu conheço que se interessa minimamente por futebol paga o raio dos 20€ nem que seja para ver um joguito por semana do seu clube. Pelos vistos aqui no fórum também toda a gente assina o canal. Parece que só eu é que não tenho, até me sinto um homem das cavernas :lol:

Então não sei porque não aplicas esse princípio de reduzir os custos ao máximo e obter o maior lucro possível ao fim do mês, a ti próprio como pessoa individual. Não vês qual o problema em eles quererem obter o maior lucro possível? O problema é que se aproveitam da ignorância de grande parte da população, cobrando-lhe um valor para terem um serviço que é ele próprio pago pelos anunciantes e devia ser de borla.

Diz-me uma coisa, antes de haver SportTV e TVCabo, também pagavas para ver televisão? Não, pois não. Já pensaste porquê? Já pensaste porque é que nunca pagaste para usufruir de um serviço como a televisão? Porque quem paga as emissões são os anunciantes. Porque logo à partida se percebeu que não se devia cobrar às pessoas para ver televisão. O simples facto de elas estarem de cu sentado a ver os anúncios e a verborreia dos políticos da treta já é contrapartida mais do que suficiente.

Mas não sei porquê (quer dizer sei, mas enfim…) as pessoas hoje em dia, de repente passaram a achar (ou foram na cantiga) de que devem pagar para usufruir de um serviço como a SportTV, que transmite um espectáculo que movimenta milhões, milhões esses que vêm essencialmente dos anunciantes e dos patrocinadores.

Eddie tu tens todo o direito em pensar que a SportTV é cara, que não te interessa, que os jogos deveriam dar todos em canal aberto, ou que deveria haver um canal de desporto gratuito, de não quereres dar dinheiro aos oliveirinhas, ou de não gostares de ver publicidade, agora o que não tens é o direito de chamares ignorantes ou carneiros, aos que acham que é normal que este canal seja pago e que até nem é caro, ou que tenha publicidade que até nem é muita, porque não és o dono da razão.

O que efectivamente merece reparos foi o início deste processo quando a RTP sendo a única televisão deixou que um intermediário comprasse os direitos de transmissão aos clubes, ou a ruinosa gestão destes que levou a que a maioria hoje esteja hipotecada à Oliverdesportos mas isso já é outra história

Ai pagavas, pagavas ou não sabias que a RTP é uma empresa do Estado e altamente deficitária, isto já para não falar das taxas.

Achas mesmo que as grandes receitas dos clubes sejam eles os maiores da Europa ou apenas os nossos grandes em Portugal resultam dos patrocinadores?