Essa é a grande verdade. Quando um presidente se prepara para ficar nas mãos de um empresário de futebol só podem haver duas interpretações possíveis: ou o empresário é um sportinguista do catano e quer mandar no clube para ter sucesso ou então vai limitar-se a seguir o seu papel de empresário e querer chupar os melhores negócios para si. Em qualquer uma das situações é um acto de querer passar a responsabilidade da condução do clube a outra pessoa. Por outras palavras, é querer renunciar as suas funções, admitindo que não percebe nada daquilo, e que só está lá a fazer o papel de fantoche pois nem acredita em si e/ou na sua equipa de trabalho.
1- Sou completamente contra os negócios em exclusividade (100%) com 1 único empresário.
2- Sou completamente contra a negociação que privilegie (>75%) 1 único empresário
3- Sou completamente contra a introdução de 1 qualquer empresário no departamento de futebol, conferindo-lhe capacidade de decisão.
Foi por isso que não votei PPC.
Para além da falta de seriedade e de verticalidade de Eriksson (já corajosamente assumida por PPC), não podia estar de acordo com a introdução de um empresário, Bukovac, no cargo de DD.
Fico satisfeito por verificar que há pelo menos 2 sportinguistas que, como eu, são completamente contra a promoção de Bukovacs, Jorges Mendes, Paulos Barbosas ou Veigas ao cargo de DD.
4- Infelizmente, é necessário negociar com empresários para contratar jogadores.
5- Felizmente, existem vários empresários Fifa.
Bukovac iria trabalhar em exclusivo para o Sporting ou iria existir um conflito de interesses?
Se Jorge Mendes fosse trabalhar em exclusivo para o Sporting, deixando a gestifute e os seus negócios paralelos. Assinaria por baixo.
Desde que não exista conflito de interreses, sou completamente a favor da contratação de pessoas competentes e que entendam de futebol. Sejam eles empresários de jogadores ou não.
No entanto acho difícil não exisitir este conflito de interesses. Quando o exemplo de cima não é o mais transparente.
Achas que alguém deixa MESMO 1 negócio de milhões em comissões para ter 1 salário de dezenas no fim do mês?
Há muitas formas legais de deixar de existir “conflito de interesses”, continuando a acumular (o Veiga até tinha sad’s)
Daquilo que me lembro o Bukovac iria trabalhar em regime de exclusividade para o Sporting e embora fosse algo muito longínquo ele era reconhecido por ser sportinguista. Penso ser assim, mas se estiver enganado gostaria de ser corrigido.
Quanto ao Jorge Mendes e à sua entrada no Sporting, não o estou a imaginar a largar a Gestifute e não faço a mínima ideia qual o clube do homem. Antes, com a intromissão do BES no clube, criou-se a ideia de que o Sporting ganharia poder relativamente ao banco. Temos visto… Agora passa-se o mesmo relativamente ao Jorge Mendes e à Gestifute em termos desportivos. :
E depois há uma última diferença entre PPC/Bukovac e JEB/Mendes: é que o primeiro par apresentou-se durante a época eleitoral e foi a aprovação enquanto o segundo é facto consumado sem que os sócios tenham sido consultados para tal. É um pequeno pormenor que diz muito das jogadas típicas da era roqueteira… Durante a época de eleições dizem-se banalidades em vez das medidas concretas que se pretendem implementar e depois lá no poleiro fazem-se todas as tropelias que lhes apeteçam. Mas o curioso (e admito que seja algo contraditório) é que ainda assim acredito que a generalidade dos adeptos, com a mania das grandezas, bate palmas ao facto do clube ir trabalhar com o maior empresário à escala mundial. Mesmo que isso não resulte no que quer que seja de positivo para nós…
Correndo o risco de todos vocês me insultarem, continuo a defender a minha argumentação. Eu percebo o perigo do trabalho em exclusividade. Aliás, soluções monopolistas e monopolizadoras nunca fizeram (fazem) bem a ninguém. Mas todos nós reconhecemos que o Sporting precisa de renovar a equipa e melhorá-la, se queremos que volte a produzir resultados que nos encham de orgulho e que permitam o encaixe de dinheiro que lhe dê um maior desafogo financeiro. Se o Sporting não tem dinheiro, como é que o vai fazer? Só com o produto da Academia? Quantos Cristianos Ronaldos e Nanis vão surgir novamente? Reforçar-se a equipa com a venda de Moutinho, Miguel Veloso, Izmailov e Vukcevic, que quanto a mim, são os jogadores que ainda têm mercado? E quanto é que se vai realizar com essas vendas? Acham que com o passivo que a SAD tem vai poder investir muito? Ainda não sabemos as contrapartidas que tiveram que ser dadas para arranjar dinheiro para comprar o Pongolle, o João Pereira e o Pedro Mendes e quais os compromissos assumidos no curto e médio prazo… Sinceramente, se não houver uma solução deste género, em que um empresário se predispõe (obviamente que não está ali para perder dinheiro) a colocar alguns dos seus jogadores para que o Sporting sirva de montra, atinja resultados desportivos interessantes que lhe permitam ganhar projecção internacional, estatuto e dinheiro na valorização dos seus activos que vão escasseando e em contratos publicitários, não vejo como é que conseguirá dar a volta por cima e regressar ao lugar que eu (nós) digo (dizemos) que merece. É verdade que existem princípios de vida que não são vendáveis a troco de dinheiro. Mas sejamos realistas: o futebol é um mundo cão, onde quem manda é o dinheiro. E sem isso, meus caros, não se compram melões.
Sobre a exclusividade dos “ex-empresários”, já disse o que tinha a dizer.
Sobre se Bukovac era sportinguista, benfiquista, blaugrana ou viola, não faço ideia, mas diria que nem ele deve fazer.
Sportinguista és tu e eu, que vemos futebol, dizemos umas tretas, ficamos fdd’s com as derrotas/humilhações e nos emborrachamos com as vitórias do Sporting.
Não ganhamos (eu não e presumo que tu também não) a vida, nem pouco mais ou menos, com aquilo, onde, aliás, só torramos dinheiro e anos de vida.
Quem vive do futebol não pensa assim, nem vive assim. É de que lhe dá mais ou de quem lhe dá.
Só me lembro de Bukovac (e acho que Kostov) ter vindo para o Sporting, ter casado para poder jogar e não ser grande espingarda. Foi transferido quase de imediato, salvo erro para o Belém.
Admito que seja sério, honesto e sportinguista, mas o futebol para ele já era outra onda e ainda bem para ele.
Só com a venda do Néné para Itália deve ter ganho mais do que aquilo que o Sporting lhe poderia pagar num ano (quiçá nos 4), caso deixasse de intermediar, directa ou indirectamente, vendas de jogadores.
Quanto ao Bes tens toda a razão.
Quanto à falta de clareza do “programa” eleitoral de JEB quanto ao DD, por comparação com PPC, tens toda a razão.
Mais desconhecido, PPC tinha de ser claro, arriscou e quilhou-se.
Mais 1 ponto a favor dele.
Finalmente, eu não bato palmas a essa associação JEB/JM.
1- não tenho a certeza que ela exista, nem pouco mais ou menos.
Ainda não percebi quem é o empresário de AVB, nem o empresário da contratação mais cara deste inverno.
2- Não sei se ele é o melhor do mundo.
A imprensa tuga tem sempre a mania de que há sempre 1 tuga que é o melhor do mundo em qualquer coisa, nem que seja nos arrotos de postas de pescada.
Neste caso dos empresário, já foi o Veiga (que até se gabava de fazer negócios que não tinha feito), agora é o Mendes.
3- quero lá saber se ele é o melhor, o 2º melhor ou se é só bom (grandes barretes costuma enfiar)
4- Mas sei que se houver 1 colagem ao Sporting quem ganha mais é ele.
Ou melhor: ele é que não perde nada com isso, antes pelo contrario.
Para mim o que está em causa (ou pode vir a estar, está longe de estar demonstrada e não é 1 mail cobardemente anónimo nem 1 foto que demonstram o que quer seja) é o monopólio, de facto ou aproximado.
Claro que é preciso comprar melões, muitos até serão autênticos pepinos (é quase inevitável comprar fruta podres), mas o monopólio do JM ou doutro qualquer não é uma galinha dos ovos de ouro.
Eu não disse que o Mendes era o melhor do mundo. Disse sim é que ele neste momento é o maior empresário, aquele que vende mais às grandes equipas. Só à conta da transferência do Cristiano Ronaldo o homem facturou quase 2 milhões de contos.
Não é por discordar que te vão insultar. Tem que haver sempre o respeito de opinião. Havendo uma troca séria de argumentos e convicções.
Jorge Mendes é um empresário que recebe comissões por venda. Eventualmente terá um contrato de assessoria com um jogador. Não é dono do passe. Teve uma intervenção nas recentes negociações do Sporting, não era dono de 100% do passe de Pedro Mendes, João Pereira ou Pongolle.
Jorge Mendes não vai resolver o problema da falta de dinheiro. Acham que vai fazer o jeitinho ao Sporting, se conseguir colocar um determinado jogador noutro clube, por um valor bastante superior.
Ok, o melhor e o maior são qualificativos diferentes.
Mesmo isso (o maior ou o que vende mais às grandes equipas) não tenho a certeza, mas, se o afirmas, admito.
Mas esse ranking, também não é o mais importante, agora.
A gestifute tem das melhores carteiras de jogadores mundiais, o Jorge Mendes é mundialmente reconhecido, portanto sim, ainda bem que o Costinha se dá bem com eles! 8)
E dessa foto e respectiva legenda concluo que o Costinha está a trabalhar e bem. Mel. :great:
Aquilo que eu gostava de saber é como será o tratamento aos jogadores representados por Jorge Mendes. É que este tipo de situações gera inevitavelmente situações de conflito, porque a empresa (neste caso a Gestifute mas poderia ser outra) nunca irá por os interesses do Sporting acima dos seus. É um pouco aquilo que se passa com o BES, neste momento usam o Sporting com o objectivo de aumentar as receitas.
Esta situação toda, onde o empresário ganha poder dentro do clube, deixa-me extremamente desconfortável. Mais do que empresários, precisamos é de um departamento de prospecção de qualidade e de um Director para o Futebol com capacidades na avaliação de jogadores. O empresário é o menos importante. Mas parece que não é esse o caminho que estão a seguir…
O SCP tem já há uns anos implementado uma percurso que é aposta na formação, portanto quanto muito a Gestifute está aqui é por estratégia e terá de se portar bem para cá continuar, pois isto é uma mina. Os bons jogadores que surgirem, sobem, brilham e inevitavelmente terão de sair. Se forem bem vendidos todos lucram. Ora e o portar bem, aqui significa sem prejuízo para o SCP.
Tanto quanto sei a nossa ligação à Gestifute não é mais do que a profissional. Nós não lhes fazemos favores, nem eles a nós, MAS ter amigos dos dois lados é MUITO importante, já que a Gestifute é prestigiada. Pode ser a diferença entre apalavrar algum jogador e não o perder à ultima da hora, por exemplo.
Quanto ao tratamento não sei do que falas. Diferença de tratamento tipo um ter direito a jacuzzi e outro ter de tomar banho em casa?! Acho que isso não existe! Diferença de tratamento porque um faltou ao treino e ouviu das boas do director de futebol e por acaso era do Barbosa? Bem temos de esperar então para que alguém da Gestifute falte a treino sem autorização para podermos ver as diferenças. Diferenças de tratamento porque os da Gestifute vão ser titulares e os outros não?! Bom isso cabe ao treinador decidir, por mim um treinador que se deixe manipular por empresários é um merdas e não serve.
Quanto ao departamento de futebol ele existe, coordenador pelo Cardoso e outros olheiros a seu cargo.
Também já disseram mal dele.