22 de Fevereiro de 2013. Sporting perde com o Estoril por expressivos 3-1.
O que foi este jogo? Um grande abre olhos, acho eu! O problema é que continuará a existir quem prefira manter os olhos fechados.
Criticar o jogador A ou B? Se fosse isso, era fácil. Hoje não. Nos últimos tempos, muito se tem ouvido falar sobre a Academia e a base da equipa. Aparecem figuras (eleitorais ou não), a defender que na B está a A do futuro imediato. Junte-se um molho de jogadores medianos da nossa Liga e faz-se o milagre. Hoje tivemos quatro vindos da equipa B, um miúdo de 19 anos que acabou de chegar a um mundo perdido, um defesa-central (que joga mal a defesa-esquerdo) que precisa de aprender a defender, um mediano da nossa Liga, um jogador de craveira mundial e três almas perdidas. Há quem pense que mais medianos e mais miúdos serão suficientes. Nem com Guardiola, arrisco eu.
Não é coisa que não se adivinhasse. Em conversas durante a semana, falava-se já que o último jogo esteve suficientemente tremido. Ganhar 3-2 ao Gil Vicente não é prova de quase nada, excepto que há miúdos interessantes. Mas que não há equipa para os acolher.
Já o escrevi há dias, escrevo-o de novo: não apoiarei qualquer candidato que me vier dizer que o Sporting da próxima época será umas sobras do plantel de esta, um punhado de Evaldos contratados na nossa Liga (o jogador que me perdoe, mas personifica a coisa para mim desde que soube que viria) e uma dúzia de ex-B a aguentar o barco. Que talvez se contrate mais um mediano lá de fora, para compor a coisa. Ou talvez se tenha de aceitar um degredado, tipo Bozhinov.
Se o plano for esse, não me vale a pena sair de casa. A menos que me convença que nas próximas duas épocas é para não descer, não vender e depois para ganhar. O problema vai ser convencer-me. E toda a nação leonina. Esse discurso, no Sporting, não vinga. Como convencer toda a gente que se continuará a perder 3-1 com o Estoril, celebrar cada vitória fora (à rasca) com o Gil, como se de uma passagem à final da Champions se tratasse (pode significar escapara à descida), sem assobiar, sem maltratar, sem mandar direcções abaixo? Não está no ADN de um clube grande, mais ainda de um campeonato como o nosso.
Quem não pode dizer que isto foi um abre olhos é o nosso treinador. Para o treinador actual, não pode ser. Com 30 anos de carreira, já sabia que isto só em simuladores de computador. Belo discurso sobre a força da juventude. Mas já sabia dos erros e da inexperiência. E por muito que peça, já sabe da impaciência. Tem idade e experiência suficientes. Vem agora dizer que não pode ser? Uma defesa destas e esperava aguentar até quando? Dois miúdos, outro menos miúdo mas que nem sabe defender e como lateral é… pior , outro que caiu de pára-quedas e mais um a fazer peso me direcção ao fundo. Falta confiança? Agora treinam a sério? Agora ouvem o treinador? Ou deixa jogadores que poderiam trazer outra experiência no banco porque anda lixado por causa do que fizeram ao amigo Godinho? É que não percebo. Depois, anda a tentar fazer não sei o que no meio-campo. É que já esteve melhor…
Não quer o treinador que se discutam nomes de treinadores e jogadores? Mas não se pode deixar de discutir sobre o real investimento no futebol. Mais do que o dinheiro, sobre a qualidade, mesmo sabendo que normalmente andam de mãos dadas.
Até dia 23 tem de aparecer um plano a sério. Que não envolva queimar jovens, pois até se pode ter 4 ex-juniores numa boa equipa e esta render. Tem é de primeiro haver uma boa equipa. Já queimámos jovens o suficiente. Mais não, se faz favor. Alguém capaz se chegue à frente. Mas se for para voltar atrás e voltar a meter todo o peso de um Clube (e de alguns pezudos) nos ombros dos jovens da Academia, não contem comigo!