Situação patrimonial do Sporting Clube de Portugal

Soldevi. Ele responde a todas essas questões.

já viram isto?

Acho que podes começar por aqui:

http://img246.imageshack.us/img246/3827/organogramascpiy6.jpg

SL

Devido aos erros na gestão desportiva, o Sporting já teve de vender quase todo o seu património directamente a terceiros ou partilhá-lo com terceiros (leia-se vender à SAD) sem que isso tenha amenizado os erros desportivos ou melhorado a situação das dívidas em que os Roquettistas nos enterraram. Por que razão irá agora a venda de uns quantos porcento da SAD que valem uns poucos milhões de euros melhorar seja o que for?

Os erros de gestão desportiva vão continuar a acumular-se e as dívidas não vão desaparecer mesmo que se venda parte da SAD, mas em contrapartida os sócios têm cada vez menos influência nas decisões respeitantes ao futebol do clube. Não acho que seja uma troca proveitosa.

A prioridade deverá ser tornar a estrutura dirigente competente (ou seja, com pessoas competentes que saibam o valor do dinheiro e não o desperdicem) e só depois ver se é preciso disponibilizar mais recursos (porque esse processo acarreta desvantagens como já referi acima).

Porque é que os dirigentes Roquettistas não vêem isto assim? Ora, porque se não são competentes e desperdiçam recursos a torto e a direito, então precisam de mais e mais e mais recursos (muito mais do que era suposto) para cobrir as asneiras feitas e os prejuízos acumulados. E é por isso que o património tem vindo a ser vendido em série… porque como gerem mal, dá prejuízo :arrow: dá prejuízo, têm que arranjar forma de o cobrir :arrow: para o cobrir, vão buscar tudo o que tem valor :arrow: o que tem valor é o que o Sporting acumulou de riqueza ao longo de 100 anos.

Em termos de Sporting CLUBE, a passagem da Academia e do Estádio para a SAD são uma machadada enorme. As receitas e as despesas estão extremamente equilibradas, à volta dos 18M€ se não me engano (não tenho o R&C comigo).
Sabendo que o CLUBE recebe da SAD 5M€/ano de renda pelo Estádio e 1M€/ano de renda pela Academia, acho que se pode afirmar que é um corte gigantesco nas receitas do Clube. Como será depois o financiamento das modalidades?

É também necessário relembrar que a Sporting Comércio e Serviços, uma outra fonte de receitas para o CLUBE já passou para a SAD. Como é que fica o financiamento do CLUBE? Ninguém quis explicar. O que se vê é as receitas a desaparecerem todas do CLUBE e a passarem para a SAD.

Por outro lado há um aspecto que me faz enorme confusão. Quem arcou com os encargos da construção do Estádio e da Academia, por exemplo, foi o Sporting Clube de Portugal. Os accionistas que, julgo, não despenderam um tusto, poderão receber como presente este património. Por outro lado, a SAD é uma sociedade, ou pensava eu que era, mas não vejo nada que se assemelhe…O CLUBE limita-se a arcar com todas as dívidas, com todos os investimentos e ainda a passar património para a SAD, enquanto os accionistas limitam-se a ficar sentados à espera das mais valias e do mesmo património com elevado potencial de valorização.

Podes também consultar este tópico: http://www.forumscp.com/index.php?topic=20271.0

Pedro, espero que depois de todas estas explicações (e ainda falta a intervenção do Soldevi) não digas que “tudo isto são teorias da conspiração” :arrow:

Seria positiva a participação de um dos apoiantes deste estado de coisas ao menos para nos tentar explicar… como foi possível?

Em príncípio, se passas património que é teu e só teu para a SAD, esse mesmo património deixa de ser só teu e ficas, por exemplo, com metade. A meu meu ver, ficas mais pobre e a SAD mais rica.

O problema não é só passar o património em bruto. É que os custos associados de construção/juros (passivo criado) não devem acompanham na dimensão correcta a passagem dos activos. Assim beneficia-se os accionistas da SAD e não o Clube.
E passar agora o que resta significa deixar o clube sem fontes de receitas, nomeadamente o estádio!!! >:D

Esta “molhada” de SADs s SGPS, etc deve ser mesmo para confundir e não permitir que alguém entenda o mais simples dos factos, os clubes de futebol estão TODOS falidos!

Têm dividas até ás orelhas e continuam a endividar-se ainda mais porque nunca vão ter receitas suficientes para pagar as dividas.

Só não consigo entender qual o interesse dos “grandes capitalistas” neste sector de actividade… lavagem de dinheiro, talvez…

Mas isto é assim em todas as “grandes” empresas…
se as “virarem de pernas para o ar, não caiem moedas” como se custuma dizer.
Depois de x em x anos alguém olha com atenção para os balanços das empresas e para a realidade e … crise mundial!

É triste a realidade…