Site de informação do Sporting - criação, sugestões, ajuda

A comunicação social em Portugal, como todos sabemos, é uma pouca vergonha e não se cansa de fazer do Sporting chacota nacional. Eles (principalmente os três jornais desportivos, com destaque para A BOLA e Record) gozam-nos de todas as maneiras e feitios… falam mal do clube, fazem manchetes insultuosas, criar notícias falaciosas, etc… E como se isso não bastasse, muitos Sportinguistas dão-se ao luxo de criarem blogs na internet com o intuito de ficarem “famosos” por criarem notícias baseadas em fontes “fiáveis” de modo a terem muitas visitas e page views.

É por este tipo de coisas que eu gostaria de levar a cabo a construção de um site exclusivamente dedicado ao Sporting Clube de Portugal, destacando não só o futebol, como também todas as outras modalidades que sustentam o Clube. Neste site, actualizado diariamente, não seriam colocados rumores (a não ser que houvessem indícios muito fortes, como por exemplo um jogador ser visto a entrar num apartamento com o Costinha :stuck_out_tongue: ), provocações ou outro tipo de manhas que só servem para destabilizar; para além das notícias oficializadas pelo Clube, seriam colocados artigos de opinião, entrevistas, breves comentários, imagens, vídeos…

O meu objectivo com isto não é criar uma nova comunidade para os adeptos Sportinguistas, pois o Fórum SCP é um espaço fantástico e de grande reconhecimento e dimensão. É apenas fazer com que haja no vasto mundo da internet um site de informação relacionado com o Sporting 100% fiável, em que todos possam confiar, visitar todos os dias e ficarem informados sobre a actualidade do Clube. É isto que eu pretendo.

Mas eu não quero trabalhar sozinho. Gostaria de construir este site com a ajuda de todos os Sportinguistas que lhe reconhecerem potencial e que estejam dispostos a contribuir para a evolução deste espaço. Como tal, gostaria de ler as vossas sugestões acerca dos seguintes pontos:

-nome do site;

-design (disposição do site, cor de fundo, secções, etc…);

-outros (qualquer outra ideia que tenham é só dizerem).

Neste momento tudo o que tenho são ideias. Estava a pensar num site com um background verde, branco na zona dos conteúdos e textos a preto.

Era bom ter uma zona de destaques em que se destacavam duas ou três notícias/artigos importantes. O resto do site podia ficar divido em diversos temas: futebol, modalidades, artigos, imagens, vídeos, geral, etc…

Todos os vossos comentários são bem-vindos! :great:

Eu entro e faço o site sem problemas

Fazes o site como? Percebes alguma coisa dessa matéria? Eu sinceramente não percebo nada e estava com esperanças que alguém me pudesse ajudar nessa capítulo. Já que te disponibilizaste, quando tivesses um tempinho poderias fazer um protótipo e exibi-lo aqui para a comunidade ver como ficou. :great:

Boas,

Antes de mais quero louvar a tua atitude de combater contra a comunicação social portuguesa que como temos vindo a observar não mostra imparcialidade nenhuma no que toca a noticias :arrow:

Quero também deixar aqui disponível a minha ajuda para o que for preciso, não percebo de construção gráfica de sites. Mas estou disponível para fazer de entrevistador, fotografo , jornalista, acompanhante de claques (com fotos, artigos e informações ( disto já percebo bem mais :mrgreen: ) o que quiseres :mrgreen: Podem contar comigo, caso for essa a vossa intenção. :wink:

Quanto ao aspecto visual do site, gosto bastante deste site :

http://www.olympiakos.gr

Como podem ver, encontra-se dividido por modalidades e tem uma coisa que acho que falta ao nosso site oficial do scp ( no meio de muitas ) que é um calendário com o que está previsto ligado ao clube. Vejamos que muitas das vezes em que nada se tem para fazer no fim de semana, se chega ao calendário e se vê onde e quando poderemos ir apoiar o nosso clube muito facilmente e organizado. Mas a implementar deveria ser relacionado com todas as modalidades, conferencias de imprensa, apresentação de jogadores, enfim, tudo o que está relacionado com o Sporting Clube de Portugal.

Outro site que vejo com bons olhos é este:

http://www.pao.gr/en/

Faltando so o calendário e as paginas mais elaboradas e adequadas aos objectivos que queres criar. ( Além da cor ser bem melhor que a do primeiro site que referi )

SL

Percebo , se puderes manda o teu mail por pm para podermos discutir melhor o site

Força nisso pessoal.

SL

Obrigado pelos comentários.

MrChico, a ideia do calendário é realmente muito boa, pois esse é um elemento bastante útil para qualquer Sportinguista, pois existe pouca divulgação dos jogos do Sporting que não sejam de futebol, o que é uma pena.

Quanto ao que disseste que podias fazer, seria louvável se pudesses contribuir dessa forma. Muito mesmo! Também pensei em ter no site uma secção com conteúdos relacionados com os adeptos do Sporting. Se costumas estar com as claques, perfeito, seria interessante revelarmos fotos delas depois dos jogos.

Deixo aqui duas ideias Sporting TV e Podcast Sporting

Boa ideia…ah um tempo também se falou de uma espécie de rádio para ajudar a “ver” o jogo que não dá na tv, e dar mais emoção que um livescore não dá.

:wink:

Quanto á parte de puder tirar fotografias, é relativamente difícil tirar fotografias ( que possam estar expostas sem se verem caras ) á claque na qual estou. Mas no que toca a fotografias ás restantes claques, entrevistas a membros da claque, publicação de informação, crónicas sobre o apoio registado, tudo! estou aqui no que for possível :wink:

Seria interessante que um grupo de pessoas que se organizassem para ajudar a levar a cabo esta iniciativa. Existe bastante gente do fórum que ao que parece conhece pessoas ligadas com o Sporting Clube de Portugal, o que por exemplo facilitaria a obtenção de entrevistas por exemplo, ou então o simples facto de um elevado numero de foristas irem assistir aos jogos de iniciados, juvenis e juniores que acompanhada de uma fotografia ou outra poderiam elaborar umas crónicas interessantes dos jogos.

Enfim, existem vários aspectos que se poderá por em prática nesse site, porque infelizmente o site do clube não nos proporciona. É preciso vontade e organização. :arrow:

Concordo com esta ideia e estou disponível para colaborar (dar ideias), embora perceba muito pouco de produção de páginas web.

http://www.asse.fr/index.php
http://www.celticfc.net/home.aspx

É importante que o site disponibilize a história do Sporting, os melhores momentos do nosso clube, o SPORTINGUISMO!

Hum… vocês estão a sugerir relatos de jogos que não tenham transmissão televisiva? Isso exige bastante conhecimentos de diferentes áreas e a disponibilização de alguém (não necessariamente sempre a mesma pessoa) às horas dos jogos. E se o jogo não tem transmissão televisiva, o comentador teria de estar no pavilhão/estádio, pelo que não sei se tal seria possível de realizar.

Sim, é isso. Era bom termos pelo menos um par de fotos dos jogos das modalidades e dos escalões de formação, pois o site oficial do Sporting apenas se preocupa, neste capítulo, com o futebol. :wink:

Estamos a falar de algo com domínio próprio, do tipo www.nossosite.pt? Eu sugiro uma parceria com este fórum, de forma a aumentar as visualizações e impacto inicial do site.

Claro, eu quero que o site tenha domínio e alojamento próprio, algo que pode ser adquirido, por exemplo, através da PTWebtech, que fornece um excelente apoio aos clientes (já utilizei os seus serviços por uma vez). Depois o site poderia ter “Anúncios Google” que ajudariam a pagar tudo o que fosse preciso.

Quanto à parceria com o Fórum, isso não depende de mim, mas é óbvio que seria excelente para a divulgação do site. No entanto, essas questões discutem-se quando o projecto começar a ganhar uma forma mais definida. Hoje não foi possível, mas eu amanhã vou conversar com o alvalade com o intuito de começarmos a limar os primeiros pormenores. Vou dando novidades. :arrow:

Eu estou disposto a apoiar financeiramente esta iniciativa se a mesma cumprir alguns requisitos: parceria com o fórum, participação activa de alguns elementos do fórum e que o site possua um plano real. Nada vegetativo, um site real, que procure ser, além do site oficial do clube, que é fraco e visualmente deprimente, o principal destino de todos os Sportinguistas.

Que o pessoal comece a falar. Estou a estudar para os exames, portanto, vou estar por aqui.

Que queres dizer com “plano real” e “site real”? Estás-te a referir à seriedade do projecto? É isso?

Sim, e à dimensão do projecto. Um site dinâmico, activo.

se o projecto for para a frente, e com a qualidade dos foristas que querem participar o site vai ter sucesso gaantido :great:

Não deixem é morrer a ideia!!!

Eu estava a falar de uma espécie de noticiário diário do Sporting ( podcast ) e ter uma zona com vídeos relativos ao Sporting , apesar de puder-mos de juntar as 2as coisas ,mas fazer comentários será muito dificil

:arrow:

É melhor uma coisa de cada vez :wink: