Sistemas de Backups - SOs, Hardware, etc

viva.

tenho um portátil (tsunami runner, processador intel pentium m 1,5ghz, 2gb mem ram) com o windows xp.
mas isto anda a dar inúmeros stresses (o célebre ecrã azul aparece-me vezes demais) e queria experimentar formatar isto e colocar-lhe um outro sistema operativo. é um pc que só é usado quando o “principal” está indisponível… e para net e pouco mais.

que sistema aconselham, dadas as características da “máquina”?

grazie.

Boas, penso que um Ubuntu (Linux) serve para aquilo que estás a pedir!

podes experimentar este: https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu

é uma versão do ubuntu mas com o DE LXDE, que é mais parecido ao windows a que estás habituado, e também consome (muito) menos recursos do que o Gnome, que é o usado por defeito no ubuntu.

alguns screenshots: http://lxde.org/pt-br/image_galleries/screenshots (do lxde, não da distro que falei acima)

e quanto às drivers? como funciona isso? e a instalação? teria que manter o windows ou poderia ficar apenas com o linux?

(sou um nabo fora do windows…)

Dir-te-ia, salvo melhor opinião, para experimentares um liveCD da distribuição para ver se te entendes (é fácil, mas requer habituação)

Já agora, LiveCD é o sistema operativo a arrancar e correr a partir do CD (tens que seleccionar a drive de cd como 1ª opção de arranque na bios do PC). Tens lá a opção de instalar ou correr. Seleccionas correr (ou outro termo equivalente) e experimentas o sistema.

Em relação aos drivers, para coisas “normais” não costumo ter problemas.

Pessoalmente uso o Ubuntu em dual boot com win7 que por razões do software mais utilizado não ter grande alternativa em Linux, acaba por ser o sistema mais utilizado.

Ma já instalei outras máquinas com Linux (Caixa Mágica) e está a ser utilizado há anos (ca. 3 anos) pr putos (5-9 anos) sem qualquer problema.

como o psilva disse, deves primeiro experimentar com a versão live (que já não tem que ser em cd, pode ser via pen usb, caso o computador em questão permita o boot por usb).
sendo uma solução de «desenrrasca», é a melhor opção que tens.

1. sacas o live cd,
  2. vais à net e procuras por um software chamado unetbootin (http://unetbootin.sourceforge.net/) e sacas esse programa.
  3. inseres a pen usb, chamas o unetbootin, e é só seguir as instruções (indicar onde está o ficheiro da distribuição que sacaste no ponto 1, indicar a drive onde está a pen, e deixar correr até ao fim).

depois no cumputador «antigo», nem precisas de instalar a sistema (caso não queiras), mantendo o xp, até te sentires à vontade para o trocar (caso chegues a esse ponto, que estou confiante que sim :wink: ).

instalar drivers, instalar software, instalar codecs, não tens que te preocupar com nada disso. uma distibuição de linux já trás tudo o que precises.

qualquer dúvida, vens aqui perguntar, que o pessoal ajuda-te, na medida do possível.

Longe de mim reavivar velhas guerras entre defensores de Linux e de Windows, mas a verdade, é que a partir do momento em que acaba uma instalação do Linux, começa o já velho problema da compatibilidade. Quer se queira, quer se não queira, há indubitavelmente mais programas concebidos para correr no Windows, do que em Linux, logo, não entendo porque estão a colocar à partida de lado a versão compacta do Windows XP para PCs mais antigos, ou pensavam que não existia? :wink:

Quem estiver interessado, mande pm que eu forneço os links. 8)

Se queres continuar com o windows XP, tenta reinstalar o windows para que se corrija os problemas de BSOD. Eu tenho computadores bem mais fracos que o teu a correrem windows xp tranquilamente, por isso não vejo porque terás problemas.

Se quiseres experimentar algo novo, instala linux. Sempre aproveitas para aprender qualquer coisa e vais ver que agora já existem quase todos os drivers disponíveis para linux que são automaticamente instalados. Uns dizem ubuntu, outros dir-te-ão opensuse (até porque é verde) :mrgreen:

Para aproveitar este tópico fazemos uma pequena alteração no título e aqui vai…

Quem tem informação muito importante que queira preservar (como fotos e vídeos pessoais bem como documentos profissionais importantes) sem ter de ficar pelos cabelos quando o computador pifa, pode recorrer a uma solução relativamente em conta para uso pessoal (ou profissional em escritórios de pequena dimensão):

… um Synology DS212j:

Trata-se de um NAS (Network Attached Storage) bastante baratinho (comparado com a competição) que permite colocar 2 discos rígidos em sistema RAID… de um modo simples, tudo o que está num disco acaba “partilhado” pelo outro disco, permitindo assim que quando um disco vá para o galheiro a info continue preservada no outro até se fazer a substituição do primeiro.

Cumpre por isso a função de backup na perfeição, sendo que apenas no caso de ambos os discos pifarem em simultâneo (altamente improvável) se acabaria por perder a info (mas quem for paranóico em relação a isto pode optar por um NAS mais avançado com mais “bays” para discos… 4, 8, 12, you name it ;D).

Além do backup, este NAS pode ser conectado a um router via ethernet (o tal cabo RJ45), permitindo que todos os dispositivos ligados ao router (via cabo ou wifi) tenham acesso ao NAS para irem buscar coisas ou armazenar coisas. Ou seja, função backup “ao quadrado” pra quem tem mais que um computador em casa. ;D

Por fim, este NAS tem também um SO de boa qualidade (baseado em Linux), muito intuitivo e carregado de aplicações (como Media Server, Print Server, Audio Server, sistema Cloud para acesso via web noutro ponto do mundo, iTunes Server, FTP, etc) que permitem conectá-lo de formas muitíssimo variadas, permitindo assim que cada um o adapte às suas necessidades. Além do SO, tem baixa “footprint” e é muito silencioso a trabalhar.

Comprei um há umas semanas e estou muitíssimo satisfeito.

[ul][]O modelo foi o que viram acima: Synology DS212j. Custou 160€.
[
]Os discos têm de se comprar à parte e são fáceis de instalar (tem de se andar a (des)aparafusar a coisa, mas é muito simples e uma vez feito não tem de se mexer mais)… comprei os Western Digital Caviar Green 2TB cada, baratos (90€ cada), de 3.5’’.[br][/ul]

O total ficou-se nos cerca de 350€. Não é propriamente a coisa mais barata do mundo, mas tudo depende do valor que dão à informação digital que queiram ter armazenada, sendo que me parece um valor bastante em conta neste tipo de soluções e que fornece um sistema muito intuitivo, flexível e de qualidade.

Nota: Utilizadores Mac vão ter alguns problemas com compatibilidades, eventos do iMovie ou iPhoto não conseguem ser exportados para este NAS porque ele não suporta o modo de disco HFS+ da Apple (apenas FAT32 e afins). Neste caso ter-se-ia de fazer backup dos ficheiros em si e não dos “events”. Existem NASes que suportam HFS, como alguns modelos QNAP, mas são substancialmente mais caros e não valem o investimento apenas devido a esta questão das compatibilidades, na minha opinião.

também tenho um NAS. sinceramente foi a melhor coisa que podia comprar, embora o meu tenha sido bem mais caro do que esse (mesmo tendo mais capacidade, foi mais caro em comparação).

agora tenho tudo num sítio só, e como tenho 1 desktop, 1 portátil, 1 laptop, 3 tablets (embora só use um) e um smartphone, tenho acesso a todos os documentos, sempre. além de poder aceder via web quando não estou em casa.

embora ainda seja uma «brincadeira» cara, eu aconselho vivamente todos que têm mais do que um computador a pensarem neste tipo de soluções. a oferta existente é muito vasta, indo dos dispositivos mais «baratuchos» até sistemas profissionais (com vários disco hot-swap, raid 5, etc).

Este Synology tem inclusivamente apps para Android e iPhone… já imaginaste eu ir buscar wireless um vídeo ao NAS com a app do iPhone e depois através de um simples AirPlay passá-lo na TV via AppleTV? (ou pra quem tem um sistema mais “open” meter directamente do NAS para o MediaPlayer acoplado à TV) É quase a verdadeira “casa digital”. :wink:

Eu tenho um conceptronic já há uns anos, o CH3HNAS. Na altura custou-me menos de 100€ sem discos, e até hoje tem estado impecável. Também considero que, tendo em conta que cada vez utilizamos mais dispositivos para aceder à info é fundamental esta estar acessível, e estes meninos, para além de outras funcionalidades, permitem-no.

O meu é este: http://www.conceptronic.net/product.php?id=256&linkid=228

E custa: http://www.kuantokusta.pt/1/86324/Conceptronic-NAS-CH3HNAS

Já é um modelo antigo, mas em tempo de crise é uma opção que se deve ter em conta e para o que necessito funciona bem…

Celsus, acho que fizeste uma óptima compra. :great:

o meu é este, mas está a um preço exorbitante. eu comprei-o por volta dos 500€
http://www.pixmania.com/pt/pt/12805183/art/iomega/servidor-de-armazenamento.html

a versão de 4TB e que está a um bom preço: 299€
http://www.pixmania.com/pt/pt/9515953/art/iomega/servidor-de-armazenamento.html

de referir que o de 6TB pode receber discos usb externos também, e usá-los como se fossem armazenamento interno (embora se depois os removerem, os shares ficam orfãos, mas milagres não existem). eu como tenho 3 discos externos, dá-me jeito por vezes.

é verdade, é o verdadeiro conceito multimédia em todo o lado. então agora com o tablet, posso começar a ver um filme na sala, e terminar no quarto, já deitado. ;D

Para a minha empresa adquiri este: http://web.qnap.com/pro_detail_feature.asp?p_id=193

Temos neste momento apenas um disco, porque comprámos no auge das inundações na Tailândia e os preços estavam exorbitantes.

@Paracelsus: cuidado com os discos que se compram. Normalmente os Green não são suportados em NAS (em configurações RAID) devido à forma como está configurada a poupança de energia: o parâmetro “load cycle count”, que é o número de vezes que a cabeça do disco “estaciona” para poupar, sobe brutalmente, o que diminui o tempo de vida útil do disco.

Existem 2 soluções:

1. Comprar discos que estejam nas listas de discos suportados pelas marcas (a QNAP tem uma lista enorme)
  2. Alterar o parâmetro dos discos. Eu usei a ferramenta http://idle3-tools.sourceforge.net/ para uns WD green que tinha.

Não há crise, os Western Digital Caviar Green são suportados pela Synology.