Sistema Educacional

Boa tarde a todos,

Gostaria de dar aqui o mote a um pequeno debate acerca da forma como funciona o sistema educacional tanto em Portugal como no resto do mundo, e gostava também de ouvir algumas opiniões referentes ao que é sugerido neste vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=JvK7xuZLtok

Será uma utopia? Resultaria não resultaria? Eu honestamente ainda não consegui ter uma opinião realmente formada acerca deste tema.

Dou o exemplo de quando ele diz que o sistema educacional se foca na competição mas deveria focar na colaboração. Eu pessoalmente acho que a competição, de forma saudável é extremamente positiva e maximiza as capacidades das pessoas enquanto se nos focarmos na colaboração não sei até que ponto os resultados seriam tão altos. Mas as minhas opiniões por vezes não costumam ser sempre as mais convencionais.

E quanto a este tema estou susceptível a ser persuadido porque como já disse não sei bem o que pensar.

Posto isto, fico a aguardar algumas opiniões :great:

Eu já tive a felicidade ou melhor a infelicidade de estar nos dois lados do sistema educativo, tanto como aluno e professor.

E apenas posso dizer isto, cada ministro da educação tem conseguido com uma enorme habilidade ser pior que o seu antecessor, e este actual para lá caminha.

Esta última proposta do CDS para reformar o ensino é de bradar aos céus, e por curioso que pareça o único partido que parece saber o que está a fazer é o PSD que espera pelas disposições do CNE para criar a sua politica educativa.

Nesta altura em que a computação está tão enraizada na sociedade, o inglês é rei e as ciências o caminho para salvar o planeta… O ensino está completamente desajustado da realidade e das competências que as pessoas precisam para terem as ferramentas necessárias para resolverem os problemas actuais.

Temos muito que aprender com a Finlândia e o Canadá e ajustar esses modelos ao nosso país.