Sismo no Haiti

Procurei mas não encontrei nada sobre isto.

[i]Um sismo de magnitude 7,0 abalou o Haiti ontem à noite, seguido de fortes réplicas, matando um número indeterminado de pessoas (estimam-se milhares) e fazendo ruir inúmeros edifícios, incluindo os das autoridades públicas.

O embaixador do Haiti nos EUA fala em “grande catástrofe”. O alerta de ‘tsunami’ foi entretanto retirado, mas ainda há perigo para barcos e estruturas junto da costa. As Nações Unidas preparam já uma operação maciça de auxílio internacional, para coordenar os esforços de países que mostraram disponibilidade para ajudar o Haiti.

Um repórter da AFP contou que o abalo se prolongou durante um minuto e que os carros saltaram da estrada. Um jornalista da AP contou que a capital Port-au-Prince estava envolva numa nuvem de pó e que se ouviam gritos.

Um responsável do Departamento de Agricultura dos EUA em visita à região contou que viu algumas casas caírem de uma ravina. “Ouvi um estrondo e muitos gritos à distância”, descreveu Henry Bahn. “As pessoas estão descontroladas, em pânico. Eu só consegui encostar-me a uma parede”, acrescentou.

Testemunhas dão conta de inúmeros mortos, feridos e desaparecidos entre os escombros. Familiares contactados por uma funcionária da CNN referem que viram edifícios destruídos e a AP relata a existência de corpos de vítimas amontoados à porta de edifícios em escombros.

Um jornalista de uma televisão haitiana, Haitipal, que emite através da Internet, relatou a ocorrência de desmoronamento de numerosos edifícios públicos da capital, incluindo “o Palácio Nacional, o Ministério das Finanças, o Ministério do Trabalho Público, o Ministério da Comunicação e da Cultura, o Palácio de Justiça, a Escola Superior”, o Parlamento e a Catedral de Port-au-Prince.

A AFP reporta que o sismo destruiu um hospital na capital e que há também edifícios desmoronados em outras localidades do Haiti.

Segundo esta agência, a sede da missão da ONU no país ficou destruída e e há inúmeros escombros, feridos e mortos.

O embaixador haitiano nos EUA anunciou uma “grande catástrofe”, no país mais pobre do continente americano e que tem sido devastado por furacões.

O primeiro abalo fez-se sentir às 16.53 (21.53 em Lisboa) e foi seguido potentes réplicas. Até às 02:06, hora de Lisboa, o US Geological Center contabilizava 14, oito acima de 5,0 graus de magnitude, as restantes perto desse registo. A réplica mais forte foi a primeira registada, às 17:00 locais (22:00 em Lisboa), e chegou aos 5,9, seguida de outra de 5,5 doze minutos depois. Os abalos continuam a última registada antes das 02:06 foi a terceira mais forte: 5,4.

Em Portugal, segundo o sismólogo Fernando Carrilho, foram registadas 12 réplicas até cerca das 14:00h.

O Centro de Alerta de Tsunamis dos EUA avisou para o perigo de uma onda gigante atingir as ilhas num raio de cem quilómetros. A República Dominicana - que divide Hispaniola com o Haiti -, as Bahamas e Cuba soaram o alerta. Horas depois o alerta foi retirado, tendo-se registado apenas um pequeno maremoto local, mas o Pacific Tasunami Warning Center avisa que os riscos para barcos e estruturas costeiras manter-se-á “durante várias horas devido a correntes rápidas”.

Este organismo adianta ainda que foram registados pequenos tsunamis em Santo Domingo, República Dominicana, e em outras áreas das Caraíbas, mas, “com base nestes dados, poderão ter havido ondas de maremoto destruidoras nas zonas junto ao epicentro”.

O epicentro do sismo foi no mar 16 quilómetros ao largo de Port-au-Prince e a dez quilómetros de profundidade. O abalo foi sentido na prisão americana de Guantánamo, na ilha de Cuba.

A população encheu as ruas, as comunicações na região foram seriamente afectadas e as operações de salvamento prometiam continuar pela noite dentro.

O Presidente dos EUA, Barack Obama, lamentou a tragédia e prometeu que o seu país vai enviar ajuda para o Haiti. Também a França tomou a mesma iniciativa. A Venezuela anunciou que vai enviar uma equipa de 50 peritos em operações de socorro e as Nações Unidas preparam já uma operação maciça de auxílio internacional.[/i]

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=sYNpV_8s4X8&feature=player_embedded[/youtube]

//Edit: Creio que me enganei no sitio onde postar isto. Se for este o caso, peço desculpa e peço a um moderador que o coloque no sítio certo.

Enganaste-te sim. :great:

Mas é absolutamente chocante esta notícia.

Acabei de ouvir uma notícia em que alertam para a possibilidade de existirem cerca de 100 000 mortos. :o :xock: :xock:

Aqui vai uma imagem do palácio presidencial, antes e depois do terramoto:

Terrivel, e num Pais em que pobreza e grande. :’(

Segundo li, é o país mais pobre do Mundo… O epicentro localizou-se apenas a 15 kms de Port-au-Prince, e se os edifícios mais sólidos desabaram como cartas (parece que um dos poucos que ficou em pé foi a embaixada dos EUA), nem quero imaginar os morros enormes sobre os quais mora cerca de 80% da população da cidade… Não me admirava que fóssemos lidar com números semelhantes ao Tsunami, é que muito pouca coisa ficou de pé…

Mais impressionante ainda é a abismal diferença que ontem a SIC mostrou ao longo da linha da fronteira com a Rep. Dominicana, dividem a ilha mas são 2 países completamente diferentes e isso reflecte-se mesmo na geografia da ilha!!!

Espero que não haja mais mortos e que se encontrem muitos sobreviventes.

Se foi o mesmo que mostraram na RTP, o objectivo era demonstrar uma das principais razões para o impacto que o sismo teve: a erosão. Na ilha Espanhola (ou de São Domingos), a metade dominicana é marcada por uma floresta luxuriante, enquanto que na metade haitiana, devido ao abate indiscriminado de árvores por parte da população para usarem a lenha, praticamente não existem árvores, segundo a RTP restam apenas 2%.

Quanto ao Haiti ser o país mais pobre do mundo. Tenho mesmo muitas dúvidas. Depois deste desastre, talvez se torne o mais pobre, mas antes não era. Quando tens países como o Zimbabwe, ou pseudo-países como a Somália, não é possível que o Haiti fosse o pior. Infelizmente à países ainda mais miseráveis por esse mundo fora.

Se não era o mais pobre do mundo, era o do hemisfério ocidental do globo terrestre. Pelo menos foi o que li nas notícias.
Entretanto uma amiga minha de uma ONG, já seguiu viagem para lá.

O que aconteceu lá podia muito bem acontecer aqui e não sei se o resultado seria diferente.

Mas é incrível a falta de sorte dos haitianos , miséria atrai miséria.

Terremoto en Haiti Captado en Video

Reparem como as construções à volta da estrada caiem quase instantaneamente :o

[hr]
Para complementar:

Pareciam castelos de areia :exclaim: :exclaim: :exclaim:

Pelo que eu ouvi ontem no telejornal fala-se em 100.000 mortos só na capital :xock: (cerca de 500.000 no total do país)

Como é que vocês acham que foi o de 1755 que ainda foi pior que este.

Tambem corremos esse risco , daí a importância das construções serem anti-sismicas e existir um planeamento urbano que não concentre as habitações umas em cima das outras , é que num caso de um terramoto corre-se o risco de quem conseguir fugir para a rua levar com o prédio do vizinho em cima.

Anda não vi nenhuma imagem do Haiti com desabamentos de prédios de habitação , no meio de tanto azar desta tragédia o facto de os Haitianos devido à sua pobreza viverem em casas terreas pode ter salvado mais vidas do que se vivessem em prédios de habitação.

Por isso digo se o que aconteceu no Haiti fosse aqui em Lisboa o resultado melhor não seria , muito provavelmente seria pior , porque com um sismo desta intensidade e tão perto a maior parte dos prédios desabaria de certeza.

Aproveitando a deixa do Green Lion, está aqui uma foto de um dos morros do subúrbio da capital. Apesar de serem térreas, a frágil construção não aguenta, pura e simplesmente, um abalo desta dimensão. Se fosse aqui, julgo que a tragédia seria bem menor no sentido em que a maior parte das construções da Grande Lisboa estão (ou pelo menos deviam estar segundo a legislação) prontas para aguentar abalos sísmicos… Claro que em certas zonas da cidade iriam existir quedas, embora já tenha lido em algum lado que na Baixa as construções, por muito velhas que pareçam, estão reforçadas com “vigas” de madeira dispostas de maneira a aguentar igualmente fortes abalos. Bem mas eu não percebo muito do assunto nem quero pôr nada à prova :pray:


t1larg.jpg

Pelo que também ouvi, no Haiti cerca de 87% da população sobrevive com menos de 1 dólar por dia! :xock:

Não dá mesmo para descrever uma coisa destas…

Xii… exagerado! Eu ouvi 80% com menos de 2 dólares. :mrgreen:

Estas demonstrações de força da Natureza dão-me um banho gélido de humildade.

O ser humano é um ser insignificante e residual, que muitas vezes tem um sentimento de auto-segurança simplesmente inexistente, diga-se.

Seja em 2012, seja em 8784… Nós não controlamos absolutamente nada daquilo que pertence a forças exteriores. Mais uma vez, em segundos desapareceram para sempre centenas de milhares de pessoas. Dá que pensar.

Eu ouvi isto (mas sinceramente não sei em que canal) e inicialmente não acreditei num valor tão alto, mas ainda hoje uma minha stôra falou desse valor sem ter ouvido a notícia em questão.

Mas mesmo que seja os tais 80% de população com 2 dólares por dia, é simplesmente chocante.

Quando disse que estavas a exagerar, foi mais para ridicularizar a diferença dos valores pois são ambos chocantes.
Como é possível neste século, termos países onde 80% ou 87% da população vive na miséria? Não será possível os países mais ricos se juntarem e criarem sinergias para reduzir esses valores???

Usar aqui um pouco de humor negro, que eu me lembro de um filme qualquer, Deus na plenitude da sua sabedoria, provoca desastres naturais, guerras, epidemias e afins para reequilibrar o mundo. (Existe pessoal a mais)