Sporting - Silva, Manoel e Pinilla lutam para ficar, mas um vai mesmo sairNas mãos de Peseiro
São esperadas a qualquer momento as derradeiras decisões do técnico José Peseiro quanto ao plantel com que o Sporting vai atacar a temporada 2005/06. E se relativamente a entradas no grupo de trabalho, apenas a contratação de um extremo-esquerdo está ainda em cima da mesa – a novela Wender terminou –, o mesmo não acontece quanto às saídas.
Para já, a lista de dispensas, sabe o CM, não está ainda totalmente definida, mas candidatos não faltam. Certo mesmo é que de um trio atacante formado por Silva, Manoel e Pinilla um deles vai ser cedido por empréstimo, consequência das muitas opções ofensivas à disposição do treinador – Deivid e Liedson garantem poder de fogo e retiram espaço à concorrência.
E também por isso o jogo desta noite, frente ao West Bromwich Albion, perfila-se como uma derradeiro oportunidade para Silva – único convocado do trio referido – mostrar argumentos e assim convencer Peseiro de que constitui uma mais-valias para o grupo. Pinilla continua afastado dos relvados e Manoel foi preterido.
E mesmo antes de serem anunciadas as decisões, há já quem se posicione e manifeste disponibilidade para acolher os ‘leões’… excedentários. No Minho, por exemplo, o Vitória de Guimarães está na frente caso o Sporting aceite ceder Silva, admitindo-se, contudo, que a SAD ‘leonina’ tenha em carteira outras alternativas para a colocação dos jogadores a dispensar.
Mas nem só no ataque são esperadas novidades. Poucos se espantariam se Peseiro optasse por fazer rodar o jovem médio Marcelo Labarthe, ex-Internacional de Porto Alegre, e até mesmo, também numa perspectiva de evolução, o defesa-central Miguel Veloso, que recentemente se sagrou campeão de juniores, tal como Nani. O técnico José Peseiro tem a última palavra e vai pronunciar-se em breve.
SAD ADMITE ‘COLOCAR’ NICULAE
O futuro do internacional romeno Marius Niculae não está ainda definido, esperando a Sporting SAD uma resposta do avançado à proposta de renovação contratual que lhe foi enviada via faxe.
Ainda assim, e apesar dos números apresentados ao jogador estarem muito longe dos valores auferidos por Niculae ao longo do anterior vínculo, admite-se que o atacante acabe mesmo por aceitar as condições propostas pela SAD. Tudo porque, até este momento, o romeno não parece ter grandes alternativas para dar sequência à sua carreira.
Só que, mesmo que Niculae opte pelo Sporting, o que equivale a dizer que aceita baixar de forma substancial o seu salário, nem por isso tem lugar garantido no plantel de José Peseiro. Neste momento, o Sporting tem uma linha ofensiva vasta, admitindo-se por isso um eventual empréstimo do internacional romeno.
SPORTING PROCURA ALTERNATIVA A WENDER
O bracarense Wender, principal opção do técnico Peseiro para o reforço da ala esquerda, está cada vez mais longe de Alvalade e apenas um inesperado volte-face, de todo improvável, poderia colocar o brasileiro de ‘leão ao peito’. Aliás, neste momento, e depois das negociações terem sido encerradas na tarde de sábado – Sporting e Braga não se entenderam quanto aos valores a envolver na operação – a SAD verde-e-branca estará já no mercado a avaliar outras alternativas para aquela posição.
Tudo porque o desencontro de verbas, com outros episódios pelo meio – comunicados a criticar o Sporting e acusações a Peseiro por contactos com Wender –, marcou as negociações. Ao milhão e meio de euros – admite-se que a transferência fosse viabilizada por um milhão – exigido por António Salvador, presidente da SAD bracarense, respondeu o Sporting com uma oferta a rondar os 500 mil. Só que os números ‘leoninos’ foram prontamente recusados no Minho e nem o desejo de Wender rumar a Alvalade serviu para demover Salvador.
O jogador renovou pelo Braga na última temporada, tem mais dois anos de contrato e uma cláusula de rescisão cifrada nos 1,7 milhões de euros. À intransigência de Salvador respondeu o Sporting de igual forma, isto é não elevando o valor da proposta. E assim acabou a novela.
SOLTAS ‘LEONINAS’
JOGO NO ALGARVE
O Sporting viajou ontem à tarde para Albufeira, no Algarve, onde esta noite a equipa defronta os ingleses do West Bromwich Albion. Os defesas Beto e Paíto, os médios Custódio e Tello e os avançados Manoel e Pinilla ficaram fora das opções. Ao invés, Luís Loureiro, André Marques e Varela estão entre os eleitos.
ELEITOS DE PESEIRO
Eis a lista de convocados para o ‘particular’ desta noite: Nélson, Ricardo, Rogério, Semedo, Anderson Polga, Miguel Garcia, Miguel Veloso, Edson, André Marques, Carlos Martins, Luís Loureiro, Nani, Rochemback, Moutinho, Silva, Sá Pinto, Douala, Varela e Liedson.
MOREIRA RECUSADO
O avançado português Moreira, jogador cujo passe pertence ao Standard Liége, foi, nos últimos dias, oferecido e prontamente recusado pelo Sporting. Recorde-se que Moreira, formado no Boavista, alinhou, na última época, no Hamburgo, por empréstimo do emblema belga.
[b]NADA COM BOMFIM
Foi com surpresa que os responsáveis ‘leoninos’ foram confrontados com declarações do empresário de Leandro do Bomfim, médio que rescindiu com o FC Porto, dando conta do interesse do Sporting no atleta. É fumo sem fogo…[/b]
Correio da Manhã: Portugal, Mundo, Sociedade, Cultura. Classificados.
cumps,
VCoelho