Eu acho que o Faye foi mais caro do que devia ter sido, dito isto há aqui outros pontos.
O homem teve uma subida de nível/exigência muito repentina e não era o plano ele ter muitos minutos, no entanto, as lesões todas fizeram com que fosse exposto mais cedo.
Depois, do que vi dele dá-me exactamente a mesma vibe que o Alisson dava, com mais tempo de treino, ou seja, muito verde e descomprometido a defender - sendo que o Faye entrava com a equipa a arder e o Alisson não. Ofensivamente são jogadores diferentes e dão coisas diferentes, sendo que o Alisson só começou finalmente a mostrar algo 1 ano depois de ter chegado praticamente.
Dito isto, alegadamente o Alisson mostrava muita qualidade nos treinos e não sei se o Faye o faz (duvido), mas ainda dou o benefício de dúvida porque a amostra foi pequena. Se o RB acha que não tem qualidade e for para sair, como parece ser o caso, não tenha nada contra só acho que eu não vi o suficiente para o sentenciar.
Entendo. Mas há qualquer coisa que não bate a bota com a perdigota.
Primeiro, é que o Alisson saiu porque precisávamos de alguém que jogasse mais que apenas os últimos 15 minutos. Ao menos o treinador deu a entender isso na CI previa à saída do Alisson.
Segundo, se a ideia era uma aposta a longo prazo não se percebe a atual dispensa. Deveria então ficar.
Terceiro, o Sporting não pode contratar jogadores para a equipa A a pensar na próxima época. Quem entra tem de acrescentar de imediato. Quanto muito, compra e coloca imediatamente por empréstimo na primeira Liga a rodar. Para fazer número, qualquer um da B serve.
Compreendo a esperança. Cada um tem o seu olho futebolístico. Não posso falar sobre treinos porque não vejo. Relativamente aos jogos, pareceu-me sempre jogador sem nível para nós. E quanto mais o vi, pior. Claro que a pressão, o facto de entrar sobre brasas etc… tudo isso afeta o jogo de qualquer jogador, concordo contigo. Mas ainda assim, a amostra foi mesmo muito curta.
Não consigo dizer que é pior que um Sotiris, Koba, Fernandinho e Vaggianidis, mas está no lote dos Bieis, Kochos, etc, que também são insuficientes.
Terceiro - discordo. Acho que há espaço para as duas coisas, agora na situação que estávamos e sem jogadores esta contratação é que não fez sentido, mas noutra altura poderia fazer.
Se tivesse que julgar apenas pelo que vi em flop ou não, seria flop, apenas acho que houve condicionantes que tiveram impacto e que ainda chegou a mostrar qualidade logo ao início e que não era nenhum coxo - o que mais tarde pareceu contrariar (ainda que a jogar quase sempre fora da sua posição)
Entrou de facto bem ofensivamente nos primeiros jogos (nada de extraordinário), no entanto não baixava para defender. Penso que foi inclusive repreendido em campo pelo RB num dos dois primeiros jogos (coisa rara). Depois começou a baixar, perdeu muito do jogo ofensivo. Não sei se este vai lá. Além da trapalhice, tem muitas lacunas táticas que condicionam o seu futebol. É capaz de ser um jogador para uma só função (como víamos o Alisson), não é suficiente, mas aguardemos para ver no que dá. Ainda é jovem.
Recordo-me que quando se começou a falar que ele vinha para cá, marcou em duas semanas seguidas de bola corrida (um de cabeça ao segundo poste e outro numa jogada individual). Ontem não sei como foi o golo, mas molhou a sopa outra vez. Não são demasiados golos para um 6 puro? Haverá a possibilidade de jogar ligeiramente mais à frente (a 8 por exemplo) se for necessário?
Neste momento, o Sporting tem um total de 0 números 6 puros. E eu ainda vou ver o Palhinha a ir para o Panelas, e o Sporting a fazer coleções de números 8.
A malta está muito preocupada em ter um 6 ou 8 base, mas eu vejo com algo muito bom ter médios completos, com muita amplitude, que podem ser 6 e 8 com a mesma qualidade.
Acho que foi isso que se procurou, de certa forma. Acho que só Doumbia é um 8 mais declarado, tudo o resto pode ser 6 ou 8
Depende de como olhamos para a posição 6 e como queremos que o meio campo funcione. Não precisamos de um 6 à antiga como seria o Palhinha se quisermos jogar de uma certa maneira, mas pode fazer sentido se jogarmos de outra
E que tal emprestar a um clube que lhe dê estaleca, minutos de jogo numa liga competitiva e sacar o Palhinha?
Dá-me a sensação que temos 2 projectos de “posição 6” e normalmente, não dá para fazer crescer 2 jogadores que precisam imenso de minutos e competitividade.