Não acredito…tens o exemplo do Carvalhal que desde que saiu do Sporting em 2010 só quase 10 anos depois alguém pega nele por cá. E ele até já tinha alguns anos de treinador com resultados interessantes.
Pois, pensei exactamente isto. Em condições normais seria uma grande oportunidade, mas actualmente o risco é gigante. Se falha, como até é provável, deita a carreira para o lixo e daqui por um ano ou dois está no limbo a fazer companhia ao Domingos, outro que fez o seu funeral por cá no tempo da croquettada.
Risco 0 para o Silas. Oportunidade de treinar o Sporting, que eventualmente nunca chegaria lá noutro contexto e se correr mal toda a gente vai apontar o caos que se vive no Sporting como a causa e não a sua incompetência.
A minha única dúvidas é: quem cai primeiro? Silas ou Varandas?
Parecer-me-ia uma escolha positiva tendo em conta o contexto (nenhum treinador com clube e minimamente estável se quer meter nesta casa a arder depois de uma preparação de época amadora, sem plantel e com risco de ir à vida daqui a uns meses).
Seria bom que no discurso se baixasse as expectativas, como se fez com o Jardim (e muito bem) no primeiro ano do BdC. Aí os problemas eram outros, porque a época foi preparada com poucos recursos mas com competência. Aqui temos um treinador com potencial mas em formação, que precisa de tempo para consolidar e impor as suas ideias e precisa de ter no futuro plantéis à sua imagem (como qualquer um).
O ideal era ter um treinador de outra estirpe (Vítor Pereira ou Jardim, desse nível) mas vindo uma incógnita que seja com boas ideias, potencial, compreensão do futebol e sangue verde.
Não era essa a forma de jogar do Belém. Pelo menos contra equipas com argumentos semelhantes ou inferiores (que é, à partida, o que encontrará semanalmente no Sporting, tirando 4 jogos por ano no campeonato + Europa e um ou outro para a Taça).
Tens de ir ver o meu historial de malhar nos croquettes.
A doença atual é tanta que até não posso gostar da aposta Silas (que defendo há meses) só porque o Bagandas não pode tomar uma boa decisão.
Neste momento era difícil alguém aceitar este cargo de treinador uma equipa fraquíssima e com uma direção que todos vêem ser incompetente. Toda a sorte do mundo ao Silas.
Se se confirmar o nome de Silas como O próximo, confesso que fico um pouco dividido. Por um lado reconheço valor no treinador Silas, enquanto o deixaram trabalhar mostrou bons resultados e muito bom futebol no Belenenses SAD, além de apostar nos jovens e ter um discurso muito positivo e forte. Por outro lado, acho que nesta fase e com esta direção seria necessário alguém mais experiente e que tenha autoridade (quero dizer nome/curriculum) para dar um berro quando as coisas lhe forem impostas. Outra questão que me deixa receoso é a questão do nível de treinador de Silas não lhe permitir intervenção durante o jogo e isso é muito importante na passagem da mensagem ao longo dos 90 min. Uma coisa é a mensagem ser passada por quem manda outra é ser o adjunto.
Outra questão é a entrevista que Silas deu esta semana ao jornal Abola, onde diz de forma clara que ainda não se sente preparado para um grande… isso preocupa-me!
Se vier a confirmar-se o nome de Silas, espero que tudo corra bem e que a sua competência e conhecimento do jogo se sobreponha a todas as restantes questões.
Os resultados contra equipas de nível semelhante eram medianos (relativamente aos jogos que faziam contra equipas grandes) porque a equipa tinha dificuldade em assumir as despesas de jogo e em criar ocasiões de golo sem ser em contra-ataque. Era uma equipa sem os últimos 30 metros, e isso não era só consequência da falta de qualidade individual dos avançados
O que mais me doi, não é ver o que esta direcção está a fazer, é ver os comentários deste tópico. A cultura de exigência que se construiu em 5 anos todinha ralo abaixo. Vão ser mais 20 anos à espera que alguém com tomates e amor ao sporting agarre nisto… se até lá ainda o clube ainda for dos sócios, ou se existir sequer.
Queimar a carreira como assim? O Silas estava no desemprego depois de um arranque desastroso no Belém e de um final da época passada também desastroso, não foi só a goleada histórica frente ao Sporting, foram vários resultados negativos e volumosos. Não tem mais nenhuma experiência como treinador, queimar que carreira?
Engraçado que o Silas participou no ultimo programa Titulares da sporttv e disse que o sporting já não estaria na luta pelo título (óbvio) e disse que lutaria pela liga europa, 3 ou 4º lugar.
PS: vai ser lindo uma saída de bola a partir de trás com gajos com tijolos nos pes (doumbias, bataglias, proprio wendel) …
Antes silas que mais um a receber rios de dinheiro para ser despedido daqui a 6 meses. E antes treinadores inexperientes que velhos e incompetentes, o belem o ano passado fez uma boa campanha. É Sportinguista e vamos ser honestos, nenhum treinador com nome ia pegar nesta merda de equipa neste momento.
Discordo. Até acho que o problema era o contrário, muitas vezes o ataque “travava” para ir em passe curto até lá à frente quando havia espaço para explorar o ataque rápido.
E a falta de qualidade individual dos avançados era gritante. O ano passado não tinham nenhum avançado de grande nível (o brasileiro era só razoável) e perderam o Fredy em Janeiro, ficando apenas com Licá para criar desequilíbrios. Este ano, tinha de ir a jogo com o Kikas.
O meu maior pet peeve com esta contratação é que é só mais um episódio naquela historieta do “treinador com potencial”. Sempre à caça do novo Mourinho ou AVB.
Mentalizem-se: uma equipa que pretenda ser vencedora não pode ser um centro de formação de treinadores. O treinador tem de ser uma âncora, um valor seguro no qual assenta o futebol profissional e do qual se sabe que se tirará um rendimento mínimo garantido. A um plantel já recheado de aprendizes de jogador (outros que nem isso), vai se somar um aprendiz de treinador e esperar bons resultados?
Para saltar para um grande um treinador do campeonato português tem de crescer primeiro num nível de exigência semelhante a um Braga ou Vitoria, como está a fazer o Ivo Vieira. Saltar directo de uma equipa de treta para um Sporting em ruínas é como salta de trampolim para uma piscina vazia, bem se pode agarrar às ideias que vai dar m**** de certeza. A não ser que o treinador seja um fenómeno, contudo esses são tão raros que se podem considerar erros estatísticos.
Claro, o facto de nos ultimos 20 jogos oficiais pela B SAD ter vencido apenas 3 é apenas um pormenor.
Na minha opiniao é um treinador que tem aquela ideia romantica mas que nao se sabe adaptar quer à sua propria equipa quer ao adversario…
Nos 8 que lhes demos pelo menos 5 foram erros deles de sair a jogar… e isso aconteceu-lhes em variado jogos, e o que é que ele aprendeu com esses erros? nada… continuou sempre a repeti-los