Sergi Altimira - Real Bétis (Abola)

Acho que o user está a recorrer a uma coisa fora de moda hoje em dia, chamada “bom senso”.

  1. Fazer uma lista de todos os “6” vendidos por mais de 20M nos ultimos anos
  2. Ver quem são, onde jogavam, e que trajetória/histórico tinham até serem vendidos
  3. Esquecer fatores tipo mendilhoes e afins
  4. Avaliar quantos dos que sobram efetivamente justificaram o investimento

Um jogador com o perfil, trajetoria e idade do Altimira, com o clube a querer despachá-lo, a um ano de terminar contrato… conseguirem vendê-lo por mais de 20M seria dar o premio “oliveira da figueira” ao presidente do Betis (bom esse premio não… ha melhores que ele, ainda… mas a ideia é essa, seria uma enorme venda -basta ver a opiniao dos adeptos deles). E quem dá esses +20M tem mesmo de acreditar que está ali um diamante em bruto perdido.

3 Curtiram

O que não faz grande sentido é continuar a fazer o trabalho sobre o joelho.

O maior erro é só contratarmos depois de vendermos, é adiar decisões e trabalhar pressionados em cima do fecho da janela de transferência com menos opções válidas para a posição e por valores ainda mais inflacionados.

1 Curtiu

Palhinha, Andersen, Doumbia, Caleb

Dois 6 e dois 8 para a época inteira e podem encomendar as faixas. Melhor meio campo em Portugal e é aí que se ganham campeonatos.

Sempre que o Sporting foi campeão teve o melhor meio campo. No ano passado foi o do porco e tb em opções que tinha para a rotação.

1 Curtiu

Claro!..mas, espero que não tenhamos nada a ver com isso!

Agora,

Pelo exposto acima?! :+1:

Lembro-me dos mesmos argumentos para explicar os 20 + 2 milhões de euros pelo Palhinha e o motivo pelo qual nunca seria vendido por mais. E o Palhinha até era mesmo o tal 6, facto que segundo muitos desvalorizava o jogador.

Os fatores que colocas pesam no valor do passe do jogador, sem dúvida. Mas, como vimos noutros casos, como do Gyokeres, Hjulmand, Harder, etc., há outros que fazem com que o valor aumente. Esses 3 são exemplos de jogadores que saíram acima do que o mercado (e não estou a falar de sites da internet e afins) diziam que valiam e cujo valor aumentou por esses tais fatores que pesaram e muito no valor.

E isto estamos aqui a falar de 20 milhões, mas ainda ninguém viu os 20 milhões em cima da mesa. Parece que há quem possa chegar a valores aceitáveis ao Bétis e haja ali qualquer coisa, mas até agora, acho que ainda ninguém viu cor de dinheiro em cima da mesa.

Era esperar até ao limite e quando o betos com pressa de vender viesse dar a resposta do sim é o jogador também, o Sporting baixava a oferta para 15 milhões.

:sweat_smile:

Já perdemos jogadores com essa estratégia, há bem pouco tempo atrás…não creio que queiram repetir a gracinha.

É!..

As reticências são por hesitação, interrupção ou porque falta aí qualquer coisa? :wink: :slightly_smiling_face:

A questão é que sempre que fechamos jogadores no início do mercado - sucesso!
Sempre que fechamos na fase final do mercado - chatice..!

E percebe-se bem porquê, aquela história de que Morten ainda é nosso, não faz sentido avançar já para o substituto sem vender.
O Pote ainda é nosso, não faz sentido também avançar para o substituto sem vender, é o princípio de fazermos merda da grossa!

Ou não sabem o que se passa «lá dentro», ou baseiam-se em regras financeiras que estão mais que ultrapassadas nos dias de hoje!

Tomara eu comprar Silas e Morten depois ficar, mas não fica e o SCP sabe.

Tomara eu comprar Yeremay ou Ribas ou outro e Pote ficar, mas não fica e o SCP sabe. Mas de nós…se o SCP não souber..aindaaa!

E já perdemos muitos milhões por jogadores que não valiam a pena pela estratégia contrária, isto não é fácil, necessário é saber o que se tem a fazer, estar definido e fazer!!

Hipoteticamente, imagina que não conseguias vender o Hjulmand e já tinhas contratado um dos 6 de que se fala?

Valor elevado de transferência, salário elevado. Isso iria condicionar-te o reforço do restante plantel ou até implicar a venda de um outro jogador que não estaria planeada.

Se a aquisição tem como objetivo a substituição de um jogador do plantel que está de saída, então sim, deves comprar depois de vender (ou vá, em simultâneo). O que não significa que não vás alinhavando as coisas antes, como é óbvio. Defines os alvos, abres os contactos, elaboras as propostas, defines condições do negócio, etc.. O que não podes é concretizar a compra. Pelo menos nestes perfis mais “elevados”. Pela razão de que o teu orçamento não o suporta.

E tens um exemplo disto, o Doumbia. Já se sabia há alguns meses que o Morita estava de saída. Isso permitiu ao Sporting fazer toda a diligência necessária para ter cá o jogador atempadamente. Os próprios dirigentes do Veneza afirmaram publicamente que andámos no processo alguns meses.

Ou seja, devemos projetar os cenários, fazer as listas, estabelecer os contactos. Mas só devemos concretizar quando tudo estiver “preto no branco”, de outro modo o risco desportivo e financeiro é elevado.

No caso concreto, e sem ter qualquer tipo de informação, acho que não vai acontecer nada antes de 01/07. O Sporting teve boas receitas no exercício que agora termina, e deve querer realizar as vendas apenas no novo exercício contabilístico. Idem para futuras compras.

1 Curtiu

É um 8??..pelo que vi em 3 jogos completos é um 6, mas se é um 8, é que nem percebo o que é que estamos aqui a fazer…nós e o SCP. :head_shaking_horizontally:

Mas isso é muito lindo, escrito aqui, agora no «mundo real» futebolisticamente falando, onde e de que maneira, consegues fazer um mercado de sucesso desportivo e financeiro dessa forma..
Não há como, não estamos sózinhos no mercado!..há que arriscar e definir bem com aquilo que sabemos, caso seja necessário ou possível, antecipar que é meio caminho para correr bem!.

Se o teu alvo for apenas um, não há como. Se tiveres 2/3/4 alvos definidos tens boa margem de manobra.

Achas que é um 8? :wink:

Acho pior/mais difícil ainda…

Mas acreditas que ainda não temos a certeza de que Morten e Pote saiem??..muito mal estaríamos nós!! :wink:

O meu parágrafo começou com um “hipoteticamente”.

Eles aflitos com dinheiro e prazos, e nós é que baixamos as calças por um suplente.

FDX, dá a sensação de tanta, mas tanta incompetência.

1 Curtiu

É esta noite que não durmo 🫪