Aproveitando o facto de os topicos destes ultimos dias me parecerem algo aziagos, venho pela presente escrever a minha bibliografia de “sportinguista desde pequenino”.
nasci ha precisamente 28 anos em França onde vivi os primeiros 10 anos da minha infancia. O futebol para mim so tera realmente começado em 1984 com o europeu que curiosamente foi organizado pelo meu país natal.
O sportinguismo começou pouco depois, fruto da preferencia clubística do meu pai e principalmente no dia em q vi o Auxerre - Sporting (2-2 após prolongamento) em q o meu pai me comprou uma bandeira do Sporting. durante 15 dias n larguei a bandeira - dormia com ela ao meu lado :roll: . e Foi nessa altura q começou a minha “saudavel Doença” pelo Sporting. em 1987 o FC Porto Sagrou-se Campeão Europeu e eu tal como 99 % dos emigrantes portugueses festejaram efusivamente tal conquista - Um Clube Portugues Campeao Europeu! no final desse mesmo ano vim viver para portugal. logo quando cheguei deparrei-me com uma realidade completamente diferente da que tinha vivido em França - nas competições Uefeiras, um grande nº de adeptos rivais apoiavam as equipas estrangeiras que jogavam contra esses mesmos rivais :shock: … custou-me a perceber esta mentalidade… e ainda hoje me custa. Entretanto, ia regularmente ver o sporting em alvalade, na altura sensivelmente a meio do longo jejum sportinguista. Mas adorava ir ver o sporting naquela época com o estadio a registar medias de 40.000 pessoas e a Juve Leo a dar grandes espectaculos de canticos e demais… Como eu tinha orgulho em ser sportinguista. Um tio meu, lampião por natureza, por vezes levava-me ao estadio da luz para ver o benfica jogar - dizia-me ele: este estadio leva 120.000 pessoas - o dobro do alvalade; o benfica ja foi 2 vezes campeão europeu; o maior jogador portugues de todos os tempos foi do benfica, etc… blá blá blá… e eu via o jogo, e quase sempre que la ia o benfica empatava ou perdia - perante tal malapata o meu tio acabou por deixar de me levar lá ao estadio. Cada vez que saía desse estadio e apesar de o mesmo por vezes levar mais gente ao estadio, lembrava-me sempre do ambiente do meu Alvalade, da sua claque e das suas gentes. nessa altura sentia mesmo que ser sportinguista era ser diferente :). mesmo quando perdiamos havia sempre alguem que mandava umas piadas sobre a nossa desgraça e nós la iamos, apesar de tudo, com um sorriso nos labios para casa. passados 15 dias la voltavam 40.000 pessoas ao estadio para apoiar a equipa que seguia irremediavelmente em 3º ou 4º lugar. anós passaram e percebi que o medo de ouvir bocas de colegas de esola, adeptos de clube rivais era a principal razão para alguns alimentarem odio pelos clubes rivais, chegando ao ponto de um colega meu (lampião) faltar as aulas no dia seguinte a uma derrota do seu clube de coração - rídiculo - entretanto e fazendo um salto até aos dias de hoje, tenho o sentimento de que o “ambiente” já não é o q era… ganhamos 2 campeonatos, um estadio novo mas… até parece que nos fez mal ter quebrado o jejum. A Juve leo já não é o q era… a divisão da claque tirou “força vocal” a mesma (a outra metade - idem idem…). em qualquer parte do estadio há sempre um chato que passa o jogo a criticar meia equipa com alhos e bugalhos- dá-me ideia que cada fez são mais - e não há meio de fugir deles… e olhar para este nosso forum dia após dia, fico com cada vez mais a certeza que afinal, não somos lá muito diferentes dos outros… estamos cada vez mais parecidos com eles… esse sentimento que tinha no final dos anos 80 está a acabar… tenho como atenuante o facto de naquela altura ser um miúdo… a nossa visão quando rapazotes deve com toda a certeza ser diferente… Contudo e acima de tudo continuo 100 % sportinguista e quero ver o meu clube ganhar sempre… com o mal (ou bem) dos outros posso eu bem e não é uma possível vitória dos lampiões nesta ou noutra época qualquer que me vai tirar o sono :roll: …
P.S. peço desculpa pelo meu português não ser tão evoluído como o de alguns de Voçês, mas a minha primária foi feita noutro país que não este (isto para evitar desde já alguem me vir a chamar “Burro” indirectamente )
Saudações leoninas!!!