Ser Sportinguista

Aproveitando o facto de os topicos destes ultimos dias me parecerem algo aziagos, venho pela presente escrever a minha bibliografia de “sportinguista desde pequenino”.

nasci ha precisamente 28 anos em França onde vivi os primeiros 10 anos da minha infancia. O futebol para mim so tera realmente começado em 1984 com o europeu que curiosamente foi organizado pelo meu país natal.
O sportinguismo começou pouco depois, fruto da preferencia clubística do meu pai e principalmente no dia em q vi o Auxerre - Sporting (2-2 após prolongamento) em q o meu pai me comprou uma bandeira do Sporting. durante 15 dias n larguei a bandeira - dormia com ela ao meu lado :roll: . e Foi nessa altura q começou a minha “saudavel Doença” pelo Sporting. em 1987 o FC Porto Sagrou-se Campeão Europeu e eu tal como 99 % dos emigrantes portugueses festejaram efusivamente tal conquista - Um Clube Portugues Campeao Europeu! :slight_smile: no final desse mesmo ano vim viver para portugal. logo quando cheguei deparrei-me com uma realidade completamente diferente da que tinha vivido em França - nas competições Uefeiras, um grande nº de adeptos rivais apoiavam as equipas estrangeiras que jogavam contra esses mesmos rivais :shock: … custou-me a perceber esta mentalidade… e ainda hoje me custa. Entretanto, ia regularmente ver o sporting em alvalade, na altura sensivelmente a meio do longo jejum sportinguista. Mas adorava ir ver o sporting naquela época com o estadio a registar medias de 40.000 pessoas e a Juve Leo a dar grandes espectaculos de canticos e demais… Como eu tinha orgulho em ser sportinguista. Um tio meu, lampião por natureza, por vezes levava-me ao estadio da luz para ver o benfica jogar - dizia-me ele: este estadio leva 120.000 pessoas - o dobro do alvalade; o benfica ja foi 2 vezes campeão europeu; o maior jogador portugues de todos os tempos foi do benfica, etc… blá blá blá… e eu via o jogo, e quase sempre que la ia o benfica empatava ou perdia :slight_smile: - perante tal malapata o meu tio acabou por deixar de me levar lá ao estadio. Cada vez que saía desse estadio e apesar de o mesmo por vezes levar mais gente ao estadio, lembrava-me sempre do ambiente do meu Alvalade, da sua claque e das suas gentes. nessa altura sentia mesmo que ser sportinguista era ser diferente :). mesmo quando perdiamos havia sempre alguem que mandava umas piadas sobre a nossa desgraça e nós la iamos, apesar de tudo, com um sorriso nos labios para casa. passados 15 dias la voltavam 40.000 pessoas ao estadio para apoiar a equipa que seguia irremediavelmente em 3º ou 4º lugar. anós passaram e percebi que o medo de ouvir bocas de colegas de esola, adeptos de clube rivais era a principal razão para alguns alimentarem odio pelos clubes rivais, chegando ao ponto de um colega meu (lampião) faltar as aulas no dia seguinte a uma derrota do seu clube de coração - rídiculo - entretanto e fazendo um salto até aos dias de hoje, tenho o sentimento de que o “ambiente” já não é o q era… ganhamos 2 campeonatos, um estadio novo mas… até parece que nos fez mal ter quebrado o jejum. A Juve leo já não é o q era… a divisão da claque tirou “força vocal” a mesma (a outra metade - idem idem…). em qualquer parte do estadio há sempre um chato que passa o jogo a criticar meia equipa com alhos e bugalhos- dá-me ideia que cada fez são mais - e não há meio de fugir deles… e olhar para este nosso forum dia após dia, fico com cada vez mais a certeza que afinal, não somos lá muito diferentes dos outros… estamos cada vez mais parecidos com eles… esse sentimento que tinha no final dos anos 80 está a acabar… tenho como atenuante o facto de naquela altura ser um miúdo… a nossa visão quando rapazotes deve com toda a certeza ser diferente… Contudo e acima de tudo continuo 100 % sportinguista e quero ver o meu clube ganhar sempre… com o mal (ou bem) dos outros posso eu bem e não é uma possível vitória dos lampiões nesta ou noutra época qualquer que me vai tirar o sono :roll: …

P.S. peço desculpa pelo meu português não ser tão evoluído como o de alguns de Voçês, mas a minha primária foi feita noutro país que não este (isto para evitar desde já alguem me vir a chamar “Burro” indirectamente :wink: )

Saudações leoninas!!!

Ciclicamente parece que ha a necessidade de andar aqui a desfiar o rosario do “Acreditem por favor que eu sou Sportinguista…!!!”

Acho que nao ha necessidade nenhuma.

Os Sportinguistas sao como sao, ha-os diferentes como em todo o lado.

Ha quem critique porque sim, quem apoie sempre pq sim, quem critique o que esta mal (e acha que muito esta mal), ha os que criticam poucas vezes, ou pq nao querem criticar muito ou pq acham mesmo que nao ha assim tanto que criticar… enfim… ha de tudo.

Ja “apanhamos” aqui foristas do grupo Irredutivel a favor da SAD a fazer criticas a determinado aspecto enquanto outro dos Irredutiveis Anti SAD ate apoiava esse aspecto.

Ja vimos foristas “calmos” enervarem-se e perder a paciencia e outros com o pelinho sempre na venta a optar por uma posicao mais calma.

Aqui e tudo SPORTING, excepcao feita aos poucos atrasados mentais que vao aparecendo nao se sabe bem com que intencao, e que alias denotam logo desde a forma gramatical pela qual optam de onde aparecem.

Existem muitas cabecas diferentes e muitos modos de pensar o Sporting?

Existem sem duvida nenhuma e assim e que e bom.

O importante e que no fim da discussao todos fiquemos a pensar um bocado mais nos assuntos, de preferencia com um outro olhar.

Dito isto, devo dizer tambem que, independentemente do asco que seria ver a galinhada a ganhar um milhito, nao ponho NUNCA em causa a vitoria do Sporting, mesmo para servir um objectivo estrategico (no caso a vitoria dos lamps).

Eu quero SEMPRE que o Sporting ganhe!!!

Agora posso entender (pq todos tem dto a ter a sua opiniao) que exista quem prefira ver o Clube perder so para lixar as galinhas… eu nao penso assim, mas aceito essa froma de ver as coisas.

Bom texto e em todo o texto penso que são as verdades…

200 % SPORTING - 100 % ANTI-PESEIRO ( 100 % SPORTING)

Abraços…

Rui,

Este manifesto do sportinguismo não tem a haver com ser pró SAD ou anti SAD, tem a haver com a confusão gerada por dois acontecimentos:

• o facto de alguns foristas, de cabeça quente, terem escrito que querem ver o Porto vencer o Sporting para impedir o título da orcalhada.

• o aparecimento de alguns lampios neste fórum, disfarçados de sportinguistas, no decurso de um tópico criado no forum orc, que ainda estão a comer alguns por tolos.

Sabem porque é que eu não me interessa se os rivais ganham ou não no estrangeiro?

Ora vejamos…

o “outro” durante anos a fio, ganhou campeonatos à pala dos arbitros.
o “outro” durante anos a fio, era levado ao colo.
Tenho um familiar que me dá o seguinte exemplo:

antigamente havia a Taça de Lisboa (não tenho a certeza se era assim que se chamava… mas era uma pequena competição que os clubes de Lisboa gostavam de ganhar) e quando um clube ganhava, o tratamento era diferente. o Jornal da epoca, um pasquim que ainda existe penso eu, quando o “outro” ganhava, fazia grandes capas. quando o Sporting ganhava, punha um quadradinho cá em baixo.

o “outro” mostrava interesse por jogadores que o Sporting queria adquirir, afim de elevar o seu preço e chegava mesmo a contrata-los para o Sporting não o fazer.

As arbitragens eram escandalosas. Os clubes pequenos, quando batiam o pé no estádio do “outro”, eram automaticamente roubados. se tivesse mal parado, bastava cair um jogador na area adversária e era garantido.

Chegaram a inscreverem-se como sócios para destabilizar assembleias do Sporting. Começaram então a pedir o minimo de 2 anos para participar nas mesmas.

Se isto fosse um país a serio, o “outro” teria ido várias vezes até à II Divisão de Honra, a não ser que se organizasse um governo de salvação… mto por culpa da fuga constante ao pagamento de fisco. Como é o clube dos hipoteticos 6 milhões (que ninguém sabe onde andam esses milhões de portugueses) não pode descer de divisão.

Estas e outras coisas, levam-me a nem sequer pronunciar o nome de tal clube. Não fico satisfeito nem triste por ver ganhar ou perder. É-me completamente indeferente.

Subscrevo na íntegra ao que escreveu JS_Veron.

Também foi com o meu pai que aprendi a ser sportinguista, era em França, onde ainda agora me encontro, o meu pai ouvia todos os domingos o relato dos jogos, e na inocência da minha idade, eu apenas percebia que o sporting era o bom, e os outros eram os maus. Cresci com esta cor verde no coração, cresci com um jejum logo (ou quase logo) à nascença, e posso dizer que em 2000, ainda não tinha visto sequer uma vez o meu clube ser campeão (nasci em 1979, tinha 3 anos na altura do último título). Até que aconteceu.

Naquele dia de glória, o primeiro da minha vida enquanto amante do meu Sporting, até me vieram algumas lágrimas aos olhos, o Sporting era campeão, não sabia antes o que era ser campeão, agora já ficava a saber, o Sporting era campeão, campeão, Sporting campeão, que incrível. Na noite seguinte fui ter com os meus colegas portugueses, cheguei lá vestido da camisola verde e branca, levantei os braços, todos me cumprimentaram, como se fosse uma espécie de entronização, olha és do Sporting, já és campeão, já sabes como é afinal, és parte desse tudo nosso. Naquele dia caiu-me essa revelação por cima da cabeça: não era vão o meu amor ao Sporting, aí tinha a minha recompensa, a minha prenda por ter sido tão paciente. Pouco importava o que iria acontecer: o meu coração todo verde, já podia levar uma estrela de campeão. Desde aquela altura, ainda tenho aquela estrela no coração, como recordação e sobretudo como fechadura das feridas antigas.

O que aconteceu depois pouco importa. Aprendi que o jejum tanto pode atingir o Sporting como qualquer outro clube. Pouco me importa o que era e o que é hoje. A evolução dos públicos, a variação sazonal ou pluri-anual, ou pluri-secular, dos adeptos, das SAD’s, dos jogadores, dos adversários, pouco importa, porque é variação estrutural, isso é, devida a factores alheios ao Sporting; a sociedade evoluiu, e a Juve Leo, e outros, evoluiram como em outras partes do mundo. Estive em Alvalade, pela primeira vez, em 2002 (muito tarde portanto), assisti à vitória do Sporting frente ao Leiria por 4-1. A minha principal recordação foi o grito das bancadas: Spooooooooooorting !!!, e a resposta do outro lado Spoooooorting !!! Poderá ser isso considerado como anedótico. Para mim é sinal de que tudo pode mudar, mas há uma coisa que é, se não eterna, pelo menos imóvel neste milenário: o amor que cada um de nós sente pelo seu clube. Posso ter errado, falado mal acerca do meu clube, dito asneiras; assim vai a vida. O amor continua intacto.

Não sei bem por que razão ando a dizer isso. Talvez por ter visto que o ódio de algumas pessoas parece maior do que o amor que sentem pelo seu clube. Aparência. Mas mentira. Tenho a certeza de que os mesmos, quando começar o jogo com o Porto, irão torcer pelo Sporting. O meu pai quase sempre me disse, antes dos jogos do Sporting, “não vale a pena olhar para isso, o Sporting vai perder”; e a cada jogo, mastigava, mastigava realmente, os dedos, as unhas, e gritava golo como se uma bomba tivesse caído numa nuvem de cores e de alegrias.

Ora, para concluir, só me resta deixar aqui uma imagem que por si só exprime tudo o que há para exprimir: foi tirada na minha aldeia de Pardilhó, por cima da minha casa, em agosto de 2004. O meu pai e eu próprio tínhamos posto isso ali. Era orgulho. Era amor. Era esperança.

Ser Coração de Leão

Espero estar a colocar este pequeno textinho no lugar certo.

Não passa de um mero desabafo, algo que está bem intrínseco no meu coração.

De dia para dia fico cada vez mais convicta de que o facto de se ter um coração de leão não é para todos. Só para os verdadeiros.

Lembro-me como se fosse ontem quando decidi tornar-me leoa. Não houve pressões, não houve empurrões. Foi uma escolha minha e só minha.

Nasci Sportinguista como o meu pai no ceio de uma família toda ela Benfiquista.
Está bem presente na minha memória o esforço dos meus tios e primos em me persuadirem a mudar de clube. Usavam todos os tipos de meios mas nada me mudava, nem na minha mais inocente fase. O Sporting era tudo para mim.

Implorava ao meu pai para ser federada na academia mesmo isso sendo impossível.
Ia de equipamento para a escola sem vergonhas, mas sim cheia de orgulho.

Quando recebi o meu primeiro cachecol foi como se tivesse ganho o euro-milhões, ele é mais velho que o meu irmão e acompanha-me em todas as minhas jornadas.

Com o Sporting há um amor que eu não consigo explicar, por mais que sofra, por mais que eu me sinta a perder as esperanças ele não morre. Uma pequena mas forte energia me diz sempre quando caímos, “não desistas, ele vai erguer-se”. “deixa-os pisarem-te, quando te levantares eles fogem”.

Já lidei com tanta coisa, e vivia em Braga na altura em que eles se ergueram e o ambiente ainda veio a piorar, agora não eram só os benfiquistas que enchiam o peito. Eram aqueles pseudo-braguistas que só se decidiram a apoiar o clube deles quando se mostrou ganhar alguma coisa.

E esses mesmo sem um pau na cara atacavam a minha pessoa e tentavam fazer-me sentir mal e inutil por não apoiar um clube da minha cidade natal.

Mas eu sempre mantive a minha chama verde acesa, o meu amor forte e seguro. Eu sabia que a minha escolha não podia estar mais acertada. E sim o meu amor foi uma escolha, ter nascido em Braga não.

As coisas foram tão más que eu agora não quero viver mais em Braga. Estou cansada, farta e magoada com diversas pessoas, com a sua hipocrisia e falsidade. Com os vira-casacas e por aí.

Eu dava tudo para ter nascido em Lisboa, quem me dera, quem me dera! Poderia ir ao estádio todos os jogos, estaria mais perto do meu leão e já não tinha de lidar com gentalha que se acha dona da razão.
Eu e o meu pai somos dois grandes leões.

E apesar destas tristes vivências, eu tenho maravilhosas memórias de sair a rua com ele todos equipados e gritar Sporting até a voz acabar. Lindas memorias. :slight_smile:
Foi bom já ter tido a possibilidade de celebrar a vitoria de dois campeonatos, ter apoiado o Sporting em Manchester City e ver o meu Sporting a ganhar um bom par de Taças de Portugal e Super-taças entre outras boas e maravilhosas memórias. Pois são elas que me fazem suportar os momentos de mais angustia.

Desculpem meus caros leões e leoas, pelo desabafo. Estava bem apertado no meu coração e tive de o deixar sair.
CoraçãodeLeão

Eu tambem sinto muito dessa magoa, nasci numa aldeia de maioria sportinguista, vim para america para o meio de lampioes, e poucos eram os da minha idade sportinguistas,nao tinha com quem conviver do meu clube e tambem tenho sofrido bem nesse aspecto.
So eu sei!

Mesmo longe nunca desisti nem nunca vou desistir, o Sporting faz parte da minha vida, e nao consigo desligar!!

Ó conterrânea, não te sintas mal por viveres em Braga… há mais Sportinguistas do que tu imaginas. ;D
Experimentar passar no núcleo do Sporting, vais ver que ficas logo com outra cara/disposição.

No fórum também temos uma boa comitiva de leões bracarenses, só não sabia que havia mulheres com o mesmo tipo de doença… 8) Desde que cá cheguei, conheci pessoas extraordinárias e graças a eles fiquei muito mais fervoroso do que era. Ir a jogos das modalidades (futebol principalmente) é uma ajuda. :wink:

Sporting sempre!

Sou mais doente que alguns homensxD
Vivo intensamente o Sporting, nas vitorias sofro bastante e nas vitorias expludo de alegria. Sou mesmo doida :stuck_out_tongue:

Mas sim! Assim que for passar ferias a Braga vou fazer uma visitinha no nucleo :slight_smile: Se bem que soube através dos media que o local foi vandalisado…humm que gentalha-.-’

Eu estando no estrangeiro não posso ir a muitos jogos:P, mas este ano vou à festa de abertura do campeonato no Sporting :slight_smile: Vou estar em Portugal na altura e não quero perder por nada:):slight_smile:

Ser Sportinguista… não se diz, sente-se

Pois eu nasci numa familia dividida entre lampiões e sportinguistas. O meu irmão é benfiquista, mas eu sempre tive desde pequeno uma queda para os verde e brancos, talvez por influência de uns primos, também eles sportinguistas e com quem eu convivia muito. Lembro-me de ouvir os jogos pela rádio, lembro-me de vibrar com os golos do Sporting, de viver Sporting e respirar Sporting. Lembro-me desde sempre do Núcleo Sportinguista de Penacova e do orgulho que tinha em ser o único em Penacova de um clube ( hoje em dia também há uma casa dos frangos :mrgreen: ).
Enfim, sinto um enorme orgulho nas nossas cores, no enorme orgulho que me dava juntar uns trocos para comprar as camisolas do Sporting e usá-las na rua sem qualquer motivo aparente, sem ser para festejar nada, mas apenas porque sim, porque me sentia bem com ela.
Depois do jogo de Domingo renasceu algo em mim, pois vi uma equipa composta maioritariamente pela nossa formação, a dar cartas e a jogar com aquela garra leonina. Sinto que esta vai mesmo ser uma época de mudança, e podemos não ganhar nada, e até é esperado que assim seja, mas voltei a ver um brilho nos olhos dos jogadores do Sporting e isso deixa-me imensamente feliz.

Viva o Sporting