Ser ou não ser competitivo? Estar ou não em pé de igualdade com rivais

Coloco em discussão este tema que considero altamente importante e me tira por vezes o sono, e deve tiram também a vós todos. Se por um lado considero que o nosso Presidente está a trilhar o caminho certo, no sentido de salvar o clube no plano financeiro, por outro no plano desportivo, consequentemente, considero que estamos abaixo dos nossos rivais. Considero sem duvidas o caminho escolhido por Bruno de Carvalho o correto, isso é inquestionável.
Contudo, precisamos de encontrar uma forma e fórmula, para sermos um clube apetecível para os bons jogadores, e isso passa inevitavelmente por dar-lhes dinheiro, agora, como?
Desviando um pouco da discussão, ou até não, porque está sempre relacionado, considero que as mais recentes contratações culminaram quase num total fracasso, jogadores, como Geraldes, Sahrr, Slavchev, Rossel, Tanaka, Shikabala e Heldon, eram contratações totalmente desnecessárias. Já quanto a Paulo Oliveira, Rabia, Jonhatan Silva, e Sacko, coloco um enorme ponto de interrogação. E quanto a Gauld, até acredito que tenha sido acertada a contratação, mas vai precisar de tempo.
E, foram as contratações desnecessárias, porque tinhamos na equipa B, jogadores ao nível dos primeiros que falo atrás, para serem segundas escolhas, que é o que esses são, senão vejamos, Ricardo Esgaio (que já tem jogado, felizmente), Tobias Figueiredo, Fokobo, Wallyson, Filipe Chaby, Podence, Iuri Medeiros, Dramé, e posso até estar a esquecer de alguns. Estes míudos precisam de ser lançados aos poucos, precisam de ser motivados, e aqui pode residir uma das formas de eles gostarem do clube, claro que €’s é o que mais os faz gostar, mas jogar também ajuda.
Em jeito de conclusão, penso que cometemos erros nas contratações, e desperdiçamos algum dinheiro, mas considero desculpável, face à juventude do nosso Presidente e à capacidade financeira do clube.
Agora espero não ver repetidos estes erros, e que se tenha aprendido com eles, e seremos capazes de futuro, rivalizar e lutar contra fcp e slb?

Quando dizes que Sarr, Slavchev, Rosell e Tanaka são falhanços para mim tudo o resto perde logo o interesse e deixa de merecer discussão.

Sarr é mau porque fez 2 bons jogos(Arouca e Benfica), 2 mais ou menos(Académica e Belenenses) e 1 mau(Maribor)?
Slavchev é mau porque ainda não o viste jogar?
Rosell já mostrou ser mau? Para mim mostrou mais o bom que o mau, tanto que não sei quais são as suas principais lacunas(excepto o jogo aéreo).
Tanaka é mau porque “só” marcou 5 golos na pré-época e depois ainda não jogou?

Pois…

P.S. Se fores um observador de jogos, etc, e conheceres muito bem todos os jogadores então ai peço desculpa.

… falar mal desses jogadores e dizer que Fokobo é um bom valor a ser lançado é no mínimo, questionável.

Espero, no que diz respeito aos jogadores que considero falhanços, que voces tenham razão…
Quanto aos nossos, tenho muita confiança que seriam boas apostas e serão valores seguros de futuro, se forem apostas.

Não é uma questão de ter razão ou não. Há jogadores que são seguidos pelos olheiros durante épocas. No fórum Sporting traçam se sentenças a jogadores com 1 ou 2 jogos na pré época, 15 minutos na equipa principal ou até sem jogarem. Até podem vir a não ser válidos nenhum deles, mas demos tempo para que possam demonstrar se têm capacidaee ou não.

Consegues fazer tantas análises em tão pouco tempo?

Então és mais um iluminado certamente, tens poderes especiais, logo, nada existe para ser discutido.

:arrow:

Penso que alguns de vos vivem numa realidade diferente (no que a futebol diz respeito, claro).

Custa assim tanto reconhecer que algumas das contratacoes foram completamente inuteis, um desperdicio de dinheiro e representam menos oportunidades para os jovens da formacao?

Continuam eternamente a dizer que os jogadores vieram para crescer, que estao em adaptacao, etc etc etc. Quer dizer entao que, Nani a parte, contratamos 10 jogadores para crescer? Nenhuma das nossas 10 contratacoes (para alem do Nani) foi um jogador ja com qualidade no momento actual, sao todos para crescer? Que estrategia sera essa?

Nao chego ao ponto de dizer que Rosell ou J Silva foram mas contratacoes porque o Sporting precisava claramente de alternativas para essa posicao. Esses jogadores vieram para serem alternativas e nao propriamente para serem titulares. Obviamente ninguem no seu perfeito juizo achara que o Rosell sera titular quando o nosso medio defensivo se chama William Carvalho (a menos que o treinador opte por jogar com 2 medios de caracteristicas defensivas). Portanto, Rosell foi contratado para ser suplente e, nesse sentido, foi uma boa contratacao porque aparenta ter alguma qualidade. O J Silva vinha bem referenciado e tambem acho, a partida, tratar-se de uma boa contratacao, embora nao tenha sido pensada como “contratacao para titular”.

A contratacao do Gauld tambem compreendo numa perspectiva de medio prazo, mas seguramente nao compreendo que deixassem uma das principais lacunas do plantel por preencher. A falta de um 10 e’ uma lacuna importantissima do plantel e a direccao nao soube colmata-la. E, por outro lado, acho um erro o Gauld estar na equipa B porque, PRIMEIRO, duvido seriamente da sua capacidade de evolucao la e, SEGUNDO, certamente nao sera inferior ao Andre Martins.

A contratacao do Tanaka 'e uma total incognita para ja. Foi barato, nao se perde muito, mas receio que tenha sido uma contratacao a la Shikabala, para abrir perspectivas de mercado e nada mais. Tenho pena, porque tinha boas expectativas, mas se ao fim de 5 jogos oficiais o Tanaka tarda em sair da bancada, isso nao augura nada de bom em seu favor. Aguardemos.

As contratacoes de Sarr, Sacko, Geraldes e Slavchev foram um total desperdicio. Em Janeiro ou no final da epoca estaremos a tentar empresta-los ou despacha-los. Nesse particular, o caso do Sacko roca o absurdo. A contratacao do Sarr compreenderia se fosse para a equipa B. Ve-se que e’ muito verdinho para jogar na equipa A, embora ate reconheca que pode eventualmente vir a ser um bom central no futuro. Slavchev tem passado o tempo na bancada. Eu nao consigo acreditar que ele venha a ser titular no Sporting quando ao fim de 5 jogos oficiais nem sequer conseguiu ser convocado. Esta ainda MUITO longe do nivel necessario para jogar no Rio Ave ou no Pacos de Ferreira, quanto mais o Sporting.

CONCLUSAO, se retirarmos o Nani, o saldo e’ francamente negativo. Muito mau mesmo. Esta analise ao fim de uma pre-epoca e 5 jogos oficiais e’ sempre algo injusta, mas ao longo da epoca perceberemos que das 10 contratacoes que vieram para alem do Nani, nao teremos mais do que 2 a assumir a titularidade. E eu nunca fui apologista deste tipo de politica. Prefiro 2 ou 3 grandes jogadores e colmatar as restantes lacunas com jogadores da formacao.

Agora, o que peco e’ que as pessoas saibam discernir estas criticas a politica de contratacoes da avaliacao global do trabalho feito pela Direccao. O trabalho feito noutras areas e’ de um nivel muitissimo superior ao trabalho na area das contratacoes. Julgo ser mais um motivo para que as coisas mudem no proximo ano. Se a actual Direccao nao tem este tipo de competencia, que contratem alguem que a tenha, e que se concentrem naquilo que ja mostraram saber fazer bem.

Considero uma idiotice quando alguém diz do género do que vou dizer, mas cá vai: talvez os responsáveis devessem escolher-te a ti como o homem forte pelas contratações pela forma como consegues em tão pouco tempo, traçar o futuro a jovens de 20, 21 anos acabados de chegar.

A tua paciencia nada mais e’ que uma tolerancia cega apenas e so por se tratar do Bruno de Carvalho. Em qualquer outro contexto terias uma opiniao bem diversa. E lamento que tu e outros nao tenham a sapiencia necessaria para saber distingir o que e’ bem feito daquilo que nao o foi. A politica de contratacoes foi um erro. Felizmente que o sucesso ou insucesso da epoca nao esta unicamente dependente da politica de contratacoes, e’ apenas um aspecto a ter em conta. A direccao soube manter alguns dos principais jogadores e fez um grande negocio com o Rojo, por exemplo, conseguindo o Nani. Trouxe tambem um treinador que vem muito bem referenciado, independentemente do que vier a fazer no Sporting.

Muito me espanta que as pessoas fossem tao celeres a avaliar a qualidade das contratacoes do Sporting nos ultimos 15 anos e, actualmente, exigem que seja dado tempo aos reforcos mesmo que no momento actual o treinador considere que eles nao tem sequer nivel para aquecer o banco.

Eu estou para conhecer a primeira pessoa que considere positiva a contratacao de 10 jogadores, custando proximo de 15 milhoes de euros, quando apenas 1 se torna titular (titularidade essa forcada pela saida inesperada dos 2 titulares para a posicao).

Enfim… eu dar-me-ei por satisfeito se entre todas as contratacoes efectuadas tivermos pelo menos uns 3 a afirmar-se na equipa titular por merito proprio, nao por lesao ou demerito dos companheiros. Ou seja, Nani mais 2. E se um deles for o Gauld, ainda melhor.

Fazes bem em considerar isso uma idiotice, porque e’ de facto uma idiotice.

PRIMEIRO, porque sou socio e adepto do Sporting (eventualmente tal como tu) e como tal tenho direito a minha opiniao.

SEGUNDO, porque (eventualmente tal como tu) votei no Bruno de Carvalho.

TERCEIRO, porque estou globalmente muito satisfeito com o trabalho feito pela actual direccao, mas francamente insatisfeito com a politica de contratacoes, e isso nao me torna anti-BdC como tantos de vos tentam fazer crer cada vez que ouvem ou leem uma critica a direccao.

QUARTO, porque eu nao sou pago para fazer scouting para o Sporting ou tratar das contratacoes. Mais, nao tenho formacao para isso. O meu trabalho exige muito mais responsabilidade e muito mais tempo de formacao que qualquer posicao de scouting do Sporting na actualidade e em toda a sua historia e vida futura. Se a mim nao sao permitidos erros (ate porque um erro meu tem consequencias muito danosas), porque hei-de eu ficar satisfeito com erros cometidos pela direccao do meu clube? Isso faz de mim um Pro-Godinho Lopes?

QUINTO, errado estas tu se achas que o Bruno de Carvalho, acabado de chegar a presidencia do Sporting, sera incapaz de evoluir. E claramente espero que a direccao mude de estrategia na questao dos reforcos. Que compre 2 ou 3 verdadeiros reforcos para colmatar as principais lacunas do 11 e use a formacao para colmatar outras lacunas secundarias do plantel. Entre ter um Iuri e ter um Sacko que nos custou mais de 1 milhao de euros, pergunto que vantagem temos em ter o segundo. Entre ter um Tobias e ter um Sarr… Entre ter um Slavchev que nos custou mais de 2 milhoes de euros e ter um Wallyson… pergunto qual sera a diferenca para o plantel? (porque em termos financeiros sao menos 5-6 milhoes que se gastam)

Estás errado. Quando desconhecia do que falava ou achei prematuro, dei sempre o benefício da dúvida quer a jogadores ou treinadores do clube. Dei esse benefício inclusive ao treinador de Godinho Lopes, ao ponta de lança que contratou que desde as primeiras semanas foi violentamente atacado e a vários outros. Ou porque sabia do seu valor ou porque o desconhecia e preferi aguardar. O mesmo já não aconteceu nos casos em que estava absolutamente convencido que iriam acabar mal. E fiquei e estou confortável com essas minhas opiniões. Não engoli qualquer sapo, que me lembre.

O que se passa agora e com um conjunto de contratações pensadas para o médio e longo prazo, é um debitar de sentenças a jovens jogadores que acabaram de chegar, vários deles com muito boas referências ( Jonathan, Rabia, Gauld e Slavchev, por exemplo ) e que as pessoas não têm qualquer pejo em as considerar falhadas a meio de Setembro e numa fase em que até os que eram supostamente os melhores jogadores do plantel não estão a render, não havendo portanto grandes condições para uma integração competitiva mais facilitada para os mais novos.

E como é evidente, tenho que dar razão ao presidente. Há quem queira matar esta equipa logo no início. Ou não se importa que a matem.

Sapiência? Não há quando não há também ponderação e paciência. Mas voltaremos a isto.

Penso que o problema não está nos jogadores que chegaram, mas sim nos que chegaram. Se os que chegaram vão ter ou não sucesso, no futuro logo se saberá, em questões financeiras, bastará dois / três bem sucedidos, para compensar o investimento feito. Exagerou-se em trazer tantos jogadores jovens, com pouca experiência, sem maturidade, com baixo nível competitivo, para potencializar e futuramente integra-los na equipa A. Exagerou-se no sentido que estamos de orçamento limitado, onde todos os tostões contam, e gastando o pouco que se tem em 11 jogadores de determinado perfil, não se pode investir em dois ou três jogadores, já com outra maturidade e nível competitivo, jogadores para estar já na equipa A.

Sarr está na equipa A por força das circunstâncias e não propriamente por mérito. Não era essa a intenção, mas dada que vendemos dois centrais, um deles completamente inesperado, teve-se que encurtar etapas de formação e lançar já o jovem jogador na equipa A. Por enquanto, não está a ser de todo uma boa aposta, nota-se que o Sarr ainda não estava pronto para este nível competitivo, tem feito pela vida e caminha sobre o fio da navalha. Também ninguém esperaria uma quebra de rendimento tão grande no William e Adrien, algo que tem vindo a prejudicar a equipa. Mas para estas posições temos alternativas preparadas e nem é preciso recorrer a reforços que tenham chegado nesta altura. No ataque, suspirou-se pelo regresso de Slimani, onde Montero teima em não sair do fundo do poço, infelizmente Tanaka até ao momento não soma minutos, mas creio que vai contar já para a próxima partida.

Diz-se e bem que a equipa é praticamente a mesma. Contudo há dois factores que mudaram e têm peso: a equipa técnica é nova e o objectivo primordial é superior ao da época passada. Principalmente o segundo factor acarreta mais responsabilidade para a equipa, aumenta a pressão sobre os jogadores e há muito mais obrigatoriedade em vencer. Até ao momento, a equipa não tem reagido bem a esse aumento de responsabilidade e pressão, alguma ansiedade e falta de discernimento na hora de resolver. A equipa precisa de uma vitória para equilibrar os níveis de confiança e também para acreditar mais nos métodos do treinador, ganhar alguma alegria e soltar um pouco da pressão que começa a pesar sobre os ombros dos jogadores.

É um projecto a médio prazo, um projecto para quatro anos, onde é necessário tempo, paciência, ponderação, seriedade e apoio. Contudo, qualquer projecto vive de vitórias, aspecto que está a tardar aparecer e que terá que aparecer. Mais não seja para fazer crer e ver que este é o caminho indicado, que este é o melhor caminho para progredir, não só para os adeptos, como também para os jogadores. As vitórias aproximam as pessoas, transmitem segurança, confiança e uma aceitação mais favorável de tudo o que andam assimilar durante os treinos. Acredito que mais cedo ou mais tarde, as vitórias vão chegar porque acredito que este é o melhor projecto, que este é o treinador certo para tudo o que estamos a construir para o futuro, com ponderação, com tempo e confiança. Pela parte directiva o treinador terá sempre confiança e uma palavra de esperança, já da parte dos adeptos, receio que não, dado que a maioria ainda não interiorizou a realidade, ora por falha na comunicação, ora por mera questão cultural do nosso clube, não é por acaso que projectos a médio prazo sempre foram uma miragem em Alvalade.

Estamos num caminho distinto dos rivais, onde o ponto de chegada é exactamente o mesmo. Partimos atrás dos mesmos, nem que seja pelo passado recente, onde há uma ausência assustadora de títulos e bons resultados, a nível competitivo, temos os nossos argumentos e as nossas armas, saberemos o que valemos e até onde podemos chegar mais para a frente, ainda é prematuro estar a desenhar situações futuras. Acredito que estamos num melhor caminho que os rivais, mesmo que isso não se reflita a curto prazo, mas no futuro, colheremos certamente frutos bastante preciosos. Andamos adiar demasiado tempo este passo atrás que demos. Temos mais uma oportunidade de fazer tudo como é suposto fazer, apostar na nossa rentabilidade futura, não só financeira, como desportiva. Não podemos conquistar títulos de x em x anos, temos que conquistar títulos todos os anos. É dessa fibra que somos feitos, mas é preciso compreender que isso não acontece por mero acaso, é tudo fruto do trabalho, do profissionalismo de quem nos governa e da seriedade das pessoas. Creio que temos aqui um bom grupo directivo, que nos pode ajudar imenso a lançar as bases que precisamos, para que futuramente possamos ser o clube forte que fomos no passado. Um clube que impõe respeito a qualquer adversário, em qualquer estádio, um clube que só de se ouvir o nome, já aumenta a pressão do adversário. Perdemos essa respeito e lutaremos para o recuperar. Voltarmos a ser o Sporting Clube de Portugal que não somos há mais de uma década ou duas.

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

Para já, as perguntas do título reflectem uma mentalidade de adepto loser
O Sporting tem que obrigatoriamente ser competitivo devido ao seu estatuto, história e grandeza. Sempre, todos os anos, seja quais forem as condições expostas!
A verdade é que não fiquei fascinada com as contratações. Acho que chocam um bocadinho contra os objectivos concretos. Temos uma equipa brutalmente jovem e esverdeada e muitas das contratações dão-nos a impressão que são para evoluirem a médio/longo prazo e não a imediato por isso ser campeão este ano vai ser muito difícil mas não é impossível!

Com este post disseste tudo o que há para dizer. Concordo que se contrate um ou outro jogador para “crescer”, mas para um clube que se autoproclama candidato ao título, algum do dinheiro deveria ter sido canalizado para alguém que entrasse de caras no onze (nº 10, ponta de lança, you name it).

Ser ou não ser competitivo eis a questão… A questão é que we dont have money of lampiões e tripeiros. Mas nós SCP temos formação podemos apostar nela. E vamos apostar nela. O problema é que os adeptos não têm paciência para ver os novos falharem. Por isso nos próximos anos se lançarmos 3 ou 4 mais valias já é muito bom. A pressão é muito fatal nestes casos. :wall: