Ser ou Não ser ''Anti''

Concordo com a tua opinião. Também acho que a rivalidade (saudável) é algo normal e que faz parte da emoção do futebol. Se assim não fosse, tinha menos piada.

Entre porto e benfica, prefiro que ganhe o paços de ferreira. Se não dá, então prefiro que ganhem os que me vão chatear menos. Onde moro costumam passar apenas 1/2 portistas a festejar…

Mesmo na Europa, não acho que o discurso do “são portugueses” faça grande sentido. Raramente festejo ou fico contente com vitórias de clubes portugueses na Europa, excepto se for uma situação clássica de “undergod”. Lembro-me que achei alguma piada àquela campanha europeia do Boavista (com o Ricardo a GR, naquela época em que estavam a fazer um campeonato mau) e que estava a “torcer” por eles.

Eu não sou anti-benfica, mas a verdade é que os clubes alimentam-se de vitórias e qualquer coisa (significativa) que um clube ganhe será sempre uma “arma de arremeço” contra os rivais. Uma vitória do benfas ontem teria acabado por servir para gozar com o Sporting, quer fosse usando a final que perdemos em 2005, quer fosse pelo contador de taças europeias deles ter aumentado.

Como não ando numa de contribuir para dar força aos rivais, não me parece certo contribuir para eventuais karmas que os façam ganhar :).

Somos quase da mesma idade e percebo o que queres dizer. Isto pode parecer incrível hoje; mas, até ir para a universidade, conhecia muito mais adeptos do Belenenses do que do Porto. Não me lembro de um único miúdo do Porto enquanto estava na escola. E, como toda a minha família é do Sul (Alentejo e Algarve), dividia-se quase em proporções iguais entre Sporting e Benfica. As raras excepções eram do Belenenses - e não do Porto.

Por isso, durante o longo período de insucesso que durou quase toda a minha infância consciente e toda a minha adolescência, habituei-me a ver o título do Sporting como uma sonho distante e a temer a realidade muito mais próxima de mais um título do Benfica. Como, durante a maior parte desse tempo, nós éramos demasiados fracos para competir, a única forma de isso não acontecer era o Porto ganhar.

Mas os tempos mudaram muito. Há 30 anos, as transmissões directas de jogos de clubes resumiam-se à final da Taça, a alguns jogos fora das competições europeias e a um esporádico jogo do campeonato. Os jornais desportivos só saiam três dias por semana (a Bola à segunda, quinta e sábado, o Record à terça, sexta e domingo). Havia apenas dois canais e os únicos programas desportivos eram o Domingo Desportivo na RTP1 e o Troféu ao Domingo à tarde na RTP2. Não havia tal coisa como programas de paineleiros e a opinião sobre desporto era dada quase exclusivamente por jornalistas na imprensa desportiva. Estes tinham quase todos uma preferência clubística conhecida - escusado será dizer que, sendo jornais de Lisboa, se repartiam entre Sporting, Benfica e Belenenses - mas que em geral sentiam a necessidade de manter um equilíbrio nos textos que escreviam.

Ou seja, era possível ignorar as vitórias do Porto. E, em termos de reprecussões na escola ou na comunicação social dessas vitórias, estava tão longe para mim como o Real Madrid ou o Barcelona.

Mas os tempos mudaram. Se o Porto ainda é um clube eminentemente regional - o que constitui o grande falhanço do consulado de Pinto da Costa - já não é inusitado um miúdo ser do Porto fora do Porto. Eu lembro-me de o Porto ir jogar a Faro e a Portimão e aquilo ser sempre uma tourada - aqulo era-lhes território completamente hostil e as recepções era duríssimas. Hoje, para muito miúdos no Algarve, o Porto é um clube quase normal - tão distante na prática como Sporting e Benfica e muito mais bem sucedido do que qualquer um deles.

Mais do que isso, é impossível ignorar os adeptos do Porto que pululam na TV e nos media hoje em dia. Com um número infindável de canais - incluindo 4 canais de SportTV - e os jornais desportivos transformados em diários, surgiu a necessidade de encher chouriços. E um dos chouriços que mais vende são os programas de futebol e as colunas de opinião. Dezenas de horas de emissão e quilos de crónicas papel, onde um número assustador de paineleiros que nada percebem do jogo a debitam toneladas de facciosismo. Por isso agora, temos fanáticos do Porto a entrar pelas nossas casas e a perorar sobre a superioridade natural do seu clube.

Aliás, a adoração pelo Porto na imprensa é menos estridente do que a pelo Benfica - mas muito mais constante. O Benfica é elevado aos píncaros quando ganha mas é igualmente destruído de alto a baixo quando perde. O mesmo acontece connosco - as pessoas só não se lembram porque ultimamente não ganhamos nada. Mas o Porto não. As suas vitórias não suscitam a histeria das do Benfica, mas as derrotas são quase branqueadas. O mito de Pinto da Costa e da “estrutura infalível” do Porto é uma criação da imprensa. Quando a coisa corre mal no Benfica ou no Sporting, a direcção cai imediatamente sob fogo. Quando corre mal no Porto - derrotas, flops nas contratações - a culpa é toda do treinador ou do jogador que saiu à noite- nunca da direcção, que desaparece sempre habilmente de cena e é sempre eximida de qualquer responsabilidade. E experimentem ler as secções sobre o Porto nos desportivos no dia-a-dia: batem aos pontos as de Benfica e Sporting no lambe-botismo, o que já de si não é tarefa fácil.

Tudo isto ajudou a conciliar o emocional e o racional no meu caso. Eu consigo perceber perfeitamente o alívio por o Benfica não ganhar. Mas daí a festejar as suas derrotas vai uma grande distância. E entao festejar um título do Porto e ainda acusar os que expressam incómodo com isso de serem falsos sportinguistas, é entrar no ofensivo.

Dois factores : infancia e comportamento dos respectivos adeptos.

Pois eu posso dizer que em miudo cresci num ambiente em que era quase só eu a apoiar o SPORTING ! o resto era tudo vermelho. Como é óbvio eu não estava presente quando havia jogo de lamps ate´pq não tenho muita cultura de café e portanto não posso deixar de salientar o gozo que sofria ( que na altura me deixava possuído ) cada vez que os leõs perdiam. Foi neste ambiente que vivi até vir viver para lisboa aos 30 anos.
No final do jogo porco x fifica eu, como tenho vindo a fazer, nem sequer comentei ou pretendia fazer MAS ! fui obrigado.
A quantidade de posts anti- SPORTING após o jogo era abismal. Perderam, bem, sem casos, e sem possibilidade de vitória moral ou desculpa da tanga e para se sentirem menos diminuídos atacaram em massa o SPORTING !!!
Só respondi a cada um deles a seguinte palavra … " RIDICULO !!! " e não obtive uma unica resposta …

Este pequeno episódio é um espelho da cultura do povo lamp muito pouco dado a coisas da inteligência e é por isso que não os suporto. O outro grande factor é muito mais simples de explicar - quando o porco ganha faz a festa no porto, gaia e arredores, que ficam lá onde eu nem nunca fui mas já o caso dos lamps … é mesmo no centro de lisboa e são muitos mais manéis a fazer barulho =) logo é mais fácil de suportar o porco campeão.

GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOO !!! chelsea desde pequenino … !!! sim disse e com todo o orgulho.

Não sei quem veio primeiro se o ovo ou a galinha, mas na matéria de insultos e piadas de WC de SPORTING x fifica … nós ao menos temos muito mais imaginação !!

Sou anti. Não consigo ser doutra forma, não vale a pena ir contra a minha natureza e ficar feliz com as vitórias deles e afins. Desprezo essa instituição e tudo o que eles implicam. Adorei a derrota deles com o Porto e ontem com o Chelsea e espero sinceramente que percam com o Moreirense e percam igualmente a Taça de Portugal.

Quero ver sempre o meu Sporting a ganhar, mas quero também ver o Benfica a perder. São duas coisas que me dão imenso gozo e não o consigo esconder.

Gostei muito do texto, em especial da tua análise do emocional vs racional e o tom calmo do mesmo (especialmente após ler uma infinidade de posts incendiários, alguns chegando mesmo ao insulto). Igualmente interessante foi a parte sobre o impacto do lampionismo na tua geração e, também, a influência da cor clubística da vizinhança. Sobre mim, não sei se foi por ser de outra geração, que cresceu a assistir às vitórias ultrajantes e corruptas da frutaria, ou por ter passado a maior parte da adolescência na cidade do Porto, a verdade é que desenvolvi um anti-portismo acérrimo. Algo, creio eu, partilhado por qualquer Sportinguista que tenha a infelicidade de conviver com aqueles animais (basta ler a reportagem das acções dos superdragões em Paços de Ferreira para ter uma vaga ideia do que falo).

Mais importante que qualquer anti- é o Sportinguismo. A mim irritam-me tanto os supostos adeptos que preferem as derrotas dos rivais às nossas vitórias, como aqueles que tentam impor a sua versão de Sportinguismo sobre os outros. O exemplo que mais abomino foi a frase de Rui Oliveira Costa: “um Sportinguista é por definição um anti-benfiquista”. Ora isso exclui logo um franja larga de adeptos que não são anti- ou não são anti-benfica. Também detesto a inclusão do nome de um rival numa definição de Sportinguismo. É dar importância a quem não merece. Para mim, um Sportinguista é, acima de tudo, um Sportinguista. O resto vem depois e por acréscimo. Mas isso é de esperar de um membro de uma minoria elitista e complexada que tomou o SCP de assalto.

Resumindo, Sportinguista acima de tudo; anti-fruteiro por convicção.

SL a todos

Obviamente que a rivalidade importa desde a criação destes grandes clubes. Não podemos é confundir “anti” com defensor dos interesses do nosso clube. Os lampiões muito dizem que só existem dois clubes em Portugal, os benfiquistas e os anti-benfica. Isto não faz sentido nenhum. É verdade que o Benfica é o clube em geral mais odiado em Portugal, (não sei se são eles que têm alguma coisa de mediocre em especial), mas, que não comecem com essa moda dos “anti” que já irrita. É claro que quero que o benfica perca, é claro que por mim estavam no fundo da tabela, não desminto que fiquei algo satisfeito pela derrota do benfica contra o chelsea mas isso existe desde sempre, como outros foristas aqui disseram, esta rivalidade enorme só serve para incentivar as instituições desportivas a dar o seu melhor para serem realmente os melhores. Agora, por pessoas admitirem que querem que outros clubes percam por muitos serem logo chamados de “anti”? Não faz sentido. Tenho imensos amigos benfiquistas e temos grande rivalidade, mas a verdade é que essa rivalidade faz bem e sem isso o futebol não iria ser o que é. Continuarei sempre a defender os ideais do Sporting atendendo primeiro ao seu valor (que só isso deveria bastar para demonstrar que somos os melhores) mas se for forçado estar contra os outros clubes e menosprezá-los quer sejam os lampiões ou os corruptos, sendo que o presente me faça por vezes odiar bastante o porto pelos motivos que todos sabem mas a história e a região onde vivo irá sempre reforçar a rivalidade com os lamps.

As pessoas têm que deixar esta fase de entenderem mal o conceito RIVALIDADE e deixarem de chamarem antis porque de outros clubes não quero saber, a minha cabeça e o meu coração só vive pelo Sporting e nada mais importa.

SL

Que chorões de primeira ordem. O único clube que não pode ser gozado porque ficam ofendidos. Tão ridiculos.

“Formulaste”

Bem, não me interessa nenhum dos dois, mas para mim é fácil para os lampiões estou-me a borrifar, se ganham ou perdem, pois não me dizem nada de nada mesmo.

Já os porcos corruptos, fruteiros só desejo que se jogarem com os Chineses percam, são o clube mais nojento do país, alias nojento é favor, pois são eles os maiores ladrões e destruidores do desporto Português desde 1982 não conseguem vencer nada de nada sem corrupção, são claramente a sujidade nacional.

Anti não sou, sou do Sporting Clube de Portugal apenas desejo que sempre que jogam os porcos corruptos percam seja com quem for, mas por vezes nem sequer sei quando ou onde jogam, no fundo borro-me para esses corruptos, já que neste país de corruptos não vai ninguém preso que ao menos percam sempre.

:arrow: :arrow:

Acima de tudo somos todos Sportinguistas, ser anti ou não cabe a cada um. Ser “anti” é temporário e variável.

Tenho 24 anos, tinha 11 e 13 anos quando o Sporting foi campeão. E nesses anos os nossos grandes rivais foram porcos e boavista, ninguem queria saber das galinhas, queriamos sempre que perdessem mas nem entravam prás contas. Por isso o clube que eu mais odiava eram os porcos em 2000 e o boavista em 2002. Acho que qualquer um daqui festejou quando, depois de termos empatado contra o setúbal, as galinhas ganharam ao boavista com o mantorras a marcar perto do final e assim fomos logo campeões sem ter a pressão no ultimo jogo. Nessa altura as galinhas eram um adversário, um rival, mas não um ódio. Isto com os meus 13 anos.

Depois o Sporting começou a cair e logo os lampiões, arredados de titulos há quase 10 anos, começaram a armar-se em superiores. E o ódio que se cultiva depende do meio onde estamos. Na adolescência, na escola, com uns 45% de Sportinguistas e 55% de lampiões, porcos nem velos, começam as bocas e as picardias tipicas dos putos. Sempre que alguem não ganhava a uma equipa “pequena” era motivo de gozo, e depois dos derbys ia-se com a camisola ou cachecol do vencedor e gozava-se o dia todo com o adversário. Ai o desejo de ver o Sporting vencer era também de perto acompanhado pelo desejo de ver os lampiões perder, sempre para não só não os ter de ouvir como para poder vingar gozos anteriores.

Foi assim comigo e calculo de deve ter sido assim com quase todos os foristas, mas dependendo obviamente da região o “ódio” e o adversário variava.

Ponto fulcrar foi a época de 2004/2005, a melhor equipa do campeonato e finalista da taça uefa perdeu os 2 jogos mais importantes na mesma semana, e como o desgosto de ver o Sporting perder 2 titulos daquela forma não era suficiente, os dias seguintes foram insuportaveis. Os lampiões regozijaram com a derrota europeia do Sporting e foram campeões, naquele que foi, para mim, o campeonato mais roubado de todos os que assisti na minha vida. Foi a época dos penaltys do suinão, a época em que o estoril foi jogar ao algarve, a época do penalty sobre o Karadas que foi um dos penaltys mais ridiculos que já serem assinalados, e não falo do lance do luisão com o ricardo porque na minha opinião não foi falta do ET.

Tudo isto com constante bocas como “from russia with love” que duraram semanas.

Os putos lampiões eram sempre muito básicos, não aceitavam as derrotas, a culpa era sempre da arbitragem, menosprezavam as vitórias dos outros, falavam do “grande” fifica com muitos titulos nacionais e internacionais como se não tivessem passado 40 anos desses tempos.

Isto tudo já os faz passar do limite da estupidez, mas como são putos percebe-se… Mas é esse o problema, enquanto os outros crescem e começam a apreciar o futebol, os lampiões ficam parados no tempo e mantêm-se crianças com as quais é impossivel falar sobre futebol. Há sempre alguem assim, cego e ferrenho em todos os clubes, no Sporting inclusivé, mas nos lampiões são tantos mas tantos assim que até nos média eles estão presentes.

Ver crónicas asquerosas nos jornais, ver gajos asquerosos como o gobern ou o rui gomes da silva nos programas desportivos…

E não é preciso recuar mais que uns dias para ver como são estes símios em acção.

Ainda esta semana o gobern no trio de ataque, quando já não tinha mais argumentos faz o que qualquer criança faz, vai buscar pequenas coisas ao passado que nada têm a haver para justificar algo. Estou-me a referir ao facto do representante do Sporting nesse programa, ter falado no actos de vandalismo a dizer “reservado” no marquês e estava a dizer que festejaram cedo de mais, ao que o asno do gobern contrapõe a dizer que foi ridiculo na época passada os adeptos do Sporting festejarem a derrota e eliminação em bilbau, no aeroporto. É perante este tipo de inteligência que estamos a lidar, ele refere-se à recepção dos jogadores e equipa técnica por parte dos adeptos como “festejos ridiculos”, quando no próprio dia os lampiões fizeram o mesmo qundo a equipa chegou do porto e agora quando voltaram com um belo melão de amsterdão.

Já para não falar do caso de hoje do lampião nojento pedro ferreira falou do Bruma quando não foi ele que escreveu aquilo e mesmo que tivesse escrito não foi minimamente ofensivo. A forma como o tratou, como a chamou de projecto de jogador como fabio paim

Perante isto e se estes têm tempo de antena na televisão e nos jornais, dá para imaginar como é o resto da lampionagem ainda mais labrega. É impossivel não odiar aquela raça. Não festejo golos que não são do Sporting mas espero sempre que os nojentos do lampiões percam.

Desportivamente deviamos ser anti tripeiros e anti lampiões, mas o facto de haver tanto lampião nos jornais, nos programas desportivos, como comentadores de jogos do Sporting e também no futsal e depois ainda serem levados ao colo pelos média faz deles a raça mais insuportável.

:clap: :clap: :clap:

É mesmo daquelas questões que é escrever, escrever e mais escrever.

Etimologia da palavra Anti = Contra

Ser contra o benfica e contra o porto?
Não sou contra nenhum dos dois, ambos foram criados por pessoas com gosto ao desporto, e tenho família e amigos de ambos os clubes, e não luto contra eles, nem os insulto a torto e a direito.
Mas como disse o:

disse e bem, mas mais uma vez digo não sou Anti nenhum, só não sou a favor que pessoas com poder e outras arrogantes usem tais defeitos humanos, para o sucesso.

Agora ser Contra a sua existência? gostava que acabassem? sinceramente não, não sei que sentido e piada teria isso, gostava que andassem a subir e a descer de divisão até achava engraçado eheh e que os jogos contra nos fosse sempre derbi bonito de se ver, mas que desaparecessem não!

Antes de tudo sou Sportinguista e conta o meu clube, o amor pelo Sporting não me parece que passe por odiar os outros dois, passa sim por respeitar mos, acarinhar mos e cuidar mos da essência do nosso clube, de mantê-lo sempre verdadeiro e fiel a si mesmo.

em relação a preferências de entre escolhas de resultados entre eles?
Prefiro que empatem sempre ente eles e percam perante as pequenas, enquanto o Sporting ganha sempre! se me chateassem mt porque tinha mesmo que escolher, seria dependendo dos factores, que fosse o que tem menos campeonatos, para que não me chateiam a cabeça a dizer temos mais estes que vocês e blablabla, caso for situação de bater record de campeonatos seguidos, então que ganhe a outra, etc… só que mantenho… Prefiro que empatem sempre ente eles e percam perante as pequenas, enquanto o Sporting ganha sempre!!

SL

:clap: :clap: :clap:

Excelente “post”, clarividente, bem articulado, imaginativo e muito, muito, muito acertado.

Isolei esta citação (a conclusão) porque diz tudo…

E, se me permites, acrescento em relação ao “post” do @ FernandoSoares - eu gostava que eles quando jogam um contra o outro, perdessem os dois… é impossível, eu sei, mas que eu gostava de ver isso acontecer, gostava mesmo… :mrgreen:

Há uma grande diferença entre ser Anti qualquer coisa e gozar com qualquer coisa.

O que vimos ultimamente foi um gozo constante aos benfiquistas pois andaram 3 meses todos galifões e cheios de basófia e agora não ganharam nada.

Quanto à história de preferir benfica ou porto é simples, de um lado temos o nojo de um clube de corrupção onde os adeptos até conseguem ter o mínimo de inteligência e desviarem-se o assunto da corrupção, do outro temos um clube que é feito em maioria de pessoas de baixa inteligência que tem 2 palas de lado, que acreditam em tudo o que lhes é dito, que muda de opinião todos os dias, que idolatram jogadores, dirigentes, etc sem sequer perceberem quem eles são, um pouco à semelhança de uma religião conseguindo ser irracionais quanto à mesma.

Somos grandes demais para termos complexos de algo, o máximo tempos grande rivalidade.
Antis são lamps e tripeiros que apesar de tudo queriam era ser como nós.

Acima do Sporting, NADA :victory:

SL

Tanto se escreve sobre isto. Fod*se… Mas ha algum problema em amar o SCP e ao mesmo tempo odiar os rivais? Só a malta com dúvidas é que isso mete confusão