Acima de tudo somos todos Sportinguistas, ser anti ou não cabe a cada um. Ser “anti” é temporário e variável.
Tenho 24 anos, tinha 11 e 13 anos quando o Sporting foi campeão. E nesses anos os nossos grandes rivais foram porcos e boavista, ninguem queria saber das galinhas, queriamos sempre que perdessem mas nem entravam prás contas. Por isso o clube que eu mais odiava eram os porcos em 2000 e o boavista em 2002. Acho que qualquer um daqui festejou quando, depois de termos empatado contra o setúbal, as galinhas ganharam ao boavista com o mantorras a marcar perto do final e assim fomos logo campeões sem ter a pressão no ultimo jogo. Nessa altura as galinhas eram um adversário, um rival, mas não um ódio. Isto com os meus 13 anos.
Depois o Sporting começou a cair e logo os lampiões, arredados de titulos há quase 10 anos, começaram a armar-se em superiores. E o ódio que se cultiva depende do meio onde estamos. Na adolescência, na escola, com uns 45% de Sportinguistas e 55% de lampiões, porcos nem velos, começam as bocas e as picardias tipicas dos putos. Sempre que alguem não ganhava a uma equipa “pequena” era motivo de gozo, e depois dos derbys ia-se com a camisola ou cachecol do vencedor e gozava-se o dia todo com o adversário. Ai o desejo de ver o Sporting vencer era também de perto acompanhado pelo desejo de ver os lampiões perder, sempre para não só não os ter de ouvir como para poder vingar gozos anteriores.
Foi assim comigo e calculo de deve ter sido assim com quase todos os foristas, mas dependendo obviamente da região o “ódio” e o adversário variava.
Ponto fulcrar foi a época de 2004/2005, a melhor equipa do campeonato e finalista da taça uefa perdeu os 2 jogos mais importantes na mesma semana, e como o desgosto de ver o Sporting perder 2 titulos daquela forma não era suficiente, os dias seguintes foram insuportaveis. Os lampiões regozijaram com a derrota europeia do Sporting e foram campeões, naquele que foi, para mim, o campeonato mais roubado de todos os que assisti na minha vida. Foi a época dos penaltys do suinão, a época em que o estoril foi jogar ao algarve, a época do penalty sobre o Karadas que foi um dos penaltys mais ridiculos que já serem assinalados, e não falo do lance do luisão com o ricardo porque na minha opinião não foi falta do ET.
Tudo isto com constante bocas como “from russia with love” que duraram semanas.
Os putos lampiões eram sempre muito básicos, não aceitavam as derrotas, a culpa era sempre da arbitragem, menosprezavam as vitórias dos outros, falavam do “grande” fifica com muitos titulos nacionais e internacionais como se não tivessem passado 40 anos desses tempos.
Isto tudo já os faz passar do limite da estupidez, mas como são putos percebe-se… Mas é esse o problema, enquanto os outros crescem e começam a apreciar o futebol, os lampiões ficam parados no tempo e mantêm-se crianças com as quais é impossivel falar sobre futebol. Há sempre alguem assim, cego e ferrenho em todos os clubes, no Sporting inclusivé, mas nos lampiões são tantos mas tantos assim que até nos média eles estão presentes.
Ver crónicas asquerosas nos jornais, ver gajos asquerosos como o gobern ou o rui gomes da silva nos programas desportivos…
E não é preciso recuar mais que uns dias para ver como são estes símios em acção.
Ainda esta semana o gobern no trio de ataque, quando já não tinha mais argumentos faz o que qualquer criança faz, vai buscar pequenas coisas ao passado que nada têm a haver para justificar algo. Estou-me a referir ao facto do representante do Sporting nesse programa, ter falado no actos de vandalismo a dizer “reservado” no marquês e estava a dizer que festejaram cedo de mais, ao que o asno do gobern contrapõe a dizer que foi ridiculo na época passada os adeptos do Sporting festejarem a derrota e eliminação em bilbau, no aeroporto. É perante este tipo de inteligência que estamos a lidar, ele refere-se à recepção dos jogadores e equipa técnica por parte dos adeptos como “festejos ridiculos”, quando no próprio dia os lampiões fizeram o mesmo qundo a equipa chegou do porto e agora quando voltaram com um belo melão de amsterdão.
Já para não falar do caso de hoje do lampião nojento pedro ferreira falou do Bruma quando não foi ele que escreveu aquilo e mesmo que tivesse escrito não foi minimamente ofensivo. A forma como o tratou, como a chamou de projecto de jogador como fabio paim
Perante isto e se estes têm tempo de antena na televisão e nos jornais, dá para imaginar como é o resto da lampionagem ainda mais labrega. É impossivel não odiar aquela raça. Não festejo golos que não são do Sporting mas espero sempre que os nojentos do lampiões percam.
Desportivamente deviamos ser anti tripeiros e anti lampiões, mas o facto de haver tanto lampião nos jornais, nos programas desportivos, como comentadores de jogos do Sporting e também no futsal e depois ainda serem levados ao colo pelos média faz deles a raça mais insuportável.