Será que entrámos(?) num barco a afundar

Foi com grande admiração, e um pé atrás, que assisti à eleição dos corpos directivos da Liga de Clubes, em que o nosso Sporting passado tantos anos volta a ter representação, e os lampiões era colocados de fora.

A arbitragem era retirada a um Luis Guilherme “encarnado”, para ser entregue a um prestigiado antigo arbitro e consultor da UEFA e da FIFA, e já agora nosso consócio, Vitor Pereira, e acompanhado por outros dois elementos que segundo ouvi dizer são pessoas isentas.

Eis que os Lampiões lançam através do DN, e aproveitando também o caso Mateus, um ataque cerrado à Liga, tentando a todo o custo a passagem da organização da 1ª Liga para a Federação, onde suponho que tenham tudo controlado.

O irónico disto tudo, é que um clube que tinha na Liga, o presidente da Arbitragem, o director executivo e o presidente da assembleia-geral, é agora apresentado como uma vítima de uns tenebrosos mafiosos.

No DN não falam do escandaloso Boavista - Sporting em que numa questão de minutos, Bruno Paixão expulsa o Rui Jorge e o Pedro Barbosa.

Significativo também é o facto de se apresentar uns telefonemas do Major para que o árbitro Elmano Santos “dê um jeito” no jogo Boavista - Lampiões. O que aconteceu foi que afinal o Boavista até foi prejudicado.
Aqui surge-me na cabeça uma palavra, concomitância, ou seja acontecimentos que se desenrolam paralelamente, o que eu acho é que o Benfas também se mexeu, e pelos vistos mexeu-se melhor, porque até foi beneficiado, mas pelos vistos isso é uma história que não é aclarada pelo DN.

Nessa época, a 4 jornadas do fim, nós estávamos a 6 pontos à frente dos Lampiões, e acabamos atrás. Não quero falar aqui na época de 2004/2005, para não ficar indisposto.

Eu com isto quero chamar a atenção a todos os Sportinguistas, para estarmos atentos e não irmos atrás desta gente, e defendermos com tudo o que estiver ao nosso alcance a mudança (estranhamente ainda não) verificada na Liga.

Saudações Leoninas

toda esta novela só acentua a vergonha de o Sporting ter apoiado e dado a cara por uma lista que representa a continuidade de Valentim Loureiro na Liga, mesmo que em funções diferentes.

Cada um tem o que merece. O Sporting tem o que merece e os 75% têm o que merecem… depois há uns malucos que comem por atacado.

Para ajudar à festa que vai o futebol português o orelhas agora anda com os ditos bem apertados, tão apertadinhos que só fala no dossier… à e tal coiso…tenho lá em casa um dossier que me enviaram, estive a lêr aquilo e considero muito grave, deveria ser investigado pelas autoridades competentes. Hão-de reparar que o Moleiro(como é conhecido o LFV em Alverca e arredores…pq será?) a cada pergunta da Imprensa responde sempre com o a palavra dossier…hum hum, muito cuidado que tenho lá em casa um dossier.
Oh Sr. Presidente da instituição o país está mortinho para saber o conteúdo do dito dossier…dasse que já não posso ouvir falar no dossier.

Concordo com a essência do que já aqui foi escrito, mas deixem-me que vos diga uma coisa: O Valentim, neste momento é a menor das minhas preocupações.
Esta lista não passa de fachada e parece-me que vamos todos perceber isso mais tarde. Mesmo o próprio Vitor Pereira não me oferece qualquer tipo de garantias de isenção, é um árbitro que fez toda a sua carreira no auge dos actos do Apito Dourado. Sportinguista ou não, conforme me disseram pessoas bem colocadas na FPF, o Vitor foi sempre um pau mandado do PdC e dos seus comparsas, além de um interessado na arte de manipulação de resultados. Por outro lado, o Rogério de Brito, grande sportinguista, é considerado por muita gente como uma pessoa bastante ingénua, pelo que as coisas fazem-me crer que a lista foi feita para manter hábitos antigos e calar aquela que sempre foi a voz mais incómoda: A do Sporting.

Quanto ao LFV ele que vá para um certo sítio. Esta é uma situação em que eu até poderia concordar com alguma coisa que sai da boca daquele acéfalo, mas mudar de opinião conforme lhe convém…Enfim, é só mais uma confirmação do grau de imbecilidade da peça…

Dessa informação acerca do Vitor Pereira não duvido. Se aquilo era um bom sportinguista vou ali e já venho, ninguém lhe pede para beneficiar o clube mas roubar-nos como ele nos roubou poucos o fizeram, sobretudo em jogos com o Porto, nunca esqueço um célebre 3-2 nas Antas com Jozic que foi dos maiores roubos da nossa história.

Quanto ao Valentim ser fraca preocupação… não deves ter ouvido as novidades de hoje do apito dourado: novas escutas que fundamentam a ideia que os Loureiros (pai e filho) escolhiam e aliciavam os árbitros dos jogos do boavista com subidas de carreira.

Foi este nojo que apoiamos à Liga.

1. depois de ler o Pasquim 1 esta manhã, cada vez mais fico com a sensação de que o nosso futebolzeco está cada vez mais bem servido. Temos á Cabeça a famosa familia “Lourieri”, a qual tem sempre argumentos para tudo. O “Major” chefe de 20 coisas ao mesmo tempo agarradinho ao poder qual lapa de 15 anos e mantendo a incoerencia do costume, e agora também o filho Joni Lourieri que lhe segue atentamente as pisadas. Enfim já para não falar de outros deliciosos personagens que compõem a nossa Portuguesi Cosa Nostra e que fariam as delicias de qualquer argumento para um episódio de “La Piovra” . Triste Sina :cry:
Quanto ao Valentim ser fraca preocupação.. não deves ter ouvido as novidades de hoje do apito dourado: novas escutas que fundamentam a ideia que os Loureiros (pai e filho) escolhiam e aliciavam os árbitros dos jogos do boavista com subidas de carreira.

Pelo contrário, já li as declarações e até já escrevi sobre isso no meu blog mas precisamente por estarem a vir coisas desse género a público é que a minha preocupação sobre ele enfraquece. O Valentim, por si, já não tem a margem de manobra que teve durante muito tempo. Preocupam-me sim os “teóricos anjinhos” que irão tomar posse.
De qualquer modo, não depreendas que eu acho que o nosso apoio ao Valentim foi correcto! Acho muito mal estarmos a patrocionar a corja que impesta o nosso futebol desde a década de 80. Julgo é que a decisão de o apoiar terá sido encarada como um mal menor por parte dos nossos dirigentes. Ou seja, a nossa direcção terá a percepção de uma maior transparência nos orgãos do futebol português com esta direcção da Liga. Algo que para mim, neste momento, não passa de ingenuidade.

Dessa informação acerca do Vitor Pereira não duvido. Se aquilo era um bom sportinguista vou ali e já venho, ninguém lhe pede para beneficiar o clube mas roubar-nos como ele nos roubou poucos o fizeram, sobretudo em jogos com o Porto, nunca esqueço um célebre 3-2 nas Antas com Jozic que foi dos maiores roubos da nossa história.

Quanto ao Valentim ser fraca preocupação… não deves ter ouvido as novidades de hoje do apito dourado: novas escutas que fundamentam a ideia que os Loureiros (pai e filho) escolhiam e aliciavam os árbitros dos jogos do boavista com subidas de carreira.

E onde é que estão as novidades? :lol:

Valentim tem demasiado poder dentro do futebol.
Não tenhamos ilusões. Neste momento é impossível retirar Valentim Loureiro desta teia, e o que Sporting fez foi mais “contenção de danos” do que outra coisa.
Uma coisa vos garanto. Qualquer que fosse a lista a que Valentim Loureiro pertencesse, seria a lista vencedora. Conseguindo o Sporting representação nesta liga é uma manobra inteligente da nossa parte devo dizer. De dentro é mais fácil evitar os tentáculos do polvo.
Dentro do possível e do que é o futebol português estou até contente que o Sporting tenha percebido que para evitar Loureiros e afins, estes têm de ser vigiados de muito perto e do interior.

Falou-se aqui de ingenuidade da nossa direcção.
Pois bem, ingenuidade a vossa de pensarem que alguma lista sem Valentim Loureiro iria ganhar as eleições a esta liga… Falta-vos um tempo aqui no Norte para perceberem como as coisas funcionam…

E onde é que estão as novidades? :lol:

Valentim tem demasiado poder dentro do futebol.
Não tenhamos ilusões. Neste momento é impossível retirar Valentim Loureiro desta teia, e o que Sporting fez foi mais “contenção de danos” do que outra coisa.
Uma coisa vos garanto. Qualquer que fosse a lista a que Valentim Loureiro pertencesse, seria a lista vencedora. Conseguindo o Sporting representação nesta liga é uma manobra inteligente da nossa parte devo dizer. De dentro é mais fácil evitar os tentáculos do polvo.
Dentro do possível e do que é o futebol português estou até contente que o Sporting tenha percebido que para evitar Loureiros e afins, estes têm de ser vigiados de muito perto e do interior.

Falou-se aqui de ingenuidade da nossa direcção.
Pois bem, ingenuidade a vossa de pensarem que alguma lista sem Valentim Loureiro iria ganhar as eleições a esta liga… Falta-vos um tempo aqui no Norte para perceberem como as coisas funcionam…

1. concordo em absoluto com o que dizes. Mas não é Loureiro é “Lourieri” :wink:

falam do Vitor Pereira ser sportinguista… eu “so” tenho 21anos mas lembro-me perfeitamente do jogo das Antas em que perdemos 3-2 com 3golos de livre do Doriva, todos os livres inventados pelo sr Vitor Pereira… lembro-me tambem de ler que alguns dos jogadores do SCP no fim desse jogo choraram na cabine…
mais alguem recorda este espisodio desse arbitro?

Eu tenho dificuldades é em encontrar nomes de àrbitros que não nos tenham prejudicado sistemáticamente. :!:

o único que foi nosso amigo que eu me lembro até é… lampião e sócio! :slight_smile:

Aqui fica a noticia completa do DiárioDigital:

[b]Boavista: Escutas revelam pressões sobre árbitros[/b] As escutas telefónicas do processo «Apito Dourado» revelaram que o presidente da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, e o líder do Boavista, João Loureiro, exerceram pressões sobre os árbitros nos jogos a contar para a época 2003/2004, refere hoje o Diário de Notícias. Valentim e João Loureiro telefonavam aos juízes prometendo promoções ou fazendo ameaças, acrescenta o jornal. Ao que o DN apurou, também o Marítimo procurou obter favores dos árbitros. Numa escuta, António Henriques (ex-dirigente da Federação Portuguesa de Futebol) garantiu que no jogo entre o Marítimo e o Nacional da Madeira, este clube iria ser «bem roubadinho». Além dos casos relativos à II Divisão B e que envolviam o Gondomar, a investigação detectou suspeitas de corrupção desportiva na I Liga, tendo sido remetidas certidões para várias comarcas. De acordo com o DN, um dos jogos que constam das certidões extraídas pelo Ministério Público de Gondomar é o Boavista-Alverca, jogo que acabou com a vitória dos axadrezados (2-1). Valentim Loureiro terá sido quem informou o árbitro da classificação do observador do jogo - oito pontos. «Já sabe que conta aqui comigo», disse o major ao juiz, numa conversa interceptada pela Polícia Judiciária. Segundo o procurador Carlos Teixeira, o modo de actuação de Valentim e de João Loureiro passa, além das sugestões de nomes, pelo conhecimento antecipado dos nomes dos árbitros escolhidos, o que lhes permitia encetar os contactos com antecedência. 06-09-2006 8:36:18

Porque será que não estou surpreendido :?: :wink:

falam do Vitor Pereira ser sportinguista... eu "so" tenho 21anos mas lembro-me perfeitamente do jogo das Antas em que perdemos 3-2 com 3golos de livre do Doriva, todos os livres inventados pelo sr Vitor Pereira... lembro-me tambem de ler que alguns dos jogadores do SCP no fim desse jogo choraram na cabine... mais alguem recorda este espisodio desse arbitro?

Ja foi referido neste topico pelo Mauras esse caso. Passou-se no tempo do Mirko Jozic. Não me lembro na ultima decada de uma equipa ter sido tão roubada de forma sistematica ao longo de uma epoca. Foi nesse ano que fizemos o luto no jogo com a Academica.
Mais recentemente, embro-me de dois roubos escandalosos, um no bessa no tempo do Fernando Santos, arbitro Bruno Paixão, que nos afastou em definitivo da luta pelo titulo. E outro na primeira epoca do Peseiro, em Alvalade, golo anulado por fora de jogo ao Viana numa partida com o Braga. Lembro-me de na conferencia de imprensa o Rui Jorge ter dito com alguma ironia que o Viana só devia estar em jogo pelo menos 2 metros…

Mauras,quem foi o árbitro nosso amigo?É que não me lembro de nenhum que tenha sido nosso amigo.

A arbitragem era retirada a um Luis Guilherme "encarnado", para ser entregue a um prestigiado antigo arbitro e consultor da UEFA e da FIFA, e já agora nosso [b]consócio[/b], Vitor Pereira, e acompanhado por outros dois elementos que segundo ouvi dizer são pessoas isentas.

Atenção que eu não disse que era Sportinguista, mas convenhamos que prefiro o Vitor Pereira ao Luís Guilherme , mas enfim é o realismo. Segundo sei o pai do Vitor Pereira é que é um grande sportinguista. Também não quero que o Sporting quando na área do poder, seja igual aos outros, só não quero é ser prejudicado, coisa que aliás estou um bocado farto.

Saudações Leoninas

Não dou grande importância as informações do DN que o Boavista foi beneficiado, porque isto sendo provavelmente verdade, faz parte da campanha para decredibilizar a Liga ( A nova direcção ) e tentar mantêm as galinhas a todo o custo com todo o poder no futebol português.
A primeira página do Diário de Noticias (DN) e da Bola (órgão oficial das galinhas) no domingo foi o orelhas a dizer que a Liga devia acabar, este é o segundo episódio.
Ironia das ironias, os grandes responsáveis por toda esta trapalhada, Cunha Leal, Adriano Afonso e os representantes galináceos na CJ e CD, ficam como os anjinhos e virgens ofendidas.
A liga de Clubes era dominada pelas galinhas e em segundo lugar mas bem atrás pelo Boavista. Se o Boavista fez isto imaginem as galinhas. Jogo no Algarve, 3 penaltys inventados num jogo e um jogador expulso num jogo para a Taça de Portugal (Bruno Lampião nomeado pela federação), dezenas de penaltys inventados, jogadores do Sporting expulsos estando o arbitro de costas, expulsões de jogadores adversários em mais de metade dos jogos da galinhas na época que todos sabemos, o caso Ricardo Rocha, o Simão Simulação perdoado, ect ect, ect …
A Comunicação social nestes 4 anos nem uma palavra ou ironia das ironias as galinhas ate foram prejudicados (Piada da década).
A comunicação social em maioria afecta as galinhas vai lançar areia atrás de areia para nos iludir, para decredibilizar a nova direcção (de quem eu apenas espero que não prejudique o Sporting e deixe de beneficiar escandalosamente as galinhas ou o Porto), para que as galinhas continuem as dominar totalmente os meandros do poder.
Estou de acordo com o Redentador e o Spittelau o Valentim é quem menos me preocupa.
A comunicação social vai continuar a lançar areia e mais areia para as galinhas tenham os Brunos Lampiões e os Hélios Santos nos jogos difíceis. Mas acho que nós (sem pretender ser pretensioso) não lhe devemos fazer o frete.

Rebentador,

Dei a minha opinião sobre uma eventual ingenuidade da nossa direcção, não pela presença do Valentim, mas sim por poderem achar que esta direcção da liga será mais transparente só porque foi pegar em pessoas que não estavam directamente ligadas as Futebol (Hermínio), pessoas que são perecebidas pela sociedade em geral como sérias (Vitor Pereira) e pessoas que são promovidas dentro da própria Liga (irmã do Fernando Couto).
Concordo contigo, uma lista que não tivesse pelo menos o apoio do Valentim teria poucas hipóteses de sucesso, mas para mim (e como se diz em bom português) só as moscas é que vão mudar…

Rebentador,

Dei a minha opinião sobre uma eventual ingenuidade da nossa direcção, não pela presença do Valentim, mas sim por poderem achar que esta direcção da liga será mais transparente só porque foi pegar em pessoas que não estavam directamente ligadas as Futebol (Hermínio), pessoas que são perecebidas pela sociedade em geral como sérias (Vitor Pereira) e pessoas que são promovidas dentro da própria Liga (irmã do Fernando Couto).
Concordo contigo, uma lista que não tivesse pelo menos o apoio do Valentim teria poucas hipóteses de sucesso, mas para mim (e como se diz em bom português) só as moscas é que vão mudar…

Com uma diferença. Uma Mosca do Sporting também lá vai estar :wink:

Mauras,quem foi o árbitro nosso amigo?É que não me lembro de nenhum que tenha sido nosso amigo.

Foi o proença num célebre jogo onde durante a semana foi denunciado num jornal como sócio do benfica e depois assinalou um penalty inexistente nesse jogo que nos colocou a vencer 1-0.

Obviamente não tem nada a haver com “amizade”, tem a haver com algo que aconteceu por acaso dessa vez e que caso o Sporting tivesse olhinhos aconteceria mais vezes: condicionar os árbitros antes dos grandes jogos ponto a imprensa a publicar a sua filiação clubística previamente.