Semana determinante: de 27 Setembro a 5 de Outubro

A próxima semana do Sporting é determinante para o resto da época. Se não estivéssemos em fim de Setembro e início de Outubro, diria que tem muitas semelhanças com a semana fatídica de Maio de 2005.

Tal com o nessa semana, começamos por jogar com os nossos rivais de sempre. Uma vitória nossa coloca-os em muito maus lençóis; então colocava-os fora do título. Ao contrário, perdendo, embora nos mantenhamos à frente deles, será um golpe duro para a equipa, que não perde lá há 3 anos, sempre sob o comando de Paulo Bento. E simultaneamente uma injecção na fé lampiónica.

Segue-se o jogo com o Basileia. Não é a final da UEFA, não é o CSKA, nem de longe, mas é decisivo. Uma derrota, ou mesmo um empate, põe-nos praticamente fora do apuramento para os 1/8s. Certo, será ainda possível fazer os 10 pontos necessários, e há diversas combinações de resultados que o tornam possível, mas alguém pensa que depois de falhar em casa contra os mais fracos, vamos depois conseguir os pontos necessários?

Finalmente, o jogo em casa com o Porto. O Nacional, então com a prestimosa ajuda do António Bosta, no jogo de despedida da carreira de árbitro, sempre ao serviço do clube do pintainho, acabou por nos tirar o 2º lugar, e com ele o acesso à liga dos campeões. Uma derrota, ou mesmo um empate com o Porto, sobretudo em caso do jogo na ETAR não ter sido ganho, pode arruinar o campeonato. Os níveis de confiança, elevados neste momento, sofreriam um abalo, e, pela inversa, subiriam nos adversários. O Porto quando embala é muito difícil de travar.

Por tudo isto, parece-me que os 3 jogos seguintes são determinantes para o resto da época. Ganhando os 3, os níveis de confiança subirão astronomicamente. No campeonato ficaremos com um belíssimo avanço; na liga dos campeões fazemos a nossa obrigação rumo aos 1/8s.

Se me dissessem que apenas é possível ganhar 2 desses jogos, escolhia sem hesitar os jogos com o Basileia e o Porto. Parece-me óbvia a escolha do ponto de vista racional. Por muito que me custe perder com a lampionagem (são sempre as que mais custam).

:question: :question:
Pergunta do milhão de euros:
Se lhes fosse dada a possibilidade de escolherem quais os 2 jogos, dos 3, que ganhariam, quais escolheriam? (não vale dizer os 3, porque isso também eu quero).
:question: :question:

Ganhar os dois jogos do campeonato. Sem dúvida. O campeonato deve ser a nossa grande luta. E ganhar aos 2 no espaço de uma semana era fabuloso a todos os níveis. Quanto ao basileia, mesmo que não ganhássemos, ainda teríamos hipóteses de ir ao 3º lugar. E não é um drama ir para a UEFA, até porque a nível desportivo temos mais hipóteses.

Interessante. Posso dar duas respostas

Resposta emocional
O da Luz e frente ao FCP em Alvalade. Vencer o FCP é imperioso para chegar ao título; e destruir o Império do Mal no seu covil é a missão sagrada de qualquer equipa que vista a mítica verde-e-branca.

Resposta racional
Os dois jogos em casa com FCP e Basileia. Uma derrota na Luz é sempre difícil de engolir, mas é a que menos mossa fará das três possíveis. Continuávamos com um ponto de vantagem sobre os lamps e eles ainda tinham que vir a Alvalade. Por outro lado, deixávamos o Porto, que é de longe o nosso adversário mais perigoso, a quatro pontos e com uma vantagem psicológica de cinco vitórias consecutivas contra eles. A vitória contra Basileia é fundamental para nos mantermos na corrida ao apuramento para os oitavos da CL - que é onde se ganha prestígio, tarimba e dinheiro - ou, na pior das hipóteses, para a Taça UEFA - onde se ganha tarimba e algum prestígio, embora pouco dinheiro.

:arrow: Concordo contigo! Mas vamos à luz para vencer e espero conseguir 3 vitórias em 3 jogos.

Concordo que a semana é determinante! Já há muito tempo que digo que este inicio de época (5 jornadas) decidirá o que será o resto dela.

No entanto não acho que tenha assim tantas semelhanças coma a fatídica referida. Pelo menos não mais que algumas outras que fomos vivendo.

Em relação à pergunta, emocional e racionalmente, clarissimamente as duas na liga até porque são essas que nos podem embalar para a conquista que todos pretendemos, enfaquecendo os que são previsivelmente os nossos adversários directo.

A derrota contra o Basileia (dificultando muito) não inviabiliza absolutamente nada numa prova onde ainda assim após a fase de grupos dificilmente faremos mais que 2 jogos.

Prefiro passar para a UEFA e ganhar a liga que ser eliminado nos 1/8 e ficar em 2º

Ganhar a slb e fcp, sem dúvida que seria um excelente sinal para as nossas ambições na liga.

Ganhar na Luz é obrigatório, temos 1 semana inteira para preparar o jogo, eles tão mal, 3 pontos e mais nada!

Ganhar ao Basileia, não são nada de especial, se não lhes ganhamos mais vale desistir já da Uefa e tudo!

Jogo com o Porto, ganhar era fantástico mas o empate também é bom! :wink:

Ao contrário de alguns de vocês prefiro passar aos oitavos e ser eliminado que ir para a Uefa, passar de grupo vai dar outro prestigio e não sei porque é que não havemos de almejar mais, é óbvio que o mais provável é sermos eliminados, mas também podemos passar! Vamos sempre a CL só para lutar pelo 3º lugar? Não acho correcto pensar nisso!

Estes 3 jogos que se aproximam o mais decisivo é o de Basileia e temos de ganhar, está perfeitamente ao nosso alcance e tenho a certeza que os jogadores lutaram para arrecadar a vitória, que trará dinheiro, prestígio e sobretudo continuar na luta pelo acesso aos oitavos!

No campeonato se ganharmos os dois jogos com os porcos e os orcs é excelente mesmo, se ganharmos um e empatarmos outro é bom, se empatarmos os dois é pior para eles que para nós!

Portanto:

Excelente = ganhar os 3 jogos

Bom = Ganhar ao Basileia, 1 empate e 1 vitória no campeonato

Razoável = Ganhar ao Basileia, 2 empates no campeonato

Mau = Não ganhar ao Basileia, perder 1 jogo para o campeonato.

Merda autêntica = Dar menos que 3 secos aos orcs!

3 vitórias! :arrow:

Vá, pronto, 3 vitorias é aquela resposta em que todos pensamos logo!

Mas em termos de orgulho, coração e alma, ganhar aos rivais portugueses sem duvida! Perder com eles (principalmente com os novos ricos) é sempre algo que me deixa louco durante semanas…E também sendo o campeonato o nosso grande objectivo, axo k seria o melhor.

mas claro que n passar novamente a fase de grupos da champions acaba por ser uma demonstraçao de fragilidade na europa do futebol, o que ja começaria a soar a rdiculo :wall:

Mas epa, sei que se me apontassem uma arma à cabeça e me obrigassem a escolher eu diria: TUDO MENOS PERDER COM OS LAMPS DE MERDA!

Ganhar um dos jogos para o campeonato, seja ele qual for, e ganhar ao basileia. Mesmo que ganhemos os dois jogos da Liga, isso não os faz campeões, nem perdemos o campeonato se perdermos os dois jogos. Ainda é muito cedo…Agora se começarmos a CL com 2 derrotas a coisa começa a ficar difícil e julgo que já chega de sermos eliminados sempre na fase de grupos. Seria interessante ver o SCP no “roda-bota-fora” dos Oitavos… Já chega de Taça Uefa…vamos variar um pouco. 8)

Que pergunta dificil.
Ganhar os 3 era o ideal, mas a ter que optar, escolho ganhar aos lampiões, empatar com o Porto e ganhar ao Basileia.

Por mais que goste da Champions nada me sabe melhor do que dar na pá dos lamps e dos tripas, por isso ganhar aos dois monos e perder na Champions (a UEFA dá mais hipóteses de ir á final).

O ideal seria ganhar os 3 jogos. mas já ficava bastante satisfeito com 2 vitórias e um empate. (vitórias com basileia e porto em casa), e empate na luz. se conseguirmos paxar esta fase do campeonato em primeiro isolados axo que ficamos em optima posição para o titulo.

O campeonato da segunda circular ao rubro, que é (aparentemente) o que realmente importa… ::slight_smile:

Duas vitórias só? Perder com as galinhas, ganhar ao Basileia e golear os corruptos.

Sendo sempre bom ganhar ao slb, não acredito que sejam os verdadeiros rivais na luta pelo título por isso preferia a vitória ao fcp. Ganhar ao Basileia nem se discute; se queremos ter alguma ambição de passar os grupos, uma vitória neste jogo será fundamental.

Mas o Sporting tem de entrar com a vitória no pensamento nos três jogos. É meio caminho andado.

Escolher dos 3 jogos,os 2 que preferia ganhar? Mas porque raio é que temos de assumir que não vamos ganhar 1 deles? ::slight_smile:

3 jogos 3 vitórias, não pode ser outro o pensamento :arrow:

Hmm… Pra mim sem ser possivel as 3 vitórias escolhia empatar com os lampioes e ganhar os outros jogos.
Acho que é mais dificil o Porto perder pontos do que os lampiões.

Mas só penso agora numa coisa, que é ganhar os três!

:arrow:

Não existe razão nestes momentos portanto guardo apenas a parte (emocional) que interessa
:wink:

É ganhar aos porcos e ao porto… o resto logo se vê

Vai ser o triunfo (quase) total na série B:

Braga 3pts
Barcelona 0 pts
Belenenses 3 pts
benfica 3 pts
Basileia 3 pts

Nada mau! ;D

Empatar na lixeira e ganhar os 2 jogos em casa.

Não esquecer que temos 2 deslocações relativamente complicadas na 6ª e 7ª jorandas.