A próxima semana do Sporting é determinante para o resto da época. Se não estivéssemos em fim de Setembro e início de Outubro, diria que tem muitas semelhanças com a semana fatídica de Maio de 2005.
Tal com o nessa semana, começamos por jogar com os nossos rivais de sempre. Uma vitória nossa coloca-os em muito maus lençóis; então colocava-os fora do título. Ao contrário, perdendo, embora nos mantenhamos à frente deles, será um golpe duro para a equipa, que não perde lá há 3 anos, sempre sob o comando de Paulo Bento. E simultaneamente uma injecção na fé lampiónica.
Segue-se o jogo com o Basileia. Não é a final da UEFA, não é o CSKA, nem de longe, mas é decisivo. Uma derrota, ou mesmo um empate, põe-nos praticamente fora do apuramento para os 1/8s. Certo, será ainda possível fazer os 10 pontos necessários, e há diversas combinações de resultados que o tornam possível, mas alguém pensa que depois de falhar em casa contra os mais fracos, vamos depois conseguir os pontos necessários?
Finalmente, o jogo em casa com o Porto. O Nacional, então com a prestimosa ajuda do António Bosta, no jogo de despedida da carreira de árbitro, sempre ao serviço do clube do pintainho, acabou por nos tirar o 2º lugar, e com ele o acesso à liga dos campeões. Uma derrota, ou mesmo um empate com o Porto, sobretudo em caso do jogo na ETAR não ter sido ganho, pode arruinar o campeonato. Os níveis de confiança, elevados neste momento, sofreriam um abalo, e, pela inversa, subiriam nos adversários. O Porto quando embala é muito difícil de travar.
Por tudo isto, parece-me que os 3 jogos seguintes são determinantes para o resto da época. Ganhando os 3, os níveis de confiança subirão astronomicamente. No campeonato ficaremos com um belíssimo avanço; na liga dos campeões fazemos a nossa obrigação rumo aos 1/8s.
Se me dissessem que apenas é possível ganhar 2 desses jogos, escolhia sem hesitar os jogos com o Basileia e o Porto. Parece-me óbvia a escolha do ponto de vista racional. Por muito que me custe perder com a lampionagem (são sempre as que mais custam).
Pergunta do milhão de euros:
Se lhes fosse dada a possibilidade de escolherem quais os 2 jogos, dos 3, que ganhariam, quais escolheriam? (não vale dizer os 3, porque isso também eu quero).