Sebastián Coates

O CAPITÃO!

Sem ele, o barco anda à deriva.

Capi :green_heart:

Esta bisarma, o Palhinha e o Porro fazem-me duvidar da minha heterossexualidade.

O que eu sonhei em ter gajos em que me revesse a 100% no plantel de futebol profissional sénior masculino do Sporting Clube de Portugal…

Coates gostava de voltar a atuar ao lado de ex-leão: «Se ele pudesse jogar novamente, escolhia-o»

Capitão do Sporting recorda conquista do título e fala do seu legado em Alvalade

Aos 30 anos e na sétima temporada de leão ao peito, Coates já conquistou um espaço na história do Sporting, algo alicerçado pela conquista do título nacional na última temporada. Em retrospetiva, numa entrevista concedida à UEFA, o central assume satisfação por esse facto, ainda que, humildemente, o relegue para segundo plano.

“Lugar na história? Talvez seja uma das coisas que as pessoas mais me dizem, mas não penso muito sobre isso hoje em dia. Claro que vencer o campeonato no ano passado foi muito importante para todos nós: para o clube, os jogadores, os adeptos, já que há muito tempo que isso não acontecia, mas temos que viver dia-a-dia, e às vezes é difícil pensar se algo é importante ou não para o clube. Pessoalmente, tendo sempre dar o meu melhor, e se as pessoas se lembrarem de mim pelo que fiz [na minha carreira], ficarei satisfeito”, sublinhou, revelando algumas das suas missões enquanto capitão: "Faço o mesmo que outros fizeram comigo quando cheguei. Tento ensinar-lhes o que é o clube e a equipa, como é jogar aqui. Falo com eles sobre a pressão de jogar num clube tão grande como o Sporting. Tento fazer isso da melhor maneira que posso. Obviamente, não somos perfeitos e cometemos erros, mas aprendemos com o tempo.

Ainda num olhar ao passado, ao ser desafiado a escolher os dois jogadores de eleição para atuarem ao seu lado, o internacional uruguaio elegeu uma cara bem conhecida dos sportinguistas: Mathieu. “É a pessoa com quem penso que mais joguei aqui em Portugal. Retirou-se dos relvados, mas se ele pudesse jogar novamente não hesitaria em escolhê-lo, até por toda a sua carreira. Partilhei mais momentos com estes dois jogadores. Aprendi e continuo a aprender muito com ambos. E, depois, o Diego Godín, por causa do que ele significa para os uruguaios, e o que significa para mim, já que é um jogador de grande qualidade e também uma excelente pessoa”, vincou.

A terminar, e a despeito de nunca ter “admirado nenhum jogador ou ter tido um ídolo”, Coates assume que há uma caraterística que carrega desde a infância, intrínseca aos uruguaios: “Nunca nos rendemos e nunca desistimos, é isso que torna nos torna diferente”. “Tem a ver com a forma como os uruguaios entendem o futebol. Procuramos dar o nosso melhor pela equipa até ao último minuto. Existem circunstâncias que acontecem durante uma temporada, ou num jogo [específico], onde aproveitamos a oportunidade para marcar”, rematou.

2 Curtiram

Não fez um mau jogo, bem pelo contrário, fez bons cortes, teve algumas precipitações, mas deu espaço quando não devia e isso foi fatal.

1 Curtiu

Coates: «Ainda faltam jogos, é importante que a equipa continue a crescer»

Central diz que o Sporting merecia outro resultado em Dortmund

O Sporting perdeu por 1-0 com o Dortmund, resultado que Coates considerou injusto. “Merecíamos outro resultado, mas os jogos são assim. Pequenos detalhes fazem a diferença. Jogámos bem, na primeira parte tivemos ocasiões de golo e não podemos falhá-las. Depois sofremos um golo que podíamos ter evitado”, disse o capitão leonino, que assinalou o crescimento da equipa face ao jogo com o Ajax.

“Contra o Ajax cometemos erros que não costumamos cometer, nestes jogos qualquer erro pode dar golo. Hoje jogámos melhor, mas não conseguimos o resultado que queríamos. Ainda faltam jogos, é importante que a equipa continue a crescer e a ganhar experiência. Para o próximo que tenhamos outro resultado”, continuou.
O central acrescentou que apesar das contas estarem complicadas, o Sporting continua a acreditar. “Matematicamente podemos passar, vamos dar tudo, tentar. Este jogo deu para ganhar experiência e no próximo não podemos cometer erros que cometemos hoje”, frisou.

1 Curtiu

Ontem teve 2 paragens cerebrais q já há mt tempo não tinha…

1 Curtiu

Não acho que tenham sido paragens cerebrais. Foram dois charutos em que acertou mal na bola. A intenção era boa, aliviar, mas executou mal.

Faz toda a diferença tê-lo de volta. A defesa parece logo outra.

1 Curtiu

Pá, a segunda nunca pode acontecer. O gesto técnico ali tem q ser outro e nem é exigente, qd a coisa tem que ser bola para as couves.

1 Curtiu

Eu acho que levámos 5 do Ajax por causa de momentos “Monty Python” como estes. Com os holandeses foi o chouriço do primeiro golo e o Sol que encandeou o Vinagre, no segundo, que prepararam o cenário de desacerto.

Se, por mero acaso, o Dortmund tem marcado num desses momentos, não sei se não voltavas a encher o saco.

Mas concordo contigo, o Coates é o melhor defesa que temos, é um líder e a equipa precisa dele. Felizmente, as azelhices não deram golo. E maior é a minha felicidade que aquilo de ontem foi uma excepção neste último ano e meio.

Claro que foram erros, mas de execução. “Paragem cerebral” associo mais a falhas na leitura de jogo, como aconteceu com o Vinagre na primeira jornada.

Coates cada vez mais patrão

Capitão alcança amanhã os 250 jogos com a camisola do Sporting. É referência do clube numa história ainda com capítulos por contar

Mais de cinco anos após ter chegado a Alvalade, vindo do Sunderland, Coates cimentou o seu estatuto de leão ao peito, tanto que hoje é uma referência para os colegas, equipa técnica e adeptos. Desde então ganhou espaço, títulos e… várias alcunhas, de ‘Seba’ a ‘El Patrón’ ou, a partir de amanhã, o ‘Senhor 250’. É que o capitão do Sporting vai atingir diante do Arouca um número de jogos com a listada verde e branca que tem tanto de redondo, como de restrito, pelo facto de menos de três dezenas de jogadores na história do clube o terem alcançado - Coates é o 29º.

Ao fim de sete épocas com altos e baixos, o internacional uruguaio, de 30 anos, vive o melhor momento pessoal, coroado o melhor jogador da última edição da Liga, e coletivo, ao ter erguido no último ano o campeonato nacional, Taça da Liga e Supertaça, isto é, três dos seis troféus do seu palmarés em Alvalade. Para trás ficam 156 vitórias, 48 empates e 44 derrotas, além de 23 golos, sete dos quais em 2020/21, na época mais concretizadora da carreira - muitos foram decisivos para a conquista do título.

Polga está na mira

Coates está ainda a considerável distância de Hilário, o leão com mais jogos (475) na história do Sporting, seguido de Rui Patrício (467) e Damas (444). Todavia, o central destaca-se pelo facto de ser o terceiro jogador que nasceu fora de Portugal com maior utilização, apenas atrás de Liedson (313) e Anderson Polga (342). Restringindo a análise a defesas estrangeiros, só tem mesmo o central brasileiro pela frente. E dado que pode renovar contrato [ver apoio], a liderança nesse particular é um objetivo de futuro perfeitamente ao alcance.

Novo contrato está no horizonte

Pelo seu peso em campo, e acima de tudo por ser um exemplo de dedicação, a SAD do Sporting quer premiar Coates com um novo contrato, apesar de o atual vínculo só terminar em 2023, com mais um ano de opção. O plano da administração liderada por Frederico Varandas passa por estender a ligação por mais duas temporadas, ou seja até 2025, altura em que o central terá 34 anos . Por sua vez, o capitão já admitiu que se sente realizado no Sporting e em Lisboa, pelo que o acordo deverá ser tudo menos difícil.

1 Curtiu

COATES A RUGIR HÁ 250 JOGOS

SPORTING 08:52

Foi frente ao Arouca, na temporada de 2016/2017, que Coates fez o seu jogo 50 de leão ao peito; será frente ao mesmo clube, hoje, que atingirá número importante e simbólico, 250 jogos pelo Sporting em todas as competições, que reflete a longevidade e qualidade de Sebastián Coates Nión ao serviço do clube sportinguista.

Chegou ao Sporting em janeiro de 2016, num pedido expresso de Jorge Jesus, e desde bem cedo se impôs na equipa. Foi a 8 de fevereiro que Coates fez o seu primeiro jogo, em Alvalade, num Sporting-Rio Ave, sendo titular e vendo também o seu primeiro cartão amarelo.

Desse dia ao de hoje muita coisa viveu Coates de leão ao peito. Alegrias e tristezas dentro de fora de campo, conquistas de troféus e uma marcante invasão à Academia. Teve épocas de sonho, outras nem por isso, com momentos de perda de confiança com autogolos e penáltis, mas a todas respondeu sempre com a serenidade que espelha em campo.

Os 250 jogos que cumprirá frente ao Arouca é de facto um número importante, mas não chega para o internacional uruguaio entrar no top ten dos jogadores leoninos com mais jogos de leão ao peito.

2 Curtiram

Mais um jogo com personalidade.

Aquela bicicleta bem que podia ter entrado!

2 Curtiram

Parabéns pelo feito!
Gosto muito do nosso capitão Coates! :green_heart:

1 Curtiu

250 jogos. Parabéns capitão!

Parabéns pelos 250 jogos, lenda.

Está longe do fulgor da época passada, tem cometido vários erros na saída com bola, mas esteve intratável no jogo aéreo.