Se.....

Proponho-vos um exercício que me parece interessante:

Vamos supor que no fim da tarde do dia 14 de Maio o Sr. Paraty decide assinalar falta de Luisão sobre Ricardo e que quatro dias depois aquela bola que bateu no poste da baliza dos russos entra e em vez de 1-3 o jogo teria ficado empatado nessa altura, vamos também supor que como consequência destes dois pequenos pormenores o Sporting tinha ganho as duas ou pelo menos uma das competições em disputa.

Imaginem num cenário destes o que agora se diria e escreveria sobre homens como Dias da Cunha, Paulo Andrade, Carlos Freitas e José Peseiro, certamente que algo de completamente diferente do que se vai ouvindo e lendo por ai, no entanto a verdade é que nada teria mudado em relação aquilo que foi o desempenho destes protagonistas durante o ano.

Serve isto apenas para dizer que me parece que a ditadura dos resultados condiciona excessivamente as reacções dos media e da generalidade dos adeptos.

Não pretendo de forma alguma desresponsabilizar as pessoas citadas dos insucessos desportivos desta temporada, até porque a minha opinião em relação a essas pessoas é conhecida, só que não mudou nada apenas porque um apito não soou ou uma bola não quis entrar. Sei perfeitamente que o futebol não é uma ciência é apenas um jogo.

Dias da Cunha para mim definitivamente não tem perfil para ser Presidente dum Clube como o Sporting e muito menos duma SAD, é que para além de perceber pouco de futebol, é não raras vezes atacado por uma incontinência verbal desastrada, e curiosamente até na área em que mais se sente à vontade, que é a luta contra o sistema, ficou desacreditado pela sua aproximação contraproducente a um figurão como o Vieira.

Paulo Andrade neste seu ano de tirocínio no mundo do futebol, optou por uma postura cautelosa e pouco interventora. Agora terá poderes e responsabilidades acrescidas e por enquanto não me parece licito crucificá-lo, embora tenha algumas duvidas em relação à sua capacidade para desempenhar um papel mais activo, pois se no capitulo técnico terá de se apoiar em Peseiro e na arte dos negócios teve um ano para perceber o funcionamento do mundo da bola, o seu grande desafio será pôr ordem num balneário que teve algumas convulsões, uma missão para a qual é necessário não só falar com voz grossa nos momentos certos, como também ter alguma sensibilidade para perceber as complicadas cabecinhas dos jogadores de futebol. Espero para ver.

Carlos Freitas é uma figura algo sombria, ele sempre preferiu ficar longe dos holofotes e a forma silenciosa como saiu, fê-lo marcar mais alguns pontos para um pecúlio que na globalidade me parece bastante positivo, apesar das muitas reservas que lhe apontam. Espero que a sua falta não se faça sentir.

Antes dos dois jogos em que tudo se perdeu já aqui tinha escrito que Peseiro tinha conquistado o direito a cumprir o seu contrato. De facto ele conseguiu construir uma equipa que jogou um futebol atractivo e entrou quase sempre para ganhar e isso para mim já é um capital a preservar. Revelou algumas falhas no banco onde por vezes parecia excessivamente intranquilo, mas espero que possa aprender e evoluir nesse aspecto. O que dificilmente vai mudar é a sua postura de gajo porreiro muito mole para o meu gosto, por isso precisa de alguém que o ajude. Preferiu perder o Barbosa que na minha opinião seria um adjunto perfeito, esperemos que lhe arranjem um Director Técnico capaz de o proteger e de arrumar a casa

Não tendo eu próprio uma opinião já decidida sobre os dirigentes que mencionaste, concordo com esta ideia (que até já tenho exprimido várias vezes) de que se o cenário tivesse sido outro, os raciocínios seriam bem diferentes.

Não via com bons olhos a contratação de um Director Desportivo até a algum tempo atrás, pois na conjuntura de então seria mais um cargo e mais um tacho.
Face à conjuntura actual até já nem me importo, que venha o DD.

No mais, concordo com o to e penso que, independentemente de gostarmos ou não do PA e do Peseiro, neste momento temos mais é que nos unir deixá-los trabalhar, ao invés de nos deixarmos influenciar pelos escritos imprensa vermelhusca, cujos objectivos sabemos bem quais são.

Vamos aguradar com serenidade.

Serve isto apenas para dizer que me parece que a ditadura dos resultados condiciona excessivamente as reacções dos media e da generalidade dos adeptos.

Óbvio. Os clubes servem para VENCER logo os resultados obviamente condicionam e devem condicionar a reacção dos adeptos. Por acaso até acho que se há clube em Portugal com uma elevada taxa de adeptos gandhi que conseguem encontrar satisfação suficiente em vitórias morais para aplacar a tristeza dos falhanços é mesmo o Sporting. Somos peritos nessa práctica.

Quanto ao resto… o “se” anda de mão dada com o “quase”. Quase ganhámos… mas não ganhámos ponta. Acredito no Paraty pq já na altura, apesar das desculpas que inventei para mim próprio tb me pareceu que o burro se queixou claramente disso e não de qualquer carga.

PS - Paraty diz hoje o que já suspeitávamos e que é visível na TV. O Ricardo disse-lhe na altura que o Luisão tocou a bola com a mão.

O futebol sempre foi assim, são os resultados que ditam a lei.

Quando se ganha, está sempre tudo bem,mesmo quando existem sinais evidentes de que isso não é verdade.

Quem perde está muito mais sujeito a este tipo de desgaste e desconfiança.

Por isso quando se fala dos clubes-empresa, dá-me sempre vontade de rir, porque é impossivel estar no futebol, como se está num banco, ou numa fábrica. Simplesmente porque no futebol, existem muito factores aleatórios sobre os quais é impossivel fazer previsões: lesões de jogadores, baixas de forma, erros de arbitragem, bole no poste, etc…
E por fim os jogadores não são maquinas, e lidar com um balneário requerer bom senso e conhecimento.

Ninguem pode garantir que comprando os melhores vai ganhar ( vide os exemplos do Real Madrid, Inter Milão, … ).

O que é preciso é coerencia, certeza de que se está a apostar nas pessoas certas, e acreditar nelas até ao fim, doa a quem doer.

Estar de fora é muito fácil, nós na bancada não erramos nenhuma substituição, nem falhamos golos de baliza aberta. Como tambem, contratariamos empre os melhores. O problema é que quem decide, por vezes debate-se com questões de ordem financeira ou outras que nos são totalmente alheias e impedem-nos de fazer um correcto juizo de valor.

Tambem existe outro factor importante. Temos de aceitar que nem sempre quem manda no Sporting, escolhe as melhores pessoas para desempenhar cargos de importancia extrema no clube. Se já temos dificuldades e as pessoas não são as melhores, os problemas avolumam-se. E entra-se num ciclo vicioso de que é dificl sair.

Muito provavelmente se temos ganho a taça UEFA ou o campeonato, o CF não teria saído. O Polga não teria feito birra, etc…, etc…

Mas isso não aconteceu. E se calhar ainda bem. Porque assim não se esconde que se passaram muitas coisas erradas durante esta ultima temporada, que existiram comportamentos nocivos que de uma forma ou de outra tiveram reflexo no que se está a passar.

A minha esperança é a de que quem decide tenha aprendido alguma coisa neste ultimo ano.

Lembro-me daquela conversa do estúpido que está na frente do esselbê : “no princípio do ano, tínhamos prometido a vitória do campeonato.” há 11 anos que prometiam, um dia tinha que acontecer mesmo … agora andam a dizer que isto é o resultado justo de um trabalho intenso … pró ano vão ver …

esse é o aspecto “sinais evidentes não tomados em conta qdo se ganha”, mencionado pelo forista Nuno Lapa.

o que agora se diria e escreveria sobre homens como Dias da Cunha, Paulo Andrade, Carlos Freitas e José Peseiro, certamente que algo de completamente diferente do que se vai ouvindo e lendo por ai, no entanto a verdade é que nada teria mudado em relação aquilo que foi o desempenho destes protagonistas durante o ano.

Apenas te digo que no meu caso não. Obviamente que critico Peseiro por algumas decisões (mais propriamente falta delas) na final da UEFA e por não ter entrado para ganhar o jogo na Luz (foi esse o factor fundamental para a derrota, não a falta do Luisão), mas a avaliação de uma ou mais épocas ao serviço do Sporting não varia em função de 2 jogos.

Peco desculpa mas nao concordo muito bem quando por aqui dizem tao mal do presidente Dias da cunha!! Sera que o homem nao tera nenhumas virtudes?Sera que mesmo no ultimo campeonato nao tera ele tido muito da sua cota parte?Gostaria de saber se para voces o facto , que segundo dizem fontes bem seguras ele tera posto muito do seu dinheiro para ajudar a resolver situacoes financeiras, e evidente que ele o ira buscar, mas mesmo assim para voces isso nao tem valor!!Eu apesar de achar que o homem ja nao ser nenhum jovem reconheco que muitos adeptos do sporting deveriam de ter um pouco de mais respeito por ele, e tem outra coisa, que nao me recordo de ver noutros prresidentes, DA A CARA NOS MOMENTOS DIFICIEIS, o que eu nunca vi fazer a outros!!A unica coisa que eu achei e nao concordo com ele , e acho que a grande maioria tambem nao concorda foi a tal alianca com os lampioes, talvez tenha tido um erro estrategico, mas quem nao comete erros?Quanto a ele nao perceber de futebol , nem vale a pena comentar, os factos falam por si, se nos continuamos a ser roubados pelas arbitragens , e aqui no forum somos os primeiros a falar delas, e se realmente nunca tivesse ouvido o Dias da cunha a criticar as mas arbitragens quando elas existem, e se ele ficasse calado a seguir aos jogos, ai sim diria que ele nao entenderia nada de futebol, mas nao e isso que temos assistido!! E para terminar gostaria de dizer que o pais futebolistico lhe pode agradecer muito por o apito dourado estar em investigacao, a ele e a JUIZA MARIA JOSE , ele tem sido o principal dinamizador da verdade desportiva, a tal que todos nos reclamamos aqui, quando somos presjudicados!!Sem mais, viva o sporting

Luís,

Falas talvez do seu único mérito REAL: dá a cara nos momentos difíceis. Mesmo que seja arrogante e prepotente e olhe para os sócios como uma manada a verdade é que DC sai pela porta da frente a seguir às derrotas e outros nem por isso.

No entanto é discutível falar nos seus méritos pela credibilização do futebol. Sempre misturou essa luta (legítima e elogiável) com oportunas “desculpas” para os falhanços internos, além de ter tido nas duas alianças até agora realizadas duas machadadas ridículas na sua credibilidade enquanto lutador pela limpeza do futebol.

No meio da sua arrogância e incompetência é certamente um grande sportinguista, mas não sabe fazer melhor.

Imaginem num cenário destes o que agora se diria e escreveria sobre homens como Dias da Cunha, Paulo Andrade, Carlos Freitas e José Peseiro

Aquilo que penso deles agora já pensava em principios de Maio ou finais de Fevereiro… os ultimos 3 resultados que obtivemos não mudaram NADA na minha forma de pensar. Aliás noutro sitio já o tinha comentado.

ele tera posto muito do seu dinheiro para ajudar a resolver situacoes financeiras, e evidente que ele o ira buscar, mas mesmo assim para voces isso nao tem valor!!Eu apesar de achar que o homem ja nao ser nenhum jovem reconheco que muitos adeptos do sporting deveriam de ter um pouco de mais respeito por ele, e tem outra coisa, que nao me recordo de ver noutros prresidentes, DA A CARA NOS MOMENTOS DIFICIEIS, o que eu nunca vi fazer a outros

Caro Luis, estás a ser injusto com por ex. o Sousa Cintra, que deu sempre a cara, SOZINHO, mesmo com o caminho dele armadilhado por toda a gente, se calhar a começar por este mesmo DC.

Alem disso tb lá meteu mto dinheirinho, não deixando que a agua ou eletricidade fossem cortadas por falta de pagamento… já para nem lembrar que foi buscar o Peixe o Figo e o Paulo Torres aos lamps, depois destes “insignes” sportinguistas terem assinado contratos ainda em juniores.

É verdade que as vezes se “ofende” de uma forma mais forte o DC… mas a bem da verdade ele presta-se a isso, pq pelo seu lado tb não tem problemas em ofender a maioria dos Sportinguistas… de uma forma mais publica do que aquela em como é ofendido aqui.

[i]Tenho a mesma visao que o to-mane. Tamben gostaria de ver o Barbosa no banco de adjunto, mas depois de reflletir bem na situacao, acho que seria um tiro no pe. O balneario andou dividido entre “miticos” e brazucas, a tal ponto que o Liedson SO PENSA em fugir, e nao seria muito adequado, tendo o Barbosa a responsabilidade como tecnico adjunto de contribuir fortemente para criar um espirito de equipa, quando ele proprio contribui para a sua divisao. Conflitos fatais!

De resto tamben sou da opiniao que o DC ja nao tem condicoes para continuar e, funcao prioritaria de todo Presidente, unir a massa associativa a volta da equipa…

Queria ainda acrescentar que o DC e um Grande professional no que toca a contencao nas despesas e que se o faz e para limpar o passivo do Sporting, contra isto, NADA. Devo-lhe aos menos isto…mas esta qualidade e muito impopular e percebe-se facilmente porque. O futebol e emocao pura, logo nao ha grande lugar para a fria racionalidade de quem so ve no jogo numeros contabilisticos. E preciso aquilo que tao frequentemente apelidamos de carisma, que para muitos parece natural mas que para outros e completamente incompreensivel.

Nao sabe, mas sera que deva saber? Nao! Esta simplesmente o homem errado no lugar errado. Devemos odia-lo? Nao! Quem o pos la…meu deus… fomos nos (os que votaram), por isso, tamben temos nos uma parte de responsabilidade. Mas a nos ninguem nos despede e ninguem pede a nossa cabeca…(eu e a minha mania de querer encontrar sempre algo de positivo em todas as situacoes a priori muito negativas. :roll: )[/i]

Um thread “SE”…

Muito poderia ser dito, nada teria valor…

Este thread só tem razão de ser nos termos de uma pergunta que um jornalista(nao me recordo o nome) colocou ao JEB quando ganhamos o ultimo campeonato (alguma coisa como isto…): " A estratégia da sad resultou!..) Reposta do JEB: “Não! Em termos de futebol não podemos falar de estratégia!”

se… se… se… :lol:

(não ganhámos nada! o resto são histórias da carochinha…)

este tópico…encerra em mim…uma tristeza que não vou mais esquecer…
tipo…pássaro na mão…
acredito mesmo assim que mesmo SE tivessemos ganho as duas provas, tal seria devido a circunstâncias muito especiais, pois com um sector defensivo que sofria golos em catadupa, seria irracional pensar o contrário…

isto não é a minha opinião de agora…
uma equipa constroi-se de trás para a frente…não o contrário… :frowning:

este tópico...encerra em mim..uma tristeza que não vou mais esquecer... tipo..pássaro na mão... acredito mesmo assim que mesmo SE tivessemos ganho as duas provas, tal seria devido a circunstâncias muito especiais, pois com um sector defensivo que sofria golos em catadupa, seria irracional pensar o contrário...

isto não é a minha opinião de agora…
uma equipa constroi-se de trás para a frente…não o contrário… :frowning:

na segunda parte do campeonato, o Sporting foi uma das equipas menos batidas, logo nao se pode considerar que perdemos por unica causa do sector defensivo. Nao perdemos o campeonato pelo fim, perdeu-se logo nas 5 primeiras jornadas, e ai foi a culpa de todos sem exepcao.

[i]na segunda parte do campeonato, o Sporting foi uma das equipas menos batidas, logo nao se pode considerar que perdemos por unica causa do sector defensivo. Nao perdemos o campeonato pelo fim, perdeu-se logo nas 5 primeiras jornadas, e ai foi a culpa de todos sem exepcao.[/i]
concordo na íntegra.

respeito a vossa opinião…e contraponho…

SE o campeonato fosse feito pelas 2ªs partes…
aliás basta ver a catastrofica defesa no jogo da final da uefa bem como no milagre da meia final…
SE … o Beto fosse o Luisinho…
SE …o Ricardo fosse o smeichell…

Como podem vcs ainda defender o indefensável…?
Não é , ou foram por demais evidentes as barracadas sucessivas da defesa…e meio campo inclusive…(marcação ineficaz e dobras para esquecer…)… e do guarda redes…
como pode um ataque mesmo que temivel suplantar uma defesa que sofre contra equipas razoáveis a jogar em contra ataque cerca de dois golos por jogo…
Quando uma dupla de centrais…e keeper sofrem golos de bolas altas na pequena área…

nas 5 primeiras jornadas…
não me parece mesmo…perdemos quanto a mim no jogo em alvalade , contra o penafiel…e nas brutais baldas concedidas em casa…
resumindo o que quero dizer…é que a defesa não tinha estruturação…ou treino…ou qualquer vislumbre de planeamento táctico…
Só atacar e bem, não chega…
As grandes equipas, não sofrem muitos golos…porquê?

O Sporting apresentou do melhor que já vi ofensivamente desde á muito…
o que não conseguio foi conjugar essa actitude…defensivamente…
faltou manha…classe…e experiência…em momentos chave…(o que é muito estranho…)

Epa, na minha opinião não vale a pena pensar nos ses.

Como dizem: “Se a minha ávó não tivesse morrido ainda hoje era viva”, ora boa, as coisas passaram-se como se passaram e não podemos fazer nada para voltar atrás.

Agora é ver o que correu mal e corrigir…Esperemos que desta vez as coisas sejam feitas como deve ser…

Saudações leoninas

Óbvio. Os clubes servem para VENCER logo os resultados obviamente condicionam e devem condicionar a reacção dos adeptos. Por acaso até acho que se há clube em Portugal com uma elevada taxa de adeptos gandhi que conseguem encontrar satisfação suficiente em vitórias morais para aplacar a tristeza dos falhanços é mesmo o Sporting. Somos peritos nessa práctica.

Quanto ao resto… o “se” anda de mão dada com o “quase”. Quase ganhámos… mas não ganhámos ponta. Acredito no Paraty pq já na altura, apesar das desculpas que inventei para mim próprio tb me pareceu que o burro se queixou claramente disso e não de qualquer carga.

PS - Paraty diz hoje o que já suspeitávamos e que é visível na TV. O Ricardo disse-lhe na altura que o Luisão tocou a bola com a mão.

Mas porque é que a palavra do Paraty vale mais do que a do Ricardo?

E se o Ricardo gritou para o árbitro “MÃO!”, querendo dizer que foi tocado na mão e que o paraty interpretasse que tivesse sido golo com a mão?