Se puderem ajudar, agradeço.

Já deu para notar que andam por aqui uns “crânios” em informática.
Assim, desde já pedindo compreensão pelo meu oportunismo, será que alguém poderia indicar-me um programa (grátis, é óbvio 8) ) que sirva para limpar o registo do Windons?

Preciso dele para o meu pc velhinho, o qual ainda arranca com o Windons 98 - 2.ª Edition.

Desde já agradeço. :slight_smile:

Vai ao www.tucows.com ou download.com e pesquisa por “Registry Mechanic”.

Se fizeres pesquisa por regcleaner ou registry cleaner, serão listado vários progS( uns free outros shareware ).

Em último caso, indica-me o teu mail por PM que faço-te chegar uma versão

Windows Washer, onde vais buscar n sei, entra em contacto cmgo ke eu mando.

Bom, vou meter a colherada. :slight_smile:

Não há programas de limpeza de registo do windows que sejam 100% seguros. Existem virtualmente milhões de configurações possiveis num PC e pode muito bem acontecer que um destes programas elimine algum ficheiro ou entrada de registo que seja essencial ao bom funcionamento de algum dispositivo ou a algum programa.

Posto isto, e não desprezando de forma alguma as opiniões já formuladas a este respeito (muito pelo contrário), deixo aqui os links para os 2 melhores programas freeware que conheço para desempenharem essa função: O MV RegClean e o CCleaner.

O MV RegCleaner nunca usei mas tenho boas referências sobre o produto.

http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i17746.html

No caso do CCleaner, para além do registo ele limpa muito mais tralha acumulada no PC. Recomendo a toda a gente, sobretudo a quem trabalha em escritórios e tem ligação à net. Nunca se sabe quem mexerica nos vossos computadores depois de vcs saírem… :twisted:

O nome dele é mesmo CrapCleaner e é o meu favorito. Práctico, eficiente e nada complicado de usar. Tem controlos independentes nos 3 grupos de tarefas que realiza: Windows, Aplicações e Erros. Neste ultimo é que está a parametrização de limpeza do registry.

Funciona em 95/98/NT4/ME/2000/XP/2003 e é totalmente compativel com o XP-SP2.

http://www.ccleaner.com/ccdownload2.php

Cumps.

Bom, vou meter a colherada. :)

Não há programas de limpeza de registo do windows que sejam 100% seguros. Existem virtualmente milhões de configurações possiveis num PC e pode muito bem acontecer que um destes programas elimine algum ficheiro ou entrada de registo que seja essencial ao bom funcionamento de algum dispositivo ou a algum programa.Cumps.

Desculpa, mas não será bem assim. O “Registry Mechanic” referido pelo Zeze é a versão mais evoluída de um outro programa já descontinuado designado por “System Mechanic”. Do “Registry Mechanic” não posso falar muito porque não tenho muita experiência de utilização, mas posso afiançar que o “System Mechanic” foi usado por mim durante alguns anos e nunca, mas absolutamente nunca me deu problemas no registo do Windows. Poder-se-á argumentar que se calhar deixava lá algum lixo por limpar, mas isso são “outros 5 tostões”.

Em relação aos outros programas de que falam, não conheço ou só conheço de nome, mas admito que sejam igualmente bons. Eu neste momento estou a usar o “Advanced System Optimizer” da Systweak que para além de limpar, também desfragmenta e optimiza o registo do Windows, incluindo ainda muitas outras ferramentas úteis e estou bastante satisfeito. :wink:

O “System Mechanic” e o “Registry Mechanic” são 2 programas completamente diferentes e não têm nada a ver um com o outro.

Fica aqui a correcção e as minhas desculpas por este “lápis”. :oops:

Agradeço a vossa atenção.

Fiz uma bela “cagada” :oops: e pelos vistos, a única solução para o meu problema passa pela reformatação do disco… paciência…

De qualquer maneira valeu, um muito obrigado a todos. :slight_smile:

Bom, vou meter a colherada. :)

Não há programas de limpeza de registo do windows que sejam 100% seguros. Existem virtualmente milhões de configurações possiveis num PC e pode muito bem acontecer que um destes programas elimine algum ficheiro ou entrada de registo que seja essencial ao bom funcionamento de algum dispositivo ou a algum programa.

Desculpa, mas não será bem assim. O “Registry Mechanic” referido pelo Zeze é a versão mais evoluída de um outro programa já descontinuado designado por “System Mechanic”. Do “Registry Mechanic” não posso falar muito porque não tenho muita experiência de utilização, mas posso afiançar que o “System Mechanic” foi usado por mim durante alguns anos e nunca, mas absolutamente nunca me deu problemas no registo do Windows. Poder-se-á argumentar que se calhar deixava lá algum lixo por limpar, mas isso são “outros 5 tostões”.

Desculpa, mas penso que me terás interpretado mal.

Quando me refiro aos programas de limpeza do registry, estou a fazer uma apreciação global e refiro-me a todos sem excepção e não apenas àqueles mencionados pelo Incy ou pelo zeze. Refiro-me também aos indicados por mim, que ainda por cima são freeware não se tratando, portanto, de versões comerciais, conforme solicitado pelo Argux.

Quanto à fiabilidade deste tipo de programas, é na sua globalidade muito boa, exceptuando os tais casos de que falas em que fica alguma lixarada para trás. Como dizes, isso é outra conversa.

Se nunca tiveste qualquer problema, óptimo. Pela minha parte, confesso que tb nunca tive qualquer espécie de problema. Agora, o que não significa é que isso se trate de uma operação 100% isenta de riscos. Tenho relatos de colegas (não muitos, reconheço) a quem este género de operações de limpeza do registry acabou por pregar alguma partida. Assim de repente lembro-me de 2 casos mas não te sei dizer qual ou quais os programas utilizados.

Tb te digo que não é o género de operação a que recorra amiude. Acho que usei o CCleaner para limpeza do registry umas 3 vezes, se tanto, e não nos meus PC’s. No fundo, uso-o muito mais para limpar o resto das tretas.

Cumps.

Vê se interessa:

http://www.roseoliveira.com.br/ad_aware.htm

http://www.roseoliveira.com.br/regcleaner.htm

http://www.roseoliveira.com.br/clean_up.htm

Desculpa, mas penso que me terás interpretado mal.

Quando me refiro aos programas de limpeza do registry, estou a fazer uma apreciação global e refiro-me a todos sem excepção e não apenas àqueles mencionados pelo Incy ou pelo zeze. Refiro-me também aos indicados por mim, que ainda por cima são freeware não se tratando, portanto, de versões comerciais, conforme solicitado pelo Argux.

Quanto à fiabilidade deste tipo de programas, é na sua globalidade muito boa, exceptuando os tais casos de que falas em que fica alguma lixarada para trás. Como dizes, isso é outra conversa.

Se nunca tiveste qualquer problema, óptimo. Pela minha parte, confesso que tb nunca tive qualquer espécie de problema. Agora, o que não significa é que isso se trate de uma operação 100% isenta de riscos. Tenho relatos de colegas (não muitos, reconheço) a quem este género de operações de limpeza do registry acabou por pregar alguma partida. Assim de repente lembro-me de 2 casos mas não te sei dizer qual ou quais os programas utilizados.

Tb te digo que não é o género de operação a que recorra amiude. Acho que usei o CCleaner para limpeza do registry umas 3 vezes, se tanto, e não nos meus PC’s. No fundo, uso-o muito mais para limpar o resto das tretas.

Cumps.

Não, não interpretei mal. Falaste em termos genéricos e eu percebi isso bem. Eu também já utilizei há muito tempo, alguns programas com os quais me dei mal e por isso mesmo é que contra-argumentei com o tal “System Mechanic”, referindo que de acordo com a minha experiência, é um programa 100% seguro, porque o utilizei (e estou ainda a utilizar, agora na versão 5.5) durante 3 anos sem qualquer espécie de problemas. Se achas que utilizar uma ferramenta de limpeza durante 3 anos à cadência de 2 a 3 vezes por semana e sem ter qualquer tipo de problema, não é suficiente para comprovar a fiabilidade do mesmo…

PS: Não estou aqui a fazer propaganda nenhuma ao “System Mechanic” - apenas relato a minha experiência. Quem quiser, pode experimentar o programa por si e aquilatar da sua qualidade. 8)

Então fui eu que te interpretei mal. Sorry. 8)

...Se achas que utilizar uma ferramenta de limpeza durante 3 anos à cadência de 2 a 3 vezes por semana e sem ter qualquer tipo de problema, não é suficiente para comprovar a fiabilidade do mesmo... 8)

Sinceramente não acho suficiente. Não neste tipo de programas.

É necessária uma base alargada de utilizadores, para se poder aquilatar minimamente da sua fiabilidade. Basta ler alguns User Reviews sobre este programa, o System Mechanic, nos fóruns espalhados um pouco por toda a parte para se encontrar algumas pessoas que tiveram problemas com ele.

Nos programas que utilizo tb nunca tive problemas, mas isso não me impede de reconhecer que em determinada circunstância a coisa possa correr mal.

Mesmo que 95% das opiniões sejam favoráveis, os restantes 5% são mais do que suficientes para que tomem algumas cautelas antes de utilizar este ou qualquer outro programa que mexa em àreas sensiveis do sistema. Isto sem pôr minimamente em causa a tua experiência ou a fiabilidade do programa que recomendas.

Seja como for, reitero o meu aviso que é o de usarem este tipo de programas com as cautelas que se impõem. Habituem-se a fazer uma cópia dos ficheiros do registo antes de usar algum programa que promova alterações ao mesmo.

O seguro morreu de velho e o desconfiado ainda está vivo.

Cumps.