Eis as minhas questões: O que fazer até Dezembro? O que fazer na reabertura do mercado?
Bem, como a maioria dos foristas eu também queria a corja fora, o godinho fora, o domínio exterior e que as pressões de fora terminassem. Contudo, e como todos sabemos o gordinho e gorduras limitadas dificilmente sairão (pelo menos não acredito que haja eleições até Dezembro e, mesmo até final da época). Por isso, a vertente desportiva tem claramente que melhorar dê lá por onde der!
Para começar acho que neste momento até temos um bom treinador, não sei se bem acompanhado por adjuntos até porque ainda nem tem a equipa técnica toda formada, mas tenho a convicção que tem qualidade, vontade e firmeza para trabalhar no SCP. Se isso chega no actual momento do clube, não faço ideia, mas se não chegar pode vir quem vier que os problemas serão iguais.
Como ele diz não tem tempo e tem que ganhar ou ganhar e, para tal os jogadores têm que dar muito mais do que se viu ontem. Na 2ª parte podiam estar todos partidos, mas quando há garra, quando há trabalho, quando há adrenalina, quando há vontade só não se consegue quando se cai para o lado e, ontem o que vi foi uma equipa bem organizada e disponível para melhorar durante apenas 45 minutos. Deram a segunda parte de bandeja, porque não entraram afoitos, porque não sabem gerir os momentos do jogo e porque alguns não demonstram espirito de equipa nem ambição suficientes para um jogador do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
O que fazer? Apostar numa equipa base e ir melhorando? Subir alguns jovens da B e queima-los numa equipa sem espirito e de derrotados?
Se em duas semanas isto não melhorar, para mim só há uma coisa a fazer, mudar o discurso, dizer que não somos candidatos a ganhar nada este ano, e que vamos começar do zero com um grupo novo! Pegava na equipa B base (o conjunto de jogadores Titulares da B) e seria quase a minha base para a A. Obviamente jogadores como Patricio, Rinaudo, Insua e mais uns quantos se manteriam na A porque têm muita qualidade e não estão na origem do problema, sempre foram esforçados e dedicados. Quanto aos outros, iam rodar para a B, os que tivessem mercado em Dezembro (tipo Elias que quanto a mim anda por cá a ganhar dinheiro sem fazer nadinha) podiam ir. Os outros que têm qualidade, potencial mas que não a têm demonstrado devido ao estado da equipa iam sendo reaproveitados para a A ganhando humildade e espaço. Acho que colocarmos apenas 1 ou 2 jogadores da B no meio deste espirito serão absorvidos pela falta de dinamismo, repare-se como o Betinho tem sido utilizado nos últimos 5 minutos de jogo. Assim não evolui, nem tem tempo para dar nada a equipa!
Se é o ideal? Não me parece, preferia ter esta equipa B daqui a dois anos em alta rotação na equipa A, não agora. Custa me dizer isto porque não é o mais correcto a fazer, mas neste Sporting parece já não haver soluções. Neste momento só há uma equipa com espirito vencedor, com alegria e que sabe gerir os momentos do jogo, essa equipa é a equipa B.
Sei que isto não vai acontecer, mas se houvesse tomates para pôr pelo menos meia equipa A no banco e na bancada durante um, dois jogos, tenho a sensação que os ganharíamos e que os que fossem para o banco e para a bancada abriam os olhos. Espero que hoje o Franky aperte já com eles não só ao nível do discurso, como um treino puxado para os pôr na ordem!
Foi só um desabafo como muitos que tenho lido e ouvido, mas gostava de saber a vossa opinião e se seria viável colocar jogadores da equipaB? Reformular tudo? Ou se seria preferível mexer no mercado de Inverno?
SL