Malta vim de férias para o Algarve (Portimão) e passei na A22, entre Lagos e Portimão, reparei que os pórticos de pagamento de portagens estavam já montados, no entanto a placa dos preços estava semi-tapada.
Esta SCUT já está a ser cobrada?
Infelizmente é uma situação muito constrangedora, para os moradores, quer seja do Algarve ou do Minho, já para não falar nos turistas e em tudo o que isso vai influenciar…
Em vez de nos darem um empurrão, só nos causam mais transtornos, lá vai a velhinha EN125 voltar a ser palco de enorme confusão de trânsito!
Não sendo conhecedor da realidade das outras SCUTS que vão ser portajadas, só posso opinar sobre a realidade algarvia. Eu por exemplo vivo praticamente a meio do Algarve e ora por motivos profissionais, pessoais ou simplesmente para passear ando constantemente de um lado para o outro. Uns dias em direcção a Vila Real de Santo António outros em direcção a Lagos. Vai ser complicado… A EN 125 tem os problemas que se sabe, ao nível do trajecto (atravessa cidades), ao nível do piso (zonas verdadeiramente vergonhosas), mas será a única opção exequível. Pagar para circular numa A22, que também deixa muito a desejar na qualidade do piso em alguns troços, para mim não é solução.
Toda a razão, infelizmente ninguém vê isso, ou se vêm fecham os olhos…
A realidade no Norte é bem semelhante à do Sul, especialmente para quem vive para cima de Aveiro ou na zona de Viana e tem os mesmos problemas que os que tu referenciaste… Mas enfim, parece que infelizmente a voz dos cidadãos conta 0, só conta quando é para pôr a cruzinha…
Eu sou de Viana e vou ao Porto quase todos os dias durante o ano lectivo (2ª a Sábado), mesmo com a discriminação positiva e a possibilidade de usar 3 veículos diferentes (2 carros + mota) rapidamente faço 15 viagens, a partir de aí é sempre a cobrar e estamos a falar de 8,10€ ida e volta, já experimentei ir pela estrada nacional 13 mas é um martírio, entre semáforos, de velocidade e cruzamentos, rotundas e cruzamentos sem semáforos, pouca estrada sobra, soma-lhe o trânsito e é para esquecer.
Aquilo que estão a fazer a todos os algarvios é uma perfeita vergonha. Para o resto do País somos uma cambada de mamões que nada faz e que só sabem estar de férias. Como somos o centro do Turismo nacional, levamos com preços inflacionados em tudo o que é produtos.
E agora como machadada tiram a ÚNICA via rodoviária que serve em condições todo o Algarve (mesmo fechando os olhos a alguns troços que, apesar de serem mais recentes, têm um piso vergonhoso quando comparado com troços mais velhos). Mas estão mesmo a imaginar que a EN125 é alternativa válida a alguma coisa? Uma estrada conhecida como a “estrada da morte” e que tem os problemas que todos conhecem?
Como rebuçado começaram a apregoar que iria existir descriminação positiva…mas apenas para os concelhos ditos pobres. Claro! Como no meu concelho (Loulé) tenho Quinta da Lago e Vale do Lobo, sou automaticamente considerado rico (era bom era). E depois ainda assistimos a cambalhotas políticas (à semelhança do que acontece no Sporting) como é o caso de Macário Correia que antes era contra a introdução das portagens mas agora, como o PSD já chegou ao poder, já acha que devemos pagar.
Pode ser que continuem a pegar fogo às portagens e a disparar sobre as câmaras :
Bem lembrada essa do Macário MRG, ainda há dias comentei isso com a minha namorada. De uma das faces da luta, a apoiante incontestável das portagens bastaram umas eleições. A vida de político de carreira é feita de cambalhotas.
Eu não sendo natural do Algarve julgo que não irei cá ficar por muito mais tempo. Por muito bom que seja viver no Algarve (e tirando o mês de Agosto, é de facto óptimo), já são demasiadas condicionantes negativas.
Acabam com tudo aquilo que temos de bom, mas mais tarde acho que ainda se vão arrepender, quando perceberem que vão começar a perder ‘clientela’ quando for em férias e não só…
Acho também que uma vez introduzidas estas portagens, nunca mais na vida as vão retirar, nem que a economia Portuguesa de repente comece a crescer, infelizmente assistimos a estes roubos e sucessivas mãos alheias no nosso bolso, mas depois também não conseguimos lutar para mudar isso.
Ainda no dia 15 aquele protesto que houve para contestar as portagens foi muito fraco, apesar da altura de férias e de qualquer condicionante, era um protesto que tinha de parar completamente a circulação, e as forças da autoridade também não ajudaram é certo.
Mas, realmente, acaba por ser mais justo que se pague para usar uma auto-estrada, como acontece no resto do país, não é? Isto é, se quisermos ir de Lisboa a Cascais ou de Lisboa a Setúbal também pagamos a A2 ou a A5. E as alternativas também não são (naturalmente) tão confortáveis.
Não, não é. E é por causa desse sentimento de auto-vitimização permanente que este país está neste estado. Comparar a situação da A22 com a A5 é simplesmente incompreensível. A A5 até é barata demais atendendo ao rendimento per capita da zona em que se encontra. Para além de ser uma estrada com pouco mais de 20 quilómetros.
Portagens na A22 vão condicionar seriamente a circulação interna no Algarve, vão afastar milhares de espanhóis e vão ajudar a definhar economicamente uma região que caminha para uma cenário calamitoso. Os 20% de desemprego continuam a aumentar e este ano nem o Verão ajudou a reduzir drasticamente esse número. Na EN 125 é rara a semana em que não morre alguém.
Do ponto de vista evolucional, a utilização da N13 em detrimento da A28 é uma regressão e não faz sentido nenhum!
“Obrigaram” as pessoas a usar uma via mais rápida e segura, porque a estrada antiga era perigosa, para depois “obrigarem” essas mesmas pessoas a pagar para circularem nessa via, não havendo alternativa minimamente aceitável, a estrada que deixaram de usar já não é igual, é hoje uma estrada secundária, deixada ao abandono e cheia de problemas estruturais, foi sendo intervencionada ao longo dos anos para ser adaptada à circulação local e hoje é uma estrada completamente fora do contexto em que é usada neste momento, este é que é o problema!
O exemplo do Algarve e da N125 é idêntico, é um crime obrigarem as pessoas a voltarem a usar uma estrada que toda a gente sabe que é perigosíssima!
Já nem avanço para a questão das multas e da economia local, aí o problema vai ficar bem evidente daqui a alguns anos e depois quero ver quem é que vai resolver, como de costume lavam todos as mãos e quem quiser que se safe!
Boas, ontem quando sai do estádio de aveiro a caminho de lisboa, entrei na autoestrada e passei pelos porticos, e agora não sei se a multa vem ter a casa ou não, ou como tenho de fazer para saber se tenho de pagar. ???
Tens 5 dias para pagar e podes fazê-lo numa PayShop, se esperares pelo pagamento vão cobrar despesas administrativas e são mais caras que a taxa de portagem! :arrow:
O termo SCUT foi inventado pelos governos Guterres, que, segundo me recordo duraram entre 1995 e 2002.
Antes disso as únicas vias gratuitas com perfil de auto-estrada construídas durante os governos do Sr. Aníbal Cavaco Silva. foram a Via do Infante (actual A22) e a variante à N13 (actual A28). Pouco mais. E foi o Sr. José Sousa, erradamente conhecido por Eng. José Sócrates, nortenho, nascido e criado no Porto (embora tenha Alijó no BI), que decidiu acabar com o regime “SCUT” no 2º ano do seu mandato, pois pudera.
Mais te digo, lembro-me perfeitamente quando essa história da SCUT aparece (2000 ou 2001), e de então comentar com um amigo meu que, “SCUT”, era mais uma pomposidade socialista, um presente envenenado. Uma treta de sigla que no fundo queria dizer “Luxo A Pagar Pelos Que Hão-de Vir”. Conheço-os bem demais.
O PRN que consultei há muitos anos contemplava somente nove IP’s, não tinha IC’s. O PRN2000 é uma megalomania. Para quem pagar?
Em nenhuma parte referi que a denominação advinha dos tempos do Aníbal pois não? A verdade é que foram os seus governos que originaram as primeiras auto-estradas gratuitas em Portugal.
Quanto ao resto é evidente a tua aversão ao que é rosa. E como para mim, o cheiro do que é rosa é exactamente igual ao que é laranja, não vale a pena continuarmos o raciocínio.